Conecte-se conosco

Geral

Outubro Rosa: diagnóstico precoce do câncer de mama eleva até 95% de chances de cura

Publicado

em

Com o início do Outubro Rosa, a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama ganha força. A ação reforça a necessidade dos cuidados com a saúde das mulheres ao incentivar a realização de exames de imagem, como a mamografia, fundamental para a detecção precoce da doença.

Quanto antes o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento eficaz e cura.

Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o câncer de mama é o tipo mais comum em todo o mundo, representando cerca de um em cada três casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil. Nas mulheres brasileiras, a doença é a mais incidente, com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025.

“Os principais fatores de risco são histórico familiar, principalmente se a mulher possui  dois ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama, também se este familiar teve a doença antes dos 40 anos de idade, pois quanto mais cedo, maior o risco de ter o fator genético associado. É preciso ficar atenta também ao histórico hormonal. Meninas que menstruam cedo, que não engravidam antes dos 30 anos de idade e que não amamentam também têm maior risco de desenvolver a doença. Além disso, temos o sedentarismo; o sobrepeso e o consumo de cigarro e de álcool”, aponta a radiologista da Cliniimagem, Rafaella Guglielmi Spillere Búrigo.

Detecção

Ainda conforme a SBM, quando o câncer de mama é diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são significativamente maiores, podendo superar 95%, sendo a mamografia o exame de rastreamento recomendado para mulheres a partir dos 40 anos de idade, que ajuda a detectar tumores mamários antes que se tornem palpáveis.

“O diagnóstico precoce é fundamental, o que é possível por meio da mamografia. O ideal é que as mulheres separem um mês do ano para fazer todos os exames de rotina. A mamografia é o exame que detecta o câncer na fase mais inicial, por isso é tão importante, pois permite percebermos a lesão antes de se tornar um nódulo. A detecção precoce torna as chances de cura maiores. Quanto mais cedo descobrir, mais simples e fácil é o tratamento”, comenta.

A radiologista da  Cliniimagem enfatiza que em alguns casos específicos pode-se realizar a ressonância magnética como, por exemplo, em mulheres que têm histórico na família. “Ela também auxilia na detecção precoce, mas não é um exame de rotina. Os aparelhos de exames de imagem evoluem rapidamente, sempre surgem resoluções melhores. A mamografia progride em resolução, com imagens mais precisas, mas não surgiram novas tecnologias capazes de substituí-la”, afirma.

Em algumas situações, a ultrassonografia complementa a mamografia, como por exemplo, em pacientes que têm mamas densas à mamografia, lesões palpáveis e processos inflamatórios. Exames como esse devem ser antecedidos pela mamografia e, quando necessário, deve-se prosseguir a investigação com ultrassonografia.

Ainda sobre a mamografia, ela conta que está caindo o mito de que fazer o exame dói. “Na prática, é um exame que não é agradável, um pouco dolorido, mas que é rápido, só um segundo de compressão. Vejo que as mulheres não têm mais este medo, somente a minoria comenta sobre isso”, relata.

A importância do Outubro Rosa

Para Rafaella, o Outubro Rosa se consolidou, sendo uma campanha que a maioria das pessoas conhece. “Todo o ano lembramos as mulheres sobre a importância dos exames preventivos de mama. Primeiro que ela dura um mês, o que permite atingirmos o maior número de mulheres possível, pois neste período é difícil não ouvir falar sobre o tema. Vimos na prática que em outubro, novembro, e até mesmo em dezembro, o número de exames relacionados à saúde da mulher aumenta. Ouvindo sobre o assunto, as mulheres lembram-se de fazer e agendar os exames”, cita.

“O câncer de mama tem cura e no Outubro Rosa conhecemos histórias de mulheres que venceram a doença. É preciso seguir falando sobre o assunto para mostrar que tem cura e que, se o tratamento começar cedo, será mais tranquilo e as chances de cura serão maiores”, acrescenta.

Prevenção

Como forma de prevenção, Rafaella cita atitudes como combate ao sedentarismo e à obesidade, a praticar   exercícios físicos regularmente, além de evitar fumar, ingerir bebidas alcoólicas e, principalmente, conhecer o próprio corpo. “Quem conhece seu corpo sente quando algo está diferente, e aqui entra o autoexame. Ele é importante, mas não substitui a mamografia. A importância do Outubro Rosa está na desmistificação do câncer de mama, em falar abertamente sobre o assunto, e conscientizar e lembrar o maior número de mulheres para que façam seus exames regularmente”, finaliza.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Outubro Rosa: Saúde de Criciúma inicia ações de prevenção ao câncer de mama

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (1º) a campanha Outubro Rosa, um movimento mundial para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês, serão intensificadas as ações para alertar as mulheres sobre a importância dos cuidados preventivos.

A campanha deste ano busca destacar a relevância do cuidado com a saúde integral e da continuidade dos tratamentos necessários. A programação inclui atendimentos em unidades de saúde até atividades de conscientização em diferentes pontos da cidade.

Dia ‘D’ nas Unidades Básicas de Saúde

No dia 19 de outubro, será realizado o Sábado Rosa, também conhecido como Dia ‘D’. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h, oferecendo consultas de enfermagem, coleta de exames preventivos e solicitação de mamografias conforme protocolo municipal. Brindes serão distribuídos para as mulheres que realizarem os exames preventivos. Além disso, durante todo o mês, serão realizadas ações de educação em saúde nas UBS, abrangendo também clubes de mães, igrejas, empresas e grupos comunitários, ampliando o alcance da campanha.

Criciúma Rosa

Outro símbolo importante será a iluminação de prédios públicos como o Paço Municipal, o Mirante Realdo Santos Guglielmi e os parques municipais, com luzes cor de rosa para sensibilizar sobre a campanha e a importância da prevenção.

Continue Lendo

Geral

Unesc oferta bolsas para profissionais em Residência Multiprofissional de Saúde

Publicado

em

Consolidar a trajetória profissional com foco na área de atuação, vivenciar a rotina de trabalho e, simultaneamente, adquirir qualificação e novas experiências. Essas são algumas das possibilidades oferecidas por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Unesc, que está com inscrições abertas para novos integrantes até 16 de outubro de 2024.

Os programas com editais disponíveis são voltados à Atenção Básica/Saúde da Família; Saúde Coletiva; Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, todos viabilizados pela Unesc, proponente do projeto. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que disponibiliza os locais para as atividades práticas.

A Residência tem duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, e a nova turma terá início em março de 2025. Ao todo, são oferecidas 36 vagas, distribuídas entre as áreas de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As provas serão aplicadas no dia 8 de novembro de 2024.

Os residentes recebem uma bolsa do Ministério da Educação no valor de R$ 4.106,09. “A Residência Multiprofissional proporciona uma vivência prática intensa, que vai além da graduação, e prepara os profissionais para os desafios reais na área da saúde. Além de atuar diretamente no campo, o residente recebe uma bolsa do Ministério da Educação e, ao concluir o Programa, obtém o título de especialista, e amplia as oportunidades no mundo do trabalho”, salientou a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, professora Bruna Giassi Wessler.

Ainda conforme a coordenadora, o Programa tem como objetivo contribuir para a consolidação do modelo assistencial preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa qualificar profissionais de saúde para desenvolverem atividades voltadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, por meio de ações que combinem abordagens coletivas e clínica individual. 

“Essas ações são fundamentadas nas diretrizes de integralidade e no modelo de vigilância à saúde do SUS, e promovem a atuação integrada entre diferentes áreas de conhecimento por meio do ensino em serviço”, pontuou Bruna.

Programas de Residência:

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família

Iniciada em 2010, homologada pela Portaria Conjunta nº 1 de 24 de fevereiro de 2010, qualifica profissionais de saúde para atuarem na Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

São oferecidas 9 vagas anuais para profissionais de sete áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 1 para Farmácia, 1 para Fisioterapia, 1 para Nutrição, 2 para Odontologia, 1 para Psicologia e 1 para Educação Física (bacharelado).

Processo seletivo via Edital 435/2024 – Reitoria

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

Iniciada em 2012, homologada pela Portaria Conjunta nº 7 de 27 de novembro de 2012, visa integrar profissionais aos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com enfoque especial na Atenção Primária à Saúde (APS). 

São oferecidas 12 vagas anuais para profissionais de seis áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 2 para Farmácia, 2 para Fisioterapia, 2 para Nutrição, 2 para Psicologia e 2 para Educação Física (bacharelado).

Continue Lendo

Geral

Liberada consulta prévia para regularizar imóveis as margens do Rio Criciúma

Publicado

em

Proprietários de imóveis localizados em Áreas de Preservação Permanente (APPs) da bacia do Rio Criciúma, consideradas Áreas Urbanas Consolidadas (AUCs), já podem realizar a consulta prévia para a regularização. Ao todo, donos de mais de 4.500 imóveis podem solicitar o habite-se da edificação, documento que atesta a regulamentação da propriedade, de acordo com as normas do município. A consulta está disponível de forma online, no site da Prefeitura de Criciúma, por meio do link: https://bit.ly/3N0ZdNe.

A Lei Ordinária Nº 8.644, de 12 de setembro de 2024, na qual estabelece diretrizes para o uso e ocupação das margens da bacia do Rio Criciúma em áreas urbanas consolidadas, foi sancionada na última segunda-feira (23), pelo prefeito em exercício, Ricardo Fabris. A nova legislação regulamenta APPs ao longo do rio e seus afluentes, visando a preservação ambiental e a gestão sustentável.

O diagnóstico socioambiental da bacia do rio Criciúma foi realizado por técnicos do Centro Tecnológico da Satc, coordenados pelas diretorias municipais de Meio Ambiente e de Planejamento Urbano. Aproximadamente 1.500 pontos foram visitados, em uma área de 72,5 km lineares. O estudo identificou 6.734 edificações construídas em APPs na bacia do Rio Criciúma. Após a aprovação da lei municipal, 2.221 edificações permaneceram em APP. Os 4.513 imóveis que podem ser regularizados estão inseridos em uma área de 1.898 hectares, considerados APPs em AUCs.

Sobre as APPs

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são zonas legalmente protegidas, com o objetivo de preservar o solo e a vegetação nativa nas margens de cursos d’água, encostas e outras áreas sensíveis. Essas áreas são essenciais para garantir o equilíbrio ambiental e a segurança urbana, proibindo construções, plantações ou atividades econômicas que possam prejudicar esses ecossistemas, mesmo quando voltadas para projetos de urbanização e desenvolvimento urbano.

Continue Lendo

Mais vistos