Política
Vereadores mirins de Criciúma iniciam agenda em Brasília com imersão histórica e formação cidadã
O primeiro dia da agenda dos vereadores mirins mais votados de Criciúma em Brasília, nesta segunda-feira (25), foi marcado por muito aprendizado, conhecimento histórico e vivência pedagógica pela capital federal. A programação contou com um tour guiado por alguns dos principais monumentos e espaços históricos da cidade, proporcionando aos estudantes uma verdadeira imersão na história e na estrutura política do país.
Acompanhados por um guia turístico especializado, os jovens conheceram locais emblemáticos como o Cine Brasília, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, a Quadra Modelo, os primeiros prédios residenciais construídos na capital federal, o Santuário Dom Bosco, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Museu Histórico de Brasília, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Panteão da Pátria Tancredo Neves, o Palácio do Planalto, o Teatro Nacional Cláudio Santoro (TNCS) e o Quartel-General do Exército (QGEx).
Durante o percurso, os estudantes receberam explicações sobre a criação de Brasília, o planejamento urbanístico da cidade e a importância política e administrativa dos espaços visitados.
Representando a Câmara Mirim nesta edição da viagem estão Victor Hugo Comim Fontanella, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filho do Mineiro, Brenda Gonçalves Aguiar Pereira, do Bairro da Juventude, e Benício Oliveira Lino, do Colégio Rogacionista Pio XII.
O coordenador do projeto Câmara Mirim, vereador Juarez de Jesus (PL), destacou a relevância da experiência para a formação dos jovens.
“Mais do que uma viagem, essa é uma verdadeira aula de história, cidadania e conhecimento. Eles conseguem compreender na prática como nasceu Brasília, a importância dos poderes e como funciona a estrutura política do nosso país. É um aprendizado que eles levarão para a vida toda”, afirmou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, vereador Neto Uggioni (PSDB), também ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da participação juvenil no Legislativo.
“Essa experiência proporciona aos vereadores mirins uma visão muito mais ampla sobre política, responsabilidade e participação social. Eles representam a nossa cidade e têm a oportunidade de conhecer de perto os espaços onde muitas decisões importantes para os municípios são tomadas”, destacou.
A programação segue nos próximos dias com visitas institucionais à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, além de encontros voltados ao conhecimento do funcionamento do Poder Legislativo Nacional e à apresentação de demandas importantes para o município de Criciúma.

Política
Urussanga recebe quartel reformado e ampliado do Corpo de Bombeiros
O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Urussanga passou por reforma e ampliação. A inauguração da estrutura foi realizada nesta sexta-feira, dia 22, com a presença do governador Jorginho Mello, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza, do comandante do 1º Grupo Bombeiro Militar de Urussanga, subtenente Dione Elisandro Gonçalves de Matos, da prefeita Stela de Agostin Talamini, além de autoridades civis, militares e da comunidade.
A unidade do Corpo de Bombeiros em Urussanga possui mais de 35 anos de história. Com investimento aproximado de R$ 1,7 milhão, a obra contemplou mais de 750 metros quadrados de área construída, com recursos do Governo do Estado, emenda parlamentar e tributos estaduais do Serviço de Segurança Contra Incêndio do CBMSC.
A prefeita Stela enalteceu a parceria entre o município e o Governo do Estado, e disse que Urussanga vive um momento importante de investimentos. “A entrega deste quartel representa mais estrutura para os bombeiros desenvolverem seu trabalho e mais qualidade no atendimento prestado à população. Nosso agradecimento ao Governo do Estado, com o governador Jorginho Mello, pela parceria com o município de Urussanga”, destaca.
O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, ressaltou a importância da nova estrutura para o fortalecimento do trabalho da corporação. “Nosso maior patrimônio é a proteção da vida. Com uma estrutura mais moderna e adequada, os bombeiros terão melhores condições para desempenhar essa missão tão importante”, declara.
Já o governador Jorginho Mello destacou os investimentos realizados em Santa Catarina e reforçou a importância de fortalecer a segurança pública. “A gente sempre espera que a sirene nunca toque, mas, quando tocar, a população pode ter a certeza de que encontrará bombeiros preparados e uma estrutura adequada para atender bem a comunidade”, pontua.

Política
Mais de 100 mulheres elegem por unanimidade nova presidente do PSD Mulher em Balneário Rincão
Márcia da Silva assume executiva com missão de ampliar representatividade feminina; Dudi Sônego participou do evento
Uma noite fria, mais de 100 mulheres e uma decisão unânime. Balneário Rincão elegeu nesta quinta-feira a nova executiva do PSD Mulher, que passa a ser presidida por Márcia da Silva.
Ao assumir o cargo, Márcia deixou claro o rumo que pretende dar à gestão. “Minha missão é unir nossas forças para que cada mulher do Rincão tenha voz e espaço nas decisões que impactam nossa cidade”, afirmou.
O evento contou com a presença de Dudi Sônego, vereadora licenciada e atual secretária de Assistência Social de Criciúma, que compartilhou sua trajetória política e reforçou o papel da mulher nos espaços de poder. “Meu dia a dia é desafiador, mas me sinto realizada frente à pasta. Foi a área que escolhi para seguir carreira profissional e, agora, política”, disse.

Política
Requerimento pede “atenção” ao canteiro central da Avenida Centenário
Um requerimento que vai para a pauta da Câmara de Vereadores de Criciúma nesta segunda-feira recoloca o canteiro central da Avenida Centenário no debate da cidade. Na pauta a informação é de que o objetivo dos parlamentares é tratar da criação de uma pista para corredores e ciclistas.
“Claro que esse assunto segue na pauta, mas o que buscamos na verdade neste momento é um paliativo. Na verdade o assessor entendeu de maneira equivocada”, justifica Juarez de Jesus (PL), um dos autores do requerimento.
Segundo o parlamentar o debate que será levantado hoje pretende cobrar do governo obras emergenciais nas calçadas da avenida. “Temos pessoas que correm, caminham ali diariamente e que tem enfrentado as péssimas condições destes pontos. A calçada precisa de obras paliativas para garantir a seguranças destas pessoas. Como essa obra do canteiro central é algo bem mais complicado, estamos buscando essa alternativa”, defende.

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades














