Blog Anderson de Jesus
Prefeito Salvaro fala de seu governo, de natal e até do Disque Amizade
Município de Criciúma lança no próximo dia 27 o projeto de construção de uma usina fotovoltaica. A estrutura será montada ao lado do Parque dos Imigrantes no Rio Maina. Segundo o prefeito Clésio Salvaro a usina irá abastecer todas as escolas do município e também os 100 carros elétricos que irão modernizar a frota a partir do ano que vem.
Esse foi apenas um dos pontos abordados durante a entrevista com o Prefeito Clésio Salvaro na Massa Fm. Foi praticamente um podcast. O prefeito começou falando de sua relação com o Natal. “Anderson eu me lembro da minha mãe pegando um pedaço de palmeira, de uma árvore e fincando no gramado. Nós íamos no mato pegar barba de velho para enfeitar a árvore e ao final do natal as bolas e os enfeites eram guardados para o ano seguinte. Ganhávamos nosso carrinho, nossa bola, as irmãs as bonecas. Eu tive uma infância muito rica e guardo com muito carinho até hoje e esse significado do natal eu procuro manter na minha casa”, ressalta.
O prefeito que está em contagem regressiva para ser avô garante que não será o neto que irá deixá-lo de coração mole. “Mas quem disse que eu tenho coração duro. As pessoas tem essa imagem, dizem por ai que o Clésio é muito duro. Eu sou firme sim com os vadios, com quem não gosta de trabalhar, mas sou muito humano”, ressaltou Salvaro que fez inclusive questão de elogiar novamente Eduardo Moreira. “Eu preciso reconhecer o quanto ele ajudou a cidade e a região. Politicamente tivemos nossas diferenças, ele me atrapalhou muito mas isso é da política. Eu amadureci e preciso reconhecer que ele é um grande líder político”.
Salvaro também disse que não vai ser lembrado apenas como o prefeito dos parques. “eu acho que fiz muitas obras coisas. Coisas boas como por exemplo a macrodrenagem Eu investi muito mais nestas obras que não aparecem como por exemplo o canal auxiliar do que nos parques, mas claro que eles são obras que aparecem”, pondera.
Ele também não fugiu a responsabilidade de falar sobre Arleu. “Eu sei que tem muita gente que fala que o Acélio foi o candidato a deputado mais votado da história de Criciúma e que por isso deveria ser o candidato. Eles esquecem que o Acélio ficou em evidência dois anos por conta da pandemia. Esquecem que ele ficou nessa condição porque o prefeito permitiu e esquecem que ele, na campanha teve um grupo com ele. O Arleu foi para o Acelera não porque é pré-candidato, ele foi porque ele é preparado. Ele conhece a cidade e entende muito de gestão”.
Questionei Clésio também sobre o que ele fará quando encerrar seu mandato em 31 de dezembro do ano que vem. “Eu estou pronto. Tenho que cuidar das empresas da família, preciso fazer isso também. Sairei com a consciência tranquila e a cabeça erguida”.

Blog Anderson de Jesus
PSD define Ronaldo Caiado como pré-candidato à Presidência da República
Após uma intensa articulação interna, o PSD confirmou Ronaldo Caiado como o representante da legenda na corrida pela Presidência em 2026. A decisão foi comunicada pelo presidente do partido, Gilberto Kassab, que destacou a trajetória do goiano após a desistência de Ratinho Júnior (Paraná) e a superação da concorrência com Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).
Em seu discurso de estreia, Caiado focou na pacificação do país. O pré-candidato afirmou que pretende assinar um decreto de anistia total logo no início de seu eventual mandato, visando desarmar os conflitos ideológicos que marcam a política brasileira. Para ele, uma candidatura de centro-direita equilibrada é o caminho para superar o atual cenário de divisão.

