Conecte-se conosco

Variedades

Curta-metragem “o Casaco” marca a oitava exibição do projeto “Cineférico – Cineclube nas Periferias”

Publicado

em

Mais 40 pessoas compareceram neste sábado (14/08), na sede do projeto Nunca Pare de Sonhar, no bairro Renascer, para participar da oitava exibição da 2ª edição do projeto “Cineférico – Cineclube nas Periferias”. O curta-metragem “O Casaco”, que tem roteiro e direção de Ernani Nunes, produção Blackbird e no elenco Dandara Mariana, Fátima Domingues, foi atração da noite levantando discussões importantes sobre racismo e preconceito.

Além disso, a programação ainda contou com oficina de audiovisual e a Batalha da Esfera, uma competição de rimas organizada pelo Cineclube, com premiação para os vencedores. A idealizadora do projeto, atriz e produtora cultural Ana Bertolina, destaca a importância de proporcionar acesso à cultura e à tecnologia para a comunidade local. “O projeto foi pensado para as pessoas do bairro Renascer, como uma forma de ampliar o acesso à cultura, ao cinema e às novas formas de tecnologia”, comenta Ana.

O “Cineférico – Cineclube nas Periferias” prevê a realização de 10 exibições, no ano de 2024. O projeto foi contemplado pela segunda vez por meio do Prêmio Catarinense de Cinema, sendo essa pela Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

As oficinas de audiovisual têm tido grande participação de jovens a criar e editar vídeos, cumprindo um dos objetivos do projeto, que é gerar renda e efeito multiplicador para as pessoas residentes de comunidades em situação de vulnerabilidade social em Criciúma. A produção é da @gaveta.criativa, que convida todos a acompanhar a programação no perfil @cine.ferico.

SINOPSE

Uma jovem negra é acusada por uma vendedora de roubar seu próprio casaco em uma loja. Sem encontrar nenhuma peça semelhante na loja, a jovem percebe que está sendo vítima de injúria racial e decide levar o caso à delegacia.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Vila Natalina de Morro da Fumaça terá atividades entre os dias 17 de novembro e 22 de dezembro

Publicado

em

A chegada do Papai Noel e o acendimento das luzes de Natal em Morro da Fumaça já têm data definida para ocorrer. O evento de abertura será no domingo, 17 de novembro, a partir das 19 horas, com a tradicional caminhada pela Rua 20 de Maio, partindo da praça da Igreja Matriz São Roque até a Casa do Papai Noel.

“A celebração do Natal é muito esperada na cidade, e estamos empenhados em oferecer uma programação especial. Neste ano, daremos início às festividades com as apresentações do Cia Fantasy Entretenimento e da Banda do Papai Noel e seus Duendes, além do show pirotécnico e da chuva de neve”, afirma Rosangela Pagnan Maragno, a Danda, coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo.

De acordo com o setor, a montagem da decoração na cidade começará a partir de 11 de novembro, com a instalação da iluminação natalina nas principais vias da cidade e na Vila Natalina. “O Natal é um período verdadeiramente mágico, e nos dedicamos a transmitir essa essência em nossa programação. Nosso desejo é que a população de Morro da Fumaça e os visitantes vivenciem um mês repleto de alegria e momentos inesquecíveis em família”, destaca o prefeito Agenor Coral.

Tradicionalmente montada no entorno da Casa da Nonna, a Vila Natalina, a exemplo dos demais anos, terá decoração inédita, que promete encantar os visitantes e render registros fotográficos encantadores. “Nós fizemos um calhambeque de 1927, o qual o Papai Noel vai dirigir, terá um helicóptero, a Fiona e o Sherek, a Masha e o Urso, a Branca de Neve e os Sete Anões, que vão compor a decoração e que as crianças adoram”, detalha Danda. 

Conforme realizado nas demais edições, o cronograma da programação natalina de 2024 valoriza os talentos locais e regionais, com a participação de toda a rede pública e privada de ensino do município. “Nosso objetivo é manter a essência familiar do evento, mas sem deixar de trazer novidades para a população de Morro da Fumaça e região. O Natal pede uma programação que celebre esse momento tão especial. Todos estão convidados a se juntar a nós nessa comemoração”, enfatiza o vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Guollo.

Continue Lendo

Variedades

Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma completa 13 anos  de atividade

Publicado

em

Responsável por manter viva a história da exploração do carvão em Criciúma, a Mina de Visitação Octávio Fontana completa 13 anos de funcionamento nesta segunda-feira (28). Inaugurada em 2011, após a restauração da antiga Mina São Simão, é considerada a única mina de carvão mineral aberta à visitação na América Latina, e está entre as quatro no mundo. O ambiente se tornou um dos principais pontos turísticos do município, onde o visitante pode aprender sobre o mineral que impulsionou o desenvolvimento econômico do Sul de Santa Catarina.

“Conhecer a história é fundamental para manter viva a cultura da cidade. A Mina de Visitação Octávio Fontana não é apenas um espaço de turismo, é um patrimônio cultural que nos conecta com o passado e nos ensina sobre a importância do carvão na formação econômica e social de Criciúma”, afirma o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris.

Segundo o diretor de cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail, os trabalhos para a construção da Mina de Visitação iniciaram em 2009, com pesquisas que comprovaram que o local era ideal e seguro para receber o mais novo ponto turístico da cidade. “Desde a sua inauguração, a Mina de Visitação é considerada um dos pontos turísticos que mais atrai novos visitantes para a cidade. Temos o mirante, os parques, o mais novo Memorial Nikola Tesla, mas a mina é um equipamento único, que ressalta as origens de Criciúma”, explica o diretor.

A Mina de Visitação é administrada por meio de uma parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera (SATC), responsável por conduzir as visitas no espaço. A mina recebe, também, eventos em seu interior, como jantares e palestras.

Roteiro pela história da mineração

A viagem pela história da mineração em Criciúma inicia ainda na superfície, no museu onde os turistas são recepcionados e podem visualizar fotos, áudios e vídeos explicativos. Durante o passeio no interior das galerias da mina, acompanhado por um guia, os visitantes podem ver de perto elementos que fazem parte da história da extração do carvão e que contribuíram para a segurança do trabalho atualmente. O percurso possui 300 metros e pode ser feito a pé ou em uma mini locomotiva, réplica do modelo a vapor de 1922, com capacidade para dez passageiros por viagem.

Em 2021, a locomotiva foi batizada com o nome de Arlei Cardoso, mineiro da antiga Mina São Simão e que atuou como maquinista na Mina de Visitação Octávio Fontana durante a primeira década de funcionamento do ponto turístico.

O coordenador administrativo da Mina de Visitação, Roberto Bortolotto, ressalta que o local é um destino procurado por pesquisadores, estudiosos e turistas de todas as regiões do Brasil, e até de outros países. De janeiro a outubro deste ano, a mina recebeu 15.707 visitantes de 18 estados brasileiros e 12 países.

“A Mina de Visitação cumpre a função de resgatar a memória dos bravos mineiros que até meados dos anos 1900, tiraram das profundezas das terras criciumenses e da região carbonífera, mais do que o sustento, seus e de suas famílias. Proporcionaram as condições financeiras para o desenvolvimento da região, consolidando Criciúma como cidade polo na região carbonífera de Santa Catarina”, destaca Bortolotto.

Como conhecer a Mina de Visitação

A Mina de Visitação Octávio Fontana está localizada na rua Quintino Dal Pont, no bairro Arquimedes Naspolini. O local é aberto para visitação nas segundas, das 15h às 18h, e de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. O valor da entrada é de R$20 e pode ser adquirida no local. Professores, estudantes, crianças até cinco anos, idosos acima de 60 anos e doadores têm direito a meia entrada, mediante comprovação. O agendamento das visitas pode ser feito pelo telefone (48) 3445-8734.

Continue Lendo

Variedades

Domingo de Halloween e Cosplay no Criciúma Shopping

Publicado

em

O Criciúma Shopping recebe no próximo domingo, dia 27, o evento de fantasia e cosplay Halloween KAI. O encontro, que acontecerá em vários espaços do Shopping da Família, terá uma programação com arte, cultura nerd e pop, games, cosplays e convidados especiais que prometem diversificar ainda mais o evento. A entrada é gratuita para a ação, que ocorre das 13h às 18h30, no Hall de Entrada do estabelecimento.

Uma das organizadoras do KAY, Amanda Trindade, comenta que este tipo de evento está ganhando força na região. “Como o nosso encontro não é focado apenas no público geek, teremos uma boa participação das pessoas que se interessam por esse universo e sobre a temática de halloween”, explica.

Durante o evento, haverá um concurso de Cosplay com duas categorias: apresentação e desfile. Os interessados devem acessar o Instagram do evento, no @isekaifestsc, preencher o formulário e realizar a inscrição. Para aqueles que não são cosplayers, mas gostam de se fantasiar, será realizado o concurso de Halloween Costume. Para participar, basta realizar a inscrição no dia do evento.

O gerente de marketing do Shopping, Erick Schimit Gregório, destaca a atuação do shopping em dar espaço para todos os tipos de culturas e atividades que desejam ser parceiras em eventos. “Estamos sempre de portas abertas para todos os públicos. Este universo, a cada ano, vem ganhando novos adeptos. Podemos observar grandes eventos do tipo em capitais e promover aqui no Criciúma Shopping, que é um espaço para a família, é muito importante para incentivarmos as pessoas a apoiarem os eventos promovidos por pessoas da cidade”, comenta. 

Continue Lendo

Mais vistos