Blog Anderson de Jesus
Apoiadores recebem de Fáveri com festa em Cocal do Sul

Depois de 29 dias detido no presídio Santa Augusta, Fernando de Fáveri foi recebido com festa em Cocal do Sul. Apoiadores, amigos e familiares do prefeito, que está afastado de suas funções, chegaram a fechar a SC 108 para celebrar o retorno do político para a casa.
Acompanhado do advogado Marcos Rinaldo Fernandes ele fez um breve pronunciamento, ressaltou que viverá os 29 piores dias de sua vida e confirmou que chegou a pensar em suicídio.
Mesmo em liberdade Fernando terá que continuar distante do Governo de Cocal. Ele também não poderá acessar as dependências da prefeitura. Fernando também não terá como manter contato com testemunhas e denunciados envolvidos no processo. Fernando ainda não poderá sair dos limites da comarca por mais de três dias sem autorização da justiça. O prefeito afastado deverá comparecer a todos os atos processuais e manter endereço atualizado.
A operação do Gaeco
Na manhã do dia 19 de junho, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e o Grupo Especial Anticorrupção (Geac), com o apoio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina, lançaram a segunda fase da operação “Fundraising”.
Essa operação visa desarticular uma possível organização criminosa, liderada por um grupo empresarial, suspeito de cometer ilícitos contra a Administração Pública. Entre os crimes investigados estão o desvio de recursos públicos e fraudes em licitações, além de tentativas de recrutar agentes públicos e particulares para obter ganhos ilícitos, causando prejuízos ao patrimônio público.
Segundo a investigação, o grupo criminoso estaria manipulando processos licitatórios em vários municípios do Estado.

Blog Anderson de Jesus
Eleição histórica na Unesc: Luciane Ceretta é reeleita reitora com Gisele Lopes de vice

A eleição para a reitoria da Unesc mobilizou um grande número de eleitores nesta terça-feira (11), resultando na reeleição de Luciane Bisognin Ceretta para um terceiro mandato. Pela primeira vez na história da Universidade, a gestão será formada por uma chapa 100% feminina, com Gisele Silveira Coelho Lopes assumindo como vice-reitora. A posse da nova gestão, que comandará a instituição de 2025 a 2029, está marcada para 30 de junho.
Votação expressiva reforça aprovação da reitora
Luciane e Gisele receberam 11.228 votos, um crescimento de 30% em relação à última eleição, mantendo o índice de 97% de aprovação. Para a reitora, o resultado demonstra o reconhecimento da comunidade acadêmica ao trabalho desenvolvido.
“Receber essa expressiva votação e a confiança da nossa comunidade acadêmica é uma grande honra e responsabilidade. O resultado reflete nosso compromisso com a excelência no ensino, inclusão e desenvolvimento regional. Junto com a professora Gisele, seguiremos firmes no propósito de transformar vidas por meio do conhecimento”, destacou Luciane.
Compromissos da nova gestão
Durante a campanha, Luciane e Gisele reafirmaram compromissos voltados à valorização da comunidade acadêmica e ao fortalecimento da Unesc. Entre as principais propostas estão:
- Valorização e cuidado com as pessoas
- Sustentabilidade institucional
- Acesso e permanência estudantil
- Excelência em Pesquisa e Extensão
- Compromisso com o desenvolvimento regional
- Expansão da Universidade e novos cursos
A vice-reitora eleita também destacou a importância da continuidade dos projetos. “Ser eleita vice-reitora da Unesc ao lado da professora Luciane é uma honra e um grande compromisso. O resultado reforça que estamos no caminho certo para impulsionar a Universidade como uma instituição inclusiva, inovadora e conectada com a sociedade”, afirmou Gisele Lopes.
Unesc e a eleição democrática
A Unesc é uma das poucas universidades brasileiras onde estudantes, professores e colaboradores possuem o mesmo peso na escolha da reitoria, fortalecendo a democracia interna da Instituição. A eleição ocorreu de forma híbrida, com uma chapa única, e contou com a participação de estudantes matriculados, professores e técnicos administrativos.
Conheça as líderes da Unesc
Prof.ª Dra. Luciane Bisognin Ceretta
- Reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
- Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)
- Conselheira Estadual e Nacional de Educação
- Doutora em Ciências da Saúde
- Professora universitária há 30 anos
Prof.ª Dra. Gisele Silveira Coelho Lopes
- Doutora em Administração
- Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc
- Diretora Executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic)
- Professora universitária há 21 anos

Blog Anderson de Jesus
Depois de décadas, é dada largada para sede própria do Legislativo de Criciúma

A segunda-feira foi histórica. depois de uma longa espera a tão sonhada obra da Câmara começou a sair do papel. O novo espaço ocupará cerca de 6.700 metros quadrados, ficando localizado próximo ao ginásio e ao centro de eventos. A área construída será de 4.000 metros quadrados, abrigando plenário, plenarinho, auditório, setor administrativo, 21 gabinetes, salas para comissões, uma praça interna e estacionamento coberto. O investimento total, após a licitação, foi de R$14 milhões.
“Momento histórico para a política da cidade. No ano que completamos um século de independência vamos dar um passo para a ter a sede própria. Vamos parar de pagar aluguel e ofertar para a comunidade um atendimento muito melhor”, ressalta Márcio Daros. O pontapé de ontem também foi comemorado por ex presidentes. “Lutamos muito por isso e estava mais do que na hora de sair do papel”, ressaltou Clóvis Marcelino, que nos anos 2000 já falava do assunto. “Fiz o projeto, na época não deu certo, mas agora está finalmente começando e me sinto também parte disso”, destaca Serginho Pacheco, presidente em 2005

Blog Anderson de Jesus
Rotativo: Política pública em prol da mobilidade e da economia

Prefeito Vagner Espíndola reafirmou nesta sexta-feira que o Estacionamento Rotativo será ampliado em Criciúma e a cobrança passa a valer no dia 17. O assunto tem gerado polêmica nos bairros Comerciário, São Luiz e Pio Corrêa, que serão os beneficiados. A questão é que a expansão está em contrato e nesse ponto não há o que discutir. É preciso ressaltar também que o estacionamento, ainda que sob o esperneio de alguns, é fundamental para a mobilidade da cidade. ele ajuda o comércio, ajuda quem se desloca para Criciúma. O rotativo é um ganho para a cidade e lutar contra ele é injustificável.
Essa iniciativa configura-se como uma política pública afirmativa voltada para a mobilidade urbana, promovendo impactos positivos na organização do trânsito e na sustentabilidade. Além de contribuir para a melhoria da fluidez viária, a medida fortalece a ocupação democrática dos espaços públicos e gera benefícios econômicos, impulsionando o comércio e os prestadores de serviços.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades