Conecte-se conosco

Variedades

Cirquinho prepara a 4ª edição do Festival de Teatro Revirado

Publicado

em

Após dois anos, o Festival Nacional de Teatro Revirado está de volta e chega na sua 4ª edição prometendo ser itinerante e, com maior visibilidade levando para a Região sul do Estado espetáculos premiados pelo Brasil. O Festival será realizado em agosto de 2022 com parte dos recursos vindo através da Lei de Incentivo à Cultura e outra parte sendo subsidiada pelos próprios municípios, ou empresas. O evento teatral irá percorrer seis cidades no sul de Santa Catarina durante seis dias. Cada cidade recebe sete apresentações por dia, além de atividades formativas. Esta maratona pretende levar muito teatro e cultura para cada cidade.

O Festival de Teatro Revirado nasceu em 2017 para comemorar os 20 anos do Cirquinho do Revirado. Neste ano foram feitas 54 apresentações e 68 artistas vindos do Brasil e da Argentina. Com recursos da iniciativa privada, pública e parte de financiamento coletivo. O teatro encantou um grande público e seguiu para a sua segunda edição. A cidade de Içara abraçou o projeto e se tornou a casa do Festival Revirado, com atividade nos períodos matutino, vespertino e noturno, as cidades vizinhas recebiam diversos espetáculos, mantendo a ideia de fazer um festival descentralizado.

“A segunda e a terceira edição demonstrou que o Festival teria vida longa. Infelizmente, no final de 2019 veio a pandemia do Covid 19 e o mundo parou sendo o setor cultural um dos mais afetados”, analisa um dos organizadores e idealizadores, Reveraldo Joaquim. Agora, explica Joaquim, retornamos aos palcos e as ruas esperando superar com as pessoas estes momentos de perdas de vidas e de muita tristeza.

Inscrições dos grupos – Elas abrem nesta quarta-feira, 18 de maio e se estendem até 08 de junho e devem ser feitas por meio do https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrFLyaFI29puZabMSM1USVps4iu4UE_d14T1zbI9nDjOFSOA/viewform.

Os grupos serão selecionados por uma curadoria que farão a seleção de 10 grupos de teatro, que farão até quatro apresentações. As peças serão selecionadas levando em conta a relevância artística e as necessidades técnicas de cada peça. Haverá espetáculos convidados para compor a grade de programação, além de oficinas, exposições e intervenções urbanas. As apresentações acontecerão em espaços alternativos nos bairros – períodos matutino e vespertino – e, a noite na parte central de cada cidade. Também acontecerá a Mostra Primeira Infância para crianças de 01 a 04 anos. A seleção dos espetáculos será feita pela Curadoria levando em consideração a faixa etária do público que será atingida, em sua maioria de estudantes e professores da rede de ensino.

Cada grupo poderá fazer até quatro apresentações. Os valores dos cachês e ajuda de custos serão negociados individualmente, dependendo da necessidade de cada produção. Os pagamentos serão repassados em até 15 dias úteis após a emissão da nota fiscal. Além do cachê, o Festival se responsabilizará pela estadia, alimentação e deslocamentos internos de cada um dos grupos participantes. O número de inscrição por grupo é ilimitado.

Os grupos selecionados serão contatados através de e-mail até o dia 20 de junho de 2022.

O Festival é uma Realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, em conjunto com vários artistas e produtores da região.O Festival conta até o momento com patrocínio é da Farbem, Celesc, Eliane através da Lei de Incentivo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Cantata de Páscoa da Abba Pai Church apresenta espetáculo gratuito sobre a esperança

Com elenco de 160 pessoas, produção une música e teatro para narrar a trajetória de Jesus; evento ocorre no dia 4 de maio em Criciúma.

Publicado

em

A comunidade da região Sul conta com uma programação especial que une arte e espiritualidade. A Abba Pai Church promove, no dia 4 de maio, às 19h30min, sua tradicional Cantata de Páscoa. Com o tema “Esperança”, o evento tem entrada gratuita e busca atrair famílias de diversas cidades vizinhas para uma experiência imersiva na narrativa cristã.

A apresentação percorre milagres e passagens marcantes da trajetória de Jesus, sustentando a mensagem de que a ressurreição é o alicerce da fé. De acordo com a responsável pela direção e roteiro, Tamiris Darolt, a grandiosidade do espetáculo é fruto de um esforço comunitário.

“Cerca de 160 pessoas integram a produção, entre músicos, atores, figurinistas e equipe de apoio. É uma construção coletiva que amplia a dimensão do evento e reforça o envolvimento da igreja com a sociedade”, destaca Tamiris.

Mensagem de fé e renovação

O pastor da Abba Pai Church, Telmo Martinello, enfatiza que o objetivo central da cantata é traduzir a essência do Evangelho de forma acessível. Para ele, o tema escolhido reflete a mudança na lógica da história através da ressurreição.

“Jesus veio para curar, libertar e alcançar os improváveis. A mensagem mostra que o amor não é algo conquistado por esforço, mas recebido pela graça”, afirma Martinello. O pastor reforça ainda que o diferencial da igreja está em apresentar uma mensagem direta e verdadeira, conectando a espiritualidade com a realidade cotidiana das pessoas.

Diálogo com a comunidade e arte

Além do cunho religioso, a cantata se consolida como um importante evento cultural para a região. A integração entre música e teatro projeta uma experiência de reflexão e acolhimento para todos os públicos.

“A iniciativa reforça as ações desenvolvidas pela igreja ao mobilizar diferentes áreas artísticas e promover um ambiente acessível, voltado à participação de todos”, completa a diretora Tamiris Darolt.


Serviço

  • Evento: Cantata de Páscoa “Esperança”
  • Onde: Abba Pai Church (Criciúma)
  • Quando: 4 de maio, às 19h30min
  • Entrada: Gratuita
Continue Lendo

Variedades

Cocal do Sul entra no clima de Páscoa com programação especial na praça

Publicado

em

O clima de Páscoa já tomou conta de Cocal do Sul. A Praça Coberta Mariza Terezinha Búrigo Pagnan está decorada para a data e já chama a atenção de quem passa pelo centro da cidade.

A programação segue no dia 4 de abril, com o “Sábado Especial de Páscoa”, das 9h às 13h, reunindo atrações voltadas para toda a família e incentivo ao comércio local.

Durante a manhã, o público poderá acompanhar apresentações de dança com o Espaço de Dança Aline da Silveira e o Gabriela Moraes Studio Ballet. O evento também contará com ações de saúde, atividades esportivas, brinquedos e lojas com horário estendido.

Um dos destaques será a presença do coelhinho da Páscoa, que estará na praça das 10h30 ao meio-dia, interagindo com as crianças e participando das atividades.

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, destaca que a proposta é movimentar a cidade e fortalecer o comércio. “Queremos proporcionar um dia diferente para a população, valorizando o comércio local e promovendo integração entre as famílias. A cidade já vive o clima de Páscoa e a ideia é aproveitar esse momento”, afirma.

A presidente da CDL, Cristine Ceron Possamai, reforça o convite à comunidade. “Tudo foi preparado com carinho. É uma oportunidade para passear, comprar e viver esse momento especial com a família”, convida.

Já o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Juarez Fogaça, destaca a ambientação da praça. “O espaço foi pensado para acolher crianças, famílias e idosos, criando um ambiente especial que antecede a Páscoa”, completa.

Continue Lendo

Variedades

Urussanga promove o 2º Fórum de Educação Patrimonial nos dias 25 e 26 de março

Publicado

em

O 2º Fórum de Educação Patrimonial de Urussanga será realizado nos dias 25 e 26 de março, das 19h às 22h, na Casa do Colono, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Com o tema “Salvaguarda em Construção: Educação Patrimonial e Instrumentos de Gestão”, o evento é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, e reunirá especialistas, gestores públicos e representantes de instituições municipais e estaduais.

De acordo com a secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes, o fórum consolida os avanços do município na área cultural. “Urussanga está alinhada às diretrizes estaduais e nacionais e tem avançado de forma concreta na preservação do patrimônio. A presença de autoridades estaduais reforça a importância do evento e eleva o nível das discussões”, ressalta.

Para a diretora de Cultura, Eliana Maccari, o momento é de construção coletiva. “O fórum reúne diferentes experiências e níveis de gestão em torno de um objetivo comum, fortalecer a salvaguarda do patrimônio. O diálogo com o Estado amplia horizontes e contribui para qualificar ainda mais as ações desenvolvidas no município”, destaca.

A programação inclui palestras com especialistas, lançamento de consulta pública para identificação de bens do patrimônio cultural imaterial e a apresentação de casos de preservação em andamento no município. Também haverá apresentações culturais e a entrega do Plano Municipal de Cultura.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos