Geral
Ensino Técnico do Colégio Satc proporciona rápida inserção no mercado de trabalho
Com 14 opções de cursos, instituição já formou mais de 20 mil alunos
Mais de 20 mil alunos já se formaram no ensino técnico do Colégio Satc. Disponibilizados em três modalidades, a instituição conta com um portfólio de 14 cursos técnicos nas áreas de indústria, tecnologia e comunicação. O ensino favorece a entrada no mercado de trabalho e facilita na escolha de um curso de graduação.
Segundo o coordenador dos Cursos Técnicos do Colégio Satc, Adelor Felipe da Costa, realizar o ensino técnico coloca a pessoa que está procurando por uma oportunidade no mercado de trabalho em outro patamar, visto que as empresas procuram pela mão de obra com formação técnica. “Ter um técnico abre as portas do mercado de trabalho, com oportunidades para ingressar, progressão de carreira e a remuneração que está muito acima do que uma pessoa que não possui a formação técnica”.
O colégio dispõe de uma estrutura composta por laboratórios e equipamentos de última geração, professores capacitados, e com experiência de mercado. O ensino acontece de maneira prática e os cursos estão disponíveis em três modalidades.
“Na modalidade concomitante, o aluno realiza o ensino médio no período da manhã e o curso técnico durante a tarde. Para os estudantes do Colégio Satc, a formação técnica pode ser realizada sem custo adicional na mensalidade. A escola também conta com o modelo subsequente, onde o aluno com o ensino médio completo deseja realizar o ensino técnico e a modalidade de ensino a distância (EaD)”, explica o coordenador.
Cursar um técnico enquanto também realiza o ensino médio é uma forma de aproveitar o tempo de maneira melhor. De acordo com a diretora do Colégio Satc, Izes Beloli Coral, administrar as duas formações simultaneamente pode gerar diversos benefícios aos alunos.
“Existe uma grande diferença do aluno que sai do ensino médio também já formado com um curso técnico. É pouco provável que ele não aplique o conhecimento adquirido ao longo da formação, por mais que não siga carreira na mesma área”, destaca Izes.
Na visão da diretora, ter a formação de um técnico amplia o olhar do estudante perante as possibilidades futuras, e o torna mais preparado para a escolha de um curso superior. “No Colégio Satc, temos um portfólio de cursos técnicos e por isso o aluno além de se aprofundar no que está cursando, também tem contato com outras áreas, permitindo que o aluno entenda do que se trata as áreas ofertadas nos cursos de graduação”, pontua.
Geral
Estudantes da EMEB José Rosso receberam a medalha de bronze conquistadas na França
Os resultados inéditos dos estudantes da rede municipal de ensino na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras continuam sendo motivo de comemoração em Criciúma. Nesta sexta-feira (24), alunos da Escola Municipal de Educação Básica José Rosso receberam oficialmente as medalhas de bronze conquistadas na competição realizada em Salon-de-Provence, na França.
A conquista teve um desfecho especial, pois a equipe soube da premiação ainda na viagem de retorno ao Brasil, após a revisão e recontagem dos pontos contestados durante a cerimônia oficial no evento.
“Eles mereceram essa conquista e tanto a notícia quanto, agora, a entrega das medalhas tiveram um sabor especial. Essa premiação representa a dedicação desses estudantes, o empenho dos professores e o nosso compromisso em oferecer uma educação pública de excelência”, comemorou o prefeito Vagner Espindola.
O vice-prefeito, Salésio Lima, também enalteceu o desempenho dos estudantes. “Essa conquista mostra o potencial transformador da nossa rede municipal. Ver jovens alcançando o pódio internacional nos enche de orgulho e reafirma que estamos no caminho certo ao investir no futuro das nossas crianças”, destacou.
O grupo criciumense premiado na categoria Júnior II (destinada a estudantes de 11 a 13 anos) é formado pelos alunos do 6º ano: João Pedro da Trindade Schneider Machado, Maria Eduarda Francisca Schardosim, Murilo Pereira Lúcio e Vithoria de Pieri Correa.
A coordenadora de Matemática da rede municipal, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, lembrou da emoção ao receber a confirmação do resultado.
“Foi uma mistura de euforia e ansiedade, os quatro aguardavam com expectativa o momento de receber suas medalhas. Até a espera tornou a conquista ainda mais especial. Hoje, com as medalhas finalmente no peito, celebram não apenas o resultado alcançado, mas também toda a dedicação, o esforço e a experiência inesquecível que viveram”, afirmou a coordenadora.
Relembre a conquista
Organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, a competição é considerada a maior olimpíada interclasses de matemática do mundo. Ao todo, 12 estudantes de três escolas da rede municipal de Criciúma representaram o município na França.
Além do bronze conquistado pela equipe da EMEB José Rosso, a delegação criciumense trouxe para casa o ouro inédito garantido pelos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Polo de Surdos (EMEBPS) Professora Maria de Lourdes Carneiro, na mesma categoria Júnior II.
Para a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, os resultados coroam um período de importantes avanços na aprendizagem.
“Encerrar este ciclo de reconhecimento aos nossos alunos demonstra a força da educação de Criciúma. Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo de valorização do ensino, apoio pedagógico e incentivo às altas habilidades nas nossas escolas”, salientou Geovana.
Geral
Estudantes da rede municipal de Criciúma participarão de intercâmbio na NASA, nos Estados Unidos
Sara Cunha Teixeira e Kerrison Dionata dos Reis Giócomo representarão o município no programa internacional Nasa 4Heroes, no Space Center Houston
Dois estudantes da Rede Municipal de Ensino de Criciúma viverão, em 2027, uma experiência dedicada à ciência e à exploração espacial. Sara Cunha Teixeira e Kerrison Dionata dos Reis Giócomo foram selecionados para participar do intercâmbio Nasa 4Heroes, no Space Center Houston, nos Estados Unidos.
O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (24), no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em um encontro marcado pela emoção dos estudantes e de seus familiares.
“Eu acho que o conhecimento é uma das coisas mais importantes que a gente pode ter, porque alguém pode tirar tudo de você, menos o que você sabe. Sempre foquei muito nos estudos, porque o conhecimento abre muitas portas. Estar indo para a Nasa é uma grande oportunidade”, relatou Sara, de 13 anos, estudante da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Maria de Lourdes Carneiro, no bairro Vila Francesa.
Para Kerrison, de 15 anos, aluno da EMEB Luiz Lazzarin, no bairro Vila Isabel, foi difícil conter a emoção ao receber a notícia.
“Ir para a Nasa depois de muito estudo, principalmente sendo aluno da rede municipal, é muito legal. Acredito que esse seja o sonho de muitos estudantes. Não contive a alegria quando soube. Já estou ansioso para ir aos Estados Unidos”, afirmou.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, acompanhou o anúncio e destacou o orgulho do município pela conquista dos estudantes.
“É emocionante participar deste momento histórico para a Rede Municipal de Ensino e para a vida desses dois jovens talentos. Eles chegaram até aqui porque tiveram dedicação, curiosidade e souberam aproveitar as oportunidades oferecidas pela escola. Essa conquista mostra que investir em educação é abrir caminhos para que nossos estudantes possam sonhar cada vez mais alto”, ressaltou.
A comitiva brasileira, formada por 40 estudantes, embarcará para os Estados Unidos no início de 2027. Em Criciúma, o processo seletivo reuniu 38 alunos da Rede Municipal de Ensino e foi conduzido pelo Centro de Formação Thereza Dário Milanezzi, em parceria com a coordenação dos Clubes de Astronomia Constelações do Sul. O edital foi aberto a todas as escolas que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental.
Para participar, os candidatos precisavam estar matriculados entre o 6º e o 8º ano do Ensino Fundamental, frequentar regularmente as aulas, possuir conhecimentos de língua inglesa e cumprir todas as etapas estabelecidas no edital.
A classificação considerou a participação nos Clubes de Astronomia Constelações do Sul, o desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), uma carta de motivação escrita pelos próprios estudantes, uma entrevista presencial e um teste de proficiência em inglês.
Também foram avaliados critérios como comunicação, postura, autonomia, responsabilidade, interesse pela ciência e capacidade de interação em língua inglesa. Ao final do processo, Sara e Kerrison obtiveram os melhores desempenhos e conquistaram as duas vagas destinadas aos estudantes da rede municipal de Criciúma.
“Essa conquista é reflexo de uma educação que incentiva a pesquisa, a ciência e o protagonismo dos estudantes. Nossos alunos demonstraram dedicação e competência em todas as etapas da seleção. Agora, terão a oportunidade de viver uma experiência única e levar o nome de Criciúma e da nossa Rede Municipal de Ensino a um dos principais centros dedicados à exploração espacial no mundo”, destacou a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette.
Processo seletivo desafiador
Segundo a orientadora pedagógica dos Clubes de Astronomia Constelações do Sul, Michele Mezzari Oliveira, o processo seletivo foi planejado para considerar a trajetória dos participantes e identificar os estudantes com perfil para representar o município.
“Foi muito gratificante conhecer ainda mais o potencial dos nossos estudantes. Todos demonstraram grande capacidade, e esse resultado reforça a qualidade do ensino público oferecido em Criciúma”, afirmou.
A orientadora pedagógica Vanessa Luz da Silva destacou que o alto nível dos candidatos tornou a escolha ainda mais desafiadora.
“Cada etapa mostrou o quanto esses estudantes estavam comprometidos com a oportunidade. Os dois selecionados conquistaram as vagas por mérito, mas saímos desse processo certos de que a nossa rede possui muitos outros talentos com condições de alcançar grandes conquistas”, finalizou.
Geral
Polícia localiza estufa para produção de maconha em Lauro Müller
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Lauro Müller, localizou uma estufa de cultivo de maconha na localidade de Rocinha, em Lauro Müller. A ação contou com apoio da Polícia Militar do município e do Núcleo de Inteligência (NINT) da Regional de Criciúma, e foi motivada por denúncia encaminhada pelo Ministério Público de Santa Catarina.
No local, os policiais encontraram a estrutura totalmente equipada para o cultivo, com termômetro, luzes artificiais, sistema de adubação e controle de pH da água.
Após a apreensão do material, o caso segue em investigação até a conclusão do inquérito policial.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades


















