Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

Criciúma conquista Selo Ouro de transparência pública em levantamento nacional

Dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Criciúma foi o município melhor avaliado em Santa Catarina

Publicado

em

Pelo segundo ano consecutivo, Criciúma conquistou Selo Ouro de eficiência em transparência pública. Os dados são do Radar Nacional de Transparência Pública, realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Criciúma foi o município melhor avaliado em Santa Catarina e o sétimo melhor no Sul do Brasil, com índice de transparência de 90,63%.

“Esse reconhecimento representa o compromisso da Administração Municipal com o cidadão, mostrando a responsabilidade com os recursos, voltados para as ações governamentais. A transparência é um pilar fundamental para fortalecer a confiança entre o governo e os cidadãos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Para o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Arleu da Silveira, a transparência contribui para uma administração pública mais eficiente e responsável. “Continuaremos dedicados a manter elevados padrões de transparência, buscando sempre aprimorar nossos serviços em prol do município de Criciúma”, afirmou.

O levantamento da Atricon faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública. O objetivo é examinar o nível de transparência dos sites institucionais do poder público, sejam esses endereços da União, dos estados ou dos municípios. O radar é uma ferramenta que serve, ainda, como portal de entrada para os portais da transparência dos órgãos públicos, que participam do levantamento nacional. Os dados e resultados podem ser acessados por meio da ferramenta “Radar da Transparência Nacional”, por meio do link shre.ink/T0Cl.

O Portal da Transparência de Criciúma, canal onde são disponibilizadas informações públicas aos cidadãos, é um dos fatores que contribuíram para o destaque do município no ranking. Para a avaliação, foram considerados tópicos do sistema como acessibilidade, contratos, despesas, informações institucionais, informações prioritárias, LGPD de Governança Digital, obras e ouvidoria.

Segundo o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, o Portal da Transparência de Criciúma passou por uma reestruturação em 2019, com o objetivo de facilitar o acesso aos usuários. “Tudo foi pensado de acordo com a experiência que o cidadão teria ao utilizar o serviço, para torná-la mais clara e objetiva. Então, foi feita a distribuição das informações por categorias, com textos de apoio para facilitar o entendimento dos usuários. Pensamos, também, nas questões voltadas à acessibilidade, utilizando elementos que tornaram a ferramenta mais inclusiva, para que ninguém se sinta excluído ao procurar os serviços da prefeitura”, explicou.

Sobre a avaliação da Atricon

A avaliação é fundamentada nas normativas de transparência estabelecidas pelas leis de Responsabilidade Fiscal e de Acesso à Informação. Durante esse processo, os Tribunais de Contas fiscalizam diversos critérios, incluindo a transparência na divulgação de dados relacionados à execução orçamentária e financeira. Além disso, são analisados aspectos como a disponibilidade de informações em locais de fácil acesso nos portais, bem como a oferta de dados abertos que sejam atuais, abrangentes e de fácil compreensão. Os portais analisados foram classificados conforme percentual de critérios atendidos. Para conquistar um dos selos de transparência, os sites ou portais precisaram cumprir 100% dos critérios considerados essenciais

Outros certificados

O Portal da Transparência de Criciúma também já foi reconhecido em outras avaliações. Em 2021, a cidade foi considerada a mais transparente de Santa Catarina, recebendo nota 9,95 de dez na Escala Brasil Transparente, avaliação da Controladoria Geral da União (CGU), que analisa a transparência ativa, não obrigatória por lei, e a transparência passiva, obrigatória e prevista na legislação. Em 2019, o portal também foi premiado como “Projeto Inovador” no 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais.

Ranking de municípios com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina (Radar Nacional de Transparência Pública):

Criciúma – 90,63%

Blumenau – 86,24%

Florianópolis – 85,77%

Jaraguá do Sul – 84,37%

Florianópolis – 80,38%

Joinville – 78,48%

Chapecó – 68,15%

Itajaí – 62,70%

Balneário Camboriú – 60,14%

Tubarão – 39,19%

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Anderson de Jesus

Direção do Santa Catarina comunica redução de serviços a partir desta quarta-feira

Publicado

em

A direção do Hospital Materno Infantil Santa Catarina emitiu nota nesta manhã informação que a partir desta tarde as portas do Pronto Socorro e do Centro Obstétrico serão fechadas. Samu, CRM, Ministério Público, Secretarias de Saúde já foram notificados sobre a decisão.

Segundo a Nota há um grave comprometimento e a necessidade de contingenciamento progressivo. “Hoje durante o dia os setores atenderam apenas urgências e emergências e a partir das 15 horas as portas serão fechadas e será iniciada a transferência de pacientes”, diz a nota.

“Já fiz um contato com o Estado, apesar de ainda não ter sido notificado, mas já fiz contato buscando articulação para contornar o problema”, argumentou o Secretário de Saúde de Criciúma Deivid Freitas, durante entrevista à Cidade em Dia.

Vale lembrar que o Santa Catarina vive momento de transição com a troca da OS na gestão da Instituição.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Neto Ugioni vai assumir o comando da prefeitura de Criciúma na próxima semana

Publicado

em

Na próxima semana o comando de Criciúma vai mudar de mãos. Presidente da Câmara Neto Ugioni vai assumir o executivo por 10 dias. Ele ficará na função durante as férias do vice Salésio Lima e da viagem do titular Vaguinho para a Itália.

A ação não é novidade. Ela foi incentivada lá atrás pelo então prefeito Clésio Salvaro e desde então virou regra em Criciúma como uma maneira de aproximar Legislativo e executivo.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Crise no transporte alimenta debate no legislativo de Criciúma

Publicado

em

A retirada de circulação de pelo menos 20 ônibus do consórcio que administra o transporte coletivo em Criciúma, ganhou destaque e alimentou o debate na Câmara de vereadores. Os representantes do Consórcio ainda não se manifestaram, mas as informações indicam que a retirada foi feita por uma financeira, em função de falta de pagamentos. O cenário já havia sido alertado pela Cribus que cobra uma revisão da tarifa.

Segundo os vereadores, a retirada dos coletivos reduziu a oferta de linhas e já afetou os trabalhadores que dependem dos ônibus para seus deslocamentos diários. Segundo o vereador Ademir Honorato é preciso buscar uma alternativa. “Nem que seja dividir esta responsabilidade, ampliar o número de empresas para que outros operem novas linhas. Se for o caso que se autorize as vans. O que não pode é comprometer o serviço. Lá atrás tínhamos o movimento dos usuários, o Mutuc, hoje vou admitir que eles tinham uma certa razão”, disparou

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos