Conecte-se conosco

Economia

Abertura da 18ª Feira CasaPronta nesta quarta-feira marca o início do evento

Publicado

em

A abertura da 18ª Feira CasaPronta aconteceu na noite desta quarta-feira (06), reunindo organizadores, expositores, entidades, Governo Municipal e também os visitantes que vieram prestigiar o primeiro dia do evento. Com o seu parque industrial diversificado, com setores comerciais importantes da região, a feira coloca em evidência os setores relacionados à construção, mobiliário e decoração.

Nesta edição, entre seus 150 expositores, os visitantes podem esperar as últimas novidades dos setores e condições especiais de pagamento, feitas exclusivamente para os dias de evento. De acordo com a diretora da NossaCasa Feiras & Eventos, organizadora da Feira CasaPronta, Jaqueline Backes, é uma satisfação imensa junto dos expositores, apoiadores e patrocinadores, dar início à 18ª Feira CasaPronta. “Muitos que hoje estão aqui, começaram conosco desde as primeiras edições e ficamos muito felizes por estarmos dividindo esse momento ímpar”, acrescenta Jaqueline.

A organização e a realização do evento envolve centenas de profissionais nas montagens, na preparação dos produtos em exposição e tantos outros no atendimento aos visitantes nos espaços. “Nós, da NossaCasa & Eventos, agradecemos a todos que colaboraram e auxiliaram para que a feira pudesse ser realizada”, ressalta.

O olhar por trás da feira aos demais participantes
Segundo o Presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Moacir Dagostin, este evento demonstra a força do empreendedorismo no Sul de Santa Catarina. “Há 18 anos, a Feira CasaPronta está firme e demonstrando a força do nosso comércio, da nossa indústria e dos nossos prestadores de serviço. Temos certeza que sairemos daqui com muitos negócios e contribuindo para o desenvolvimento da nossa economia”, reforça Moacir.

Representando a Associação de Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac Sul) de Santa Catarina, o presidente Gilson Godinho também fez uso da palavra durante a cerimônia. “Agradecemos a grande oportunidade de mais uma vez estarmos realizando a 8ª edição do Salão de Negócios durante a Feira CasaPronta. Nossa entidade continuará promovendo a profissionalização do varejo, unindo esforços no desenvolvimento de projetos e propostas que promovam o direito a moradia digna e a sustentabilidade”, relata Gilson. 

Os comerciantes da cidade também foram representados pelo presidente da CDL de Criciúma,Tiago Marangoni, reforçando que estão unindo esforços para que o município e a região continuem cada vez mais fortes para o desenvolvimento do comércio e da economia. “A Feira CasaPronta agrega vários setores do varejo e resolve muitas dores do consumidor. Quando as pessoas entram aqui, encontram tudo o que precisam”, acrescenta Tiago.  

Encerrando a noite, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, também reforçou sobre a relevância da feira. “Depois de 17 edições desse evento, na 18ª nós podemos dizer que é um recomeço, um reencontro com as pessoas, sendo um encontro de sucesso. Nós já podemos comemorar números extremamente positivos da CasaPronta na cidade de Criciúma”, menciona Clésio. 
Os cuidados para garantir a segurança durante o evento

A Feira CasaPronta segue até o próximo domingo, dia 10 de outubro, no Pavilhão Ijair José Conti, em Criciúma. Durante o evento, as medidas necessárias estão sendo respeitadas, garantindo o bem-estar e a segurança de todos, seguindo o Plano de Contingência aprovado pelos órgãos sanitários municipal, estadual e da AMREC.
Além disso, com o intuito de garantir o distanciamento social, todos os corredores têm largura mínima de três metros e estão sendo mantidos totalmente desobstruídos. Na praça de alimentação, as mesas não podem conter mais que quatro pessoas e estão dispostas com no mínimo 1,5 metro de distância entre si.
Ingressos à venda

Ingressos-convite foram disponibilizados aos expositores, que os distribuíram. Para aqueles que não os têm, podem adquirir os ingressos diretamente na recepção da feira pelo valor de R$ 5 ou online, em www.feiracasapronta.com.br. Crianças menores de 12 anos de idade, devem estar acompanhadas de seus responsáveis e não pagam ingresso.
Horários de visitação da Feira CasaPronta
– Quinta-feira (07/10): 16h às 22h.
– Sexta-feira (08/10): 16h às 22h.
– Sábado (09/10): 14h às 22h.
– Domingo (10/10): 14h às 19h.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Criciúma apresenta programa acelera MEI

Publicado

em

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Criciúma terão a oportunidade de alavancar seus negócios por meio do novo programa municipal Avança MEI. O lançamento e apresentação da iniciativa acontecerá nesta quinta-feira (16), às 17h30, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. O objetivo é oferecer capacitação gratuita e de alto nível para microempreendedores da cidade, com vagas limitadas. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link (https://abrir.link/goqjQ).

Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas para participação no programa, que contará com encontros semanais até dezembro. A iniciativa será realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Criciúma, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Sebrae Santa Catarina e Credisol. A seleção dos participantes levará em conta o perfil e o potencial de crescimento dos negócios inscritos.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia local. “Estamos criando uma oportunidade concreta para que os microempreendedores possam evoluir, se qualificar e crescer com mais segurança. É um programa pensado para quem quer dar o próximo passo no seu negócio e precisa de apoio técnico e orientação”, afirma.

Os participantes terão acesso a conteúdos estratégicos, orientações práticas e acompanhamento especializado, com foco no crescimento e fortalecimento dos negócios locais. Entre os temas dos encontros estão oficinas de finanças, precificação, gestão de pessoas, marketing de vendas, entre outros. A proposta é impulsionar o desenvolvimento dos MEIs e promover ainda mais competitividade, organização e oportunidades de expansão.

O vice-prefeito, Salésio Lima, também reforça o impacto da ação. “Os MEIs têm um papel fundamental na nossa economia, e investir na qualificação desses profissionais é investir diretamente no desenvolvimento da cidade. Esse programa vem para abrir portas e gerar novas oportunidades para quem empreende”, pontua.

O gerente regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, destaca o potencial da iniciativa para os pequenos negócios. “O Avança MEI foi estruturado para oferecer uma jornada prática e estratégica, conectando conhecimento e acompanhamento técnico com a realidade de quem empreende. Nosso objetivo é colaborar para que esses empresários cresçam de forma mais rápida e sustentável, trazendo ganhos na gestão e aumento de competitividade”, declara.

Continue Lendo

Economia

Feirão de empregos movimenta Festa da Misericórdia em Içara

Publicado

em

Um feirão municipal de empregos está sendo realizado durante a programação da Festa da Misericórdia, em Içara. A ação iniciou no último domingo, dia 5, e seguirá até 12 de abril na Basílica Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, junto à Feira da Indústria e Comércio. O atendimento é feito pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Içara, em parceria com empresas como a Librelato, Giassi Private Label e Cristalcopo.

Segundo o secretário de desenvolvimento econômico de Içara, Davi Nazário, estão disponíveis mais de 100 vagas de emprego, para candidatos com diferentes níveis de escolaridade. O serviço inclui orientação e encaminhamento para processos seletivos. “A proposta é concentrar, em um único espaço, diferentes oportunidades e facilitar o processo tanto para quem busca uma vaga quanto para as empresas que precisam contratar. Isso torna o atendimento mais ágil e amplia o alcance das vagas disponíveis”, destaca.

Os atendimentos são voltados a pessoas com 18 anos ou mais. Para participar, é necessário apresentar documentos pessoais e currículo. Segundo a prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, a iniciativa reúne empresas participantes da feira e amplia o acesso da população às oportunidades de trabalho. “Isso aproxima quem está em busca de emprego das empresas que estão com vagas abertas, facilitando o acesso ao mercado de trabalho oferecendo oportunidades para a população durante um evento que já reúne grande público”, comenta.

Continue Lendo

Economia

Medicamentos podem subir até 3,81% a partir desta terça-feira

Índice médio autorizado é de 2,47%, o menor em 20 anos, segundo a Anvisa

Publicado

em

Os preços dos medicamentos vendidos no Brasil podem ser reajustados em até 3,81% a partir desta terça-feira (31). O percentual segue resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, responsável por definir os limites de aumento no país.

O modelo prevê três faixas de reajuste, conforme o nível de concorrência no mercado farmacêutico. Medicamentos com maior competitividade podem ter aumento de até 3,81%. Já os de média concorrência têm teto de 2,47%, enquanto aqueles com pouca ou nenhuma concorrência podem subir até 1,13%.

Algumas categorias, no entanto, seguem regras específicas e não entram nesse cálculo, como medicamentos fitoterápicos, homeopáticos e parte dos produtos isentos de prescrição com alta competitividade.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o reajuste médio autorizado será de até 2,47% — o menor dos últimos 20 anos e abaixo da inflação acumulada no período, que ficou em 3,81%.

Em nota, o órgão destacou que a redução do índice desde 2023 está relacionada às políticas de controle da inflação e ao papel da regulação no setor. Nos anos anteriores, os reajustes chegaram a ultrapassar 10%.

Apesar da autorização, o aumento não é automático. Na prática, fabricantes, distribuidores e farmácias podem aplicar índices menores ou até manter os preços atuais, dependendo da concorrência e das estratégias de mercado.

COMO FUNCIONA O REAJUSTE

O reajuste dos medicamentos ocorre uma vez por ano e segue uma fórmula que considera a inflação medida pelo IPCA, descontando ganhos de produtividade da indústria farmacêutica.

A CMED é o órgão federal responsável por regular economicamente o setor, estabelecendo critérios para definição e atualização dos preços. A estrutura é composta por representantes do Ministério da Saúde, Casa Civil e outros ministérios, enquanto a Anvisa atua como secretaria executiva, oferecendo suporte técnico às decisões.

A medida busca equilibrar o mercado, garantindo acesso da população aos medicamentos e, ao mesmo tempo, a sustentabilidade da cadeia farmacêutica no país.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos