Blog Anderson de Jesus
Equipe de Jorginho pede que Moisés suspenda licitações
A equipe de transição do Governador Eleito Jorginho Mello informou à imprensa nesta quarta-feira que pediu ao Governo de Carlos Moisés que suspenda qualquer licitação ou novo contrato que gere despesa para o próximo governo.
Coordenada pelo ex-prefeito de Luzerna Moises Diersmann, a transição de Mello ressaltou a Constituição Estadual que, através do art. 17, impõe a vedação de contratar ou licitar obras nos últimos 120 dias de governo, além da própria Lei de Responsabilidade Fiscal que proíbe a contratação de despesas que não possam ser pagas até o fim do mandato.
Veja na íntegra o ofício de recomendação:
Senhor Governador,
Com os cordiais cumprimentos, dando prosseguimento ao trabalho da equipe de transição
governamental, e diante das reiteradas notícias do lançamento de novos processos licitatórios, de alto valor, no apagar das luzes, vimos pelo presente RECOMENDAR que suspendam quaisquer medidas que impliquem na criação de obrigações para o novo governo, comprometendo as finanças públicas.
Especialmente, considerando as proibições expressas na Constituição Estadual, que dispõe
no parágrafo único do art. 17 a vedação de licitar e contratar obras nos últimos 120 dias do
mandato e a previsão na Lei de Responsabilidade Fiscal no art. 42, que proíbe a contratação de
despesas que não possam ser pagas até o final do mandato.
Certo de contar com a valorosa atenção de V. Exa., reitero votos de estima e apreço.
Blog Anderson de Jesus
Datafolha mostra Lula com 39% e Flávio Bolsonaro com 36% no primeiro turno
Pesquisa aponta diferença de três pontos entre os dois principais candidatos; no segundo turno, cenário é de empate técnico
O novo levantamento do Datafolha sobre a disputa pela Presidência da República mostra Lula (PT) com 39% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 36%.
Na pesquisa anterior, divulgada uma semana antes, Lula tinha 39% e Flávio Bolsonaro, 35%. A diferença entre os dois, portanto, passou de quatro para três pontos percentuais.
O levantamento foi realizado entre terça-feira (15) e quinta-feira (17), período marcado também por novas discussões envolvendo a crise institucional no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo turno tem empate técnico
Na simulação de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o Datafolha registra 46% para Lula e 44% para Flávio.
Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado configura empate técnico. Na rodada anterior, os mesmos candidatos apareciam com 46% e 44%, respectivamente.
Outros candidatos
No cenário de primeiro turno, os demais candidatos aparecem com percentuais menores:
- Augusto Cury (Avante): 6%
- Ronaldo Caiado (PSD): 4%
- Renan Santos (Missão): 3%
- Romeu Zema (Novo): 2%
- Samara (UP): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
Brancos e nulos somam 6%, enquanto 3% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar.
Pesquisa ouviu 2.002 eleitores
O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas em 125 municípios brasileiros, entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04029/2026.
Blog Anderson de Jesus
Autopropelidos devem ganhar legislação e controle nas ruas de Criciúma
Criciúma deve ganhar uma legislação específica para regulamentar a circulação de veículos autopropelidos. A proposta, que já está em elaboração, pretende estabelecer regras municipais para esse tipo de equipamento e definir critérios de segurança para os usuários.
A discussão ganhou força a partir de experiências adotadas em outros municípios catarinenses. Um dos exemplos citados é Brusque, que passou a regulamentar a circulação de autopropelidos após um acidente fatal envolvendo uma adolescente de 14 anos, em 2025.
Segundo o sargento Edno Dutra, superintendente de trânsito de Criciúma, a regulamentação municipal é necessária diante das regras estabelecidas para esse tipo de veículo e das responsabilidades atribuídas aos municípios. “Em Brusque, a regulamentação estabelece idade mínima de 16 anos para condução de autopropelidos. O município também criou um sistema de identificação para os adolescentes que cumprem as exigências estabelecidas pela legislação”, explica
Por lá, antes de receber a autorização, o usuário passa por uma orientação sobre as regras de trânsito. A medida busca ampliar o controle e a segurança na utilização dos equipamentos.
Edno também explica que existem diferenças entre os modelos que estão chegando ao mercado. “A legislação também diferencia os equipamentos conforme suas características e velocidade. Os autopropelidos, como determinados modelos de bicicletas elétricas, possuem regras específicas. Já os veículos enquadrados como ciclomotores estão sujeitos a exigências próprias previstas no Código de Trânsito Brasileiro, incluindo habilitação nas categorias correspondentes ou autorização específica, conforme o caso. Em Criciúma já está escrita a lei. Acredito que, recebendo o aval do gabinete, vamos colocar em prática toda essa regulamentação”, afirmou.
Blog Anderson de Jesus
Rincão terá três shows nacionais para movimentar a próxima temporada
Lançamento oficial da programação deve ser feito no final de novembro
Pelo menos três shows nacionais devem movimentar a próxima temporada de verão no Balneário Rincão. A informação é do Secretário de Cultura e Turismo. Segundo Fernando Casagrande todos os detalhes serão divulgados no mês de novembro. “Vamos fazer o lançamento oficial da temporada durante o GastroRincão, em novembro, mas nós já estamos desenhando a temporada e teremos três shows nacionais gratuitos”, explica.
Segundo ele, os shows serão realizados durante a celebração da virada e também na metade de janeiro. ‘É o que estamos programando. Vamos ter um show de pagode no dia 1º de janeiro e um sertanejo universitário no dia 2. A intenção é no meio de janeiro trazer o terceiro show. Esse será ainda mais especial e vamos atrair visitantes de toda a região para movimentar a nossa economia”,destaca Casagrande.
Além dos shows nacionais, o Carnarincão volta com mobilização regional e os eventos esportivos devem ser ampliados. “No passado tínhamos o Sereia Boa de Bola e é uma competição que vai voltar. Também temos os nossos parceiros que ajudam a movimentar ainda mais a nossa praia. Será, sem dúvida, uma grande temporada.”
-
Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens9 anos atrásCidades
