Conecte-se conosco

Geral

Assinada ordem de serviço para Unidade de saúde da Vila Zuleima

Publicado

em

O prefeito Clésio Salvaro assinou neste sábado (14) a ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Zuleima, em Criciúma. A nova unidade será construída na rua Antônio de Oliveira, medindo 352,42m². O investimento de R$ 489.625,77 é do Governo Federal através do Ministério da Saúde. A previsão para o início das obras é início de maio.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu durante a entrega de uniformes escolares na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Tancredo de Almeida Neves. Seguindo o cronograma de visitar todas as 71 instituições da rede municipal de ensino, a Administração Municipal entregou 210 kits contendo duas camisetas, uma calça e uma bermuda aos estudantes.

Ao todo, a prefeitura espera beneficiar cerca de 19 mil estudantes da rede municipal, totalizando mais de 80 mil peças de roupa com um investimento próprio de R$ 1,1 milhão. O vice-prefeito, Ricardo Fabris, a deputada federal Geovânia de Sá, o deputado estadual Dóia Guglielmi, os vereadores Dr. Alisson Pires e Geovana Zanette, bem como a secretária de Educação, Roseli de Lucca, e a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

“Esse dia é de uma importância sem tamanho. Já era uma reivindicação antiga, por isso, é uma conquista essa nova unidade de saúde para o bairro Vila Zuleima. Além disso, hoje também é dia de receber os novos uniformes que irão proporcionar segurança, dignidade e respeito às crianças dessa comunidade. É uma forma de dizer que todos são iguais”, comentou a deputada federal Geovânia de Sá.

De acordo com o prefeito Clésio Salvaro, já foi possível realizar reforma e ampliação da escola e tornar a educação em tempo integral. “Agora trazemos mais uma conquista para essa comunidade. A Vila Zuleima é um bairro tão importante quanto qualquer outro da cidade, assim como as crianças que aqui estudam. É por isso que merecem nosso melhor. Poderíamos usar esse dinheiro para pavimentar ruas, mas garantia de futuro certo é investir na educação”, concluiu o prefeito.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criciúma intensifica cronograma de limpeza de rios e bocas de lobo

Publicado

em



A Prefeitura de Criciúma segue intensificando, ao longo desta semana, as frentes de trabalho voltadas à limpeza de rios e manutenção da rede de drenagem urbana. As ações integram um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e a Defesa Civil de Criciúma, focado na mitigação de riscos decorrentes das fortes chuvas e das previsões atreladas ao fenômeno El Niño. Mobilizadas em três frentes diárias de atuação, as equipes já atenderam oito bairros em diferentes regiões da cidade.

“Nossas equipes estão coordenadas para minimizar os impactos das ações climáticas previstas. Desde o ano passado, intensificamos a atuação preventiva nos rios e no sistema de drenagem para minimizar riscos, proteger a nossa população e garantir a trafegabilidade e a segurança em todas as regiões de Criciúma”, ressalta o prefeito Vagner Espindola.

Nesta semana, a manutenção de bocas de lobo concentrou-se nos bairros Centro, Universitário, Rio Maina, Boa Vista e Monte Castelo. Paralelamente, os trabalhos de desassoreamento e limpeza de rios — executados com o auxílio de escavadeiras de braço longo — avançaram pelas comunidades do Wosocris, Rio Maina e Loteamento Anthurium, com a remoção de sedimentos e materiais acumulados no leito e nas margens dos cursos d’água.

“Na semana passada, foi realizada a limpeza do curso d’água no bairro Santa Luzia. Mesmo com as fortes chuvas registradas nos últimos dias, o trabalho preventivo se mostrou eficiente na contenção de cheias naquela localidade”, destaca o vice-prefeito, Salésio Lima.

Cronograma contínuo e conscientização

As equipes mantêm um fluxo contínuo de trabalho, resultando na desobstrução de 50 a 60 bocas de lobo por dia. A programação é adaptada conforme o surgimento de novas demandas e as condições meteorológicas identificadas em campo.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, João Paulo Casagrande, apesar do avanço das operações, o acúmulo inadequado de resíduos em vias públicas permanece como um dos principais obstáculos para o escoamento pleno das águas pluviais.

“Identificamos, nesta semana, em parceria com a Defesa Civil, alguns pontos críticos nos bairros Primeira Linha e Boa Vista. Avançamos com o cronograma e com o mapeamento estratégico. Porém, precisamos da colaboração de todos para evitar o descarte irregular de lixo nas ruas e a consequente obstrução das bocas de lobo identificadas em alguns locais”, afirma.

Continue Lendo

Geral

Últimas vagas para o segundo semestre nos Cursos Técnicos Noturnos da SATC

Publicado

em

Quem busca uma qualificação profissional com rápida inserção no mercado de trabalho ainda tem tempo para garantir uma vaga nos Cursos Técnicos Noturnos do Colégio SATC. As matrículas seguem abertas até sexta-feira (24), oferecendo oportunidades de formação em áreas com alta demanda por profissionais qualificados.

As vagas estão disponíveis para os cursos presenciais de Mecânica, Eletromecânica, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica e Projetos Mecânicos, novidade desta edição no período noturno. A instituição também oferece as opções de Eletrotécnica e Eletromecânica na modalidade de Ensino a Distância (EAD). As aulas iniciam no dia 3 de agosto.

Com duração de dois anos, divididos em quatro fases e estágio curricular, os cursos unem conhecimento teórico e atividades práticas em laboratórios modernos, preparando os estudantes para atuar diretamente na indústria.

Para o coordenador dos Cursos Técnicos do Colégio SATC, Adelor Felipe da Costa, a formação representa uma oportunidade concreta para quem deseja ingressar ou crescer no mercado de trabalho.

“Os cursos técnicos do período noturno oferecem uma formação completa. Muitos estudantes chegam sem experiência na área, mas, ao longo do curso desenvolvem conhecimentos técnicos, participam de atividades práticas e constroem uma base sólida para atuar profissionalmente. Grande parte dos alunos consegue ingressar no mercado de trabalho ainda durante o curso, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula no dia a dia das empresas”, destaca o coordenador.

Além da qualificação técnica, um dos diferenciais da SATC é a forte conexão com a indústria, fator que contribui para os elevados índices de empregabilidade dos alunos. Entre os destaques deste semestre está o retorno do curso de Projetos Mecânicos no período noturno, desenvolvido para atender à crescente demanda das empresas por profissionais especializados em desenho técnico, metrologia, processos de fabricação e ferramentas CAD.

Outro diferencial durante o período de matrículas é a possibilidade de realizar uma visita guiada com o coordenador dos cursos. Durante o encontro, os interessados conhecem a estrutura da instituição, visitam os laboratórios, esclarecem dúvidas sobre a matriz curricular e recebem orientações sobre as oportunidades de atuação profissional em cada área.

As inscrições podem ser feitas pelo site da SATC ou presencialmente no Núcleo de Atendimento Integrado (NIA). Quem realizar a matrícula até o dia 24 de julho garante 25% de desconto durante todo o curso, conforme disponibilidade de vagas.

Continue Lendo

Geral

Siderópolis investe na formação continuada de professores e recursos para incentivo à leitura

Publicado

em

Com o compromisso de investir na formação continuada dos profissionais da educação, a Secretaria Municipal de Educação de Siderópolis iniciou nesta terça-feira, dia 22, a Formação Pedagógica 2026. 

O momento de aprendizado e reflexão, reúne professores e auxiliares de ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em uma programação voltada ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e ao fortalecimento da qualidade do ensino. O encontro foi dividido em três partes, ocorrendo também nos dias 23 e 24 de julho. 

Educação Infantil

Nesta terça, a programação da Educação Infantil está sendo realizada no Centro de Eventos São Luiz Orione, com a formação em Contação de Histórias, intitulada “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, ministrada pela professora e contadora de histórias Ana Maria Manaus Teixeira.

No primeiro dia é destacado a importância da literatura infantil e da contação de histórias como ferramentas para o desenvolvimento da imaginação, da linguagem e da aprendizagem das crianças. 

Além dos estudos e reflexões sobre o tema, os participantes também vivenciarão uma oficina prática, com técnicas, estratégias e recursos que poderão ser aplicados no cotidiano escolar, tornando as experiências com a leitura ainda mais significativas.

Escolas serão contempladas com caixas de contação de histórias

As nove escolas da Rede Municipal de Ensino de Siderópolis serão contempladas com caixas de contação de histórias, um recurso pedagógico que tornará as atividades ainda mais lúdicas e envolventes. Cada kit é composto por avental, luva, livros e caixa de som, oferecendo aos professores diferentes ferramentas para estimular a imaginação, a criatividade e o interesse dos estudantes pela leitura. 

Seguindo a programação

Nesta quarta-feira, dia 23, também no Centro de Eventos São Luiz Orione, os profissionais participarão da formação sobre BNCC Computação, conduzida pela formadora Juliana Domit, abordando os princípios da computação previstos na Base Nacional Comum Curricular e suas possibilidades de aplicação no cotidiano escolar.

Encerrando a programação da Educação Infantil, no dia 24 de julho, na Câmara de Vereadores, a formadora Luciana Melo Corrêa conduzirá estudos sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) e o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), reforçando o compromisso da rede municipal com uma educação inclusiva e de qualidade.

Ensino Fundamental 

Já os profissionais do Ensino Fundamental participarão de uma programação específica. Nesta terça, na Câmara de Vereadores, é realizada a formação sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI)  e o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), com Luciana Melo Corrêa.

Amanhã, no Centro de Eventos São Luiz Orione, acontece a formação sobre BNCC Computação, ministrada por Juliana Domit. A programação será concluída no dia 24 de julho, também no Centro de Eventos São Luiz Orione, com orientações metodológicas sobre a BNCC Computação, contemplando, no período matutino, os anos finais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, no período vespertino, os anos iniciais.

Para o secretário municipal de Educação, Méricles Rossa, o Meck, a formação continuada é um dos pilares para o fortalecimento da educação no município. “Educar é um processo que exige aprendizado constante. Quando investimos na formação dos nossos professores e auxiliares de ensino, estamos investindo diretamente no futuro dos nossos estudantes. Queremos que cada profissional volte para sua escola inspirado, com novos conhecimentos e novas estratégias para transformar a aprendizagem. Nosso compromisso é seguir valorizando quem faz a educação acontecer todos os dias e construir, juntos, uma rede de ensino cada vez mais forte, inovadora e acolhedora”, enfatizou. 

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Siderópolis com a valorização dos profissionais da educação, promovendo momentos de estudo, reflexão, troca de experiências e atualização pedagógica, sempre com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes e no fortalecimento da educação pública municipal.

Continue Lendo

Mais vistos