Sessão especial lembra os 50 anos da Unesc

A Unesc foi homenageada na noite desta quarta-feira (20/6), em Sessão Especial da Câmara de Vereadores pelos seus 50 anos de fundação. A solenidade foi uma proposição dos vereadores João Batista Belloli (MDB), José Paulo Ferrarezi (MDB) e Júlio Kaminski (PSDB), e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares criciumenses. O evento ocorreu no Auditório Ruy Hülse da Universidade, e reuniu autoridades locais, funcionários, professores e alunos.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Freitas (PSL), que presidiu a sessão, ressaltou a importância da Unesc para o desenvolvimento regional. “A Unesc é uma das instituições mais incentivadas e homenageadas pelo Poder Legislativo de uma maneira muito justa. Investir na educação é investir no futuro, e a Unesc é o nosso orgulho. Todos nós, vereadores e cidadãos de Criciúma temos esta bandeira, é a nossa Universidade e por ela devemos lutar, e como na sessão de hoje, homenagear”, afirmou.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, comentou que o momento é de reverenciar o passado com olhos no futuro, ressaltando as raízes de um sonho de fé, trabalho e paixão. “Esse caminho motivou a formação desta Universidade. Quantas barreiras superadas, quantos resultados já conquistados. Nossa comunidade passou a ser refletida em nossas ações de extensão, estas, fortemente aliadas às iniciativas de pesquisa e ensino. Ações de extensão que ao longo dos anos fazem da Unesc uma instituição de valores arraigados junto às comunidades de Criciúma e da região do sul do estado, que colocam Universidade e sociedade de mãos dadas rumo à intervenção social, cultural, transformadora e inclusiva”, ressaltou.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, ressaltou a importância do investimento na educação. “Precisamos investir naquilo que temos de melhor, na inteligência da nossa gente. Por isso, a Unesc pode sempre contar conosco, nós somamos para o desenvolvimento de uma região maior, melhor e produtiva”, ressaltou.

Vereadores proponentes

O vereador Julio Kaminski (PSDB), um dos proponentes da homenagem, disse que a Unesc tem importante papel na sua vida porque ele colou grau em Direito na Universidade e hoje ele tem dois filhos que fazem cursos na instituição. “Precisamos valorizar, prestigiar e agradecer o papel da Unesc para a comunidade em nível regional”.

O vereador Paulo Ferrarezi (MDB) também tem duas filhas estudando na Universidade e deu os parabéns pelo trabalho que a direção, e professores, fazem na instituição.

O vereador Tita Beloli (MDB) também destacou a importância da instituição para a comunidade e mencionou que os parlamentares estão à disposição da Unesc.

O presidente do DCE Alexandre Bristot lembrou o fundador da FUCRI, Ruy Hulse e falou que hoje o aniversário se dá graças ao arrojo e coragem de muitas pessoas. “Importantes ações enérgicas estão sendo realizadas nesta gestão para que a Unesc não sofra dos mesmos problemas que muitas instituições de ensino estão sofrendo atualmente. A universidade é uma das únicas do sistema Acafe que faz eleições para reitoria e centros acadêmicos. O  movimento estudantil continuará seu trabalho para ter ainda mais conquistas como as que ocorreram recentemente, como aumento do numero de bolsas de estudos da PMC, com auxílio do Legislativo e do Município”.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

 A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.