Geral
Assembleia de Deus de Criciúma celebra 85 anos com lançamento de livro
A Assembleia de Deus de Criciúma (ADC) celebra 85 anos de atuação em 2025. Para celebrar a data, uma série de atividades são organizadas e, entre elas, está o lançamento do livro “ADC 85 anos: Uma história escrita por Deus”, que resgata a trajetória da igreja desde sua fundação. O lançamento ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, no templo sede da denominação, conhecido como “Igreja do Relógio”, situado na praça Maria Silva Rodrigues.
A obra escrita pelo pastor Adriano Sebben, vice-presidente da Assembleia de Deus de Criciúma, foi produzida ao longo de dois anos de pesquisa e colaboração de dezenas de pessoas engajadas em reunir registros históricos da instituição que conta com cerca de 13 mil membros, o que a torna a maior denominação evangélica da região.
E livro busca relatar fatos e registrar a contribuição da igreja para a formação da cidade criciumense. “A Assembleia de Deus em Criciúma é muito mais do que uma instituição religiosa. Ela é parte viva da história da cidade. Desde sua fundação, a igreja tem exercido um papel fundamental na formação espiritual, moral e social da comunidade criciumense”, afirma Sebben que destaca a dimensão social e comunitária da instituição: “Com presença ativa nos bairros, nas escolas, nas ruas e nas famílias, a Assembleia de Deus ajudou a moldar valores como solidariedade, honestidade, temor a Deus e serviço ao próximo”, conclui.
A programação comemorativa e o lançamento da obra acontecem no templo sede da Assembleia de Deus, em dois cultos realizados no sábado, dia 8, às 18h30 e no domingo, dia 9, às 18h, na sede da Igreja Assembleia de Deus de Criciúma. O evento terá entrada franca e os livros podem ser adquiridos no local ou em qualquer uma das 70 congregações da AD espalhadas pela cidade ou na Distribuidora Shekinah clicando aqui (https://www.shekinahdistribuidora.com.br/uma-historia-escrita-por-deus-historia-dos-85-anos-das-assembleia-de-deus-em-criciuma-em-capa-dura/?ref=FER39982) com entrega para todo o Brasil.
Texto: Fernando Shock
Fotos: Divulgação \ AD Criciúma

Geral
Criciúma remove 800 quilos de cabos obsoletos no Centro e totaliza mais de 3 toneladas retiradas
A quinta fase da Operação Limpa Fios foi concluída nesta quarta-feira (5) e resultou na retirada de 800 quilos de cabos e fios obsoletos da região central de Criciúma. A ação, uma parceria do Governo Municipal com a Celesc e empresas de telecomunicação, concentrou-se na Rua Joaquim Nabuco.
Com esta fase, a operação já soma mais de 3,2 toneladas de material inativo e irregular removido dos postes de energia elétrica, visando tornar a cidade mais limpa e organizada.
Lei Federal e Parceria com Empresas
O diretor de Iluminação Pública e Monitoramento, Celsinho Menezes, explicou que a ação é feita em parceria com as próprias empresas, que fornecem as equipes coordenadas para o trabalho.
“Nessa quinta fase, cerca de 20 postes tiveram a remoção desses materiais, totalizando mais de 3,2 toneladas desde o início da operação. A coleta é feita com cuidado e de forma adequada, tendo em vista que os fios não são recicláveis”, explicou Menezes.
A legislação federal (Resolução Conjunta nº 4/2014, da Aneel e Anatel) determina que a responsabilidade pela manutenção e remoção dos cabos de telefonia e internet nos postes é das próprias empresas de telecomunicações. A prefeitura atua para garantir o cumprimento dessa obrigação.

Geral
Estudo técnico e jurídico define retorno de cobrança do estacionamento rotativo
O Governo de Criciúma publicou o Decreto nº 2.235/2025, que determina o retorno da cobrança do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago – Criciúma Rotativo em dez das 15 ruas que estavam com a tarifa suspensa desde julho, após acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
O decreto foi emitido após análise conjunta entre a Procuradoria e o Departamento de Trânsito e Transporte (DTT), baseado em um estudo técnico detalhado sobre o perfil das vias. O levantamento concluiu que apenas cinco ruas apresentam predominância residencial, motivo pelo qual a cobrança permanecerá suspensa.
Segundo o procurador-geral do Município, Dr. José Pinheiro Neto, a decisão foi fundamentada em critérios técnicos e legais, garantindo transparência e equilíbrio entre o interesse público e a política de mobilidade urbana.
“O município intensificará as ações de divulgação das informações sobre o retorno da cobrança. A decisão de remover a tarifa nessas cinco ruas se baseia em dados objetivos e na interpretação da legislação, respeitando o perfil predominantemente residencial dessas vias e assegurando o cumprimento do acordo firmado com o Ministério Público”, afirmou o procurador.
Estudo técnico identifica perfil residencial em apenas cinco vias
O parecer técnico final da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), datado de 24 de outubro de 2025, foi determinante para a decisão. O documento analisou o índice de ocupação comercial e de serviços de cada via, por meio do parâmetro Percentil de Ocupação da Face de Quadra por Atividades de Comércio e/ou Serviço (POC-CS).
De acordo com o diretor da DTT, Vinícius Ribeiro, as ruas Pedro Rodrigues Lopes, Arlindo Guidi, Guerra Junqueira, Gonçalves Dias e Dr. Henrique Chenaud apresentaram POC-CS igual ou inferior a 20%, sendo, portanto, classificadas como predominantemente residenciais.
“Esses índices demonstram que a cobrança não se justifica nessas vias, uma vez que o rotativo tem como objetivo atender áreas de comércio e serviços com alta demanda por vagas. Já nas demais, a manutenção da cobrança é necessária para garantir a rotatividade de veículos e o bom funcionamento da mobilidade urbana”, explicou Ribeiro.
A partir de 1º de dezembro, a cobrança será restabelecida em 10 vias que permanecem enquadradas nos critérios técnicos e legais para a aplicação do estacionamento rotativo. O retorno do sistema também inclui ações de orientação à população e sinalização das áreas.
“A retomada da cobrança nas vias decorre do cumprimento do Termo de Acordo Judicial apresentado ao MPSC. O objetivo é restabelecer a política de mobilidade urbana, garantir a rotatividade de veículos e fomentar a atividade econômica nas regiões com maior fluxo de comércio e serviços”, destacou o procurador.
O diretor da DTT reforçou que o monitoramento do sistema continuará sendo realizado de forma periódica, assegurando eficiência e transparência.
“Um sistema rotativo eficaz contribui diretamente para a fluidez do trânsito, reduzindo o tempo de procura por vagas e evitando o estacionamento de longa permanência. Isso traz benefícios tanto à mobilidade urbana quanto ao comércio local”, complementou.
Ruas com cobrança suspensa
A cobrança do Criciúma Rotativo será suprimida nas seguintes vias públicas:
• Rua Dr. Henrique Chenaud
• Rua Pedro Rodrigues Lopes
• Rua Guerra Junqueira
• Rua Gonçalves Dias
• Rua Arlindo Guidi
Ruas com cobrança retomada a partir de 1º de dezembro
A cobrança da tarifa será retomada nas seguintes vias:
• Rua Artur Souza
• Rua Cecília Darós Casagrande
• Rua Constante Casagrande
• Rua Leone Perassole
• Rua Treze de Maio
• Rua Mário de Andrade
• Rua São Marcelino Champagnat
• Rua Coelho Neto
• Rua Ézio Lima
• Rua Vidal Ramos

Geral
Mais de 800 quilos de cabos são retirados da região central de Criciúma
A quinta fase da Operação Limpa Fios, concluída nesta quarta-feira (5), resultou na retirada de 800 quilos de fios obsoletos na região central de Criciúma. O percurso contemplado foi a rua Joaquim Nabuco, com início no cruzamento da avenida Santos Dumont até a esquina com a rua Doutor José de Patta. A ação é uma iniciativa contínua do Governo Municipal, por meio da Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento e da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), em parceria com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e empresas de telefonia e internet.
A ação visa à remoção de fios inativos, irregulares ou obsoletos dos postes de energia elétrica, com objetivo de tornar a cidade mais limpa, organizada e com menos fios amontoados. Segundo o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento, Celsinho Menezes, a ação é uma parceria entre a Administração Municipal e as próprias empresas, que enviam carros e equipes coordenadas para a remoção dos fios.
“Nessa quinta fase, cerca de 20 postes tiveram a remoção desses materiais, totalizando mais de 3,2 toneladas desde o início da operação. A coleta é feita com cuidado e de forma adequada, tendo em vista que os fios não são recicláveis”, explicou Celsinho.
Lei federal exige remoção dos fios pelas operadoras
A Resolução Conjunta nº 4, de 16 de dezembro de 2014, firmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estabelece as regras de compartilhamento de infraestrutura entre concessionárias e empresas de telecomunicações. Isso determina que a responsabilidade pela manutenção e remoção dos cabos de telefonia e internet nos postes é das próprias empresas.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades





















