Conecte-se conosco

Variedades

Morro da Fumaça realiza festival da Cerveja Artesanal neste sábado

Publicado

em

Morro da Fumaça será palco, neste sábado, 11 de outubro, do 1º Festival Fumacense de Cerveja Artesanal. O evento, que integra o calendário oficial do projeto VivaMF, acontece ao lado da Casa da Nonna, a partir das 12h, e promete atrair moradores e visitantes com uma programação voltada à valorização da cultura, do turismo e da produção local. A primeira edição do festival contará com a participação de cinco cervejarias artesanais da região, diversas opções gastronômicas, além dos shows com Julio Aguiar e Banda, Um7Samba, e Gazu e Banda, ex-vocalista do Dazaranha. 

A iniciativa busca fortalecer o setor de eventos e fomentar a economia criativa fumacense, consolidando-se como mais um importante espaço de promoção cultural no município. “Estamos trabalhando para que Morro da Fumaça possa ter um calendário de eventos que valorize os talentos locais e incentive a participação da comunidade. O Festival de Cerveja Artesanal é mais do que uma celebração da produção artesanal: é um convite para que as pessoas vivam a cidade, descubram novos sabores e aproveitem momentos de lazer em família”, destaca o coordenador de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, Paulo Vitor Cechinel.

As cervejarias Rauch Bier, Giga Bier, Rega Malte, Alcatraz e The Nose Mustache já estão confirmadas e trarão rótulos especialmente selecionados para o público. “Queremos proporcionar uma experiência completa para quem vier ao festival. Teremos cerveja de qualidade, música ao vivo, opções de alimentação, drinks, destilados e até brinquedos para as crianças. É um evento pensado para todos os públicos”, explica o gestor cultural.

O festival, que aposta na força da cultura e no empreendedorismo fumacense, é uma realização do Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, em parceria com a Associação Trevisani Nel Mondo e apoio da CDL.

Variedades

Centenário: Unesc presenteia Criciúma com concerto da Camerata Florianópolis

Publicado

em

A Unesc marcou presença nas comemorações do Centenário de Criciúma com um presente especial: a apresentação da renomada Camerata Florianópolis.

O concerto será realizado no dia 27 de novembro, no período noturno, na Praça do Congresso, como um dos pontos altos da celebração do Centenário. A iniciativa é uma parceria entre a Unesc, o Governo de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Cultura.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, entregou oficialmente a homenagem ao prefeito Vagner Espíndola nesta quarta-feira (8/10), em formato de um convite que se revela como uma caixa de música.

“A Unesc nasceu há 57 anos pelos desejos da sociedade civil organizada de Criciúma e região. E eventos como esse são a forma da Universidade dizer muito obrigada à comunidade e ao Município”, enfatizou Gisele.

O prefeito Vagner Espíndola comentou que o evento será uma grande celebração do legado da cidade. “Recebemos este presente com grande satisfação. Será uma celebração dos 100 anos de emancipação de Criciúma e de todo o legado que nos permitiu chegar até aqui”, afirmou o prefeito.

A Camerata Florianópolis, fundada em 1994, é uma das orquestras mais importantes do gênero no Brasil, e promete uma noite de grande emoção e arte em homenagem à cidade que completa 100 anos em 4 de novembro.

Continue Lendo

Variedades

Urussanga: Inscrições abertas para a Corte da Festa do Vinho 2026

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Escolha da Corte da Festa do Vinho de 2026 em Urussanga. As jovens interessadas em representar o município têm até o dia 31 de outubro para se inscrever.

O concurso, promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, irá eleger uma Rainha e duas Princesas para atuar em eventos culturais e turísticos. As demais candidatas receberão o título de Embaixatrizes.

A cerimônia de escolha e coroação da nova Corte será realizada no dia 8 de dezembro de 2025, no Ginásio de Esportes Centenário.


Requisitos para Inscrição

Para concorrer, as candidatas devem atender aos seguintes critérios:

  • Ser do sexo feminino.
  • Ter entre 16 e 23 anos completos até 8 de dezembro de 2025.
  • Residir em Urussanga há, no mínimo, dois anos.
  • Apresentar um patrocinador legalmente constituído (clube, empresa ou entidade).
  • Não ter participado de edições anteriores do concurso.

As interessadas devem arcar com os custos do vestido e da faixa oficial, além de despesas complementares (maquiagem, cabelo, etc.).

O formulário de inscrição está disponível online e o regulamento completo pode ser acessado no link fornecido pela organização.

Continue Lendo

Culinária

Votação aberta: Público pode escolher o melhor X-Salada de Criciúma

Publicado

em

A votação popular para eleger os melhores X-Saladas de Criciúma já está aberta. O público pode registrar o voto até o dia 21 de novembro, de forma on-line.

O lançamento do Concurso X-Salada Centenário ocorreu na noite dessa terça-feira (30), no Centro Multiuso da Afasc, reunindo os 32 estabelecimentos que participam da competição. A iniciativa faz parte das celebrações dos 100 anos de emancipação do município.

O prefeito Vagner Espindola ressaltou que o concurso une cultura e desenvolvimento econômico. “Queremos que a comunidade participe, vote, prestigie os concorrentes e celebre conosco essa história tão saborosa, que é também parte do centenário da cidade”, disse.

Como votar

Para participar da votação, basta acessar o site oficial: xsalada.criciuma.sc.gov.br.

  • Cada pessoa poderá votar somente uma vez em seu estabelecimento favorito.
  • A votação segue aberta até 21 de novembro.
  • Os 32 estabelecimentos agora integram a Rota Gastronômica do X-Salada.

A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Zappelini, destacou que o concurso valoriza a tradição. “O x-salada faz parte da memória afetiva de muitas famílias criciumenses”, afirmou.

Durante o lançamento, a FCC também apresentou o mascote oficial, o “Xisito”, e exibiu o trailer de um documentário que está sendo produzido para resgatar a história e as origens do prato típico de Criciúma.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos