Conecte-se conosco

Geral

Murialdo quer reeditar projeto da rodovia Leste/Oeste

Publicado

em

Prefeito Murialdo Gastaldon está cumprindo roteiro em Brasília. Tenta acelerar junto aos parlamentares do Estado a inclusão de um projeto no orçamento do Governo Federal. A proposta em questão é uma reedição de um projeto do Prefeito Clésio Salvaro, a chamada Rota Leste Oeste.

“Estamos tentando incluir no orçamento do Ministério do Turismo. É um projeto para pavimentar a ligação entre Içara e Criciúma. Projeto que vai criar uma rota de desenvolvimento econômico na cidade e uma alternativa de mobilidade e ligação entre os dois municípios”, comenta o prefeito.

A intenção é fazer pavimentando as margens da estrada que já circunda a ferrovia. “O Trecho entre Esperança onde será erguido o Condomínio industrial Luiz Henrique e a Colmeia industrial de Criciúma”.

Geral

Paella Solidária: delicie-se com sabor e contribua com a APAE Cocal do Sul 

Prato conhecido por sua riqueza de sabores e aromas, será oferecido em porções individuais ao preço acessível de R$ 25.

Publicado

em

A paella, um prato típico da Espanha conhecido por sua riqueza de sabores e aromas, será oferecida em porções individuais ao preço acessível de R$ 25. Os interessados podem adquirir seus tickets no local do evento ou antecipadamente na sede da APAE Cocal do Sul.

A retirada das porções ocorre a partir das 11h30, no estacionamento do Bistek Supermercados. “O melhor de tudo é que além de satisfazerem o paladar, os participantes estarão contribuindo diretamente para uma causa nobre, já que toda a renda arrecadada será destinada às atividades da APAE Cocal do Sul, uma instituição que há anos se dedica ao apoio e inclusão de pessoas com deficiência na comunidade”, explica a organizadora do evento, Nichele Antunes.

Além do apoio do supermercado, um super parceiro da APAE neste evento, foi a Fruteira Salada Mista. “A APAE é muito grata a todos que tornaram essa ação possível. Parcerias como essas, nos motivam e nos levam cada vez mais longe”, ressalta Nichele. 

Evento na Praça

Durante a manhã deste sábado (18), a APAE de Cocal do Sul também estará na Praça da Igreja Matriz, participando do evento “Solidariedade em Ação” promovido pelo Lions Clube do município. Com início às 8h, o evento contará com a participação de diversas entidades e ONGs de Cocal do Sul.

Na oportunidade, a APAE estará apresentando um pouco do trabalho realizado na instituição, com: venda e exposição de trabalhos do Clube de Mães e artesanato das oficinas; venda de produtos da padaria, como sonhos, pão caseiro e peta; presença do pônei do projeto de equoterapia, cão da cinoterapia e abelhas sem ferrão do meliponário; conscientização sobre a prevenção de deficiências; e Apae Mirim.

No local, haverão tickets da paella disponíveis para venda. “Convidamos a todos que forem saborear a paella lá no supermercado, que visitem também o evento da Praça e conheçam de perto, alguns dos trabalhos e projetos que a instituição desenvolve”, destaca Nichele.

Para mais informações, o telefone da APAE Cocal do Sul é o (48) 3447-6059.

Continue Lendo

Geral

Acic recebe Selo ODS 2024

Publicado

em

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu o selo como signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina 2024. O selo reafirma o compromisso da entidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

A cerimônia de entrega ocorreu na tarde dessa terça-feira, 14, na sede da entidade, reunindo signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. O reconhecimento foi entregue ao presidente da Acic, Valcir José Zanette, e à diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes. Ao todo, 74 signatários receberam o selo.

A Acic é signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina desde 2019, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos ODS através da promoção de ações ligadas ao desenvolvimento sustentável.

“A Acic tornou-se signatária do Movimento ODS por entender seu papel de contribuir com uma sociedade melhor. Uma série de projetos promovidos pela entidade contemplam os ODS, como o Prêmio Acic de Matemática, o recém lançado Prêmio Acic de Língua Portuguesa, o Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental e a Rede de Talentos”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Zanette destaca a relevância do Movimento diante dos desafios que enfrentamos atualmente. “A sustentabilidade é essencial para garantir um futuro próspero e saudável para as gerações presentes e futuras, e sua importância só tende a aumentar à medida que enfrentamos desafios ambientais e sociais cada vez mais complexos, como o que estamos vendo no Rio Grande do Sul, um alerta para todo o país”, coloca.

“Neste momento, governos, sociedade civil e setor privado devem unir forças para construir um futuro mais sustentável, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, conclui.

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social, sem fins econômicos, constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico.

A finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos catarinenses, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Visa também cumprir os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas).

Continue Lendo

Geral

Câmara de Criciúma aprova PL sobre Deslocados Ambientais e Climáticos

Publicado

em



O  município de Criciúma passa a contar com uma Política Municipal dos Deslocados Ambientais e Climáticos. O projeto de Lei foi aprovado nesta semana em Sessão Ordinária por todos os vereadores da casa legislativa. A autoria do projeto é da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB).

De acordo com a vereadora, a iniciativa nasceu para propor diretrizes de acolhimento para refugiados climáticos que chegam até o município. “Nesse momento tão difícil que o Rio Grande do Sul está passando, essa iniciativa visa colaborar para que seja formada uma rede de apoio para ajudar essas famílias. A criação do Centro de atendimento aberto e esse projeto aprovado reforçam a preocupação com os deslocados”, explicou.

No projeto de Lei aprovado, especifica-se os conceitos de deslocamentos ambientais e climáticos, evento climático extremo, atendimentos a comunidades de baixa renda, desalojados, desabrigados e de impacto. Ainda são objetivos da lei: Estabelecer instrumentos econômicos e de apoio aos refugiados, estratégias integradas de órgãos e promoção de informações sobre mudanças do clima e impactos nas populações vulneráveis.

Ainda segundo Giovana, desde a última semana, mais de 10 famílias entraram em contato, via redes sociais, informando que vieram do estado gaúcho para o sul de Santa Catarina. “O conceito de Deslocados Ambientais e Climáticos está em evidência e precisamos formar redes nos municípios para atender essas pessoas que estão sendo vítimas de enchentes e outros fenômenos”, completou.

Com a aprovação em plenário, o projeto de Lei seguirá para o chefe do Poder Executivo  para que haja a sanção ou seja promulgado e, por fim, se torne Lei Ordinária do município de Criciúma. 

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com