Blog Anderson de Jesus
Criciúma conquista Selo Ouro de transparência pública em levantamento nacional
Dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Criciúma foi o município melhor avaliado em Santa Catarina
Pelo segundo ano consecutivo, Criciúma conquistou Selo Ouro de eficiência em transparência pública. Os dados são do Radar Nacional de Transparência Pública, realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Criciúma foi o município melhor avaliado em Santa Catarina e o sétimo melhor no Sul do Brasil, com índice de transparência de 90,63%.
“Esse reconhecimento representa o compromisso da Administração Municipal com o cidadão, mostrando a responsabilidade com os recursos, voltados para as ações governamentais. A transparência é um pilar fundamental para fortalecer a confiança entre o governo e os cidadãos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Para o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Arleu da Silveira, a transparência contribui para uma administração pública mais eficiente e responsável. “Continuaremos dedicados a manter elevados padrões de transparência, buscando sempre aprimorar nossos serviços em prol do município de Criciúma”, afirmou.
O levantamento da Atricon faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública. O objetivo é examinar o nível de transparência dos sites institucionais do poder público, sejam esses endereços da União, dos estados ou dos municípios. O radar é uma ferramenta que serve, ainda, como portal de entrada para os portais da transparência dos órgãos públicos, que participam do levantamento nacional. Os dados e resultados podem ser acessados por meio da ferramenta “Radar da Transparência Nacional”, por meio do link shre.ink/T0Cl.
O Portal da Transparência de Criciúma, canal onde são disponibilizadas informações públicas aos cidadãos, é um dos fatores que contribuíram para o destaque do município no ranking. Para a avaliação, foram considerados tópicos do sistema como acessibilidade, contratos, despesas, informações institucionais, informações prioritárias, LGPD de Governança Digital, obras e ouvidoria.
Segundo o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, o Portal da Transparência de Criciúma passou por uma reestruturação em 2019, com o objetivo de facilitar o acesso aos usuários. “Tudo foi pensado de acordo com a experiência que o cidadão teria ao utilizar o serviço, para torná-la mais clara e objetiva. Então, foi feita a distribuição das informações por categorias, com textos de apoio para facilitar o entendimento dos usuários. Pensamos, também, nas questões voltadas à acessibilidade, utilizando elementos que tornaram a ferramenta mais inclusiva, para que ninguém se sinta excluído ao procurar os serviços da prefeitura”, explicou.
Sobre a avaliação da Atricon
A avaliação é fundamentada nas normativas de transparência estabelecidas pelas leis de Responsabilidade Fiscal e de Acesso à Informação. Durante esse processo, os Tribunais de Contas fiscalizam diversos critérios, incluindo a transparência na divulgação de dados relacionados à execução orçamentária e financeira. Além disso, são analisados aspectos como a disponibilidade de informações em locais de fácil acesso nos portais, bem como a oferta de dados abertos que sejam atuais, abrangentes e de fácil compreensão. Os portais analisados foram classificados conforme percentual de critérios atendidos. Para conquistar um dos selos de transparência, os sites ou portais precisaram cumprir 100% dos critérios considerados essenciais
Outros certificados
O Portal da Transparência de Criciúma também já foi reconhecido em outras avaliações. Em 2021, a cidade foi considerada a mais transparente de Santa Catarina, recebendo nota 9,95 de dez na Escala Brasil Transparente, avaliação da Controladoria Geral da União (CGU), que analisa a transparência ativa, não obrigatória por lei, e a transparência passiva, obrigatória e prevista na legislação. Em 2019, o portal também foi premiado como “Projeto Inovador” no 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais.
Ranking de municípios com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina (Radar Nacional de Transparência Pública):
Criciúma – 90,63%
Blumenau – 86,24%
Florianópolis – 85,77%
Jaraguá do Sul – 84,37%
Florianópolis – 80,38%
Joinville – 78,48%
Chapecó – 68,15%
Itajaí – 62,70%
Balneário Camboriú – 60,14%
Tubarão – 39,19%
Blog Anderson de Jesus
Vaguinho anuncia Deivid de Freitas Floriano para a Secretaria de Saúde de Criciúma
Servidor efetivo da pasta, profissional se manterá no cargo, que já ocupa desde abril de 2024
O prefeito eleito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), juntamente com o vice Salésio Lima, anunciou nesta quinta-feira, 28, mais um importante nome do seu futuro governo: Deivid de Freitas Floriano continuará à frente da Secretaria Municipal de Saúde a partir do próximo ano. Cirurgião-dentista e servidor efetivo da pasta, o profissional se manterá no cargo que já ocupa desde abril de 2024, mantendo o perfil técnico de gestão buscado por Vaguinho e que vem se destacando pelos resultados e conquistas obtidos.
Conforme Vaguinho, o secretário possui uma trajetória sólida no que diz respeito à gestão pública em saúde, com atuação marcada por uma visão estratégica, aliada a um compromisso com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população. “Entre suas qualidades, destacam-se a capacidade de liderança, a competência administrativa e a sensibilidade para o cuidado com as pessoas, atributos que refletem sua dedicação em promover a saúde e a qualidade de vida da população, por meio de uma postura ética e foco em alcance de resultados. Todos esses pontos o posicionam como uma referência no setor público de saúde”, avalia o prefeito eleito.
Deivid de Freitas Floriano é graduado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), possui especialização em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestrado em Saúde Coletiva pela UNESC.
Sua trajetória profissional teve início na Secretaria de Saúde de Criciúma, onde atuou como Gerente de Saúde Bucal entre 2018 e 2020, liderando iniciativas voltadas à ampliação e qualificação dos serviços odontológicos. De 2021 a abril de 2024, ocupou o cargo de diretor-geral da Secretaria, período em que consolidou sua experiência em gestão pública.
Desde abril de 2024, Deivid exerce a função de Secretário Municipal de Saúde de Criciúma. À frente da Secretaria, tem implementado ações e programas, além de reestruturar serviços para promover políticas públicas voltadas à qualidade da saúde e ao bem-estar da população. Sua gestão tem como pilares a humanização no atendimento e o fortalecimento do sistema de saúde municipal.
“As metas da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma estão alinhadas à sua missão de implementar políticas públicas que assegurem o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, com foco na humanização e na resolutividade. Nosso compromisso é promover e proteger a saúde da população por meio de ações que priorizem a promoção, prevenção e o cuidado integral, garantindo a qualidade e a eficiência dos serviços oferecidos”, destaca Floriano.
Entre os principais objetivos da pasta, segundo o secretário, está a ampliação e qualificação dos serviços de saúde existentes no município, bem como a implementação de ações, programas e serviços que assegurem um atendimento humanizado e acessível, reafirmando o compromisso de tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Criciúma uma referência de sustentabilidade, eficiência e acolhimento.
“Queremos expandir e melhorar ainda mais os serviços de saúde. Criciúma conta com uma rede de serviços de saúde bem avaliada e estruturada, referência em âmbito estadual e federal, mas o desafio é continuar ampliando essa rede, oferecendo serviços cada vez mais qualificados. Além disso, buscaremos fortalecer a gestão integrada dos serviços de saúde e investir na formação e capacitação contínua dos profissionais, além de continuar promovendo uma gestão criteriosa e eficiente dos recursos disponíveis”, finaliza Floriano.
Blog Anderson de Jesus
Alesc aprova projeto que assegura distribuição de Canabidiol pelo SUS
Santa Catarina pode passar a distribuir em breve o Canabidiol para o tratamento de Alzheimer, Parkinson, Fibromialgia e tantas outras doenças. O princípio ativo da Cannabis medicinal já está comprovado e é usado largamente em vários países pelo Mundo. No Brasil o uso também é feito, mas aqui o grande problema é o alto custo. Um frasco fica acima dos mil reais.
“Com essa legislação o medicamento seria distribuído pelo Estado facilitando e melhorando a vida de quem sofre com muitos males. Tivemos apenas um voto contrário e isso me deixa muito feliz. Já vamos em seguida iniciar o próximo passo que é convencer o Governador a sancionar a lei”, destaca a deputada Paulinha, do Podemos. Foi a parlamentar que apresentou projeto. “Mas ele recebeu muitas contribuições, como a do deputado Vicente Caropreso. Foi um projeto de muitas mãos”.
Blog Anderson de Jesus
Júlio Garcia deve comandar Assembleia Legislativa a partir de fevereiro
Deputado Júlio Garcia deve ser mais uma vez o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Esta proposta já vinha sendo desenhada desde o início da atual legislatura. MDB e PP vão cumprir um pré-acordo já desenhado. A eleição é em primeiro de fevereiro do ano que vem.
Júlio vai se tornar o deputado mais vezes presidente do Parlamento na história de Santa Catarina. A tendência é que a eleição seja por unanimidade. Ponto importante para a região que passa a ter ainda mais relevância política. Sacramentada a condução de Júlio à Presidência, os aliados devem começar a compor o restante dos cargos da mesa diretora.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades