Conecte-se conosco

Política

Estado anuncia 68 novos leitos de UTI neonatal e pediátricos; Sete são em Criciúma

Publicado

em

O governador Carlos Moisés anunciou na manhã desta segunda-feira, 30, a abertura de 68 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica em até 90 dias. A medida foi tomada após articulação envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde com as unidades hospitalares do estado.

Os hospitais que terão os novos leitos de UTI são: Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com 9 leitos neonatal; Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, com 6 leitos de UTI pediátrica; Hospital Azambuja, em Brusque, com 8  de neonatal e 2 de pediátrica; Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, com 2 de pediátrica; Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville, com 10 de pediátrica; Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com 4 de neonatal; Hospital Regional de Araranguá, com 5 de pediátrica; Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, com 7 de neonatal; Hospital Regional de São José, com 10 de neonatal; e Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, com 5 de pediátrica.

Segundo o Governador Carlos Moisés, a abertura de novos leitos é algo complexo. “Não é qualquer hospital que pode ter leito de UTI, precisa estar habilitado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a maior dificuldade hoje está na contratação de profissionais para colocar em funcionamento leitos de UTI, como intensivistas, pediatras, por exemplo. Nós estamos pactuando com vários hospitais habilitados e vamos ampliar essa oferta nos próximos dias. Mas além dessa ampliação de 68 leitos em todas as regiões de Santa Catarina, é importante destacar a participação da sociedade em seu papel, cumprindo o esquema de vacinação de crianças, adolescentes e adultos que refletem na imunização dos bebês”, explica. 

Os dados do painel da transparência deste domingo, 29, consta que o Estado está com 294 leitos de UTI neonatal e mais 89 pediátricos ativos, distribuídos nas sete macrorregiões. A abertura dos novos leitos significa um incremento de 13% nos leitos de UTI neonatal e 33,7% nos leitos pediátricos.

“Há um trabalho contínuo e estratégico para que a ampliação se dê de forma segura e possa abarcar a demanda que, principalmente, as doenças respiratórias têm imposto ao Sistema de Saúde. Além das estratégias imediatas, também estamos trabalhando na abertura de novos leitos a longo prazo pensando que ainda temos meses de inverno pela frente,” projeta o secretário Aldo Baptista Neto. 

Para a abertura dos leitos serão realizados novos convênios que permitirão às unidades a compra de equipamentos e contratação de recursos humanos. Neste sentido, várias superintendências estão envolvidas no trabalho de articulação para que os leitos estejam em pleno funcionamento o mais breve possível, a partir de 10 dias.

O movimento de ampliação já vem ocorrendo. No último mês foram ativados cinco leitos de cuidados intermediários neonatais no Hospital Regional de São José, além de 17 leitos de internação no Hospital Infantil Joana de Gusmão. 

“O Governo do Estado está avançando desde que assumimos. Antes da pandemia tínhamos 196 UTI neonatais, hoje chegamos a 298, ou seja 52% de ampliação da oferta de leitos. Temos que lembrar que foi feita uma grande campanha contra a vacinação, isso está relacionado a essa grande demanda por atendimento, junto ao período sazonal de baixas temperaturas. Até agosto acreditamos que distensione essa pressão sob leitos de UTI na saúde pública e privada. Pois já comprovamos que a saúde privada também não tem leitos. Temos recursos e estamos atentos, se não há vaga na saúde pública, iremos comprar leito na privada em Santa Catarina ou em outros estados”, reforça o Governador Carlos Moisés.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Articulação garante fôlego para o setor de descartáveis plásticos

Publicado

em

O setor plástico de Santa Catarina comemorou a alteração no Projeto de Lei sobre a Política Nacional de Estímulo à Produção e ao Consumo Sustentável, aprovado na Câmara dos Deputados. A proposta original previa a substituição imediata de plásticos de uso único por produtos reutilizáveis e biodegradáveis em até cinco anos. Mas após articulação do deputado Luiz Fernando Vampiro, o trecho que determinava o fim abrupto dos descartáveis foi retirado, garantindo uma transição mais gradual.

Vampiro, que trabalhou com o relator Luciano Vieira e a autora Jandira Feghali para ajustar o projeto, destacou que a medida evita um impacto negativo no setor, especialmente no Sul de Santa Catarina. “Agora, teremos tempo para uma adaptação mais responsável, focando na sustentabilidade e preservação dos empregos”, explicou o deputado, em entrevista a cidade em Dia.

Continue Lendo

Política

Câmara de Criciúma celebra centenário da Escola Coelho Neto com Sessão Especial

Publicado

em

A Escola de Educação Básica (E.E.B.) Coelho Neto foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Criciúma em uma Sessão Especial realizada na noite desta quarta-feira (29). A solenidade ocorreu no Ginásio de Esportes da própria instituição, no Bairro Santa Bárbara, reunindo alunos, ex-professores e a comunidade escolar para celebrar 100 anos de história e dedicação à educação.

A homenagem foi proposta pelo vereador Neto Uggioni (PSDB), que destacou o papel da escola na formação de gerações e na identidade do bairro.

“O Coelho Neto é mais do que uma escola. É um símbolo de dedicação, de valores e de amor à educação. Por aqui passaram milhares de alunos que hoje fazem parte da história de Criciúma. Essa homenagem é um reconhecimento a todos que contribuíram e continuam contribuindo”, afirmou o parlamentar.


Da Escola Isolada à E.E.B. Centenária

Fundada em 1925 nas proximidades da primeira mina da Companhia Brasileira Carbonífera de Araranguá (CBCA), a instituição começou como Escola Isolada Doutor Paulo de Frontin. Em 1950, recebeu o terreno onde está localizada hoje.

Atualmente, a E.E.B. Coelho Neto conta com 63 funcionários e atende cerca de 420 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, consolidando-se como referência em qualidade de ensino e formação humana na região.

Continue Lendo

Política

Neguinho e vice Érico confirmam apoio a Júlio Garcia e Rodrigo Minotto para 2026

Publicado

em

O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (Neguinho), e o vice-prefeito Érico D’Amorin confirmaram publicamente o apoio às pré-candidaturas dos deputados estaduais Julio Garcia (PSD) e Rodrigo Minotto (PDT) para a eleição de 2026. O anúncio ocorreu neste sábado (25) em um ato que reuniu mais de 400 pessoas no Ideal Esporte Clube.

O evento contou com a presença de sete vereadores, ex-prefeitos (Dimas Kammer e Paulo Hoepers), ex-vice-prefeito, secretários municipais e lideranças de diversos partidos.


Reconhecimento à Parceria e Importância da Representatividade

O prefeito Neguinho destacou o compromisso dos parlamentares com o município: “Forquilhinha tem muito a agradecer essa parceria. Estamos comprometidos com a valorização e o cuidado da nossa terra, e o Julio e o Rodrigo têm mostrado até aqui muita garra e trabalho. Contem com a força da nossa gente”.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia, ressaltou a importância da união política:

“Ter um deputado estadual não é pouca coisa. Forquilhinha é um município de médio porte. E nós temos que ter orgulho disso. Essa união do Rodrigo com a administração é fundamental e só vai trazer bons frutos”, pontuou Garcia.

O deputado Rodrigo Minotto, por sua vez, agradeceu o apoio da administração municipal, frisando o carinho e o respeito do prefeito Neguinho pela cidade. “Eu tenho muito a te agradecer, pela forma, atitude e respeito que tu tem pela nossa gente. Neguinho, conta comigo, porque eu sei que posso contar contigo e com toda tua equipe”, afirmou Minotto.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos