Conecte-se conosco

Geral

Dezembro Vermelho: Criciúma tem ações de orientação e conscientização no mês de combate às ISTs

Publicado

em

Criciúma dará início, nos próximos dias, à campanha Dezembro Vermelho, de conscientização e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação para o mês, que envolve palestras e capacitação do corpo profissional da pasta, além de orientações e testes rápidos para a população.

A abertura da campanha está marcada para 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. Na ocasião, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e higienizadores das Unidades de Saúde (UBSs) assistirão, no Paço Municipal, a uma palestra com o tema “Refazendo laços: transformando a invisibilidade em vínculo”.

“É importante, além de cuidar da população e educá-la sobre as ISTs, também estarmos sempre capacitando mais nossas equipes, num aprendizado constante e contínuo para, assim, termos profissionais que ofereçam o melhor atendimento possível ao criciumense”, pontua o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

O “Dia D” ocorre na Unesc, no dia 5, às 18h. Voltada para os acadêmicos da universidade, a programação conta com, dentre outras ações, a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, assim como orientações e entrega de materiais educativos e preservativos masculinos e femininos. A iniciativa será conduzida pela equipe do Programa de Atenção Municipal às ISTs, HIV e Aids (Pamdha).

No dia 6, os enfermeiros da Rede de Atenção à Saúde passarão por capacitações no Paço Municipal. A partir das 13h, três palestras estão agendadas com os seguintes temas: “Acolhimento da pessoa com HIV”, “Fluxo do Atendimento de Pessoas Vivendo com HIV” e Medicamento/Profilaxia Pós-Exposição”.

De 1º a 30 de dezembro, as UBSs realizarão testes rápidos de para HIV, Sífilis e Hepatites. Na unidade, a população também poderá buscar orientações sobre ISTs e materiais educativos, assim como preservativos masculinos e femininos.

Para a gerente do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu), Daiane Mendes de Assis Réus, conscientizar a população sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce ainda é um grande desafio. “Campanhas como o Dezembro Vermelho ajudam a esclarecer sobre a importância dos exames, contribuindo para o diagnóstico precoce e tratamento adequado, para que a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a doença”, relata a gerente.

A campanha é organizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Nepshu e do Pamdha. Segundo Daiane, o objetivo é sensibilizar a sociedade de que é necessário prevenir, testar, tratar e principalmente vencer o preconceito das pessoas em relação à doença.

Certificações no combate às ISTs

Criciúma é um dos quatro municípios do estado que receberá a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o Selo de Boas Práticas Rumo à eliminação da Sífilis Congênita. O comunicado de validação foi feito pelo Ministério da Saúde à Secretaria Municipal de Saúde.

“A transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita acontece quando a gestante não faz o tratamento adequado, principalmente durante o Pré-Natal, ou quando, no momento do parto não se tenha aplicado as medidas adequadas de prevenção. Além de que, o risco da transmissão vertical do HIV continua através da amamentação, mesmo a mãe fazendo o tratamento adequado”, explica a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues Oenning.

Em junho, a Secretaria Saúde, por meio do Pamdha, encaminhou um relatório para o Ministério, contendo os indicadores exigidos na avaliação. Em outubro, a equipe nacional de validação do Ministério da Saúde, assim como técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, estiveram em Criciúma para avaliar o processo de trabalho e seus indicadores. Eles visitaram a cidade para verificar “in loco” as ações desenvolvidas pelo Pamdha, em parceria com a Rede de Atenção à Saúde, bem como maternidades e laboratórios.

“A certificação e o selo que o Ministério da Saúde vai entregar refletem a qualidade da assistência prestada pelos profissionais do programa, sobretudo, às pessoas vivendo com HIV, e em especial, às gestantes e crianças expostas. Da mesma forma, reconhece o trabalho de todos os envolvidos para a eliminação da transmissão vertical do HIV e da Sífilis Congênita”, conta Patrícia.

A solenidade de entrega oficial da certificação, segundo o comunicado do Ministério, está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, em Brasília.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Siderópolis conclui catalogação de documentos históricos e amplia acervo disponível para consulta no Museu do Carvão

Publicado

em

O Governo de Siderópolis, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, concluiu mais uma etapa do trabalho de organização e preservação do patrimônio histórico do município. Depois da catalogação das 825 fotografias que passaram a integrar o acervo da instituição, o trabalho avançou para os documentos doados por famílias da cidade, especialmente aqueles relacionados ao período de atuação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Carbonífera Treviso.

Ao todo, mais de 476 documentos foram organizados e catalogados em três álbuns, passando a integrar oficialmente as listagens de Patrimônio Cultural e do Museu do Carvão. O conjunto reúne registros que ajudam a preservar a memória dos trabalhadores e das atividades desenvolvidas no município entre as décadas de 1940 e 1980, além de documentos que se estendem até 1999.

Entre os materiais estão cartões de sócios da CSN, carteiras de registro funcional de trabalhadores, cartas, diplomas e outros documentos relacionados à vida profissional dos antigos funcionários. A maior parte do acervo é formada por fichas trabalhistas de ex-funcionários da CSN e da Carbonífera Treviso, doados por familiares.

Entre as principais doadoras estão Ilka Stamm Pasa, Maria Nazareth Vargas dos Santos e Lia Bolsoni, além de outras famílias que contribuíram para que esses registros fossem preservados e pudessem ser incorporados ao acervo histórico do município.

“Cada registro, cada fotografia e cada documento carrega um pouco da trajetória da nossa comunidade. É muito importante que esse material esteja organizado e disponível para consulta, garantindo que as novas gerações possam conhecer e valorizar as nossas raízes”, pontuou o prefeito Franqui Salvaro.

Registros ajudam a contar a história do Recreio do Trabalhador

Uma parte significativa dos documentos está relacionada ao período de administração de Heitor Belmiro da Silva, ex-encarregado do Recreio do Trabalhador. Os registros revelam detalhes da rotina do espaço e das atividades oferecidas aos trabalhadores e suas famílias.

Entre os documentos estão relatórios manuscritos e posteriormente datilografados, listas de filmes exibidos no Cine Recreio, relação de filmes a serem pagos aos distribuidores, documentos referentes ao pagamento de impostos de censura, lista de frequência de jogos internos e de utilização da biblioteca, além de registros de eventos, reuniões e festividades.

Também foram encontrados documentos relacionados a orçamentos para manutenção de equipamentos do Cine Recreio, listas de materiais e anotações sobre atividades relacionadas no local, como Semana da Criança, apresentações de teatro, reuniões, eleições, coquetéis e distribuição de brinquedos de Natal.

Imposto de censura

Os registros do cinema também revelam aspectos dos períodos de censura. Em documentos referentes às décadas de 1960 e 1970, há anotações sobre horários das sessões, filmes exibidos e os procedimentos relacionados à censura das obras antes da liberação para exibição.

As anotações registram, ainda, o chamado imposto de censura, relacionado à autorização para que determinados filmes fossem exibidos. Dependendo do conteúdo considerado inadequado, como temas relacionados à família, álcool ou sexualidade, cenas poderiam ser cortadas ou a obra poderia ser impedida de ser exibida.

O acervo também reúne documentos que atravessam períodos importantes da história brasileira, incluindo registros produzidos durante o período da ditadura militar. Outro documento encontrado registra a paralisação das sessões em 2 de abril de 1964, período próximo ao início da ditadura militar no Brasil.

Preservação da memória de Siderópolis

A nova etapa complementa o trabalho iniciado com a organização das fotografias históricas, que reúne 825 imagens da trajetória da CSN, da Carbonífera Treviso e de diferentes acontecimentos do município entre as décadas de 1940 e 1960. O material fotográfico foi catalogado e identificado com o apoio de pessoas que auxiliaram no reconhecimento de moradores, locais e equipamentos retratados nas imagens.

“O trabalho de catalogação permite que documentos que estavam guardados nas famílias possam ser reconhecidos como parte da história de Siderópolis. São registros que contam a trajetória dos trabalhadores, das empresas, do Recreio e de diferentes momentos vividos pela comunidade. Preservar esse material é também preservar a memória das pessoas que ajudaram a construir o município”, destacou o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes.

Todo o material já está disponível no Museu do Carvão para consulta e visualização. O Museu está localizado no antigo escritório da CSN, no bairro Rio Fiorita, em Siderópolis.

Continue Lendo

Geral

UniSATC amplia conexões internacionais durante conferência de Inteligência Artificial na Colômbia

Publicado

em

A produção científica desenvolvida na UniSATC ganhou espaço internacional durante a Colombian Conference on Applications of Computational Intelligence (ColCACI 2026), em Bucaramanga, na Colômbia. O coordenador do curso de Engenharia de Computação da UniSATC, Vagner Rodrigues, participou do evento e apresentou um artigo científico na trilha TinyML and Edge AI, área emergente da Inteligência Artificial aplicada a dispositivos embarcados e à computação de borda.

Promovida pelo IEEE, a conferência reuniu pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado e grupos de pesquisa de diferentes universidades para apresentar estudos e discutir avanços relacionados à Inteligência Computacional.

O trabalho apresentado por Rodrigues é resultado da orientação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Engenharia de Computação da UniSATC. A participação demonstra como projetos desenvolvidos ainda durante a graduação podem avançar para espaços de discussão científica e alcançar eventos internacionais.

“Existe um peso importante por ser uma conferência internacional ligada ao IEEE, que possui reconhecimento científico muito forte na nossa área. Mas o que mais me chamou atenção foi a possibilidade de entrar em um grupo de pesquisadores que trabalha com temas semelhantes aos nossos. A partir disso, passamos a ter pessoas com quem conversar, trocar experiências e pensar em novas pesquisas”, destaca Rodrigues.

Pesquisa que gera novas conexões

Além da apresentação do artigo, a participação no ColCACI possibilitou uma aproximação com pesquisadores de outros países. Os momentos de integração promovidos pela conferência, como cafés, encontros e atividades sociais, contribuíram para a troca de informações e para a construção de uma rede de contatos.

Segundo Rodrigues, essa experiência pode gerar resultados que vão além da pesquisa apresentada. Durante o evento, o coordenador estabeleceu contato com representantes de universidades do Chile e da Colômbia, iniciando conversas sobre possíveis ações conjuntas.

“Uma das coisas mais positivas foi justamente criar esses contatos. Já estamos conversando com uma universidade privada do Chile e queremos entender quais possibilidades podemos construir juntos. A ideia é avaliar oportunidades para que nossos alunos possam ter experiências lá e, ao mesmo tempo, para que estudantes deles também possam conhecer e estudar na UniSATC”, explica.

A aproximação abre possibilidades para futuras iniciativas de internacionalização, intercâmbio acadêmico e cooperação entre pesquisadores e instituições.

Da graduação para uma conferência internacional

A origem do artigo em um Trabalho de Conclusão de Curso também reforça a integração entre ensino e pesquisa dentro da Engenharia de Computação. De acordo com o coordenador, levar um estudo desenvolvido a partir da graduação para um ambiente internacional amplia as perspectivas dos estudantes e evidencia o potencial da produção acadêmica realizada na instituição.

“Quando um trabalho desenvolvido dentro do curso consegue chegar a uma conferência internacional, mostramos ao aluno que aquilo que ele produz aqui pode ultrapassar os limites da sala de aula. A pesquisa passa a dialogar com outros pesquisadores e instituições e pode abrir novas oportunidades acadêmicas e profissionais”, ressalta.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Criciúma assina termo de cessão de uso de imóvel destinado ao Grupo de Amparo aos Diabéticos

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma assinou, nesta sexta-feira (11), o termo de cessão de uso de imóvel destinado ao Grupo de Amparo aos Diabéticos (GAD). A sala, localizada no segundo andar do Mercado Público Criciumense, no Centro, será destinada a atividades assistenciais, sociais, comunitárias e de apoio à saúde. A ação é fundamentada pela Lei Municipal nº 9.008 de 22 de julho de 2026.

“Essa é uma forma de o Município apoiar uma causa tão importante e contribuir para que o GAD tenha melhores condições de acolher e atender as pessoas com diabetes. Sabemos da relevância desse trabalho e queremos fortalecer iniciativas que levam assistência, informação e cuidado para a população”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

O espaço possui 116,24 metros quadrados. Segundo o presidente do GAD, Samuel Pereira de Medeiros, a cessão representa uma conquista para a entidade e permitirá ampliar a estrutura de atendimento oferecida às pessoas com diabetes.

“Esse espaço será utilizado para dar apoio a todas as pessoas com algum tipo de diabetes. Hoje oferecemos assistência social, cestas glicêmicas, convênio médico, telemedicina e atendimento com psicólogas, e teremos esse atendimento também no local. Atualmente, atendemos uma média de 18 a 20 pessoas e queremos chegar até o final do ano a 50 pessoas”, destacou.

Continue Lendo

Mais vistos