Blog Anderson de Jesus
Moreira endossa MDB com Rodrigues e fala em “aliança política madura”
O ex-governador Eduardo Moreira foi uma das principais lideranças presentes na coletiva que confirmou a pré-candidatura de João Rodrigues ao Governo de Santa Catarina. Ele celebrou a construção da aliança e afirmou que sempre defendeu a parceria entre os partidos.
Segundo Moreira, a transformação de Chapecó durante as gestões de Rodrigues é um dos pilares da candidatura. “Ele é prefeito pela quinta vez e quem vai a Chapecó vê a grande transformação. É uma cidade com desenvolvimento impressionante, crescimento, limpeza e planejamento econômico e social”, afirmou.
O ex-governador confirmou que o MDB deve indicar o candidato a vice, ampliando o protagonismo da sigla na composição. Ele também destacou a presença do senador Esperidião Amin na aliança, classificando-o como um dos principais nomes do Congresso Nacional.
Para Moreira, o grupo vai além de uma articulação eleitoral. “Não é apenas propaganda. É um projeto de futuro para Santa Catarina, com foco em destravar a infraestrutura, avançar na saúde e atuar em áreas essenciais para a população”, pontuou.
Moreira também comentou a aliança entre partidos historicamente adversários, como MDB e Progressistas, classificando o movimento como um avanço político. Ele relembrou a reaproximação entre Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo como exemplo de construção institucional baseada no diálogo.
“Briga política não constrói estrada, hospital ou escola. Isso é sinal de maturidade e reconhecimento da importância dos partidos para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
Ao analisar o cenário político, o ex-governador destacou que Santa Catarina construiu seus indicadores sociais e econômicos ao longo de décadas, com participação de diferentes governos.
Ele também criticou o atual ambiente político, que classificou como de “radicalização”, e defendeu projetos com base partidária sólida. Moreira ainda citou o governador Jorginho Mello ao afirmar que o atual grupo político enfrenta isolamento no Estado.
“Agora há um novo time em campo, liderado por João Rodrigues. Vamos mostrar quem apresenta o melhor projeto para Santa Catarina”, concluiu.

Blog Anderson de Jesus
João Rodrigues confirma renúncia em Chapecó e lança pré-candidatura com MDB e União Progressista
Em coletiva na Capital do Estado, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, confirmou que renuncia ao mandato na próxima terça-feira para disputar o Governo de Santa Catarina. Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, ele destacou a construção de uma ampla aliança política envolvendo MDB, PP e União Brasil.
Segundo Rodrigues, a composição representa um movimento inédito no cenário estadual. “Quero dizer da minha alegria de chegar a esse desfecho natural, sem forçação de barra, sem troca de favores, apenas pensando em um projeto de Estado. Conseguimos unir adversários em torno de um objetivo comum”, afirmou.
O prefeito ressaltou que a chapa contará com nomes de peso na política catarinense, como o senador Esperidião Amin.
“Hoje conseguimos trazer o senador Esperidião Amin para ser candidato na nossa chapa. O MDB estará conosco na majoritária, assim como o União Brasil e o Progressista. É uma coligação transparente, com líderes comprometidos. Anunciamos oficialmente a nossa pré-candidatura ao Governo do Estado”, declarou.
Ao falar sobre a saída da prefeitura, João Rodrigues afirmou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido.
“Graças a Deus, com a missão cumprida. Peguei uma cidade e entrego muito melhor. Deixo cerca de R$ 1,9 bilhão em obras iniciadas, concluídas e em andamento. Agradeço ao povo de Chapecó pelas quatro oportunidades que me deram como prefeito. Agora é um desafio maior”, disse.
Mesmo diante de um cenário competitivo, o pré-candidato demonstrou confiança em uma virada eleitoral.
“Há mais elementos hoje do que em outras eleições históricas. Já vimos candidatos começarem com poucos pontos e vencerem. Eu parto de um patamar mais alto, mesmo estando atrás. Tenho convicção de que vamos ganhar essa eleição com trabalho e compromisso com o povo”, pontuou.
Rodrigues também criticou possíveis pressões políticas sobre prefeitos. “Quero conquistar apoio com respeito e diálogo. Não é correto governar com pressão ou corte de convênios”, afirmou.
O pré-candidato se definiu como um nome de direita, mas com postura aberta ao diálogo.
“A democracia permite o diálogo. O respeito deve ser o princípio. Santa Catarina recebe muito bem pessoas de todas as regiões. Cabe a nós conquistar o voto dessas pessoas. Voto não é obrigação, é conquista”, concluiu

-
Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens9 anos atrásCidades
