Geral
Estudantes chilenos conhecem as unidades de saúde de Criciúma
![](https://sulnoticias.com/wp-content/uploads/2024/11/Delegacao-Chilena-Mariana-Machado-DECOM-1.jpg)
Mais de 50 estudantes chilenos, de diferentes categorias profissionais da área da saúde, estão em Criciúma para conhecer mais o Sistema Único de Saúde (SUS), e também o serviço de atenção básica do município e os diversos serviços disponíveis para a população. A delegação chegou na última segunda-feira (11) e permanece na cidade para estudos até sexta-feira (22). Ao longo da primeira semana, os pesquisadores visitaram as vigilâncias municipais, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da rede de urgência e emergência. Na última segunda-feira (18), os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Secretaria Municipal de Saúde, no Paço Municipal Marcos Rovaris, momento em que foram apresentados ao organograma da saúde de Criciúma.
“Temos hoje 50 Unidades Básicas de Saúde e três Unidades de Pronto Atendimento, daqui alguns dias vamos inaugurar a quarta. O papel do município é a saúde primária, com o atendimento através das Unidades Básicas de Saúde. Da porta para fora do hospital é responsabilidade do município, da porta para dentro é do estado. No Brasil, os Tribunais de Conta de cada estado avaliam a eficiência de gestão e da saúde nos municípios, e durante dois anos recebemos o selo ouro. Mas existe um maior ainda: o selo diamante. Nós fomos em busca deste selo e conquistamos, exatamente pela qualidade da gestão pública. Nosso propósito se cumpriu: fazer mais, melhor, com menos e muito mais rápido, com transparência total para o cidadão que contribui e paga impostos”, pontuou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Na ocasião, o gestor também convidou os visitantes para conhecerem os pontos turísticos da cidade, como o Parque Astronômico, a Fazenda Solar Nikola Tesla e a Mina de Visitação.
O secretário de saúde de Criciúma, Deivid Freitas, destaca que essa troca de experiências e conhecimentos entre os estudantes e os profissionais da área é benéfica para ambos os lados. “Os chilenos estão visitando o município para conhecer a rede de saúde, e esses momentos são sempre importantes para fazer essa troca. Com isso conseguimos identificar melhor aquilo que podemos melhorar com a visão deles, que vêm de uma outra realidade e uma outra perspectiva, além deles também levarem o que nós temos aqui de experiências positivas para o Chile. Eles têm comentado muito sobre a participação social junto a criação das políticas públicas de saúde. Durante toda essa semana na parte da manhã eles vão visitar algum serviço e na parte da tarde vão para a Unesc discutir sobre o que aprenderam, para juntar a realidade deles com a nossa”, ressaltou.
Anualmente o grupo realiza imersões de conhecimento em outros países, por meio de editais abertos pela Universidade del Alba e pelo governo do Chile. Este ano, a pesquisa foi direcionada ao Brasil, através da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), vencedora do edital. A delegação chilena é composta 51 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentistas e matronas. Durante a estadia no país, a equipe conta com o apoio de professores da Unesc e tradutores de espanhol.
“No final dessa experiência eles têm que elaborar um projeto de melhorias para o Chile com base no que eles viram aqui, alguns já estão definindo o tema que vão fazer. Hoje alguns já me chamaram para falar sobre o NEPSHU, porque eles vão escrever um projeto para ter esse Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização lá no Chile, então eles vão se baseando no que eles estão vendo aqui e o que eles poderiam melhorar lá”, explicou a professora do curso de enfermagem da Unesc, Letícia Felipe Milak, que acompanha o grupo de visitantes.
Aprendizado e fonte de inspiração
Uma das estudantes, Ivanna Soto Ortiz, é matrona (denominação chilena para a profissional que acompanha gestantes, como uma enfermeira obstetra) e, para ela, esse contato com as diferentes formas de atendimento na cidade trouxe muitas reflexões e aprendizados para a sua área de estudo. “A experiência tem sido muito produtiva, nós pudemos conhecer os espaços e os diversos dispositivos de saúde que existem aqui em Criciúma e que não tínhamos visto ainda. Particularmente, ver o organograma da saúde é muito importante para esclarecer tudo o que temos conhecido. Essas visitas têm sido incríveis, por conhecer todo o processo e todas as especializações que tem”, comentou. Ela é moradora de Quinta Normal, uma comuna de Santiago, no Chile. Ivanna, assim como os demais visitantes, realizam a pesquisa por meio dos cursos “Modelo de Atenção com ênfase em gestão comunitária e promoção da saúde, sistema de saúde como determinante social da saúde” e “Formação e Aperfeiçoamento com Ênfase em Gestão Comunitária e Promoção da Saúde, Participação Comunitária e Intersetorial” da Unesc.
“A quantidade de UBSs é maior do que no Chile, onde as estruturas um pouco maiores, mas que atendem muitas pessoas, causando em alguns momentos superlotação. O que me chamou atenção aqui é que as unidades são menores, porém mais espalhadas. Outra coisa que me chamou atenção é a função do agente comunitário, que no Chile é algo muito recente e aqui eles são muito próximos da população. O conhecimento que eles têm sobre os problemas de saúde das pessoas e o empenho na pesquisa dos casos é uma colaboração que também significa muito para a equipe de saúde e para os próprios usuários, por terem um intermediário e conhecerem as características próprias dessa comunidade”, pontuou Ivanna Ortiz.
![](https://sulnoticias.com/wp-content/uploads/2024/08/SELO-MINRECCO-SN-300x250-1.jpg)
Geral
Prefeitura de Criciúma inicia obras de revitalização da rua Leonardo Bialeck
![](https://sulnoticias.com/wp-content/uploads/2025/01/Prefeitura-de-Criciuma-inicia-obras-de-revitalizacao-da-rua-Leonardo-Bialeck-Foto-Gregori-Flauzino-2.jpeg)
A Administração Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, iniciou na última semana as obras de revitalização da pavimentação asfáltica da rua Leonardo Bialeck, uma das principais vias de acesso ao bairro Linha Batista. O trecho contemplado possui 1,3 km de extensão. O investimento para a execução das obras é de aproximadamente R$ 1 milhão, provenientes de recursos próprios do município.
“Essa é mais uma obra que vai trazer mais conforto e segurança aos moradores do bairro Linha Batista. Esse investimento reforça o compromisso da gestão em proporcionar qualidade de vida e bem-estar a todos os bairros da nossa cidade, cuidando das vias públicas”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Cláudio Rosso Netto, os trabalhos contemplam a limpeza de bocas de lobo, aplicação de uma nova capa asfáltica sobre a via e sinalização. “Essa é uma importante via de acesso ao bairro Linha Batista, que merece atenção. Estamos comprometidos em levar melhorias para todos os bairros de Criciúma”, afirmou o secretário.
UBS Linha Batista
Ainda no bairro Linha Batista, as obras na nova Unidade Básica de Saúde (UBS), de 354,68 m², estão 80% concluídas. A unidade de porte I atenderá aproximadamente 2,7 mil pacientes cadastrados e contará com uma Equipe de Saúde da Família (ESF) e oferecerá consultas médicas, odontológicas, pré-natal, enfermagem e imunização. O espaço será equipado com consultórios, salas de espera, triagem e imunização, banheiros e áreas de circulação. O investimento para a execução das obras é de R$ 1.350.000,00.
![](https://sulnoticias.com/wp-content/uploads/2024/08/SELO-MINRECCO-SN-300x250-1.jpg)
Geral
Janeiro Branco: campanha de conscientização sobre Saúde Mental
Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde buscam informar e orientar população sobre a importância e os cuidados com a saúde mental
![](https://sulnoticias.com/wp-content/uploads/2025/01/Janeiro-Branco-campanha-de-conscientizacao-sobre-saude-mental-da-inicio-ao-programa-Saude-em-Cores-em-2025-2.jpeg)
Pensando em ampliar a promoção de saúde para a população, e também a prevenção, o Governo de Criciúma dará continuidade ao programa Saúde em Cores neste ano. A iniciativa, lançada em janeiro de 2024 por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações de conscientização e prevenção de diversos temas relacionados à saúde nas UBSs do município com base em um calendário programado pela pasta. De acordo com a programação do Programa, cada mês do ano alerta sobre uma ou mais campanhas de conscientização que serão trabalhadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
As cores relacionadas ao tema das campanhas mensais de prevenção iluminarão prédios públicos, como a Prefeitura e também o Mirante Realdo Santos Guglielmi, localizado no ponto mais alto da cidade, dando destaque às ações do Programa. “O Programa Saúde em Cores reforça o compromisso do nosso Governo com a saúde dos criciumenses, e a mudança na iluminação do mirante municipal destaca ainda mais as campanhas realizadas pela secretaria municipal de Saúde”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
Janeiro Branco
O início de um ano é marcado por momentos de reflexão, novas metas e recomeços. Pensando nisso, para o primeiro mês de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma campanha focada em informativos digitais e impressos de conscientização sobre Saúde Mental e Emocional, com orientações para identificação de situações mentais prejudiciais e os canais de atendimento à população, como os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Para além da informação, a campanha do Janeiro Branco também busca quebrar estigmas em relação à doenças mentais, incentivar a busca por ajuda profissional quando necessário e estimular atividades que contribuam para o bem-estar mental. “O calendário do Programa Saúde em Cores foi elaborado para fazer alusão às enfermidades que mais atingem a população brasileira”.
Confira a programação para os demais meses do Programa Saúde em Cores:
Fevereiro – Orientação sobre mudança de estilo de vida
Março – Conscientização sobre neoplasias
Abril – Conscientização sobre Autismo e Doenças Crônicas não transmissíveis
Maio – Combate às violências
Junho – Doenças Respiratórias
Julho – conscientização sobre Hepatites virais
Agosto – Incentivo ao aleitamento materno
Setembro – Valorização da vida
Outubro – Conscientização sobre saúde da mulher com ênfase no câncer de mama
Novembro – Conscientização sobre a saúde do homem com ênfase no câncer de próspera e combate à Prematuridade
Dezembro – Conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis com ênfase na prevenção do HIV e AIDS e Combate ao Câncer de Pele.
![](https://sulnoticias.com/wp-content/uploads/2024/08/SELO-MINRECCO-SN-300x250-1.jpg)
Geral
Secretaria de Educação de Criciúma prorroga prazo da Consulta Pública do Plano de Gestão Escolar
Formulários podem ser preenchidos de forma online pela comunidade escolar até 31 de janeiro
![](https://sulnoticias.com/wp-content/uploads/2025/01/Secretaria-Municipal-de-Educacao-prorroga-prazo-d-scaled.jpeg)
A Administração Pública, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prorrogou a data de encerramento da Consulta Pública do plano de gestão das Escolas Municipais. Os formulários da pesquisa estão disponíveis online e são destinados à comunidade escolar das Unidades de Ensino da Rede Municipal e aceitarão respostas até o dia 31 de janeiro.
A Consulta Pública, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, é realizada em conformidade com a Lei nº 441/2021, que institui a gestão democrática nas escolas municipais e tem como objetivo analisar os resultados obtidos a partir do plano de gestão proposto pelo diretor de cada Unidade de Ensino. “Essa pesquisa visa aprimorar a qualidade do ensino, atender às necessidades dos estudantes e garantir a melhoria constante dos resultados educacionais a partir de um planejamento mais estratégico”, declara a secretária de Educação, Geovana Zanette.
Para os CEIMs e escolas que possuem turmas somente até o 5º ano, o público-alvo da consulta são os profissionais, estagiários e os pais ou responsáveis legais pelos estudantes matriculados na unidade. Já nas que possuem turmas até o 9º ano, o formulário pode ser respondido por profissionais da unidade, estagiários, pais/responsáveis, estudantes matriculados do 6º ao 9º ano e estudantes da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Cada Unidade de Ensino da Rede Municipal possui um formulário individual. A pesquisa
deve ser preenchida de forma on-line e as respostas serão mantidas em sigilo pela
Secretaria Municipal de Educação. Os gráficos indicadores do desempenho do plano de
gestão escolar serão encaminhados às Escolas da Rede Municipal de Ensino até o final de fevereiro. “É por meio do acompanhamento contínuo do plano de gestão
escolar e dos resultados obtidos a partir da consulta pública que a Secretaria de
Educação ajusta ações e planeja um ano letivo mais eficaz, além de cada Gestor avaliar o trabalho desenvolvido e se atende as expectativas da comunidade escolar”, comenta a Orientadora Pedagógica Geral, Gislene Sala.
Acesse o link abaixo para responder à Consulta Pública:
![](https://sulnoticias.com/wp-content/uploads/2024/08/SELO-MINRECCO-SN-300x250-1.jpg)
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades