Conecte-se conosco

Geral

AgroPonte 2018: Atrações, curiosidades e novidades em 25 mil metros quadrados

Publicado

em

Nos corredores do Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, na 8ª edição da Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar, a AgroPonte, a Sofia vem “roubando” a atenção. A boneca que enfeita o estande da Massas Nathália, da Cooperativa de Produção Agroindustrial de Nova Veneza, a Coofanove, é feita de … massa. São 16 quilos dos mais variados tipos, na forma crua, que chamam a atenção de todos que passam no local. O nome Sofia foi dado pela sócio-fundadora, Angela Donilda Polli.

“Uma colega minha mora na Itália, viu algo parecido lá e me deu o desafio. Que tal fazer algo do tipo para a AgroPonte? Desafio aceito e que vem dando muito certo. Ela agrega valor ao nosso estande e, consequentemente nas vendas”, afirma. Foram três dias para a Sofia tomar forma e contou ainda com a ajuda das amigas, Mari e Nete, da Colônia de Pescadores Z-33, de Balneário Rincão. A Massas Nathália está com a AgroPonte desde a primeira edição.

Muita fofura

Da Sofia de massa aos coelhos que, literalmente param a área de animais da AgroPonte. Eles vêm fazendo a alegria da criançada e arrancam suspiros ainda até dos adultos. Aliás, esta é a primeira vez que a JM Coelho, de Chapecó, marca presença na AgroPonte e já começou com o pé direito. São 250 espécies dos chamados mini-coelhos, de diversas cores e pelagens em nove raças.

O que chama atenção do público mais urbano, é que o bichinho pode tranquilamente ser criado dentro do apartamento, por exemplo. Segundo o proprietário da JM Coelhos, Mateus Camatti, se, com cuidados especiais, incluindo uma ração balanceada e específica para a espécie, ele pode durar até 15 anos. “É uma novidade. Chapecó já conhecia os mini-coelhos, mas o público de Criciúma e região ainda não. É uma atração. Todo mundo quer pegar, tirar fotos. As crianças ficam encantadas”, complementa a esposa, Jaqueline Camatti.

De encher o paladar

Outro espaço que vem atraindo os amantes da boa mesa é o do empresário do ramo alimentício, Jorge Martinello, empresário da Camponello Alimentos Coloniais, da Cooperativa Nosso Fruto. Além dos tradicionais torresmos, salames, entre eles defumados e coloniais, e lingüiças, tudo artesanal, Martinello “goumertizou” os embutidos. Que tal um salame colonial recheado com queijo? Na Camponello tem e vem sendo o sucesso nesta edição. Sem contar as lingüiças recheadas com queijo ou bacon.

“Tudo sem conservantes. O único conservante é o sal, que é natural. Pensamos em trazer algo diferente. Toda família trabalha neste ramo e estamos sempre testando novas receitas. Nossos produtos são certificados há pouco mais de um ano, realizamos o lançamento aqui na AgroPonte, no ano passado, e vem dando muito certo”, garantiu.

 “Possante” para o campo

E tem ainda novidade de Turvo para toda Santa Catarina. É o Trator Autopropelido JP 75 Reverse, da Januário Fabricante de Máquinas e Implementos Agrícolas, lançamento na AgroPonte e pioneiro no Estado. Aliás, a fabricação dele foi na própria empresa do Vale do Araranguá, que soma duas décadas e atua ainda com a fabricação de peças. Aliás, são mais de 600.

O veículo agrícola promete facilidade ao trabalhador do campo, de acordo com o vendedor Rui Pavei. “Do manuseio da marcha, à visibilidade e conforto. É uma máquina com ar-condicionado, desembaçador e cabine que permite 100% de a visão por todos os ângulos. O conversor de marcha é outro diferencial que descansa o piloto por facilitar as manobras operacionais. Vem ainda com giro dobrável. O agricultor pode fazer a manutenção em casa, sem precisar contar com a empresa”, especifica.

Um cliente em potencial saiu de Turvo, sede da empresa, para negociar na AgroPonte. “A compra está praticamente fechada. A AgroPonte é uma alavanca”, caracteriza.

Novidades, curiosidades, atrações, e muito mais, podem ser conferidas até domingo no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, que traz ainda a 6ª Feira Exposição Estadual de Animais e 3ª Feira Bovinos Comerciais Venda Direta. A entrada é R$ 5.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Centro de Inovação Criciúma será inaugurado nesta sexta-feira

Publicado

em

A partir do dia 26 de abril, Criciúma e o Sul do estado passam a integrar a Rede Catarinense de Centros de Inovação. Isso porque a partir deste dia entra em operação o Centro de Inovação Criciúma (Crio). A cerimônia de inauguração ocorre a partir das 14h.

A Unesc, única Universidade Comunitária da região, é a encarregada pela administração do empreendimento, localizado no antigo Complexo Educacional Nereu Guidi, entre as ruas Araranguá e Henrique Lage, na área central da cidade, que em breve será tomado por computadores, tablets, startups, empresas, empreendedores, e tantos outros agentes que fazem parte do ecossistema de inovação.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o Centro de Inovação terá grande relevância em diversos aspectos, entre eles a economia e a formação acadêmica e já representa uma grande conquista. “Do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico da nossa região, ele oportunizará a geração de emprego e de renda, movimentando, assim, a economia e as conexões da nossa cidade e do Sul do estado com as outras regiões”, destaca.

O Crio, conforme Luciane, também tem papel fundamental na formação acadêmica, não só da Unesc, mas de todas as entidades que o compõem. “Ele se transforma em um grande fomentador do empreendedorismo na medida que este equipamento, com todas as oportunidades que terá, irá desenvolver nos nossos estudantes a vontade de ingressar nele”, fala.

Entre as contribuições de um Centro de Inovação, está o desenvolvimento regional e de inovações por meio de negócios, além de oferecer instalações, serviços e recursos compartilhados e promover a cultura e conexão de inovação e empreendedorismo.

“O catarinense é um povo que empreende em todas as áreas. E agora a bola da vez é a tecnologia e a inovação. Criar soluções para resolver os problemas das pessoas, até mesmo por meio do celular. Tornar tudo mais eficiente e simples nesta nossa correria de todos os dias. É isso que queremos potencializar em Criciúma e em todas as regiões com os nossos centros de inovação”, explica o governador Jorginho Mello.

Do carvão à inovação 

Carvão, cerâmica, têxtil, químico. São vários os segmentos que, ao longo da história, contribuíram ou ainda colaboram com Criciúma. Nas últimas décadas, a inovação, que cresce mais a cada dia, chegou para contribuir com o desenvolvimento, não só da maior cidade do Sul catarinense, mas de toda a região. Agora, o Crio promete alavancar ainda mais o setor.

“Criciúma, com a tradição empreendedora e inovadora desde as primeiras indústrias até as atuais startups, é uma cidade propícia para o crescimento de ideias e talentos locais. O Centro de Inovação surge como um catalisador desse potencial, fornecendo um espaço físico para empresas, instituições de ensino, investidores e entusiastas da inovação se reúnam. O espaço moderno visa conexões, compartilhamento de conhecimento e colaboração para construir um futuro sustentável”, ressalta o prefeito Clésio Salvaro.

Interligado com todo o estado

O Crio integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação, iniciativa ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Esta agregará ainda mais para o desenvolvimento de Criciúma e região. Trata-se de um espaço esperado há anos pelo ecossistema regional, e que agora torna-se realidade com o apoio do Governo do Estado e a priorização pelo governador Jorginho Mello, será um marco para o fomento do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia local”, salienta o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

Além de fortalecer a Rede Catarinense de Centros de Inovação que já conta com 15 espaços como este pelo estado, conforme Fett, o CRIO será um ponto de encontro e de colaboração entre os quatro setores da sociedade. “Governo, academia, setor empresarial e sociedade civil, que juntos cocriam políticas públicas”, acrescenta.

O Centro de Inovação Criciúma será um espaço de produção, integração, compartilhamento e aplicação de conhecimento, tecnologia e inovação relevantes que visa desenvolver empresas, startups e empreendedores ao articular com os setores públicos e privados, além  das Instituições de Ensino Superior.

Fomentar a inovação, para o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, é uma forte bandeira defendida pela instituição. “Todos os esforços são recompensados agora, com a inauguração deste importante equipamento, que certamente marcará uma nova era na economia de Criciúma, consolidando a região como polo de desenvolvimento de tecnologia e inovação”, enfatiza.

Da luta, à realidade

O projeto do Centro de Inovação Criciúma foi foco de muitos de encontros de lideranças da região ao longo de mais de uma década, porém, a linha do tempo do processo de implantação e a participação da Unesc remonta ao dia 22 de março de 2019, quando uma reunião com o governo de Criciúma tratou da parceria  entre Unesc, prefeitura e Acic para tirá-lo do papel definitivamente.

Para isso, a Universidade concedeu o prédio do Complexo Nereu Guidi em benefício do desenvolvimento da região. Já a liberação de recursos ocorre em 13 de setembro do mesmo ano, em evento realizado no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade. A partir daí, uma comissão de implementação do Crio foi formada e desde então trabalha para o desfecho que será celebrado com a inauguração oficial do espaço.

O que faz um Centro de Inovação:

Desenvolvimento regional;

Desenvolve inovações por meio de negócios;

Oferece instalações, serviços e recursos compartilhados;

Promove cultura e conexão de inovação e empreendedorismo.

Continue Lendo

Geral

Google decide vetar os impulsionamentos durante a eleição deste ano

Publicado

em

O Google decidiu proibir o impulsionamento de propaganda eleitoral a partir de 1º de maio deste ano, em resposta à exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que as grandes empresas de tecnologia cumpram as regras estabelecidas para as eleições municipais de 2024.

A empresa teria que criar um painel para monitorar uma extensa lista de anúncios, uma tarefa viável com a tecnologia disponível. No entanto, devido ao risco de falhas no sistema, que poderiam resultar em punições do TSE, o Google optou por suspender a opção de impulsionamento de conteúdos de candidatos no Google Ads.

Para os conteúdos impulsionados, as empresas devem manter um repositório desses anúncios para acompanhar, em tempo real, o conteúdo, os valores, os responsáveis pelo pagamento e as características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada. Além disso, devem disponibilizar uma ferramenta de consulta acessível e fácil de usar, que permita realizar buscas avançadas nos dados do repositório.

“Para o Google, as eleições são importantes e, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para lançar novos produtos e serviços para apoiar candidatos e eleitores. Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, afirma a nota divulgada pelo Google.

Continue Lendo

Geral

Cocal do Sul adota estratégias e programa ação na praça para vacinação contra a gripe

No dia 11 de maio, as equipes estarão imunizando os grupos prioritários na Praça Coberta; também será feita vacinação nas escolas

Publicado

em

No dia 11 de maio, as equipes estarão imunizando os grupos prioritários na Praça Coberta; também será feita vacinação nas escolas

A Campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) iniciou no dia 25 de março e segue até o dia 31 de maio, em todo o país. O objetivo​ é reduzir a circulação do vírus e o número de pessoas hospitalizadas, além do risco de morte devido à gripe, já que o Influenza está relacionado a uma série de complicações, entre elas pneumonia e doenças cardíacas.

Dessa forma, o município de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, está adotando diferentes estratégias para ter um alcance maior da população que pertence aos grupos prioritários. Uma das medidas será uma ação de imunização contra a gripe que irá ocorrer na Praça Coberta, no dia 11 de maio. O público-alvo serão as crianças de seis meses a menores de cinco anos. As equipes estarão atendendo das 9h às 12h – basta levar a carteira de vacinação.

Vacinação nas escolas

As equipes da Secretaria de Saúde também irão nas escolas para realizar a vacina da gripe nas crianças. O horário será no fim do expediente, pois é necessário haver a presença dos pais. O objetivo é ampliar o acesso à vacinação, indo até as crianças que não estão em dia. Em algumas escolas, a imunização irá acontecer a partir das 16h, quando os pais forem buscar seus filhos, respeitando a rotina escolar. Em outras, será no sábado.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com