Conecte-se conosco

Geral

Afabess promove oficina de costura criativa para mulheres em Siderópolis

Publicado

em

A Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) está realizando a oficina de costura criativa. A atividade é voltada para mulheres do município e ocorre na sede da instituição, com o propósito de promover o aprendizado, a geração de renda e o fortalecimento de vínculos comunitários.

Sob a orientação da professora Edna Cesconetto Firme, as participantes aprendem técnicas de corte, costura e montagem de peças. A iniciativa faz parte do cronograma de ações da entidade. Atualmente, 18 alunas participam do projeto, divididas em turmas de seis pessoas, com encontros às segundas-feiras, das 13h30 às 16h30 e das 19h às 22h, e às terças-feiras, das 19h às 22h, no Centro Social Urbano.

A professora relata a evolução técnica do grupo. “Muitas não sabiam costurar, colocar a linha ou como funcionava uma máquina. Hoje, já estão produzindo peças, como bolsas, nécessaires e vestidos”, destacou Edna.

A coordenadora da Afabess, Elisete Bento da Silva, explica que a modalidade foca em itens utilitários. “O objetivo não é a confecção de roupas, mas a produção de materiais para a organização da casa, como nécessaires, bolsas, carteiras e acabamentos em panos de prato”, detalhou.

A prática em sala também proporciona autonomia técnica. “Temos alunas que, com a orientação que receberam aqui, já conseguem confeccionar as próprias roupas”, afirmou a coordenadora.

Fila de espera

O número de inscritas fez com que a direção da instituição adotasse regras de rotatividade para o curso. As alunas participam das aulas por, no máximo, dois semestres, cedendo a vaga na sequência.

Devido à demanda, não houve abertura de inscrições para a turma atual. “Temos um grupo formado e uma lista de espera para o segundo semestre, que inicia em agosto. Na medida em que abrem vagas, nós chamamos os próximos nomes”, relatou Elisete.

As interessadas podem procurar a associação para registrar nome e contato no cadastro, através do telefone (48) 3435-3734 ou presencialmente na sede da Afabess, localizada na Rua Diomício Freitas, no Centro de Siderópolis.

Geral

Nova rede elétrica até Estação Cocal vai ampliar oferta de energia na região

Publicado

em

A nova rede elétrica da Cermoful Energia, que inicia na região Central e vai até o distrito de Estação Cocal avança para permitir a instalação de estruturas que vão ampliar a oferta de energia em Morro da Fumaça e na região da área de cobertura da cooperativa, atendendo novas residências, comércios e indústrias.

Na manhã deste domingo (12/03), equipes técnicas iniciaram os trabalhos com um desligamento programado, das 06h às 12h, garantindo as condições necessárias para a execução dos serviços. Antes do amanhecer, profissionais já estavam mobilizados em campo para cumprir o cronograma com segurança e agilidade. O desligamento é necessário para a continuidade da implantação da nova rede de distribuição, que vai aumentar a capacidade do sistema elétrico e ampliar o atendimento na região.

As equipes atuaram em pontos estratégicos definidos pelo planejamento técnico. “A gente começa bem cedo porque sabe da responsabilidade de não deixar o associado sem energia por muito tempo. É um trabalho que melhora a rede e prepara a região para crescer e se desenvolver, com mais energia disponível para as pessoas”, afirma o presidente Rudy Recco.
De acordo com o departamento técnico da cooperativa, a interrupção ocorreu em trechos específicos da SC-445, entre o Caldo de Cana Serafim e o Feirão de Calçados. Também foram abrangidas unidades consumidoras de Vila Rica e loteamentos próximos, além do Loteamento Floresta e da rodovia de acesso à Vila Pagnan, até o fim do asfalto.

Conforme o engenheiro eletricista Samuel Sartor, gerente de Distribuição da Cermoful, as obras da nova rede começaram em fevereiro de 2026, com investimento de R$ 5 milhões em cerca de 9 quilômetros de extensão. O projeto inclui sistemas de distribuição em média e baixa tensão, com a instalação de mais de 200 postes e 17 transformadores. “Atualmente, estamos instalando os postes com o Caminhão Linha Viva, com a linha energizada durante a semana, de modo a evitar interrupções no fornecimento. Os desligamentos programados ocorrem aos finais de semana para viabilizar a instalação e transferência dos cabos”, explicou o engenheiro.


Segundo ele, na próxima semana, não haverá expediente devido ao feriado. “No final de semana seguinte, provavelmente no dia 26, está previsto outro desligamento. Este terá continuidade a partir do local onde foi interrompido, próximo ao Feirão dos Calçados, aproximadamente na entrada do Parque Industrial da prefeitura de Morro da Fumaça, estendendo-se até a Estação Cocal, próximo à padaria”, resumiu. O traçado inicia no trevo da rua 20 de Maio, no bairro Naspolini, segue pela rodovia Genésio Mazon, passa pelos bairros Menino Jesus e Vila Rica e chega ao distrito de Estação Cocal, na rua Eduardo Bergman. A próxima etapa prevê a continuidade das instalações e interligações da rede para entrada em operação.

Continue Lendo

Geral

Morro da Fumaça entrega certificados a educadores por práticas na alfabetização

Publicado

em

O Governo Municipal de Morro da Fumaça realizou, nesta quarta-feira (15), a entrega de certificados aos profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino em reconhecimento às boas práticas pedagógicas de alfabetização desenvolvidas no primeiro ciclo (2024-2025). A certificação foi destinada aos professores que atuaram no 1º ano em 2024 e no 2º ano em 2025, além de profissionais das turmas de recomposição das aprendizagens e da equipe de coordenação pedagógica dos anos iniciais.

Conforme dados já divulgados pelo Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Morro da Fumaça alcançou 78% de crianças alfabetizadas. O índice supera a meta estipulada para 2028, de 77%, e apresenta crescimento em relação a 2024, quando o município registrava 68%.

O prefeito Eduardo Sartor Guollo ressaltou os investimentos realizados na área da educação e a atuação dos profissionais da rede. “O município tem feito investimentos importantes na educação para garantir melhores condições de ensino e aprendizagem. Mas é fundamental reconhecer que os resultados acontecem principalmente pelo trabalho dos profissionais que estão diariamente em sala de aula e no contato direto com os alunos, conduzindo o processo de alfabetização”, destacou.

Já o secretário municipal de Educação, Marcos Silveira de Jesus, salientou o trabalho integrado que envolve diferentes atores da rede de ensino. “O resultado alcançado é fruto do empenho dos professores, gestores escolares e equipes pedagógicas, aliado ao apoio das famílias no acompanhamento dos estudantes. Esse conjunto de esforços fortalece o processo de alfabetização e contribui para o desenvolvimento das crianças ao longo do ciclo”, afirmou.

Durante o evento, cada profissional recebeu um certificado entregue individualmente, em momento de reconhecimento realizado pelo Governo Municipal e pela Secretaria de Educação.

Continue Lendo

Geral

Capacitação em gastronomia incentiva autonomia financeira a famílias dos CRAS de Criciúma

Publicado

em

As famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Criciúma participaram, nessa terça-feira (14), de uma capacitação promovida pelo curso de Tecnologia em Gastronomia do Senac. A iniciativa, vinculada ao projeto pedagógico da disciplina de Cozinha Social, busca oferecer conhecimento acessível e aplicável no dia a dia, ampliando possibilidades de autonomia financeira por meio da produção de alimentos.

A ação é realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social e reforça o papel da qualificação profissional como ferramenta de inclusão social. Para a secretária de Assistência Social de Criciúma, Dudi Sônego, o projeto utiliza a gastronomia como caminho para transformar a realidade de famílias do município.

“Acreditamos que esse tipo de iniciativa vai muito além da capacitação. Quando essas famílias aprendem receitas que podem ser comercializadas, elas passam a enxergar novas possibilidades de renda e autonomia. É a política pública cumprindo seu papel de promover dignidade e transformação social por meio de oportunidades concretas”, destacou a secretária.

O primeiro encontro marcou o início das atividades práticas e formativas com as famílias. Nas próximas aulas, previstas para o mês de maio, os participantes terão aulas práticas voltadas ao preparo de receitas e à elaboração de produtos sugeridos pelo próprio grupo. A ideia é que os alimentos desenvolvidos possam ser comercializados, contribuindo como fonte de renda complementar para os participantes.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos