Blog Anderson de Jesus
Bolsonaro depõe no STF e nega participação em plano golpista

O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento nesta terça-feira (10) ao ministro Alexandre de Moraes, no âmbito da ação penal sobre a trama golpista investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro é um dos oito réus do núcleo principal da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que aponta uma tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a PGR, Bolsonaro tinha conhecimento da chamada minuta do golpe, documento que sugeria medidas como estado de sítio e a prisão de ministros do STF. A acusação é reforçada por delações, incluindo a do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.
Principais pontos do depoimento
Plano de golpe
Bolsonaro negou qualquer intenção golpista durante seu governo. “Golpe é abominável. O golpe até seria fácil começar. O afterday é imprevisível e danoso para todo mundo”, disse. Ele afirmou que nunca cogitou ações inconstitucionais para impedir a posse de Lula.
Minuta do golpe
O ex-presidente refutou a existência de qualquer envolvimento com o documento citado por Mauro Cid. Disse que não houve edição ou sugestões de alterações e que sempre agiu dentro da Constituição.
Tropas da Marinha
Questionado sobre a suposta disposição do então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, em colocar tropas à disposição para ações golpistas, Bolsonaro negou. “Não existia clima, oportunidade nem base sólida para qualquer coisa”, afirmou.
Acusações contra o STF
Sobre declarações nas quais acusava ministros do STF de envolvimento em fraudes, Bolsonaro pediu desculpas. “Não tinha essa intenção de acusar qualquer desvio de conduta. Me desculpe”, disse.
Urnas eletrônicas
O ex-presidente defendeu novamente o voto impresso, mas alegou que nunca agiu fora da legalidade. Disse que não pressionou o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, a elaborar relatórios que levantassem suspeitas sobre as urnas.
Voz de prisão
Bolsonaro também negou ter recebido ameaça de prisão do então comandante do Exército, Freire Gomes, durante reunião com os chefes das Forças Armadas. A negativa contradiz depoimento do ex-comandante da Aeronáutica, Baptista Júnior, que disse ter presenciado o episódio.
A investigação prossegue no STF, com base em provas reunidas pela Polícia Federal, incluindo mensagens, depoimentos e documentos que detalham as articulações do núcleo mais próximo do ex-presidente.

Blog Anderson de Jesus
STF determina tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar para Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe a usar tornozeleira eletrônica e cumpra recolhimento domiciliar noturno e nos finais de semana. A decisão integra um conjunto de medidas cautelares autorizadas no âmbito de uma operação da Polícia Federal (PF), com aval da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Bolsonaro é investigado por supostos crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataque à soberania nacional. Além da tornozeleira e do recolhimento, o ex-presidente está proibido de manter contato com diplomatas e embaixadores, inclusive de se aproximar de embaixadas. Também não poderá se comunicar com outros investigados nem acessar redes sociais.

Blog Anderson de Jesus
Benedet assume executiva provisória e MDB de Criciúma busca renascimento

O MDB de Criciúma iniciou nesta terça-feira (15) um novo ciclo em sua trajetória política. A legenda que já foi considerada o maior partido político da cidade tenta se reerguer. E essa missão ficará a cargo do ex-deputado Ronaldo Benedet. Ele foi nomeado pelo diretório estadual como presidente interino da comissão provisória do partido no município e já começou a se reunir com líderes comunitários, suplentes de vereador, ex-prefeitos e filiados, dando início ao processo de reconstrução e reorganização da sigla.
Benedet assume a missão de fortalecer o diálogo com as bases, ouvir as demandas da comunidade e preparar o partido para os novos desafios políticos. O objetivo é construir candidaturas competitivas e apresentar um novo projeto político regional, com foco no fortalecimento institucional e na participação popular.
— Estamos iniciando um novo ciclo com diálogo, união e trabalho. Queremos reconstruir o MDB de Criciúma com liderança comprometida com o futuro da cidade, reabrindo espaços para debate e construção de políticas públicas que tragam benefícios concretos à população — afirmou Ronaldo Benedet.
As reuniões seguirão ao longo das próximas semanas com o intuito de ampliar a participação interna e estruturar uma nova proposta para o partido em Criciúma.
Comissão provisória
A nova executiva provisória do MDB de Criciúma é composta por:
- Ronaldo Benedet (presidente interino e ex-deputado federal)
- Eduardo Pinho Moreira (ex-governador)
- Luiz Fernando Cardoso – Vampiro (deputado federal)
- Paulo Meller (ex-prefeito)
- Júlio César Remor
- Marcos Machado (vereador)
- Arlei Brunelli

Blog Anderson de Jesus
Segurança no interior volta para pauta do legislativo de Içara

Vereador Valdelir Darolt disse ontem, durante entrevista na Cidade em Dia, que a insegurança está voltando a preocupar os moradores do interior de Içara. Um dos principais temores é com o abigeato, o tradicional roubo de gado. “Neste final de semana um agricultor teve um prejuízo de R$ 20 mil, devido ao furto de seus animais Essa é a terceira ocorrência contra sua propriedade, as autoridades precisam fazer alguma coisa para coibir a ação dos criminosos”.
Para tentar amenizar o problema o vereador pretende mobilizar os demais parlamentares, prefeita e autoridades de segurança. “É preciso reforço do policiamento nas regiões rurais, a Via Rápida também é muito utilizada para a fuga desses bandidos, necessitando da instalação de câmeras de vigilância eletrônica. Temos várias rotas de fuga e agora a Via Rápida se tornou mais uma opção para quem comete delitos. Então algo precisa ser feito”.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades