Conecte-se conosco

Geral

Famílias em vulnerabilidade social podem ter acesso ao Renda Mínima em Criciúma

Publicado

em

Criciúma

Benefício é concedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, com validade de 15 meses

Além do Bolsa Família, aqueles que estão em situação de extrema vulnerabilidade social podem ter acesso ao programa Renda Mínima. É através dele que os beneficiários podem receber uma quantia mensal em dinheiro com validade de 15 meses, sem a obrigatoriedade de estar no Cadastro Único (CadÚnico). Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a Unidade Central de Criciúma são os responsáveis por atender e acompanhar as famílias interessadas, via Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que faz o encaminhamento à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, responsável pela concessão do benefício.

“As famílias beneficiárias geralmente são aquelas que não possuem renda por não estarem em condições de trabalhar devido a doenças ou cuidado de terceiros. Cada uma possui uma realidade e isso é um subsídio para que elas possam utilizar para aquilo que for de maior necessidade delas”, comentou a coordenadora da Proteção Social Básica, Patrícia Vedana Marques.

O prazo de validade para o recebimento da renda é limitado devido a quantidade de vagas disponíveis para o programa. Dessa forma, quando expira o prazo, continua sendo acompanhada pelo Paif, mas dando a oportunidade para outra família que está aguardando o benefício. O acompanhamento é realizado por meio de oficinas com foco nos direitos familiares, protagonismo e outros assuntos de interesse da comunidade.

“Esse é mais um benefício dentre tantos outros que a Assistência Social disponibiliza aos munícipes. Ele é muito importante, pois em alguns casos serve como complemento ao Bolsa Família. Gerar benefícios como este é gerar mais dignidade às famílias da nossa cidade”, disse o secretário de Assistência Social e Habitação de Criciúma, Paulo César Bitencourt.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Içara: Campanha Maio Furta-Cor promove ações de valorização à saúde mental materna

Todas as Unidades de Saúde do município trabalharão atividades voltadas ao tema com gestantes, mães e puérperas

Publicado

em

m maio, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara trabalharão ações do ‘Maio Furta-Cor: Saúde Mental Materna Importa’. No mês em que as mães são celebradas, a campanha traz temas voltados à saúde e bem-estar mental das mulheres, especialmente as mães, gestantes e puérperas. A iniciativa é do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

Entre as atividades programadas, estão rodas de conversa, palestras, piqueniques e massoterapia. “Toda a equipe de enfermagem da Atenção Primária do município participou de um treinamento com a psicóloga Larissa Pavei sobre a saúde mental materna. O processo de ter um filho pode gerar uma série de abalos psicológicos na mãe, e é isso o que a campanha pretende minimizar. Queremos que toda a rede de apoio dessa família esteja orientada para que tudo transcorra bem”, afirma Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Içara.

A campanha tem como objetivo criar uma rede de relacionamento entre mães e mulheres que vão se tornar mães e proporcionar momentos de acolhimento e fortalecimento. “Para participar basta comparecer à sua Unidade de Saúde mais próxima e se informar sobre os dias e os horários das atividades. Saúde mental materna é um problema de saúde pública e, portanto, uma responsabilidade de todos cuidar de quem cuida”, pontua Gustavo de Jesus, secretário de Saúde de Içara.

Sobre a campanha Maio Furta-Cor

Criada em 2020, em Curitiba (PR), a campanha Maio Furta-Cor já possui cerca de 300 representantes em todo o Brasil e também está presente em 12 países. Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores. “Campanhas de conscientização como essa ajudam a dar voz à causa e consequentemente reflete na busca de soluções para que mães deixem de adoecer por falta de assistência”, frisa a prefeita Dalvania Cardoso. 

Continue Lendo

Geral

Animais resgatados em Treviso estão disponíveis para lares temporários

Publicado

em

Interessados em cuidar dos animais recolhidos pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) podem procurar a autarquia para efetuar o credenciamento de lar temporário. Os documentos necessários devem ser protocolados presencialmente na autarquia até às 8h30min do dia 08 de maio, conforme as condições estabelecidas no edital de chamamento público n° 01/2024.

O documento que prevê o credenciamento está disponível no portal do Executivo e estabelece o lar temporário até o final do Processo Administrativo ou Judicial, podendo o protetor tornar-se guardião definitivo, se assim desejar.

A avaliação dos credenciamentos será realizada por uma comissão formada por três servidores. A classificação, bem como a escolha do animal, será por ordem de protocolo de credenciamento, de acordo com as necessidades da Funtrev durante a vigência do processo, respeitando a ordem de prioridade do artigo 06 do edital. Os documentos anexos que devem ser preenchidos pelos interessados estão disponíveis no arquivo. 

Relembre o caso: No dia 15 de abril, mais de 50 animais de raça em situação de maus-tratos foram resgatados em uma casa no interior de Treviso. Os cães e gatos estavam em meio a sujeira, sem água ou comida e em condições precárias de saúde. A tutora foi presa em flagrante, e os animais encaminhados para atendimento médico veterinário em clínicas de Criciúma e Lauro Müller.

A Funtrev está localizada na Avenida Professor José Forest Abatti, nº 257, Centro, Treviso. Mais informações: 3469-9000.

Continue Lendo

Geral

Situação da Ponte Dei Morosi foi discutida em Nova Veneza

Publicado

em

Governo de Nova Veneza, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, convocou para a noite desta segunda-feira (29), uma reunião com a sociedade civil e autoridades, para apresentar um laudo técnico sobre a situação da Ponte Dei Morosi. De acordo com o engenheiro especialista contratado para realizar o estudo, Laércio Telles, a estrutura apresenta riscos e recomenda manter interditado o ponto turístico construído em 2016.

O especialista destaca que a inspeção detectou problemas de deformação na estrutura. “Temos bastantes pontos de corrosão e deformidades na estrutura. Quando verificamos essa situação, acendeu o sinal de alerta”, afirma Telles.

No laudo técnico, os engenheiros destacaram que a ponte está com vibração e balanço excessivo, corrosão generalizada, drenagem e escoamento da água inexistente (ineficiente) e instalação elétrica inadequada. “Foram encontrados 312 milímetros de deformação, sendo que a norma não pode ultrapassar 48 milímetros. Tem obras que podem e devem balançar, mas estruturas como essa em Nova Veneza não podem da maneira que está. Além disso, a estrutura metálica pode causar algum tipo de problema na ponte de concreto”, alerta o engenheiro.

O técnico ainda destacou que durante a execução, poderiam ser feitas intervenções para evitar o problema atual. “Todos esses problemas poderiam ter sido evitados, construção da obra com outros reforços para evitar essas deformidades ao longo dos anos. As vistorias anuais, que são feitas, não impactam na saúde desta ponte. É um problema de concepção”, ressalta o engenheiro.

A ponte já está temporariamente interditada, por recomendação do próprio engenheiro, desde o mês de março, quando foi constatado que a estrutura estaria comprometida. E para evitar riscos aos pedestres, a prefeitura fechou o local.

O ponto turístico vai permanecer interditado por tempo indeterminado para garantir a segurança dos moradores e turistas que frequentam a cidade. “Nós lamentamos muito a interdição e precisamos administrar a situação. Quando recebemos a primeira recomendação de fechar, não pensamos duas vezes. A vida das pessoas está em primeiro lugar e ela vai ficar fechada até acharmos uma solução. Podemos, também, estudar a possibilidade da construção de uma nova ponte, porque sabemos da importância do que se tornou este atrativo turístico”, salienta o prefeito Rogério Frigo.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com