Conecte-se conosco

Geral

Içara vacina adolescentes a partir desta quarta-feira

Publicado

em

Seguindo a Nota Técnica do Governo do Estado, Nº 0048/2021 GEDIM/DIVE/SUV/SES, divulgada na noite desta terça-feira, dia 31, o município de Içara inicia nesta quarta-feira, 1º de setembro, a imunização contra a covid-19 de adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades e jovens de 12 a 17 anos com comorbidades, perante a comprovação por atestado médico.

A aplicação das primeiras doses acontece no Centro de Vacinação do município, localizado na avenida Procópio Lima, na Praça da Juventude, das 14h às 20h e por ordem de chegada. Adolescentes sem um responsável acompanhando a vacinação devem apresentar autorização impressa, ela pode ser retirada no site icara.sc.gov.br ou ainda neste link: https://bityli.com/HUq8v 

Para a vacinação deste novo grupo, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a do fabricante Pfizer, sendo que os estudos indicaram a segurança e eficácia da vacina para este público. Desta forma, serão aplicadas vacinas disponíveis nos estoques da Secretaria de Saúde. A continuidade da vacinação deste grupo dependerá do envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde.

Confira os tipos de comorbidades definidos no Plano Nacional de Vacinação:• Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);
• Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
• Cardiopatias congênitas e adquiridas;
• Doença hepática crônica;
• Doença renal crônica;
• Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
• Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);
• Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);
• Obesidade grave (IMC: escore z>+3);
• Síndrome de down.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Superintendência de Trânsito atua no bairro Pinheirinho

Publicado

em

O Governo Municipal, por meio da Superintendência de Trânsito de Criciúma, continua comprometido com a melhoria do tráfego na Avenida Centenário, na região do Pinheirinho. O local tem sido constantemente analisado, com o objetivo de aplicar medidas que agilizem a circulação dos veículos. Após um estudo, foi identificado que alguns condutores realizavam uma prática perigosa de conversão à esquerda, que ocupa duas faixas e coloca em risco a segurança dos demais condutores. Em resposta a esse problema, foi implementada uma estratégia de bloqueio da via proibida e de sinalização com placas e agentes de trânsito no horário de pico, das 18h às 19h.

A iniciativa visa impedir a conversão à esquerda, que atravessa duas vias, colocando em risco a segurança dos outros motoristas que transitam pela Avenida Centenário, no Pinheirinho. “O principal objetivo dessa ação é a mobilidade urbana. Inclusive, tivemos uma reunião com a comunidade do Pinheirinho e todos eles aprovaram o fechamento da rua. Colocamos placas de sinalização no local e direcionamos o trânsito com o suporte dos agentes de trânsito entre as 18h e as 19h e, devido a essa ação, o trânsito está fluindo bem”, ressalta o superintendente de trânsito de Criciúma, Sargento Edno Camelio Dutra.

A superintendência realizou um levantamento do fluxo de veículos na região e foi observado que aproximadamente 20 mil automóveis trafegam na região do Pinheirinho diariamente, sendo 7 mil em horário de pico. “Para fazer o entorno da Av. Centenário voltando para o Pinheirinho (ao lado do posto Barb), passam 3,5 mil veículos. No horário de pico, passam entre 700 e 800 veículos. Em direção à Forquilhinha, passam em torno de 4,5 mil veículos, sendo 2 mil em horário de pico. Por isso identificamos a necessidade de colocar o semáforo em funcionamento intermitente”, ressalta o sargento.

Continue Lendo

Geral

Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça promove mutirão para coleta de lixo eletrônico

Publicado

em

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) está promovendo, até o dia 21 de março, uma campanha de coleta de eletrônicos, pilhas e lâmpadas para descarte. Para fazer a entrega é necessário agendar com a Fumaf pelo telefone (48) 3434-4497, pelo WhatsApp (48) 99610-3267, ou ir diretamente na sede da fundação, no Edifício San Valetim, 2º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os materiais arrecadados serão destinados a empresas que fazem a reciclagem ou logística reversa dos respectivos itens.

“Temos uma demanda crescente pela coleta e destinação correta destes itens, por isso estamos em campanha para que o cidadão possa reunir os eletrônicos, baterias, pilhas ou lâmpadas que quer descartar e venha deixar neste ponto de coleta, que daremos o encaminhamento necessário”, explica a engenheira ambiental e diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng. Silvia destaca que a Fundação ainda possui, no local, espaço para descarte de material de escrita e esponjas. 

O Brasil ocupa a quinta posição mundial na produção de lixo eletrônico, de acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, apenas 3% desse material é descartado de maneira adequada, permitindo seu reaproveitamento.

Continue Lendo

Geral

Semana do Sono 2025: ação de saúde e orientações serão realizadas neste sábado em Criciúma

Publicado

em

Em alusão à Semana do Sono 2025, uma ação especial gratuita será realizada neste sábado (15), das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma. Profissionais da saúde estarão no local oferecendo orientações sobre a importância de uma boa noite de sono para a qualidade de vida, além de serviços gratuitos de checagem de saúde.

Serviços gratuitos disponíveis na ação

Orientação com médicos, enfermeiros e nutricionistas da Unimed Criciúma
Aferição de pressão arterial
Teste de glicemia
Dicas sobre alimentação e sono saudável

Especialistas estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre os impactos da má qualidade do sono, como isso pode afetar a saúde ao longo da vida e quais medidas podem ser adotadas para dormir melhor.

A importância do sono para a saúde

O sono desempenha um papel essencial na saúde física e mental. Durante o repouso noturno, ocorrem processos restauradores fundamentais, como:

Consolidação da memória
Eliminação de toxinas acumuladas no cérebro
Regulação hormonal e do apetite
Conservação de energia e recuperação muscular

“É fundamental que a população entenda que uma noite mal dormida pode prejudicar a saúde, tanto mental quanto física. A curto prazo, pode causar fadiga, sonolência, dificuldade de concentração e até alterações de humor. A longo prazo, pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais e outras doenças” — explica o médico especialista em Medicina do Sono e diretor técnico hospitalar da Unimed Criciúma, Fábio de Barros Souza.

Sobre a Semana do Sono

A Semana do Sono é uma iniciativa da Associação Brasileira do Sono (ABSono) e ocorre anualmente em todo o país. Em 2025, a campanha acontece entre os dias 14 e 20 de março, com o tema “Faça da saúde do sono uma prioridade”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do sono para o bem-estar e oferecer informações qualificadas sobre o tema.

Serviço
Data: 15 de março (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Praça Nereu Ramos – Centro de Criciúma
Atendimento gratuito

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos