Conecte-se conosco

Geral

Alunos de Criciúma representarão o Estado em competição nacional

Publicado

em

Este final de semana será de muita expectativa e conhecimento para a equipe Carvoeiros Robots do SESI Escola de Criciúma. Os alunos participam de 16 a 18 de março, em Curitiba, da etapa nacional do torneio First Lego League (FLL). Uma competição que irá receber 85 equipes de todo o país que irão apresentar soluções para problemas encontrados no ciclo humano da água. No ano passado, a equipe de Criciúma garantiu a vaga para a etapa nacional ao ser considerada a terceira melhor na seletiva regional de Santa Catarina.

“Os alunos estão trabalhando no tema da temporada que é hidrodinâmica e estão estudando desde agosto de 2017 situações ligadas ao impacto da ação humana no ciclo da água”, explica o professor da disciplina de Educação Tecnológica do SESI de Criciúma, Cleber José Marinho Júnior. “Os alunos fizeram vários questionamentos sobre o consumo da água na própria escola, e, analisando a conta da água da instituição, perceberam que 80% do valor pago se refere aos gastos com a água nos banheiros (descargas e higienização das mãos)”, complementa o professor.

De acordo com Cleber, após as pesquisas, os alunos descobriram que é utilizado, em média, 5 a 6 litros de água a cada descarga e 1 litro de água toda vez que a torneira é acionada para a higienização das mãos. “Com este ‘problema’ e com a ajuda das famílias, nossos alunos criaram e implementaram um protótipo de um sistema de reuso e tratamento da água dos lavatórios, concluindo que a cada 5 a 6 lavagens de mãos, é possível economizar uma descarga”, comenta Cleber.

A água que é utilizada na lavagem das mãos passa por um filtro e por um sistema que foi desenvolvido e que faz a leitura da quantidade de água. “Foi implantado um controlador de volume de água que identifica com exatidão a quantidade de cloro que é inserido nessa água para o tratamento adequado. Após o tratamento, a água pode ser reutilizada nas descargas. A partir desta análise, nossos alunos perceberam que, apenas com o tratamento da água dos lavatórios, a conta paga pela escola pode ter uma redução de até 25%”, esclarece o professor.

Além da pesquisa, durante a competição nacional também serão avaliados a montagem de um robô com peças de lego que deverá cumprir missões relacionadas a temática do homem e da água. A força do trabalho em equipe também será avaliada.

“Estamos trabalhando muito, empolgados e orgulhosos de representar a região Sul do Estado na etapa nacional. É um momento de muita gratidão e de consolidação do trabalho desenvolvido em educação tecnológica no SESI Escola de Criciúma”, aponta Cleber.

Os classificados pela etapa nacional do torneio irão representar o Brasil na etapa mundial da competição.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criciúma arrecada donativos para famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Publicado

em

O Governo de Criciúma, por meio da Defesa Civil, Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação e Fundação Municipal de Esportes (FME), reunirá donativos para a população afetada pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29). As doações às famílias gaúchas poderão ser entregues no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi, no bairro Santa Bárbara, durante o sábado (4), das 8h às 20h, e no domingo (5), das 8h às 12h.

“Nosso espírito solidário, que carregamos conosco, é a generosidade. Em setembro do ano passado, Criciúma demonstrou toda essa generosidade, doando dezenas de toneladas de mantimentos para os nossos irmãos gaúchos. Agora, volto a fazer esse pedido. Cada doação fará grande diferença para as milhares de pessoas que necessitam nossa ajuda nesse momento difícil”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Tadeu Vassoler, os mantimentos mais solicitados pelo Governo do Rio Grande do Sul são: água (5 litros), material de limpeza (vassouras, água sanitária, detergente, desinfetante, sabão em pó, rodo, sabão, cloro), higiene pessoal (sabonete, absorvente, shampoo, pasta de dente) e fraldas. “Estamos solidarizados com os nossos vizinhos gaúchos, que perderam tudo em função das chuvas. Por isso, qualquer ajuda é bem-vinda. Após esse momento, todas as doações serão levadas para o Rio Grande do Sul, onde serão distribuídas em prol dos nossos irmãos necessitados”, explicou.

“Pedimos a colaboração de toda a população durante a ação. Pessoas fragilizadas se sentem mais fortes quando percebem que existem outras cuidando e olhando por elas. As milhares de famílias afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul contam com a nossa ajuda”, afirmou a secretária municipal da Assistência Social e Habitação, Dalva Donadel.

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira já causaram 32 mortes, sendo que 74 pessoas estão desaparecidas. Além disso, cerca de 24,2 mil pessoas estão fora de casa, sendo 7,1 mil em abrigos e 17 mil desalojadas. Diferente da enchente de 2023, que atingiram, principalmente, a região do Vale do Taquari, desta vez, os estragos causados pelas chuvas são percebidos em o território gaúcho.

Continue Lendo

Geral

Nossa Casa realiza pedágio solidário neste sábado

Publicado

em

A Nossa Casa realizará neste próximo sábado, dia 04 de maio mais uma edição do pedágio solidário. A ação ocorrerá das 08:30 até 12:30 nos principais semáforos de Criciúma. Os mais de 70 voluntários inscritos estarão arrecadando doações, que podem ser em dinheiro entregues no ponto de coleta ou através da chave pix, que é o CNPJ: 03.181.755/0001-28. O pix estará disponível nos panfletos divulgando a instituição que serão entregues na abordagem durante o pedágio.

Confira os semáforos que serão pontos de coleta do pedágio solidário.

  • Av. Centenário: “Praça da Chaminé “
  • Av. Centenário: Próximo ao Posto Barp, Bairro Pinheirinho.
  • Av. Centenário: Próximo à Praça da igreja do relógio: “Assembleia de Deus”.
  • Entre as Ruas Henrique Lage e Álvaro Catão. Próximo ao Nosso Posto
  • Entre a Av. Centenário e a rua Joaquim Nabuco. Próximo ao Hotel Centenário.
  • Em frente ao Hospital São José.

Por conta do mau tempo e das fortes chuvas na região sul, caso o tempo continue instável o pedágio será adiado para o dia 25 de maio. A instituição segue fazendo o monitoramento da previsão do tempo e avisará caso não haja possibilidade de realizar a ação amanhã.

O pedágio solidário faz parte de uma série de ações que a Nossa Casa realiza durante o ano e tem por objetivo arrecadar recursos a serem utilizados em melhorias e manutenções da instituição e nos cuidados com os 21 acolhidos que hoje ela atende. A meta para esta edição é de que sejam arrecadados R$ 15 mil em doações.

“A participação no pedágio é algo gratificante, ver o valor que conseguimos arrecadar e saber que nesta edição podemos conseguir ainda mais para ajudar na qualidade de vida de quem precisa nos motiva a ir no sol ou na chuva”, afirma Milena Fernandes, voluntária que já participou de outra edição e estará nos semáforos neste pedágio.

A Associação Beneficente Nossa Casa é serviço de acolhimento localizado em Criciúma que há 25 anos atua no cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Elas são encaminhadas para a entidade pela Vara da Infância ou pelo Conselho Tutelar e ficam na Nossa Casa até que seja decidido sobre a tutela do acolhido.

“Almejo será um bom pedágio, com um tempo bom e estável. Assim como das outras vezes, acredito que vamos um conseguir um valor bem significativo. Até porque também temos a chave pix sendo distribuída nos panfletos. Então que não tiver dinheiro em mãos, pode doar através do pix.

Continue Lendo

Geral

Unesc oferece formação em Gestão Pública EaD 

Publicado

em

A graduação em Gestão Pública desempenha papel importante na formação de profissionais capacitados para atuar na administração pública, promovendo uma gestão mais eficiente, transparente e voltada para atender às necessidades da sociedade. Pensando nisso e em consonância com o que o mercado necessita, a Unesc oferta, dentre outros cursos a distância, a graduação em Tecnologia em Gestão Pública. 

O curso capacita os estudantes no uso de ferramentas jurídico-administrativas direcionadas ao setor público, promovendo reflexões sobre a aplicação desses conhecimentos para aprimorar a qualidade das atividades administrativas.

Conforme a coordenadora da graduação, Michele Schneider, os profissionais formados em Gestão Pública desempenham papel importante na organização dos órgãos e entidades públicas, bem como nas relações com as organizações associadas, tornando-se agentes de mudança nos ambientes organizacionais em que atuam. 

“Eles são capacitados para identificar e implementar práticas eficientes de gestão, contribuindo assim para a melhoria contínua dos serviços públicos e o fortalecimento das instituições governamentais”, comentou Michele.

Segundo ela, o mercado é vasto e diversificado. “O estudante possui oportunidades de atuação em uma variedade de setores, incluindo órgãos públicos nos níveis federal, estadual e municipal, bem como na iniciativa privada e em organizações do terceiro setor, como as organizações não governamentais (ONGs)”, explicou Michele.

“Na iniciativa privada e nas ONGs, as possibilidades profissionais se ampliam, especialmente no que diz respeito à participação em processos de licitação pública. Essa experiência não apenas oferece oportunidades de carreira, mas também permite que os profissionais contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços públicos e das políticas sociais”, acrescenta Michele.

Sobre a graduação

A graduação em Gestão Pública da Unesc está alinhada com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o exercício da profissão, com valores inspiradores da sociedade democrática, responsabilidade social, justiça e ética, a base para ação pessoal e profissional.

O profissional irá atuar de forma criativa, eficiente e dinâmica, desenvolvendo atividades com base no conhecimento de leis, normas, procedimentos e padrões relacionados à gestão pública, que atendam às necessidades do público envolvido, seguindo os preceitos morais e éticos.

Diferenciais do curso

• O curso estimula a prática empreendedora, a autonomia, a proatividade e o senso crítico; 

• Oportunidade de estudos e reflexões sobre as melhores práticas gerenciais públicas; 

• Proposta interdisciplinar com experimentação em diversas áreas do conhecimento; 

• Oportunidades de participação em projetos de pesquisa e extensão comunitária; 

• Currículo alinhado com as necessidades do mercado. 

• Forte relação de teoria e prática. 

• Professores mestres e doutores com ampla experiência no mercado; 

• Material didático próprio, elaborados por professores da unesc

• Currículo alinhado à esfera pública; 

• Atividades que oportunizam reflexões sobre temas contemporâneos da gestão pública

Matrículas

As matrículas estão abertas e funcionam em fluxo contínuo, com entradas em fevereiro, maio, agosto e outubro. A próxima turma inicia em 13 de maio. Mais informações podem ser encontradas na página da Unesc e pelo telefone (48)3431-2782.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com