Polícia
Câmara de Morro da Fumaça: Polícia Civil indicia cinco servidores por peculato

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Morro da Fumaça, concluiu o inquérito policial que apurava irregularidades na Câmara Municipal. O resultado foi o indiciamento de cinco servidores públicos pelo crime de peculato (desvio de dinheiro público).
As investigações tiveram início após a constatação de alterações em texto legal e resolução administrativa que teriam gerado vantagens financeiras indevidas e redução irregular de carga horária para alguns servidores.
Durante o inquérito, a Polícia Civil colheu depoimentos e laudos periciais que confirmaram a existência de adulterações nos textos, feitas em desacordo com os trâmites formais.
Prisão Preventiva e Próximos Passos
A complexidade do caso exigiu uma análise minuciosa de documentos e sistemas eletrônicos, resultando na decretação da prisão preventiva de um dos servidores indiciados, que permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil destacou o rigor técnico e o profissionalismo da equipe na condução do procedimento. O relatório final do inquérito será agora encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para as providências cabíveis.
A instituição reforçou que o combate à corrupção e às irregularidades administrativas é uma prioridade, visando a proteção do patrimônio público.

Polícia
Operação “Exame Final”: Polícia Civil cumpre mandados em escola pública de Araranguá

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), deflagrou ao amanhecer desta sexta-feira (10) a Operação “Exame Final” em Araranguá. O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão em uma escola pública estadual do município.
Segundo a delegada Eliane Chaves, que coordena a DPCAMI de Araranguá, estão sendo cumpridos seis mandados emitidos pela Justiça.
Investigação mira docentes e alunos por crimes do ECA
Os alvos da operação são docentes (professores e educadores) e discentes (adolescentes). O inquérito policial investiga crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como:
- Produção, registro e compartilhamento de cenas de sexo explícito ou pornográficas envolvendo crianças e adolescentes (Arts. 240, 241-A e 241-B).
- Venda, fornecimento ou entrega de bebida alcoólica ou outros produtos que causem dependência a menores (Art. 243).
A ação conta com uma equipe de 20 policiais civis da 19ª DRP, além de Peritos Criminais da Polícia Científica para a perícia técnica.
A Polícia Civil informou que novas informações serão divulgadas no final do dia, após a conclusão da operação.
“São quatro adolescentes e duas professoras que são alvo desta operação. Recolhemos dispositivos eletrônico para confirmar ou não a denúncia de compartilhamento destas imagens. Ainda vamos colher também o depoimento dos citados e também dos responsáveis pela unidade escolar”, explicou a delegada Eliane Chaves, responsável pela Dpcami de Araranguá

Polícia
Operação da Polícia Civil mira o tráfico e prende quatro em Criciúma e Siderópolis

A Delegacia de Combate às Drogas (DECOD), ligada ao DIC de Criciúma, deflagrou uma operação policial na manhã desta quarta-feira (8) para combater o tráfico de entorpecentes na região Sul do Estado.
A ação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e quatro prisões temporárias, expedidas pela Justiça. As diligências ocorreram nos bairros Linha Anta e Mina do Toco, em Criciúma, e também no município de Siderópolis.
A operação é resultado de uma investigação iniciada em janeiro, após a apreensão de grande quantidade de drogas no bairro Mina do Toco, quando um dos suspeitos conseguiu fugir. O trabalho da DECOD culminou na identificação dos demais integrantes do grupo criminoso.
Drogas Apreendidas
Durante o cumprimento dos mandados nesta manhã, a Polícia Civil apreendeu:
- Maconha
- Cocaína
- Skank
- Ecstasy
- Balanças de precisão e outros materiais ligados à comercialização.
Os presos responderão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. A operação contou com o apoio de diversas delegacias de Criciúma, além do SAER (Serviço Aeropolicial) e do NOC (Núcleo de Operações com Cães) da Polícia Civil.

Polícia
Bebê de seis meses morre após engasgar em Criciúma

Um bebê de seis meses morreu após ser levado à Unidade de Saúde do bairro Mina do Mato, em Criciúma, na tarde desta terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o lactente foi encontrado sobre uma maca, em decúbito dorsal, sem sinais vitais.
A equipe médica da unidade já havia iniciado as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), que foram assumidas pelos bombeiros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As tentativas de reanimação foram realizadas em conjunto por cerca de 45 minutos, mas, infelizmente, o bebê não resistiu.
De acordo com informações repassadas pela equipe da unidade de saúde, a criança chegou ao local já em parada cardiorrespiratória, com ausência total de sinais vitais. A suspeita é de que o caso tenha sido provocado por obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) — situação popularmente conhecida como engasgo.
Após a confirmação do óbito pela médica do SAMU, o corpo permaneceu sob os cuidados da Unidade de Saúde e dos familiares.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia6 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades