Blog Anderson de Jesus
Dalvania assume para segundo mandato e Zatta comanda o Legislativo de Içara
A Sessão Solene de Instalação da Legislatura, Posse dos Vereadores, Prefeita e Vice-Prefeito eleitos para o mandato 2025/2028 em Içara, ocorreu na Câmara Municipal no dia 1º de janeiro. Durante a cerimônia, foram empossados a prefeita Dalvânia Pereira Cardoso (PL) e o vice-prefeito Alex Ferreira Michels (PSD).
Na ocasião, também foi escolhida, por unanimidade, a Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. O vereador Duca Zata (PP) foi eleito presidente do Legislativo. Os demais integrantes da Mesa são: Moacyr Francisco, o Cisquinho (PSD), como 1º Vice-Presidente; Geraldo Baldissera (MDB), como 2º Vice-Presidente; Charles Cargnin (PL), como 1º Secretário; e Elisangela Zanolli Vieira Manarim (PSDB), como 2ª Secretária.
Os vereadores que completam a 16ª Legislatura são: Adilson Bertan (PP), Davi Inácio Nazário (PL), Gelson Possamai (PP), Higor Robetti Batista (PSD), Jairo Manoel da Silveira (PSD), João Luiz Nunes (PP), Karoline Luiz Calegari Naspolini (MDB), Marcos Roberto Candido Costa, o Ni (PL), Sandro Ressler (PL) e Valdelir Da Rolt (PL).
Em seu discurso, o presidente do Legislativo, Duca Zata, destacou que a Câmara Municipal está aberta para toda a população. “Estou muito feliz pela eleição unânime. Tenho certeza de que daremos o nosso melhor nesses dois anos à frente da Câmara, levando em consideração que agora não se trata mais de partidos políticos, mas de trabalhar pelo bem comum da cidade”, completou Zata.
Blog Anderson de Jesus
Rincão terá três shows nacionais para movimentar a próxima temporada
Lançamento oficial da programação deve ser feito no final de novembro
Pelo menos três shows nacionais devem movimentar a próxima temporada de verão no Balneário Rincão. A informação é do Secretário de Cultura e Turismo. Segundo Fernando Casagrande todos os detalhes serão divulgados no mês de novembro. “Vamos fazer o lançamento oficial da temporada durante o GastroRincão, em novembro, mas nós já estamos desenhando a temporada e teremos três shows nacionais gratuitos”, explica.
Segundo ele, os shows serão realizados durante a celebração da virada e também na metade de janeiro. ‘É o que estamos programando. Vamos ter um show de pagode no dia 1º de janeiro e um sertanejo universitário no dia 2. A intenção é no meio de janeiro trazer o terceiro show. Esse será ainda mais especial e vamos atrair visitantes de toda a região para movimentar a nossa economia”,destaca Casagrande.
Além dos shows nacionais, o Carnarincão volta com mobilização regional e os eventos esportivos devem ser ampliados. “No passado tínhamos o Sereia Boa de Bola e é uma competição que vai voltar. Também temos os nossos parceiros que ajudam a movimentar ainda mais a nossa praia. Será, sem dúvida, uma grande temporada.”
Blog Anderson de Jesus
Marlon Zappelini retoma debate sobre criação da Guarda Municipal em Criciúma
Vereador apresentou requerimento para questionar possibilidade de o município voltar a contar com uma força de segurança própria
O vereador Marlon Zappelini voltou a colocar a Guarda Municipal de Criciúma no centro do debate. Na sessão da Câmara desta terça-feira (15), o parlamentar apresentou um requerimento questionando a possibilidade de o Governo Municipal recriar a corporação.
Zappelini defende uma nova discussão sobre o papel de uma Guarda Municipal na estrutura de segurança da cidade. Como argumento, cita exemplos de municípios catarinenses que adotaram o modelo, entre eles Tubarão.
“Temos modelos em Santa Catarina, como Tubarão, por exemplo, que deram certo. Por que não rediscutir isso aqui? Qual o problema de termos mais homens atuando pela segurança?”, questionou o vereador.
O parlamentar também mencionou um levantamento segundo o qual nove das dez cidades consideradas mais seguras do Brasil possuem Guarda Municipal.
O requerimento busca informações sobre a possibilidade de retomada do modelo em Criciúma e reabre uma discussão que envolve segurança pública, estrutura administrativa e custos para o município.
Blog Anderson de Jesus
Morro da Fumaça cria garantia de até 10% para empresas que executam obras públicas
Lei proposta pelo vereador Carlos Sweder prevê caução sobre o valor dos contratos. Medida busca reduzir riscos de abandono e atrasos nas obras municipais
O município de Morro da Fumaça passou a contar com uma nova regra para ampliar a segurança na contratação e execução de obras e serviços de engenharia. A legislação, proposta pelo vereador Carlos Sweder, foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Eduardo Guollo.
A medida estabelece que empresas vencedoras de licitações para execução de obras públicas poderão ser obrigadas a apresentar uma garantia equivalente a 5% a 10% do valor do contrato.
O percentual será definido pelo município conforme a complexidade e as características de cada obra.
Caução será devolvida ao final do contrato
De acordo com o vereador Carlos Sweder, a garantia tem como objetivo aumentar a responsabilidade das empresas contratadas e reduzir o risco de paralisações durante a execução dos serviços.
Pela nova regra, após vencer a licitação, a empresa deverá apresentar a caução para que o contrato seja homologado, conforme os critérios estabelecidos na regulamentação.
Como exemplo, em uma obra avaliada em R$ 1 milhão, a garantia poderá chegar a R$ 100 mil, caso seja estabelecido o percentual máximo de 10%.
Se a empresa concluir o serviço conforme as condições previstas no contrato, o valor será devolvido ao final da execução.
Medida busca evitar abandono de obras
Segundo Sweder, a iniciativa surgiu a partir de situações em que empresas vencedoras de licitações iniciam os trabalhos, mas reduzem o ritmo ou deixam de executar a obra antes da conclusão.
O vereador também aponta que, em alguns casos, empresas solicitam aditivos durante a execução dos contratos, situação que, segundo ele, pode provocar atrasos e transtornos para o município e para a população.
A intenção da nova legislação é criar um mecanismo adicional de proteção ao dinheiro público e estimular o cumprimento dos prazos e das especificações previstas nos contratos.
Executivo ainda precisa regulamentar a lei
Apesar de já ter sido sancionada pelo prefeito, a legislação ainda depende de regulamentação pelo Poder Executivo para definir como será aplicada nas próximas licitações.
A expectativa é que a nova regra passe a integrar os procedimentos de contratação de obras e serviços de engenharia realizados pelo município após essa regulamentação.
Para Sweder, a medida pode contribuir para reduzir atrasos e garantir maior previsibilidade na execução das obras públicas de Morro da Fumaça.
-
Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens9 anos atrásCidades
