Conecte-se conosco

Geral

Plataforma voltada ao cuidado de pets vence o SW Criciúma 10

Publicado

em

A décima edição do Startup Weekend Criciúma foi concluída neste domingo (10), após uma jornada de 54 horas voltada ao empreendedorismo e inovação. Cerca de 70 pessoas, entre participantes e equipe organizadora, estiveram envolvidas desde sexta-feira (8) no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO).

Uma proposta de solução para o problema de tutores de pets foi consagrada vencedora pelo júri. A plataforma PetTrek visa conectar os donos com cuidadores cadastrados, com o objetivo de deixar os animais em períodos específicos, como viagens. Os times MoniFluid e GoNative ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente, e o aplicativo PossoIr ganhou menção honrosa.

O evento, considerado o maior do mundo para startups, vem ocorrendo na principal cidade do Sul de Santa Catarina desde 2016. O tema desta edição foi “Egito”, exaltando o conceito das “startups camelo” — empreendimentos resilientes, que, como o animal do deserto, sobrevivem em condições adversas.

Com 35 participantes divididos em cinco equipes, o SW Criciúma desenvolveu soluções inovadoras para desafios em diversos setores. “Eles percorreram a nossa jornada do herói, partindo apenas de uma ideia até a estruturação e validação da proposta, transformando-a em um negócio viável para a apresentação final. Essa metodologia, aplicada em mais de 150 países, permite que todos trabalhem intensivamente e desenvolvam habilidades. Nosso foco é muito mais incentivar a formação de novos empreendedores do que esperar que esses projetos imediatamente se concretizem no mercado, embora isso possa ocorrer”, explica a líder da comissão organizadora, Maria Cláudia Conti Costa.

O time responsável pelo Startup Weekend é composto por voluntários da comunidade de startups, quase todos ex-participantes do evento. O desenvolvimento dos projetos teve o apoio de seis mentores convidados, e as atividades foram coordenadas por dois facilitadores.

Nos oito anos de presença no ecossistema regional, o SW se consolidou como um importante pilar para a formação de talentos com visão empreendedora, aponta a vice-presidente do polo regional ACATE CETUS, Saionara Ugioni, integrante da comissão julgadora da décima edição. “Impressionante o que essas equipes conseguem desenvolver em tão pouco tempo. São pessoas que voltam para o mercado transformadas e a própria comunidade de startups vai se renovando com novas lideranças, graças aos talentos e às conexões provocadas”, exaltou.

A experiência de participar do Startup Weekend foi vivenciada pela segunda vez pelo professor de Robótica e estagiário da SATC Gabriel Brognoli, integrante do time vencedor. “O que mais me marca no SW é o desconforto que passamos. Saímos muito da nossa zona de conforto e expandimos nossos horizontes. Geralmente quem vem aqui não entende muito sobre empreendedorismo, como as empresas fazem e como elas ganham dinheiro. Com o tempo, as coisas vão se desmistificando. Voltei porque me apaixonei por esse mundo”, relatou.

O evento faz parte de uma iniciativa global da aceleradora americana Techstars, e conta com o apoio do Sebrae/SC, por meio do programa Sebrae Startups, além do envolvimento voluntário de mentores, palestrantes e organizadores, que trabalham em prol do fortalecimento do ecossistema de inovação regional.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casa da Cidadania de Morro da Fumaça passa a atender em novo local

Publicado

em

A Casa da Cidadania de Morro da Fumaça passou a realizar atendimentos em novo endereço, agora ao lado da sala do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do município. Os serviços ocorrem no térreo do Edifício San Valentin, localizado na Avenida Inocente Pagnan, no Centro. A mudança possui caráter temporário. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.

No novo local, a Casa da Cidadania segue oferecendo atendimento jurídico gratuito, destinado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos ou com patrimônio de até R$ 250 mil. 

Continue Lendo

Geral

Criciúma recebe Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae/SC

Publicado

em


Criciúma celebra mais uma importante conquista: o Selo Ouro de Referência em Atendimento, concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à Casa do Empreendedor do Município. O reconhecimento destaca a excelência no atendimento e nos serviços prestados aos empreendedores, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico da cidade. Somente em 2025, a Casa do Empreendedor realizou mais de 40 mil atendimentos.

O prefeito Vagner Espindola comemorou o resultado, destacando o trabalho coletivo da equipe. “Esse selo é fruto de planejamento, dedicação e, principalmente, do compromisso que temos com quem empreende em Criciúma. A Casa do Empreendedor é um espaço que acolhe, orienta e impulsiona negócios. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo a nossa economia e gerando oportunidades para a nossa gente”, comentou o chefe do Executivo.

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma metodologia que avalia a qualidade dos serviços oferecidos pelas Salas do Empreendedor e parceiros da rede de apoio, com base em critérios qualitativos e quantitativos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços de Criciúma, Thiago Rocha Fabris, ressaltou o empenho que a Prefeitura tem realizado para atender os empreendedores do município. “Ao longo de 2025, conseguimos abrir uma empresa em até duas horas. Isso faz com que o nosso município seja um dos mais rápidos na abertura de empresas no estado. Em relação à abertura de novas empresas, foram mais de 8 mil CNPJs abertos. Isso mostra o dinamismo do município e se reflete em diversos indicadores e rankings. Além disso, proporciona aos empresários a garantia de que a nossa cidade é segura para empreender”, pontuou.

O gerente regional Sul do Sebrae, João Alexandre Guze, também destacou a estrutura oferecida pelo município. “É importante ressaltar a estrutura que a Prefeitura montou na Casa do Empreendedor. Isso demonstra o quanto o programa é valorizado, e os resultados comprovam isso”, afirmou.

 

Continue Lendo

Geral

Balneário Rincão promove Encontro de Oportunidades de Investimento para discutir desenvolvimento local

Publicado

em

O Encontro de Oportunidades de Investimento, ocorrido na noite de ontem, promovido pelo Governo Municipal, numa parceria com o Instituto DEL e Facisc, objetivou reunir lideranças empresariais para discutir os caminhos do desenvolvimento local. As ações apresentadas fizeram parte de uma estratégia de longo prazo – “Rincão 2050” – visando tornar o município mais competitivo e mais atrativo para negócios e moradores. 

O evento se consolidou como um espaço qualificado para geração de conexões, alinhamento de agendas e fortalecimento de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável de Balneário Rincão. Um dos painéis apresentados, com dados levantados pelo diretor de Indústria do Governo do Estado de Santa Catarina, Anderson Linzmeyer, trouxe informações estratégicas sobre oportunidades, programas e benefícios disponíveis para as empresas, a fim de aproximar os participantes das políticas públicas e instrumentos de incentivo ao desenvolvimento econômico.

Na oportunidade, o secretário de Administração e Finanças da Prefeitura Municipal, Ramires Lino, representou o prefeito em exercício Carlito Darolt, que retornava de de Brasília (DF), e salientou que este trabalho realizado durante um ano, feito a partir de uma construção coletiva entre Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil, constatou que Balneário Rincão vem crescendo rapidamente. “Temos que estar preparados para este pulo no desenvolvimento de nosso município”, salientando ainda que este trabalho em conjunto vai sim tornar nossa cidade mais atrativa e pronta para um crescimento sustentável.

Balneário Rincão em números

Balneário Rincão, no litoral catarinense, registra uma rápida expansão, com o PIB saltando 225% entre 2013 e 2023, atingindo R$ 420 milhões e consolidando o município como novo polo de crescimento, segundo estudo do Instituto IDEL. A cidade, que possui 98,5% da população em área urbana e forte vocação turística, projeta oportunidades de investimento no mercado imobiliário de segunda residência, no turismo integrado e na modernização da cadeia da pesca.

O levantamento aponta também o potencial de negócios na gastronomia e na “economia prateada”, voltada à população idosa, setor com alta demanda local, enquanto o setor de serviços e comércio já representa 76% dos empregos formais. Para sustentar esse desenvolvimento, o desafio é superar desafios estruturais, como a dependência de transferências governamentais, e diversificar a economia, visando transformar o crescimento urbano em melhoria de renda e qualidade de vida.

O evento contou também com a análise do economista Leonardo Alonso, que discorreu sobre a dinâmica econômica local, além da apresentação de Aline Nandi, que destacou as oportunidades do município, voltada à atração de investimentos. A programação incluiu também a participação do empresário e membro da diretoria da Facisc,  Ubirajara Pickler, com reflexões sobre o papel das lideranças na transformação dos territórios, e de Guilherme Fernando dos Santos Papini, diretor de Micro e Pequenas empresas do Governo do Estado.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos