Geral
Cápsula do tempo será fechada nas comemorações do Bicentenário da Independência
Guardar as lembranças do passado, mas também pensar como será o futuro do município, do Brasil e do mundo após dez anos, é a finalidade do fechamento de uma cápsula do tempo nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil nesta quarta-feira (7). A cápsula ficará ao lado do Monumento do Bicentenário da Independência do Brasil, no Parque Astronômico, localizado no Morro Cechinel, e contará com a participação de 150 estudantes da rede municipal de ensino. O objeto que será fechado com cartas dos estudantes dos Clubes de Astronomia conterá fotos e outros documentos, para ser reaberta somente no dia 7 de setembro de 2032, comemorando a semana da pátria junto com a divulgação científica no município. Seu fechamento será realizado durante a inauguração do monumento, a partir das 16h.
A cápsula terá 60 centímetros de diâmetro e quase um metro de altura. “Esta cápsula motiva a olhar para o futuro como consequência das ações que estão sendo realizadas neste tempo. Para os nossos estudantes da rede municipal, participar de uma reflexão a respeito da realidade na qual estaremos e no seu próprio futuro, é uma forma de buscar algo melhor para si e para as futuras gerações, fazendo parte da história do município e contribuindo para o seu desenvolvimento”, frisou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Segundo a coordenadora de Clubes, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, a construção tanto da cápsula quanto dos materiais que serão fechados, gerou muita motivação por parte dos estudantes. A atividade vai trazer a oportunidade deles pensarem sobre o seu futuro, o do município e imaginando, principalmente, como será o futuro da Astronomia e da Astronáutica.
“Nós do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, acreditamos que neste dia plantamos uma semente para germinar, crescer e frutificar”, destacou. “Acreditamos que a colheita nesses próximos anos nos trará a surpresa de conhecer grandes cientistas e pesquisadores, ou ainda o primeiro astronauta criciumense!”, completou.
Conforme a coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, são mais de 250 cartas que foram escritas pelos estudantes para serem lidas no futuro. “São materiais carregados de sonhos e com o desejo de que os avanços em tecnologia venham contribuir, constantemente, para o aprimoramento do conhecimento, por meio dos avanços e inovações”, ponderou.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim, criar uma cápsula do tempo coletiva, além de ser uma prática dinâmica e divertida, faz refletir também sobre os efeitos do tempo na vida das pessoas. Os estudantes que participaram vão presenciar o fechamento da cápsula, num movimento de interação entre os estudantes de diferentes escolas do município. “Essa ação também desenvolve a criatividade e a capacidade de imaginação, principalmente porque os estudantes conseguirão se imaginar daqui dez anos e como será o futuro do mundo ao seu redor”, ressaltou.
Desfile Cívico nas comemorações do Bicentenário da Independência
Para comemorar o Bicentenário da Independência em Criciúma, na próxima quarta-feira também será realizado o desfile cívico-militar, na Rua da Gente ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera. O desfile cívico terá a participação de 63 escolas da rede municipal, além de outras instituições, totalizando mais de 90 entidades participantes. “A expectativa é de que mais de sete mil pessoas desfilem pela Rua da Gente, sendo o maior desfile cívico-militar de Criciúma”, ressaltou Miri Dagostim.
Além disso, uma peça teatral encenada por professores e alunos do projeto Arte nas Escolas, desenvolvido pela Fundação Cultural de Criciúma, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai representar o grito da independência, durante o desfile.
Também nesta quarta-feira (7), a partir das 16h, será inaugurado o Monumento do Bicentenário da Independência do Brasil, no Parque Astronômico que está sendo construído no Morro Cechinel. O monumento terá 20 metros de altura e homenageará os 200 anos de Independência do Brasil.
Geral
Colégio SATC reúne 67 projetos em mais uma edição da Feira de Ciências e Tecnologia
Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Técnico apresentam pesquisas e experiências desenvolvidas durante o ano letivo
A curiosidade e a busca por novas formas de aplicar os conhecimentos trabalhados em sala de aula movimentaram mais uma edição da Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio SATC, a Fecitec. Ao todo, 67 projetos foram apresentados por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Técnico, distribuídos entre as categorias Ciências da Natureza e Exatas, Tecnologias, Carvão Mineral e Ciências Humanas e Linguagens. A preparação para a feira envolve pesquisa, organização, desenvolvimento de experimentos e apresentação dos resultados.
O processo permite que os estudantes coloquem em prática conteúdos trabalhados nas disciplinas e desenvolvam habilidades como comunicação, trabalho em equipe, autonomia e capacidade de apresentar ideias. “É um orgulho ver esses trabalhos, porque a gente acompanha desde quando os alunos fizeram as inscrições desses projetos. A cada ano, percebemos uma adesão maior e o empenho deles na preparação e no período que antecede a feira”, destaca a diretora do Colégio SATC, Izes Machado Beloli.
Além da aprendizagem relacionada aos temas pesquisados, a experiência também amplia o contato dos estudantes com diferentes áreas do conhecimento. Durante a Fecitec, as equipes compartilham suas descobertas com colegas, professores, familiares e visitantes, assumindo o papel de apresentar e explicar aquilo que desenvolveram.
“Eu sempre digo que é o momento de colocar em prática aquilo que aprendem no dia a dia, na sala de aula. Além de aprenderem esses conteúdos que vão expor, eles também conseguem fazer com que outros alunos que venham visitar aprendam com eles”, explica Izes.
Para quem visita a feira, o contato com os projetos também se transforma em uma oportunidade de aprendizagem. “É uma iniciativa muito boa, é a chance desses alunos aprenderem ainda mais o que foi visto com o professor e passarem para nós, que estamos aqui como ouvintes. As explicações estão muito boas, me fizeram relembrar assuntos e temas que já estiveram presentes no mundo e que hoje os alunos trouxeram em suas explicações”, relata a professora aposentada, Marli Matos.
Carvão Mineral na prática
Entre as categorias da Fecitec está o Carvão Mineral, tema relacionado à história da instituição e ao desenvolvimento da região. A proposta permite que os estudantes pesquisem o assunto a partir de diferentes perspectivas, relacionando aspectos históricos, sociais, econômicos, ambientais e tecnológicos.
No projeto “Carvão, Raízes e Ressignificação”, estudantes do 2º ano do Ensino Médio pesquisaram a história do carvão, o desenvolvimento regional e o cotidiano nas minas. A proposta também buscou apresentar novas possibilidades para uma matéria-prima tradicionalmente associada a impactos ambientais.
“Nosso projeto envolveu a abordagem da história do carvão, desenvolvimento regional e o dia a dia nas minas, mas também ressignificar essa matéria-prima que sempre foi vista como ruim”, explica a estudante, Clarissa Pereira.
A pesquisa avançou para o desenvolvimento de uma linha de cosméticos à base de carvão, com produtos como sabonetes e esfoliantes. A iniciativa contou com conhecimentos trabalhados no Curso Técnico em Química e na disciplina eletiva de Alquimia. “Desenvolvemos uma linha de cosméticos à base de carvão, em que produzimos sabonetes e esfoliantes, dando um novo sentido a esse produto e levando conscientização em relação ao seu uso”, afirma o estudante, Artur Reszka.
Geral
Prefeitura de Criciúma inaugura revitalização da ‘Rota dos Peregrinos’ neste sábado
Rua Pedro Dal Toé recebeu investimento superior a R$ 7,5 milhões
A Prefeitura de Criciúma inaugura neste sábado (19) a revitalização da rua Pedro Dal Toé, no bairro Morro Estevão. Conhecida como Rota dos Peregrinos, a via é utilizada por romeiros que seguem de Criciúma até a Basílica Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.
A obra recebeu investimento superior a R$ 7,5 milhões, por meio de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Trecho ganhou nova estrutura
A revitalização contempla o trecho entre a rótula da rodovia Luiz Rosso e a rodovia Aristides Bolan, conhecida como Via Rápida. A intervenção beneficia moradores do Morro Estevão e também motoristas, ciclistas, pedestres e peregrinos que utilizam a ligação entre Criciúma e Içara.
Entre os serviços executados estão:
- drenagem;
- pavimentação asfáltica;
- sinalização vertical e horizontal;
- implantação de calçada acessível;
- construção de ciclovia em toda a extensão revitalizada.
Segundo o prefeito Vagner Espindola, a intervenção melhora as condições de deslocamento e segurança em uma via que possui importância para a comunidade e para os peregrinos.
“Essa é uma obra que entrega muito mais do que uma nova pavimentação. Estamos falando de uma via que tem um significado especial para Criciúma e para toda a região”, afirma.
Rota dos Peregrinos
O vice-prefeito Salésio Lima destaca que a rua Pedro Dal Toé representa um caminho tradicional para os peregrinos que se dirigem à Basílica, além de cumprir uma função importante na mobilidade regional.
Para o secretário de Infraestrutura e Obras, João Paulo Casagrande, a combinação de pavimentação, drenagem, sinalização e espaços exclusivos para pedestres e ciclistas proporciona uma estrutura mais adequada para o uso diário da via.
Recursos do Fonplata
A revitalização faz parte do conjunto de obras executadas pelo Município por meio do Fonplata II. A operação de financiamento internacional prevê recursos para projetos de infraestrutura e mobilidade urbana em Criciúma.
Com a conclusão da intervenção, a rua Pedro Dal Toé passa a contar com nova pavimentação e estruturas voltadas à acessibilidade e à circulação segura de diferentes usuários, incluindo os peregrinos que percorrem o trajeto em direção à Basílica, em Içara.
Geral
Semana do Trânsito reforça conscientização sobre importância da segurança viária em Criciúma
Programação inicia nesta sexta-feira (18) e seguirá até o dia 25 de setembro, com ações educativas em pontos da cidade
A Prefeitura de Criciúma promoverá, de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa é voltada à conscientização sobre a importância da segurança viária e a valorização da vida. Ao logo semana, serão desenvolvidas uma série de ações em escolas e nos semáforos de maior movimento, chamando a atenção para os riscos de imprudências, além da distribuição de materiais educativos.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, ressalta que a segurança no trânsito depende da atenção de todos. “A prevenção começa com atitudes simples, como respeitar a sinalização, manter a atenção e entender que cada decisão no trânsito pode ter consequências para outras pessoas. Nosso objetivo é levar essa reflexão para diferentes espaços da cidade e reforçar que preservar vidas deve estar sempre em primeiro lugar”, afirma.
A iniciativa é promovida pela Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma e terá atividades voltadas a diferentes públicos. Entre as ações previstas estão palestras em escolas e empresas, apresentações do Teatro Projeto Vida Sempre nas instituições e intervenções educativas. Veículos acidentados também serão expostos na Avenida Centenário, Avenida Gabriel Zanette e Praça da Chaminé, no bairro Próspera, acompanhados de faixas com mensagens de conscientização.
Para o vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, a campanha contribui para aproximar a discussão sobre segurança viária do cotidiano da população. “O trânsito faz parte da rotina de todos nós, seja como motorista, motociclista, ciclista ou pedestre. Por isso, falar sobre prevenção e responsabilidade é uma forma de lembrar que nossas escolhas também interferem na segurança de quem está ao nosso redor”, destaca.
Segundo o diretor da DTT, Vinicius Ribeiro, a programação foi distribuída em diferentes locais para ampliar o alcance das ações. “A proposta é levar a mensagem para onde as pessoas estão, utilizando diferentes formas de abordagem. Teremos atividades nas escolas e empresas, ações em espaços públicos e a exposição de veículos sinistrados, que permite visualizar de maneira concreta as consequências que um acidente pode trazer”, comenta.
Imprudência no trânsito
A Semana Nacional do Trânsito chama a atenção para a imprudência e a importância do respeito às leis de trânsito. Em Criciúma, mais de 90% dos acidentes nas vias são causados por falta de atenção ao volante.
De acordo com o superintendente de Trânsito de Criciúma, Edno Dutra, o dado reforça a necessidade de combater comportamentos que desviam a atenção dos condutores.
“Muitas vezes, o acidente acontece em poucos segundos de desatenção. Usar o celular, avançar uma sinalização, fazer uma ultrapassagem indevida ou simplesmente dirigir sem a atenção necessária pode colocar em risco a própria vida e a de outras pessoas. Existe sempre alguém esperando esse motorista chegar em casa”, enfatiza.
Ação na Praça Nereu Ramos
Neste sábado (19), será realizada uma ação especial na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade, com a participação da Superintendência de Trânsito, Detran, Projeto Vida no Trânsito (PVT), Polícia Militar, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), e a mascote da DTT, o Semaforito.
A programação terá como foco a educação, orientação, conscientização e promoção da segurança viária, envolvendo diferentes segmentos da comunidade ao longo da Semana Nacional do Trânsito.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades
















