Geral
Governo de Siderópolis fará restauração da Via-Sacra da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida
O Governo de Siderópolis, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, anunciou na segunda-feira, dia 12, durante a missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a restauração de 16 obras que compõem a Via-Sacra da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa busca preservar o patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso do município, valorizando também a memória e a identidade da comunidade.
As obras são de autoria do artista Nilton José Figueiredo, conhecido como Mudinho, e representam um importante registro da história religiosa e cultural de Siderópolis. A restauração ficará sob a responsabilidade da restauradora Lenir Mateus Cesconetto, que conduzirá os trabalhos conforme os critérios técnicos de conservação e preservação de bens culturais, respeitando as características originais das peças.
“Preservar a Via-Sacra é preservar uma parte importante da história e da identidade de Siderópolis. Essas obras têm um significado especial para a comunidade, tanto pelo seu valor artístico quanto pela sua importância religiosa”, destacou o prefeito, Franqui Salvaro.
O projeto tem como objetivo garantir a integridade das obras, preservando materiais, autenticidade e significado para a comunidade. Após a restauração, a intenção é promover o tombamento da Via-Sacra, com base na Lei Municipal nº 2.330/2019, que dispõe sobre a proteção do patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, arqueológico, artístico e natural de Siderópolis.
Para viabilizar a iniciativa, foi firmado um termo de compromisso institucional entre o Governo Municipal, as autoridades eclesiásticas e a profissional responsável pela restauração. O documento estabelece a cooperação entre as partes para a conservação e a valorização desse patrimônio histórico-religioso.
“A restauração representa um passo importante na valorização do patrimônio cultural de Siderópolis. As obras do Mudinho fazem parte da história do município e merecem receber os cuidados necessários para que suas características originais e seu significado sejam preservados”, pontuou o assessor de Cultura e Turismo, Arisson Fabrício Nunes.
Geral
Recordista mundial de salto em altura visita a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma
Javier Sotomayor veio à região para visitar a família
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma recebeu, nesta terça-feira (13), a visita de um personagem ilustre do atletismo mundial. O cubano Javier Sotomayor, recordista de salto em altura há mais de 30 anos, está visitando a região e aproveitou para conhecer um pouco o esporte da cidade.
Com 59 anos de idade, Sotomayor tem residência fixa em Cuba e também na Espanha, e veio à Santa Catarina para visitar o irmão Gabriel, que mora em Içara há 10 anos e trabalha no setor de eventos.
“Não conhecia a cidade de Criciúma, mas estou gostando muito. É um lugar muito bonito”, disse o Cubano. Na quinta-feira (15), Javier Sotomayor deve acompanhar o treinamento da equipe de atletismo da FME de Criciúma com o técnico Roberto Bortoloto, na pista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Geral
Unesc aproxima relações com países africanos e avalia parcerias em educação, saúde e tecnologia
Visitas de representantes de Gana e Togo abriram possibilidades de intercâmbio acadêmico, pesquisas conjuntas e cooperação com instituições e setores produtivos
Um cachecol confeccionado com o tradicional tecido Kente, símbolo da identidade cultural de Gana, marcou um encontro que pode aproximar os dois países por meio do conhecimento. Entregue pelo embaixador ganês Nii Amasah Namoale à reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, o presente encerrou uma agenda dedicada à apresentação da Universidade e à discussão de possíveis parcerias acadêmicas, científicas e tecnológicas.
A visita integra uma série de aproximações da Unesc com representantes diplomáticos africanos. O ministro-conselheiro da Embaixada do Togo no Brasil, Ninsao Oubonfo Lantame, também esteve na Universidade para discutir possibilidades de cooperação em educação, intercâmbio de estudantes, pesquisa e negócios.
Embora envolvam países com características diferentes, os encontros, que ocorreram na última semana, apontam caminhos para ampliar a presença internacional da Universidade. As conversas passaram pela formação acadêmica, pela saúde, pela agricultura, pela inovação e pelas oportunidades de conexão com instituições de ensino e setores produtivos africanos.
Na visita da comitiva de Gana, a agenda incluiu passagem pelo Parque Científico e Tecnológico (Iparque), pelas Clínicas Integradas de Saúde e reunião na Reitoria. Gisele apresentou a trajetória da Universidade, criada em 1968, e o modelo comunitário, marcado pela atuação junto à sociedade e pelo reinvestimento dos recursos nas próprias atividades.
A contribuição da Unesc para o desenvolvimento regional também esteve em pauta. Em 2025, as iniciativas de saúde da Universidade registraram mais de 252,9 mil atendimentos à comunidade. Em 2026, o volume já ultrapassa 300 mil.
“A Universidade é um ponto de conexão entre diferentes setores da sociedade. Aproximamos o setor produtivo, o poder público, as instituições e a sociedade civil para desenvolver soluções que contribuam para o desenvolvimento local e macrorregional”, ressaltou Gisele.
Educação e pesquisa no centro das tratativas
A possibilidade de formalizar acordo com uma universidade de Lomé, capital do Togo, esteve entre os principais assuntos da reunião com Lantame. A proposta prevê intercâmbio de estudantes, pesquisas compartilhadas e ações conjuntas na área da educação.
“A Unesc está aberta para construir novas parcerias internacionais. A aproximação com o Togo amplia possibilidades no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e também na cooperação para projetos em todas as áreas do conhecimento. Podemos avançar em intercâmbio de estudantes, dupla certificação, pesquisas compartilhadas e iniciativas que aproximem a Universidade das demandas daquele país”, afirmou Gisele.
Na agenda com Gana, as áreas da saúde e da agricultura despertaram o interesse de Namoale. O embaixador destacou a atuação comunitária da Universidade e demonstrou interesse em aprofundar o contato com a instituição.
“Admiro o trabalho desenvolvido pela Universidade Comunitária, especialmente por ser uma Instituição sem fins lucrativos, que reinveste os recursos nas próprias atividades e na comunidade. Fiquei impressionado com as iniciativas apresentadas, especialmente nas áreas da agricultura e da saúde”, declarou.
A comitiva ganesa contou ainda com o ministro-conselheiro Gustav Davlo e a conselheira Janet Amoah Mensah. O presidente da Câmara de Comércio Brasil-África, Jairo Martins, participou da agenda para aproximar instituições e identificar oportunidades de cooperação entre Santa Catarina e países africanos.
Conexões com o mercado africano
Além das possibilidades acadêmicas, os encontros abriram espaço para discutir relações econômicas e tecnológicas. No caso do Togo, a localização estratégica e a estrutura portuária do país foram apresentadas como fatores que podem favorecer conexões comerciais com outros mercados africanos.
Lantame defendeu a ampliação das relações com o Brasil e apontou a educação como uma das frentes para desenvolver projetos conjuntos. A aproximação com a Unesc poderá contribuir para a formação de estudantes e para iniciativas voltadas às necessidades dos dois países.
Na agenda com Gana, Martins destacou o interesse de representantes diplomáticos pelas características econômicas e tecnológicas de Santa Catarina. A Câmara de Comércio Brasil-África mantém relações com 54 países do continente e busca aproximar empresas e instituições para identificar oportunidades.
“A expectativa é aproximar instituições e empresas para identificar oportunidades de cooperação tecnológica e técnica, além de possibilidades comerciais entre Gana e o Brasil. Santa Catarina reúne empresas com capacidade para fornecer tecnologias, insumos e produtos que podem atender às demandas do mercado africano”, explicou.
Para a reitora em exercício, o contato com os representantes dos dois países representa a oportunidade de transformar o interesse inicial em projetos concretos. “Uma parceria internacional começa com um encontro, mas ganha sentido quando existe disposição para compartilhar conhecimentos, experiências e também aprender com realidades diferentes. A aproximação com Gana abre uma possibilidade importante para a Unesc ampliar os laços, criar novas oportunidades para estudantes e pesquisadores e construir projetos que possam gerar benefícios para as duas sociedades”, acrescentou.
Geral
Mulheres da região de Tubarão visitam Colônia de Pescadores Z33
Um grupo de 18 mulheres de cinco municípios litorâneos da região de Tubarão visitou a Colônia de Pescadores Z33, no Balneário Rincão. A atividade integra o curso Flor-e-ser, da Epagri, que trabalha com mulheres pescadoras para promover o protagonismo feminino, o autodesenvolvimento, a autoestima e o empreendedorismo. Durante a visita, as participantes conheceram a história, o funcionamento, os principais projetos sociais e as parcerias desenvolvidas pela Colônia.
O grupo reuniu moradoras de Laguna, Pescaria Brava, Jaguaruna, Imbituba e Imaruí. O roteiro também incluiu uma visita ao empreendimento Doce Vício Suculentas, da participante do curso Flor-e-ser no Balneário Rincão, de Regina Marcelino de Moraes, que compartilhou sua experiência com as visitantes.
Segundo a extensionista social da Epagri de Laguna, Michele Goulart Rodrigues, a proposta é promover o intercâmbio sociocultural e socioambiental, incentivando as participantes a pensar em melhorias na qualidade de vida. Ela destacou a atuação das mulheres no manuseio do pescado e o trabalho de Maria Aparecida Luciano, a dona Cida, presidente da Colônia de Pescadores Z33. “Reconhecemos ela como uma liderança feminina, e viemos trocar experiências, trazer e levar ideias para as participantes”, afirma.
A extensionista social da Epagri de Criciúma, Renata Ribeiro Machado, fez a articulação e acompanhou as visitas. Segundo Renata, as parcerias contribuem para o desenvolvimento de novos projetos e para fortalecer a união entre as mulheres, tanto no Balneário Rincão quanto na região de Laguna. A extensionista ressalta que a iniciativa também busca ampliar a compreensão sobre a importância das organizações sociais e incentivar a participação feminina nas tomadas de decisão, nos municípios e nos grupos dos quais elas fazem parte.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades



















