Geral
Escola Hercílio Amante promove Encontro das Avós para celebrar a data

Para comemorar o Dia do Idoso, celebrado nessa quarta-feira (1°), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Hercílio Amante, do bairro Vila Floresta, em Criciúma, participaram de um momento de carinho e ternura. O 15° Encontro das Avós promoveu uma dinâmica para valorizar a família no ambiente escolar. Em uma tarde de descontração, as avós foram recepcionadas com apresentações dos estudantes, brincadeiras e acolhimento.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou que o encontro reforça a importância da presença da família dentro do ambiente escolar, fortalecendo vínculos e criando memórias afetivas que ultrapassam gerações. “O Encontro das Avós é um gesto simples, mas de grande valor. Ele mostra como a escola vai além do ensino em sala de aula, fortalecendo a família e valorizando a experiência de vida dos idosos. Esse vínculo entre gerações é um exemplo de amor e de respeito que queremos incentivar cada vez mais em Criciúma”, ressaltou.
Para a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, a iniciativa ficará marcada para sempre na memória tanto dos netos, como dos avós. “Certamente todos vão lembrar desse momento com muito carinho. Essa lembrança fortalece os laços familiares e dá ainda mais sentido à vida escolar das crianças porque elas aprendem a valorizar quem veio antes delas. As avós carregam consigo histórias, experiências e ensinamentos que se tornam parte da formação dos netos. Trazer essa vivência para dentro da escola é um gesto de reconhecimento e de respeito”, afirmou.
Segundo a diretora da EMEB Hercílio Amante, Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, o Encontro das Avós acontece todos os anos na escola e reúne aproximadamente 200 convidadas, com o objetivo de valorizar a pessoa idosa. “Essa é uma atividade em que as professoras contam histórias e falam da importância das avós, onde todas são convidadas para um café com os seus netos. Ressaltamos a importância desse contato dentro do espaço escolar, o vínculo e a memória afetiva, essencial para as crianças e também para as vovós”, destacou a diretora.

Geral
Governo propõe fim da obrigatoriedade de autoescolas e CNH pode ficar até 80% mais barata

O Ministério dos Transportes abriu, a partir desta quinta-feira (2), uma consulta pública para mudar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O principal objetivo é flexibilizar a formação de novos motoristas e reduzir drasticamente o custo do documento.
A proposta prevê o fim da obrigatoriedade de contratação de autoescolas. Os candidatos poderão optar por:
- Contratar instrutores autônomos credenciados pelo Detran.
- Fazer a formação teórica por cursos digitais.
- Fim da exigência de carga horária mínima de 20 horas-aula práticas.
A expectativa do Governo Federal é que a flexibilização reduza o custo da CNH — que hoje pode passar de R$ 3,2 mil — em até 80%.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o modelo atual é “excludente, caro e demorado demais” e que a mudança visa democratizar o acesso à CNH.
A minuta do projeto estará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil. Após esse período, o texto seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Geral
Criciúma Qualifica Mais prorroga inscrições até o dia 15 para cursos na Construção Civil e Vestuário

O Governo de Criciúma prorrogou o prazo de inscrições para a segunda etapa do programa Criciúma Qualifica Mais. Os interessados têm agora até o dia 15 de outubro para se inscrever.
O programa é desenvolvido em parceria com o Senai e visa qualificar a mão de obra local de acordo com a demanda do mercado.
Nesta fase, o foco está na preparação de profissionais para dois setores em alta: o do Vestuário e o da Construção Civil.

Geral
Segurança: Governador autoriza concurso para 60 vagas de Perito Oficial em SC

O governador Jorginho Mello autorizou nesta quarta-feira (1º) a realização de um novo concurso público para o cargo de Perito Oficial da Polícia Científica de Santa Catarina. Serão oferecidas 60 vagas para reforçar diversas áreas forenses, como medicina legal, criminalística e laboratórios.
O governador destacou o investimento na área. “Santa Catarina é o estado mais seguro do país e isso é resultado de muito investimento em Segurança Pública. Vamos continuar investindo nas nossas Forças de Segurança para que elas sigam fazendo este trabalho de excelência”, afirmou.
A perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, ressaltou que a medida é essencial para recompor o quadro de profissionais. “É mais um passo no fortalecimento da segurança pública catarinense e para assegurar a qualidade do serviço prestado à população”, disse.
A Polícia Científica informou que a definição da banca organizadora, a publicação do edital e o cronograma do concurso devem ser divulgados em breve.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia6 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades