Conecte-se conosco

Geral

Museu ao Ar Livre recebe a exposição Raiz Ancestral neste mês de outubro

Publicado

em

Cerca de 50 pessoas prestigiaram a abertura da exposição Raiz Ancestral, do artista Leandro Jung, aberta nesta quarta-feira, no primeiro piso da Casa de Pedra, no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. O evento contou ainda com apresentações culturais do Grupo Herança Cultural Capoeira, Ogans Firma e Curimba de Laguna. A mostra ficará em exibição em Orleans até o dia 8 de novembro, e depois seguirá para a cidade de Laguna.

Segundo Leandro Jung, as obras abordam a dança dos orixás, presentes na umbanda. As peças utilizam porongos, que ganham movimento no espaço expositivo, representando, por meio das cores e formas, os arquétipos dos orixás. A curadoria é de Mikael Miziescki e a produção de William Marcos Machado.

“A exposição propõe valorizar e celebrar a riqueza da cultura e da religiosidade africana e afro-brasileira. Por meio da arte, buscamos criar uma ponte para desmistificar preconceitos, promover o diálogo e reconhecer a contribuição africana na formação da identidade cultural do Brasil”, afirma o artista.

A realização é da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de proposta aprovada no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. O projeto conta com apoio cultural do Unibave e do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

A direção do Museu lembra que escolas podem agendar visitas guiadas pelo WhatsApp (48) 99904-2739. Em Laguna, a exposição poderá ser visitada de 16 de novembro a 19 de dezembro, na Casa Pinto D’Ulysséa.

Geral

Laguna recebe formação gratuita do Pontão de Cultura CRIA para agentes culturais

Publicado

em

Laguna será sede da segunda formação do Pontão de Cultura CRIA, da Associação Dança Criciúma (ASDC), neste próximo fim de semana, 18 e 19 de outubro. O evento é gratuito e oferece 30 vagas para agentes de cultura, Pontos de Cultura e pessoas ligadas à cadeia produtiva da Região Sul de Santa Catarina.

As inscrições estão abertas pelo link: https://forms.gle/eMLL2vz2Eqy5w8sEA.

O presidente da ASDC, Maxwell Sandeer Flor, destacou que o objetivo é capacitar e fazer com que os agentes “se apoderem do papel transformador em seu território a partir de uma visão de base comunitária”.


Foco em Identidade Cultural e Acessibilidade

A formação será mediada pela ponteira de cultura Cátia Hahn e abordará temas como a cultura de base comunitária, a importância dos Pontos de Cultura na formação de identidades culturais e a descentralização da cultura.

Mixa Miranda, da Gaveta Criativa, ressaltou que a oficina promoverá o fortalecimento de redes colaborativas por meio de aulas teóricas e práticas.

Durante o intervalo, haverá a Oficina “Introdução à Libras e Acessibilidade Cultural”, e todo o evento contará com intérprete de Libras.

O projeto Pontão CRIA é uma iniciativa contemplada no Edital “Conexão Cultural” (PNAB/SC), da Política Nacional de Cultura Viva.


Programação Detalhada

  • 18/10 (sábado):
    • Tema: Oficinas de Intercâmbio Cultural: Trabalhando Cidadania Cultural nas Organizações de Base Comunitária.
    • Local: Banda União dos Artistas, Campo de Fora.
  • 19/10 (domingo):
    • Tema: Workshop de Economia Criativa e Produção Cultural.
    • Local: Escola de Samba Xavante, Magalhães.

Continue Lendo

Geral

Centro de Castração realiza feira de adoção neste sábado

Publicado

em

O Centro de Castração do Balneário Rincão realizará uma Feira de Adoção, neste sábado (11), em frente a Prefeitura, na Avenida Leoberto Leal, a partir das 9 horas. Durante a ação, estarão disponíveis para adoção cachorros de diversas idades. A iniciativa tem como objetivo incentivar a adoção responsável e dar uma nova chance para pets que aguardam por um lar cheio de amor e cuidado.

De acordo com a veterinária do município, Larissa Pacheco, adotar é um ato de amor. “Cada adoção representa uma vida transformada, tanto a do animal, quanto a da família que o acolhe. O nosso objetivo é conectar esses lares com quem mais precisa de carinho e cuidado”, destacou.

A veterinária comenta que os moradores do município que também tiverem animais para adoção, também podem participar da iniciativa. 

Continue Lendo

Geral

Colina Nossa Senhora Aparecida deve receber mais de 30 mil no fim de semana

Publicado

em

A fé em Nossa Senhora Aparecida vai transformar o fim de semana em Treze de Maio. Entre sábado e domingo a pacata comunidade agrícola de São João de Urussanga Baixa deve receber mais de 30 mil pessoas. São romeiros que vem de toda a região e de outros estados para agradecer e pedir bençãos a Padroeira do Brasil. A comunidade, que fica no limite entre Treze de Maio e Morro da Fumaça, uma das maiores imagens da Padroeira do Brasil. Erguida sobre uma colina de 400 metros, a imagem com 13 metros se tornou um ponto de peregrinação para os cristãos católicos.

A devoção na comunidade começou em 1969, quando uma pequena gruta foi erguida para lembrar de Nossa Senhora Aparecida. Mesmo discreta a estrutura passou a ser referência na comunidade. Em 1999, foi inaugurada no alto da Colina uma imagem monumental de Nossa Senhora Aparecida, com 13 metros de altura, considerada uma das maiores do país. A escultura, que é um ponto de fé e cultura, foi feita pelo artista Afonso D. Pereira e manteve na sua base a estrutura original dos anos 60.

“As pessoas sobem a colina todos os dias do ano, mas claro que em Outubro o volume de romeiros é gigante. Aos poucos vamos melhorando a estrutura para atender cada vez melhor os romeiros. É um trabalho voluntário e com certeza abençado por Nossa Senhora”, conta Jovanio Cesca, morador da comunidade e um dos organizadores da festa deste fim de semana.

Programação Religiosa e Festiva

A programação religiosa tem seu ponto alto no sábado (12) com a missa das 8h na Colina, presidida pelo bispo Dom Adilson. Haverá outras missas às 9h, 10h30 e 15h.

Confira a programação:

  • Sexta-feira (11): Missa às 19h na igreja da comunidade.
  • Sábado (12): Missas às 8h, 9h, 10h30 e 15h.
  • Almoço e Feira: No sábado e domingo, o evento conta com feira municipal (pães, doces, artesanato), barracas de lanches e almoço especial.
  • Jantar Dançante: Sábado à noite, a partir das 20h30, com espeto corrido e animação do Grupo Pai e Filho.

“Vamos ter também uma boa estrutura de estacionamento, o tradicional churrasco de festas com salada e maionese de batata e uma estrutura de food-trucks para que todos possam se alimentar e claro, celebrar a sua fé”, detalha.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos