Conecte-se conosco

Variedades

Alunos do Colégio Unesc reinauguram projeto Unesc Bike

Publicado

em

s bicicletas do projeto Unesc Bike estão novamente em circulação pelo campus. Após período de pausa no projeto, nesta segunda-feira (5/4), as “magrelas” foram recolocadas para uso. Quem fez a reinauguração da ação foram as crianças do quinto ano do Colégio Unesc, na aula de Educação Física.

O processo de empréstimo das bicicletas, dispostas em três pontos do campus, funciona do mesmo modo lançado em 2019. Na entrada do Bloco Administrativo, no estacionamento do Bloco XXI, que fica nas proximidades da cantina Cantinho da Gula, e em frente ao Bloco S, estão os pontos de retirada e devolução das bikes. Para utilizá-las basta que o estudante ou colaborador apresente seu código de cadastro, o mesmo utilizado para empréstimos de livros na biblioteca, nas Centrais de Atendimento em cada um dos pontos.

Para o Colégio Unesc foram inauguradas novas bicicletas, em dois diferentes tamanhos, e disponibilizadas em um bicicletário exclusivo bem em frente da escola. O uso por parte dos alunos será regulado pela própria direção do Colégio e liberado em momentos e atividades específicas de acordo com a série escolar dos alunos.

A atividade desta segunda-feira (5/4) que marcou o início oficial do projeto no Colégio começou ainda em sala de aula com a explicação completa da professora da disciplina, Bruna Caroline De Bona, da coordenadora pedagógica, Wânia Inácio da Silva Ramos, e da diretora da escola, Giselle dos Passos Vieira. Ali mesmo as crianças já foram orientadas sobre os cuidados de biossegurança necessários ao longo da ação, assim como sobre a necessidade de atenção ao pedalar em grupo e estar em meio ao trânsito no campus da Universidade.

Para garantir que tudo sairia como programado, a equipe do Colégio Unesc contou com a ajuda do setor de Apoio Logístico da Universidade, que acompanhou todo o trajeto com um carro de apoio.

A aluna Valentina Zinc Pacheco, de 10 anos, estava entre as primeiras da fila para usar a bicicleta da escola. Ela, que aprendeu a pedalar aos nove anos, estava ansiosa pela oportunidade de viver essa experiência junto dos colegas. “Tenho certeza que vai ser muito legal podermos andar de bicicleta juntos no Colégio. Ainda ontem eu pude treinar um pouco e hoje tive a surpresa dessa atividade”, disse.

Conforme a professora de Educação Física, a oportunidade tem o objetivo não só de recreação para os alunos, já que eles de fato se divertem muito em atividades como essa, mas também de ensinar sobre o ciclismo e os cuidados uns com os outros. “Eles estavam ansiosos por esse momento e aproveitaram muito. Tenho certeza de que chegarão em casa contando sobre a experiência”, comenta.

Os alunos que não possuem ainda a habilidade de andar de bicicleta, de acordo com Bruna, serão estimulados e ensinados para que logo participem também com o grupo. “Hoje alguns deles não participaram, mas com as bicicletas à disposição logo eles também poderão aprender sobre equilíbrio e irão somar essa experiência não só em suas infâncias, mas também como aprendizado sobre esporte”, acrescenta.

Para a diretora da escola, esse é mais um ponto de extrema importância que destaca o Colégio em toda a região. “Proporcionamos experiências de Universidade em diferentes situações. Essa é mais uma delas. Além das metodologias, da estrutura, dos museus, da biossegurança que segue os padrões da Universidade, da qualificação dos professores e de todo o conjunto de fatores que formam os seus diferenciais, o Colégio Unesc oferecer esse tipo de vivência dentro da escola é algo inédito. Para nós, enquanto equipe de gestão, é uma imensa satisfação. Somos muito gratos a tudo o que a Unesc nos proporciona”, acrescenta Giselle.

Unesc Bike

Quem for pessoalmente ao campus da Unesc já poderá usufruir novamente das bicicletas dispostas nos três pontos definidos. A orientação, conforme assessora da Gestão do Campus, Elisangela Machado, é para que os usuários retirem a chave no ponto de partida e devolvam na sequência, sem permanecer com ela longo de várias horas. “As pessoas podem usar à vontade. Só pedimos que tenham todo o cuidado na higienização das bikes e na devolução da chave para que as bicicletas continuem circulando”, explica.

A higienização de todo o material, bicicletas, chaves e cadeados, será feita pela equipe da Universidade uma vez a cada dia e ficará sob responsabilidade dos alunos e colaboradores a limpeza e desinfecção a cada uso. “As regras de biossegurança orientadas pela Sala de Situação da Unesc seguem mantidas para quem utiliza as bikes. É importante manter o distanciamento, higienizar as mãos antes e depois do uso e estar sempre com seu álcool e máscara, disponibilizados em todos por meio dos kits”, completa.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Quilombo São Roque testa roteiro turístico que valoriza cultura e tradição em Praia Grande

Publicado

em

O cheiro do café passado na hora, o sabor dos alimentos produzidos na própria comunidade, as histórias transmitidas de geração em geração e a paisagem formada por mata, rios e cânions. No Quilombo São Roque, em Praia Grande, cada detalhe ajuda a contar uma história que não está nos livros, mas na vida de quem preserva, há décadas, a cultura e a identidade quilombola.

Esse patrimônio ganhou um novo capítulo com a realização da primeira visita-teste da Rota do Quilombo, experiência que poderá transformar o cotidiano da comunidade em um roteiro turístico permanente.

Validação do percurso

A ação teve como objetivo validar o trajeto, avaliar cada etapa da experiência e identificar oportunidades de aprimoramento antes do lançamento oficial da rota. Ao longo do dia, os participantes vivenciaram experiências culturais, conheceram a história da comunidade, experimentaram a gastronomia local, entraram em contato com o artesanato e percorreram paisagens que fazem do território um dos cenários mais singulares do Sul catarinense.

A proposta, que conta com parceria do Sebrae/SC, vai além do turismo convencional: o visitante deixa de ser apenas espectador para conhecer de perto um modo de vida construído sobre resistência, pertencimento e respeito à natureza. Ao mesmo tempo, a comunidade assume o protagonismo na condução das experiências, fortalecendo o turismo de base comunitária como ferramenta de desenvolvimento social, econômico e cultural.

Parte do GeoRota Caminhos dos Cânions do Sul

A visita integra o projeto GeoRota Caminhos dos Cânions do Sul, iniciativa vinculada ao Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, que utiliza o geoturismo para conectar patrimônio geológico, cultural, histórico e natural, transformando esses ativos em oportunidades de desenvolvimento sustentável.

Segundo o diretor-executivo do Geoparque, Gislael Floriano, a experiência representa a concretização de um sonho construído ao longo dos últimos anos. “Este é um desejo antigo, não apenas da comunidade quilombola, mas também da equipe do Geoparque. Desde o início, buscamos desenvolver esse trabalho em conjunto com diversos parceiros para proporcionar mais qualidade de vida, além de gerar emprego e renda para as pessoas que vivem na comunidade”, afirmou.

Turismo construído por quem vive o território

Enquanto um grupo percorria o roteiro piloto, moradores, lideranças e instituições parceiras avançavam na construção do futuro da iniciativa. No mesmo dia foi realizada a segunda Oficina de Planejamento do Turismo de Base Comunitária (TBC), etapa voltada à consolidação da governança local.

Durante a manhã, a comunidade validou a Visão de Futuro e a Missão do turismo no Quilombo São Roque, revisou o funcionamento do Grupo de Trabalho de Turismo e definiu as prioridades do Plano de Ações que orientará os próximos passos do projeto. À tarde, o foco foi a estruturação da oferta turística, com discussão de estratégias de promoção e comercialização e a organização de três roteiros que integram vivências culturais, gastronomia, patrimônio histórico, saberes tradicionais e atrativos naturais da comunidade.

Modelo desperta interesse institucional

Parceiro da iniciativa, o Sebrae/SC atua na qualificação dos empreendedores locais, na organização da governança e na estruturação dos produtos turísticos que vão compor a GeoRota. Para o gerente regional da instituição, João Alexandre Guze, o projeto mostra que o desenvolvimento territorial acontece quando a comunidade participa da construção das soluções. “A visita-teste representa um momento importante porque permite validar a experiência, aperfeiçoar o roteiro e preparar a comunidade para receber visitantes de forma organizada, sustentável e autêntica”, ressaltou.

O Projeto de Desenvolvimento do Turismo na Comunidade Quilombola São Roque é realizado pelo Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, em parceria com o Sebrae/SC e a Associação Remanescentes do Quilombo São Roque. A iniciativa é fruto de convênio firmado com o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Tiago Zilli.

Continue Lendo

Variedades

Nova Veneza recebe 1º Encontro Catarinense de Papais Noéis com workshop de profissionalização

Publicado

em

Nova Veneza sedia o 1º Encontro Catarinense de Papais Noéis, reunindo profissionais que atuam nesse ramo com o objetivo de dar ferramentas para que desenvolvam a atividade de forma cada vez mais eficiente. A primeira edição contará com 43 Noéis vindos de vários estados do Brasil, entre eles São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e, em sua maioria, Santa Catarina.

Vagas esgotaram em menos de 48 horas

A intenção para os próximos encontros é ampliar o número de vagas, já que somente neste ano mais de 80 Papais Noéis demonstraram interesse em participar. Como o evento contava com apenas 43 vagas, todas foram preenchidas em menos de 48 horas após o lançamento das inscrições.

Workshop com oito módulos de formação

Durante o encontro, os participantes passarão por um workshop com o objetivo de profissionalizá-los, desenvolvendo habilidades comportamentais, técnicas e artísticas necessárias para desempenhar a função com qualidade e sensibilidade. A proposta une teoria, prática e experiências reais, contando com profissionais de áreas como teatro, psicologia, estética, comunicação, nutrição e gestão de negócios.

O conteúdo programático inclui os seguintes módulos:

  • Interpretação do Personagem
  • Figurino e Caracterização
  • Cuidados Pessoais (Barba e Cabelo)
  • Redes Sociais e Marketing Pessoal
  • Dicas de Nutrição
  • Mercado de Trabalho
  • Legislação Trabalhista – Direitos e Deveres
  • Impacto Psicológico do Papai Noel em Adultos e Crianças

Campanha de arrecadação de alimentos

Além da formação, o evento pretende fortalecer o espírito natalino em Nova Veneza, envolvendo a comunidade em ações sociais e culturais e atraindo turistas para a cidade. Em parceria com o Lions Clube de Nova Veneza, foi lançada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades previamente selecionadas. Vários comércios da cidade, incluindo os da Rua Coberta, funcionam como pontos de coleta.

Jantares e encontro na Rua Coberta

Nos dias 14 (à noite) e 15 de agosto (no horário de almoço), restaurantes associados à ANET receberão os Papais Noéis para jantar e almoçar, oportunidade para o público interagir, tirar fotos e entregar cartinhas de pedidos de Natal.

O ponto alto do encontro acontece no sábado, dia 15, a partir das 18h, na Rua Coberta, no Centro de Nova Veneza, com o grande encontro de Papais Noéis, além de uma feirinha de Natal com produtos à venda e apresentações artísticas.

Continue Lendo

Variedades

Desfile Cultural das Famílias e shows encerram 25ª Festa do Colono em Siderópolis

Publicado

em

Tradição e cultura marcaram o terceiro e último dia da Festa do Colono de Siderópolis, na manhã deste domingo, dia 19. O tradicional Desfile Cultural das Famílias, realizado na principal avenida do município, ressaltou a história, preservou a memória de entes queridos já falecidos e valorizou a identidade das comunidades.

O evento reuniu centenas de participantes e atraiu o público para acompanhar a celebração. “Eu sempre digo que o desfile é a parte mais importante da festa, devemos manter essa tradição que preserva a nossa cultura”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

Moradores destacam hospitalidade da tradição

O morador do bairro Patrimônio, Vinícius Felisberto Consoni, prestigiou o desfile. “Foi muito bonito poder ver de perto a participação das famílias, das comunidades e das entidades. Achei muito interessante que, durante o desfile, alguns integrantes distribuíram bebidas e alimentos típicos ao público. Isso aproximou ainda mais as pessoas e mostrou a hospitalidade e a riqueza das nossas tradições”, destacou.

Continue Lendo

Mais vistos