Blog Anderson de Jesus
Governo de Criciúma confirma manutenção na cobrança do Rotativo em novas vagas

Está confirmado o início da cobrança do estacionamento rotativo de Criciúma nas novas vagas a partir da próxima segunda-feira. A expansão prevista em contrato leva o serviço para os bairros Comerciário e Pio Corrêa. A confirmação do início do serviço foi oficializada em nota encaminhada pelo Paço.
A decisão contraria recomendação do Ministério Público, que queria que a cobrança fosse iniciada apenas após audiência pública marcada para o final do mês. No entanto, o governo ressalta que sua decisão está pautada na legalidade e que todo o processo respeitou a transparência e o debate com a sociedade.
Confirma a nota
A Administração Municipal de Criciúma esclarece que a ampliação do estacionamento rotativo seguirá conforme planejado. O posicionamento foi formalmente encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), reforçando que todo o processo ocorreu com legalidade, transparência e participação popular.
Com 225 mil habitantes e um fluxo diário de 165 mil veículos – 1,4 por habitante –, a cidade exige uma gestão eficiente das vagas para evitar congestionamentos, filas duplas e dificuldades de estacionamento que impactam comércio, hospitais, clínicas, creches e escolas.
Desde 2021, o tema é debatido com a comunidade, incluindo audiência pública e ações informativas da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), como materiais à imprensa e entrevistas para garantir ampla divulgação.
O projeto foi analisado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). Sobre o bairro Comerciário, a Prefeitura destaca que ele possui o mesmo zoneamento do Centro, garantindo um uso equilibrado das vias para estacionamento, ciclovias e mobilidade urbana.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a mobilidade urbana e o interesse público.
Prefeitura de Criciúma

Blog Anderson de Jesus
Vaguinho fala dos 100 dias, apresenta plataforma de transparência e destaca prioridades

O prefeito de Criciúma Vagner Espíndola e o vice Salésio Lima terminaram a quinta-feira com um evento no Paço para marcar os 100 dias do governo. O ato no hall de entrada do Paço foi prestigiado. O prefeito de Siderópolis Franqui Salvaro fez questão de acompanhar. Líderes comunitários, veraedores, integrantes da sociedade civil organizada, o Presidente da Acic Frank Hobold e a Deputada Federal Geovânia de Sá marcaram presença. Júlio Garcia, em compromisso na Alesc, encaminhou vídeo e Clésio Salvaro que está com a família na Europa encaminhou nota com felicitações.
No ato Vaguinho apresentou algumas das ações que foram desenvolvidas nos primeiros dias do mantado e destacou que existem 260 projetos em andamento. “São 300 milhões de orçamento”, ressaltou. O ato também contou com o lançamento de uma nova ferramenta. O Mais (mais.criciuma.sc.gov.br). “O portal vai permitir que o cidadão acompanhe índices do Govenro, dados sobre a cidade e principalmente o andamento de cada projeto. Ao escolher e clicar em uma ação, o cidadão poderá ver o quanto ela já caminhou, como ela vai ficar. Enfim é uma transparência interativa e que vai permitir também que o cidadão seja o fiscal da obra sem sair de casa”, detalha o secretário de Governança Tiago Pavan.
Vaguinho falou com empolgação dos projetos. Do total, 50 ganham o selo de prioridade. “Porque são a nossa meta e quem não estabelece meta fica feliz chegando a qualquer lugar· Posso assegurar que temos muitos projetos. FIzemos muito nos 100 primeiros dias e vamos fazer muito mais no restante do nosso mandato”.

Blog Anderson de Jesus
Com 12 votos favoráveis, Câmara aprova projeto para distribuição de Canabidiol em Criciúma

A Câmara de vereadores de Criciúma aprovou na sessão desta terça-feira a Política Municipal de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à base de Cannabis. O projeto foi apresentado pela vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) e recebeu 12 votos favoráveis.
Pelo projeto, caso seja sancionado pelo prefeito, Criciúma passará a distribuir nas unidades de saúde medicamentos a base de Cannabis para pacientes com doenças em que o canabidiol já tenha eficácia comprovada.
Entre as justificativas apresentadas no projeto a vereadora destaca “A Política instituída tem como objetivo adequar a temática do uso da Cannabis medicinal aos padrões de saúde pública mediante a realização de estudos e referências internacionais, visando ao fornecimento e acesso aos medicamentos à base de Cannabis e produtos de Cannabis para fins medicinais, aos pacientes portadores de doenças que comprovadamente o medicamento diminua as consequências clínicas e sociais dessas patologias”
Confira como votou cada vereador


Blog Anderson de Jesus
Recurso garantido para ampliar o Melchiades no Balneário Rincão

O presidente da Câmara de Vereadores do Balneário Rincão retornou da capital nesta terça-feira com a garantia de mais de 7 milhões de investimentos no Colégio Melchiades Bonifácio Espíndola. A unidade é da rede estadual e atende os estudantes de todo o município.
“ A escola, localizada no coração da cidade, precisava há muito tempo de uma reforma e ampliação, que atende mais de mil alunos e que carrega uma grande história. Ficamos muito felizes com o pleito atendido e sabemos que a Educação de nosso município está em constante desenvolvimento, e um espaço físico apropriado é de total importância para o ensino e aprendizado, tanto para os alunos como também para toda a comunidade escolar”, ressalta o presidente do Legislativo, Fernando Casagrande.
Ainda durante a audiência, Fernando aproveitou para trazer à pauta a reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Gervásio Teixeira Fernandes, no Bairro Pedreiras, assunto que também já está bem encaminhado, e deverá ser feita licitação do projeto de execução em seguida. O encontro contou com a presença do deputado estadual Tiago Zilli, que foi quem fez a intermediação, além da secretária adjunta Patrícia Lueders e demais integrantes da equipe da Secretaria de Estado da Educação e gabinete do deputado.
Em entrevista à Cidade em Dia Fernando ressaltou que os vereadores podem ampliar seu papel de atuação buscando também recursos para suas cidades. A julgar pelo salário de parlamentar no Rincão a emenda assegurada para a educação no município já pagou o mandato de vereador pelos quatro anos”.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades