Geral
Mais uma vez, Unesc é reconhecida como um dos lugares incríveis para trabalhar do Brasil
A Unesc brilha entre as 60 organizações de médio porte incríveis para trabalhar do Brasil, segundo pesquisa da Fundação e Instituto de Administração (FIA), que mergulha na experiência dos colaboradores e nas relações do ambiente de trabalho.
Este é o terceiro ano em que a Instituição é reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para Trabalhar” do Brasil, mais que isso: é a única Universidade do Brasil a receber o reconhecimento. A FIA Business School destaca as organizações brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores, a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). A avaliação de clima é feita pelos próprios colaboradores, sendo que em 2024, a Unesc se destacou, entre outros, na categoria Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança – ESG), com nota 95,4, além da qualidade de vida no trabalho: 91,3. Além disso, a Universidade teve nota 99,5 no item “os produtos e serviços de minha empresa são muito importantes para nossa sociedade”.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento não é apenas uma conquista institucional, mas uma celebração do compromisso com o desenvolvimento humano e o bem-estar coletivo. “Na Universidade, a dedicação e o comprometimento das pessoas se entrelaçam e constroem um espaço no qual a excelência é reflexo da união e da colaboração. Esse prêmio destaca o resultado do esforço diário de cada colaborador, que contribui com talento e paixão para fazer da Unesc um ambiente de constante aprendizado, respeito e inovação”, relata.
“Mais do que prover um ambiente de trabalho, estamos comprometidos em fortalecer um ambiente de pertencimento e evolução para todos. É esse senso de propósito compartilhado que torna nossa Instituição um lugar em que as pessoas sentem orgulho em atuar, com um olhar atento para a construção de uma sociedade mais justa e consciente. Cada meta alcançada, cada desafio superado é resultado da interação e das relações de confiança e respeito que cultivamos diariamente, pois sabemos que são as pessoas que tornam a Unesc um lugar incrível para trabalhar”, acrescenta.
Elevação da nota
A pesquisa FIA avalia a experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho e das relações com líderes e colegas. Além disso, leva em consideração o contato com as políticas e práticas de recursos humanos da Instituição e a perspectiva sobre a atuação do CEO e das demais lideranças, além da satisfação com os serviços de Recursos Humanos (RH).
Levando os critérios em consideração, a Universidade celebra, ainda, o aumento da nota geral, que passou de 89,4 em 2023 para 90,8 em 2024, refletindo o compromisso contínuo com a excelência. O Environmental, Social and Governance (ESG), foi especialmente bem avaliado, com destaque para a diversidade, a confiança e o orgulho de pertencer à Instituição. Quanto à educação, produto principal da Unesc, os colaboradores avaliam a importância para a sociedade com uma nota de 99,5, que reflete o valor que atribuem ao impacto social do trabalho.
“O item carreira também se sobressai positivamente, especialmente com a divulgação de vagas internas, promovendo crescimento e oportunidades. Notas elevadas nos treinamentos e no aprendizado informal entre colegas reforçam o ambiente colaborativo e de constante desenvolvimento profissional na Unesc”, enfatiza a gestora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel.
Ao todo, 422 organizações se inscreveram na edição de 2024, totalizando 224 mil respondentes, que representa 770 mil colaboradores.
O prêmio
O Prêmio Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar, iniciativa da FIA, que neste ano tem a parceria do Estadão, visa valorizar as marcas brasileiras e explorar as experiências dos colaboradores em relação aos ambientes de trabalho, à relação com os líderes e às práticas de gestão de pessoas nas organizações.
Geral
Criciúma lidera índice de eficiência em gestão entre as cidades catarinenses acima de 100 mil habitantes
Criciúma conquistou a primeira posição no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2023, entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes. O município obteve 61 pontos na avaliação divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em dezembro de 2024. O IEGM mede a eficiência da gestão municipal em áreas estratégicas, promovendo controle interno e externo das ações públicas.
“Esse reconhecimento reflete o compromisso da nossa administração com eficiência, transparência e inovação. Seguiremos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população, consolidando Criciúma como referência em gestão no estado e no país”, destacou o prefeito Vagner Espíndola.
Indicadores de gestão pública
O IEGM avalia sete áreas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança em Tecnologia da Informação. As notas são classificadas em cinco faixas, de “altamente efetiva” (A) a “baixo nível de adequação” (C).
Criciúma alcançou a classificação B+ em Proteção dos Cidadãos, com 88 pontos, e em Governança em Tecnologia da Informação, com 81 pontos. Na área da Saúde, o município foi classificado como “efetivo”, com 67 pontos. Os índices de Meio Ambiente, Educação, Gestão Fiscal e Planejamento ficaram em “fase de adequação”.
Destaques por área
Proteção dos Cidadãos
A Defesa Civil de Criciúma foi destaque estadual, liderando o índice entre cidades de grande porte. Com ações preventivas, o órgão utiliza tecnologia avançada, como o Centro de Controle e Operações (CCO), que monitora em tempo real 62 escolas municipais. O sistema inclui câmeras, sensores de presença e dispositivos de emergência, garantindo uma resposta ágil em situações de risco.
“Nosso objetivo é preservar vidas. A estrutura da Defesa Civil de Criciúma é referência em Santa Catarina e outros estados, como Paraná e Rio Grande do Sul”, afirmou Fred Gomes, diretor da Defesa Civil.
Governança em Tecnologia da Informação
Com um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), Criciúma investe em infraestrutura e segurança digital. O Portal da Transparência, renovado em 2019, facilita o acesso a contratos, despesas e informações públicas. A implantação da Gerência do Escritório de Projetos (Geproj), em 2022, centralizou aplicações de transparência, fortalecendo a governança municipal.
“A transparência é nosso compromisso. O cidadão pode acompanhar como os recursos públicos são aplicados, garantindo uma gestão acessível”, ressaltou Tiago Pavan, secretário de Governança.
Saúde
A inovação na saúde colocou Criciúma em destaque nacional. Com dez novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o município realiza cerca de 40 mil atendimentos mensais. O Hospital Materno Infantil Santa Catarina e o Santo Agostinho Complexo de Saúde complementam a rede de serviços.
Iniciativas como o TeleSaúde e o MOP (aplicativo de transporte de pacientes) demonstram eficiência e economia, gerando uma redução de quase R$ 3 milhões nos custos de transporte para tratamentos como hemodiálise e quimioterapia.
“Com tecnologia e investimentos, estamos garantindo serviços de qualidade e acessíveis para toda a população”, afirmou o prefeito.
Geral
Verão Unesc amplia horários e oferece atrações imperdíveis na orla de Balneário Rincão
Com atividades voltadas para toda a família, o Verão Unesc atendeu a pedidos da comunidade e ampliou sua programação desde esse fim de semana. Agora, as atividades ocorrem aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 15h às 18h, até o dia 26 de janeiro, na arena montada na Zona Norte do Balneário Rincão. A novidade busca proporcionar ainda mais opções de lazer, saúde e bem-estar para moradores, turistas e veranistas.
“Planejamos cada detalhe com muito carinho para oferecer uma programação repleta de atrações para todas as idades. Nossa parceria com o município de Balneário Rincão reflete o compromisso de promover inclusão, saúde e bem-estar, criando um espaço onde lazer e aprendizado caminham juntos. Convido moradores e visitantes a vivenciarem essa experiência especial, aproveitando cada momento das atividades preparadas com tanto cuidado e dedicação”, disse a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que acompanhou as atividades neste domingo (12/01).
Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, o verão é sinônimo de alegria, e a Unesc está sempre presente na vida da comunidade. “Não poderíamos deixar de estar junto da comunidade também durante as férias. Os pais podem trazer suas crianças sabendo que há opções para todos”, comentou Sheila.
Conforme o coordenador do setor de esportes da Unesc, Fagner Viana, organizador do Verão Unesc, o evento busca reforçar os laços entre a Universidade e a comunidade. “Oferecemos uma série de atividades pensadas para todas as idades, com foco na inclusão social e na promoção de uma vida saudável. Nos domingos a ideia, no período da tarde, é deixar os espaços livres para recreação e com a presença de DJ para animar a comunidade”, declara ele, informando ainda que as quadras de beach tennis e voleibol serão ampliadas, oferecendo mais espaço e conforto para os praticantes dessas modalidades.
A programação deste fim de semana trouxe diferenciais que conquistaram o público. Entre eles, o Programa Golfinho, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar que teve como leva “água no umbigo, sinal de perigo”, e o campeonato de handebol de praia, o Hand Beach, que reuniu equipes das regiões de Criciúma, Araranguá, Cocal do Sul e Tubarão, com pontuação válida para o campeonato estadual.
“O projeto Golfinho tem uma importância imensa, porque traz informações para as crianças sobre os perigos do mar, de forma lúdica. Com certeza nossa temporada de verão no Balneário Rincão em 2025 ficou ainda mais especial”, disse Maira Matschulat Ely, ex-estudante Unesc e funcionária pública, que levou as filhas para brincarem no Verão Unesc e apreciarem o programa. “Eu adorei tudo, mas o que mais gostei foi a atividade do banho de água e aprender sobre a água-viva”, completou a pequena Beatriz Ely Padilha, de 8 anos.
“Nós conhecemos o programa no ano passado, é o segundo ano que a nossa filha participa. É um projeto muito importante porque tem a questão da educação das crianças, a educação ambiental, a proteção do meio ambiente, os cuidados, principalmente, em relação à água e os cuidados no mar. É um projeto bem legal, bem importante, as crianças adoram”, complementou a funcionária pública, Juliana Cechinel, que levou a filha Catarina, de sete anos, para aproveitar as atividades.
Quem também passou pela orla foi a pequena Bella Gomes, de um ano e nove meses, acompanhada dos pais, Maicon Alamini e Araceli Amanda Antonin Gomes. “Participar do Verão Unesc foi maravilhoso. Levei minha filha e ficamos encantados com a estrutura e as atividades para toda a família. Foi um momento especial, cheio de diversão e cuidado”, comentou a mãe.
As atividades do Verão Unesc incluem vôlei, beach tennis, bocha e futebol, aulas de ritmos, atividades e brincadeiras no Espaço Kids.
Outras atividades
Além disso, a Unesc está presente também no Container Food Park, com espaço aberto para diversas ações recreativas e culturais. No dia 24 de janeiro, o público terá acesso ao serviço de Tipagem Sanguínea, oferecido pela Universidade.
Nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, o Container será palco de oficinas de Modelagem de Negócios, coordenadas pelos cursos de Gestão, encerrando as atividades da Unesc no litoral.
Além das atrações culturais e pedagógicas, os visitantes podem esclarecer dúvidas sobre o Programa Universidade Gratuita, participar de sorteios de brindes e aproveitar aulas de ritmos, realizadas no Calçadão, nas segundas e quartas-feiras, e na Praça da Zona Sul nas terças e quintas-feiras, sempre às 20h30, com datas programadas para janeiro e fevereiro.
Geral
Prefeitura de Criciúma realiza mutirão de manutenção da iluminação pública
A Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento, deve concluir até esta terça-feira um mutirão para manutenção da iluminação nas ruas da cidade. A estimativa é de que aproximadamente 200 pontos serão reparados. O atendimento será conforme as solicitações registradas nos canais da Ouvidoria Municipal. No sábado e domingo (11 e 12), o mutirão será realizado das 06h às 14h, e na segunda e terça-feira (13 e 14), das 06h às 23h. “Nos reunimos no começo dessa semana para tratar sobre a iluminação pública do município, e uma das nossas primeiras ações será este mutirão, para conseguir suprir a alta demanda que tivemos neste início de ano”, pontua o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
De acordo com o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento de Criciúma, Celsinho Menezes, o mutirão visa regularizar o número de pedidos de manutenção dentro dos quatro dias. “Há uma estimativa de trabalho muito próximo de 200 pontos de iluminação nestes dias. A gente tem um ritmo de trabalho diário para dar vazão as manutenções, mas a demanda aumentou e acreditamos que isso se deva ao período do recesso de fim de ano, em que muitas famílias saíram da cidade a passeio e estão retornando agora”, esclarece.
O setor de iluminação pública trabalha de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e realiza plantão aos fins de semana para casos emergenciais. Para o mutirão, as equipes foram ampliadas para trabalhar no sábado e domingo, das 06h às 14h, e segunda e terça-feira, das 06h às 23h.
Como solicitar o serviço de manutenção
A manutenção da iluminação pública, bem como quaisquer outros serviços públicos prestados pelos órgãos municipais, pode ser solicitado por meio de um dos canais da Ouvidoria Municipal. Para atendimento telefônico, o cidadão pode ligar para o número 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Caso prefira ser atendido presencialmente, o morador deve se dirigir ao Paço Municipal, localizado na rua Domenico Sônego, nº 542, bairro Santa Bárbara.
Além destas opções, a Prefeitura também conta com um canal eletrônico, que disponibiliza o cadastro da solicitação em qualquer horário do dia. Basta acessar o link do portal ouvidoria.criciuma.sc.gov.br, selecionar a opção que deseja e preencher os dados. No site, é possível acompanhar o andamento da demanda. “O caminho mais eficiente para solicitar qualquer serviço é a ouvidoria. Se o cidadão vier pelo canal correto, em até 48h conseguimos realizar a manutenção”, esclareceu o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades