Polícia
Câmeras de monitoramento reforçam segurança em Morro da Fumaça
A cidade de Morro da Fumaça possui uma forte rede de câmeras de monitoramento nas ruas que auxiliam na segurança dos moradores. No total, são mais de 70 câmeras instaladas, entre Governo Municipal e Polícia Militar, espalhadas em diversos bairros.
Para o prefeito, Agenor Coral, os equipamentos são essenciais para garantir a segurança dos cidadãos. “Sempre buscamos melhorar a qualidade de vida dos moradores, e trazer segurança para a cidade é uma das formas de atingir esse objetivo. Com as câmeras instaladas, nós inibimos crimes e também, quando necessário, auxiliamos na elucidação de casos”, comenta.
O Governo Municipal, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), possui a maioria dos equipamentos, são mais de 50 câmeras instaladas que auxiliam no monitoramento do trânsito. “É praticamente impossível entrar ou sair da cidade sem ser registrado. Com isso, conseguimos monitorar o fluxo de trânsito, pontos que precisam de atenção e melhorias necessárias para a circulação de veículos no município”, explica o coordenador do Demutran, William Bruning.
Além dos equipamentos próprios do Governo Municipal, Morro da Fumaça também é monitorada por mais de 20 câmeras da Polícia Militar, que contam com o apoio da Prefeitura para o seu funcionamento. “Atualmente, os equipamentos são conectados na rede de internet do Governo Municipal, garantindo a comunicação das câmeras com a central. Essa é uma das formas de apoiarmos a segurança e o trabalho da PM na cidade, além de auxiliarmos na instalação dos equipamentos”, conta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
As câmeras pertencentes à PM, instaladas no município, possuem alta tecnologia. Os veículos que passam pelos equipamentos são registrados, e em caso de irregularidade, um sistema de alarme avisa em tempo real a Central de Video Monitoramento, armazenando fotos e vídeos do automóvel.
“São câmeras de alta resolução espalhadas pela cidade e colocadas em pontos estratégicos. Tais equipamentos permitem a identificação de uma placa de veículo no momento da sua leitura, o que auxilia de igual forma na busca de suspeitos de cometerem delitos e na prevenção com os reconhecimentos”, detalha o comandante do Grupamento de Polícia Militar de Morro da Fumaça, 1⁰ sargento Emerson Miyamoto Teixeira.

Polícia
Adolescente é apreendido por injúria racila em escola de Cocal do Sul
A Polícia Militar apreendeu, nesta última quinta-feira (26), um adolescente em uma instituição de ensino, no bairro Brasília, em Cocal do Sul. O jovem é acusado de uma série de infrações, incluindo injúria racial, desacato e furto.
De acordo com relatos da direção escolar à PM, o estudante já apresentava comportamento problemático nos últimos meses. A situação se agravou no mesmo dia, quando ele teria ofendido verbalmente um professor, proferido ataques racistas contra um colega de origem haitiana e ainda subtraído pertences de outro aluno.
A vítima dos ataques racistas relatou que as ofensas vinham ocorrendo de forma sistemática há pelo menos uma semana. A versão foi confirmada por testemunhas que presenciaram os episódios dentro da escola.
Diante da gravidade dos fatos, o Conselho Tutelar e os responsáveis pelo menor foram acionados. O adolescente foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.

Polícia
Casal é preso por tráfico e maus tratos em Criciúma
Operação na madrugada revelou ambiente insalubre e apreensão de drogas no bairro Vila Manaus
Uma operação da PM terminou com a prisão de um casa. O homem de 37 anos e a mulher de 22 anos foram detidos na madrugada desta quinta-feira (26), em Criciúma. A ação ocorreu por volta das 2h50, no bairro Vila Manaus, e revelou um cenário de abandono envolvendo duas crianças.
Durante patrulhamento de rotina, os policiais flagraram a comercialização de entorpecentes em via pública. Ao perceberem a aproximação da viatura, um homem de 32 anos tentou descartar pedras de crack, enquanto o casal correu para o interior de uma residência próxima.
No imóvel, a guarnição apreendeu porções de crack, dinheiro fracionado, celulares e materiais utilizados no preparo da droga.
O que mais chamou a atenção dos policiais, no entanto, foi a situação das duas crianças encontradas no local. Conforme o relatório da ocorrência, os menores estavam em condições insalubres, a alimentação era inadequada e o espaço impróprio para a moradia

Polícia
Caso Daniele Roque: Mulher suspeita de participação em crime é presa no Rincão
As investigações sobre a morte da adolescente Daniele Roque, de 16 anos, ganharam um novo capítulo na manhã desta quarta-feira, dia 25. Uma mulher, suspeita de envolvimento no assassinato e ocultação do cadáver da jovem, foi presa em Balneário Rincão durante uma ação conjunta das forças de segurança.
A prisão ocorreu de forma pacífica em cumprimento a um mandado judicial. Com esta detenção, sobe para três o número de pessoas presas suspeitas de participação no crime. A mulher foi encaminhada ao Presídio Feminino, onde permanece à disposição da Justiça.
Relembre o Caso Daniele estava desaparecida desde novembro de 2025, em Araranguá. Seu corpo foi localizado enterrado em uma área de dunas na Zona Sul do Rincão na última semana. De acordo com a Polícia Civil, o inquérito apontou inicialmente três jovens (de 20, 22 e 23 anos) como autores, sendo que um deles já estava no sistema prisional.
A polícia trabalha agora para detalhar a exata participação da mulher detida hoje e segue com as buscas para localizar eventuais foragidos que ainda possuam mandados em aberto.

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades

















