Conecte-se conosco

Geral

Especialista do HSJosé explica que muito sono pode ser sinal de alerta

Publicado

em

Sabe aqueles cinco minutos a mais de sono, que muitas pessoas precisam ter todos os dias, assim que o relógio “insiste” em tocar? Pois bem, os “cinco minutos a mais”, não são sinônimo de preguiça não.De acordo com estudos, acordar cansado mesmo com uma quantidade de horas de sono considerada adequada é sinal de alerta.

Segundo o médico pneumologista do HSJosé Dr. Fabio Souza (CRM-14039/RQE-11800), especialista em medicina do sono; se a pessoa dormia bem com sete horas de sono e a partir de determinado momento não apresenta mais o sono reparador, necessitando de mais cinco minutos do soneca no despertador, provavelmente esta pessoa apresenta algum distúrbio do sono. “O primeiro passo é ver se esta pessoa não está privada de sono. Ou seja, deveria dormir sete horas todas as noites e está dormindo quatro horas (privação de sono) e, portanto vai acordar cansada necessitando dormir mais. Se mesmo com as sete horas de sono (adequadas para esta pessoa) acorda cansada com sono, então deve procurar um especialista”, explica Souza.

Todas as pessoas necessariamente, precisam teruma média considerada dentro do padrão normal populacional de sono, que é de sete a oito horas de sono por dia. “Existem dois grupos que são minoria na população, os dormidores longos (exemplo mais do que 10 horas de sono) e dormidores curtos (menos de 4 horas). Na dúvida de identificar se tem algum distúrbio do sono, se a porcentagem dos estágios do sono é considerada normal ou não, é indicado realizar a polissonografia (exame do sono)”, completa.

O tempo de sono necessário modifica de acordo com a idade. Pessoas mais velhas por exemplo, é comum terem menos horas de sono e também dormirem mais cedo e acordarem mais cedo. Já as crianças, geralmente dormem mais tempo do que os idosos.

O sono tem uma função importantíssima para a vida do ser humano; reparador, o sono é necessário para nos mantermos alerta e para que possamos desempenhar as atividades do dia de maneira adequada. Dr. Fabio explica, que existem hormônios que são secretados principalmente em estágios do sono, como o hormônio do crescimento (GH) que é secretado na fase três de sono (sono profundo, de ondas deltas). “O sono serve para manter a condição de estabilidade cuja qual o organismo precisa para realizar suas funções de forma adequada para manter o equilíbrio do corpo. Este equilíbrio é fundamental para uma vida saudável”, explica.

Quando temos interferências na hora do sono

É verdade que noites “mal dormidas”, afetam nossa rotina diária.

De acordo com o especialista, uma má noite de sono vai repercutir no dia seguinte. Alteração do humor, pior rendimento no trabalho, sonolência durante o dia, risco de acidentes automobilísticos. “Todos estes fatores são comprovados no efeito de uma noite mal dormida.

Pacientes com insônia e pacientes com apneia obstrutiva do sono, que é a parada ou diminuição temporária da respiração várias vezes durante o sono; apresenta maior risco cardiovascular por dormirem mal. Imagine um paciente com distúrbio do sono que dorme mal todas as noites, esta situação torna-se certamente um problema. Na apneia obstrutiva do sono, ainda há um agravante que quando fecha a garganta cai o oxigênio, apresenta ainda, maior risco cardiovascular (hipertensão, coração inchado, arritmia, derrame cerebral). Estes são fatores que precisam ser avaliados com muita atenção e cuidado”, alerta Souza.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo autoriza 3,5 milhões em obras de infraestrutura em Criciúma

Publicado

em

Com o objetivo de garantir a mobilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, implantará acessibilidade em ruas de três bairros da cidade. As comunidades contempladas serão: São Defende, Metropol e Quarta Linha. A assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das melhorias aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

“A Administração Municipal tem o compromisso de garantir acessibilidade e qualidade de vida para todos os cidadãos, independente da idade, estrutura física, limitações de mobilidade ou percepções. Esse não é um simples investimento em ruas da cidade, mas em oportunidade para que todos possam se deslocar com segurança e dignidade, sem impedimentos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

As obras serão executadas nos seguintes pontos: ruas Lucas Peruchi, Manoel João Machado e Rodovia Luiz Rosso. Em toda a extensão das vias, serão implantadas calçadas acessíveis com piso tátil, responsável por orientar e guiar, principalmente, pessoas com deficiência visual ou baixa visão, rampas de acesso, essenciais para pessoas com dificuldade de locomoção e que dependem de cadeira de rodas, além de ciclofaixas. O investimento para a execução dos serviços é de mais de R$ 3,5 milhões, proveniente de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Geovania de Sá.

“Criciúma terá um projeto de acessibilidade referência para os municípios. Me sinto feliz em poder contribuir para o desenvolvimento das comunidades criciumenses”, comentou a deputada federal. O prazo de execução das obras é de 180 dias.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, a empresa contratada terá seis meses para executar os serviços, que contemplam a execução de terraplanagem, base e sub-base, aterro, pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio e calçadas com paver e lajotas. “Com a implantação dessas melhorias, estamos construindo uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os moradores. Contamos com a compreensão de todos durante o período de execução dos serviços”, reforçou Pereira.

Continue Lendo

Geral

Professores da Rede Estadual iniciam greve nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta quinta-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE) realizará uma assembleia estadual para discutir as demandas prioritárias da categoria. Entre os pontos em destaque estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

A expectativa do Conselho Deliberativo do SINTE-SC é que aproximadamente 5 mil trabalhadores da educação estejam presentes para fortalecer o apelo coletivo. O evento será aberto ao público e terá início às 14 horas na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O objetivo é decidir se a categoria seguirá em negociações ou iniciará uma greve.

Segundo o coordenador do SINTE, Evandro Accadrolli, para intensificar essa iniciativa, os membros do sindicato visitaram mais de 400 escolas em todas as regiões do estado, convidando os trabalhadores/as da educação a participarem da assembleia.

“Estamos extremamente motivados e percebemos um alto nível de união entre os membros, o que nos leva a afirmar, sem hesitação, que estamos mais coesos e fortes do que nunca”, avalia. “Consideramos o ano de 2024 como o ano da carreira e a nossa agenda prioritária reflete as necessidades essenciais da nossa categoria”, conclui.

Continue Lendo

Geral

Criciúma oferece cursos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos

Aulas são gratuitas e buscam oportunizar maior integração entre os estudantes e o mercado de trabalho

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, iniciou as aulas de cursos profissionalizantes destinados aos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas são destinadas às pessoas maiores de 15 anos que pretendem se qualificar profissionalmente enquanto concluem a alfabetização e/ou Ensino Fundamental através da EJA.

A qualificação é gratuita e ocorre nos períodos vespertino e noturno, de maneira paralela às aulas da EJA. “Ao integrar esses cursos à EJA, possibilitamos às pessoas que, por algum motivo não puderam concluir seus estudos formais, tenham acesso a uma formação profissional que os permita ingressar no mercado de trabalho. É uma grande oportunidade que oferecemos”, relata a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim. No total, os cursos já contam com 215 inscritos.

A iniciativa tem como objetivo oportunizar uma melhor integração ao mercado de trabalho a partir da qualificação profissional dos estudantes, por meio de uma parceria com instituições do município: Abadeus, Satc, Senai e Bairro da Juventude. “Os cursos profissionalizantes oferecem aos jovens e adultos a oportunidade de adquirir habilidades específicas para o mercado de trabalho, os tornando mais preparados para as demandas das empresas”, afirma a coordenadora da EJA de Criciúma, Joice Poerschke.

Confira abaixo os cursos disponibilizados:

Eletricista instalador Industrial, Assistente Administrativo, Padeiro e Confeiteiro, Mecânico de Automóveis, Estética Básica, Costura Básica, Soldador Mecânico, Vendas com informática, Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado.

Educação de Jovens e Adultos

A modalidade EJA é destinada às pessoas que tenham interesse em iniciar ou concluir a alfabetização e Ensino Fundamental. A inscrição é gratuita e pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, entrando em contato com uma unidade de ensino (confira a lista de escolas abaixo).

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com