Blog Anderson de Jesus
Pelos próximos quatro meses, Vampiro representa o Sul em Brasília
Região Carbonífera e o Sul de Santa Catarina ganharam mais um representante em Brasília. Primeiro suplente do MDB, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, assumiu nesta terça-feira vaga como deputado Federal. Ele vai ocupar pelos próximos quatro meses o lugar de Carlos Chiodini, que retirou licença para mergulhar na campanha de candidato ao Governo do município de Itajaí.
Se Chiodini vencer o pleito na cidade do Vale, Vampiro assume definitivamente pelos próximos dois anos na capital Federal. Vampiro tem ressaltado que apesar do tempo curto ele pretende aproveitar para semear pautas importantes para o Sul. Segundo ele, um dos focos será buscar recursos para implementar projetos de saneamento básico para os municípios do Litoral Sul.

Blog Anderson de Jesus
Juliano Mondardo tira licença e abre espaço para suplente assumir vaga em Nova Veneza
O vereador Juliano Mondardo Dal Molin (PSDB) deixou temporariamente a Câmara de Vereadores de Nova Veneza. A licença, válida por quatro meses a partir de dezembro, permitirá que o suplente Moisés Spillere assuma a cadeira no Legislativo.
Mondardo afirma que a decisão segue seu entendimento de que a política deve ser compartilhada e aberta à renovação.
“Defendo uma política participativa e coletiva. Este é um gesto de confiança e coerência com o que acredito: dar oportunidade a novas pessoas, especialmente a quem contribuiu na caminhada e tem muito a oferecer à cidade. Em conversa com o partido, decidimos oportunizar ao nosso primeiro suplente assumir o Legislativo por 120 dias”, explicou.
Mesmo afastado, o vereador reforça que continuará acompanhando o trabalho da Câmara e as demandas da comunidade. Seu retorno está previsto para abril de 2026.
“Tenho certeza de que essa experiência será positiva para o Legislativo, para o nosso grupo político e para Nova Veneza”, completou.
Caravaggio volta a ter representante
Ao agradecer a oportunidade, Moisés Spillere destacou que a comunidade de Caravaggio voltará a ter representação no Parlamento.
“O Caravaggio estava sentindo falta dessa presença na Câmara. Agradeço ao PSDB, às lideranças e, principalmente, ao vereador Juliano. A partir da semana que vem inicio um momento único na minha vida, já que sempre atuei na iniciativa privada. Espero poder contribuir com a nossa cidade”, disse.

Blog Anderson de Jesus
Associados decidem manter Reginaldo de Jesus no comando da Cooperaliança
Reginaldo de Jesus vai seguir no comando da Cooperaliança até o final do seu mandato. Essa pelo menos foi a decisão dos associados da cooperativa, que se reuniram neste sábado para votar na assembleia extraordinária chamada pelo Conselho Fiscal da entidade. “Fico muito grato ao associado, que entendeu que o trabalho sério, que tirou a cooperativa de uma situação delicada e tornou ela uma referência, precisa seguir. Hoje a Cooperaliança é moderna, investe em saúde, em esporte, em inclusão e o associado soube entender e nos apoiou”, celebrou Dede, que venceu a disputa com 348 votos de vantagem.
O Conselho se baseou em um inquérito da Polícia Civil, que apurou supostas irregularidades na cooperativa. O caso chegou à Justiça, que aceitou a denúncia e abriu prazo para que Dede apresente a defesa, o que só deve ocorrer nos próximos dias. “Vou ser inocentado e vai ter muita gente me pedindo desculpa”, promete.
Além do conselho fiscal, a lista dos derrotados no processo eleitoral da Cooperaliança também tem o nome da prefeita Dalvania Cardoso. A chefe do executivo fez lives, foi às ruas, colocou carro de som com suas mensagens, mas não obteve êxito e ainda conseguiu aglutinar as forças contrárias ao seu nome.

Blog Anderson de Jesus
Alesc celebra 20 anos da “Lei das APAEs”: Legislação garante repasses de R$ 386 milhões por ano e vira referência nacional
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu, na noite desta segunda-feira (24), uma Sessão Especial em comemoração aos 20 anos da Lei estadual nº 13.633/2005, popularmente conhecida como a “Lei das APAEs”. A legislação garantiu repasses mensais do Fundo Social às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado.
A solenidade, proposta pelo presidente do Parlamento e autor da lei, deputado Julio Garcia (PSD), lotou o Plenário em uma noite de grande emoção e reconhecimento ao trabalho das APAEs catarinenses.
Marco de Cidadania e Autonomia
O governador Jorginho Mello, presente no evento, destacou o volume de recursos destinado: “Hoje estamos repassando mais de R$ 386 milhões por ano às instituições. Santa Catarina é referência.”
O autor da lei, deputado Julio Garcia, classificou o momento como histórico:
“Ao longo dessas duas décadas, a lei consolidou-se como um marco de cidadania, garantindo que as APAEs ampliem serviços, melhorem estruturas e ofereçam terapias e programas que promovem autonomia e qualidade de vida às famílias atendidas.”
O presidente da Federação das APAEs, Osmar Minatto, celebrou o impacto da legislação: “São mais de 32 mil pessoas atendidas pelas APAEs em Santa Catarina. A família apaeana está em festa, comemorando os 20 anos da lei que deu início à autonomia das instituições no Estado.”
Homenagens e Reconhecimento Regional
A Sessão Especial reuniu mais de 500 pessoas, incluindo diversas autoridades políticas, como os senadores Ivete Appel da Silveira e Esperidião Amin, e o ex-governador Eduardo Pinho Moreira.
A primeira honraria da noite foi entregue à APAE de Brusque, pioneira no estado. Foram homenageadas a Feapaes-SC, ex-governadores e parlamentares, além de diversas APAEs com mais de cinco décadas de atuação, incluindo a APAE de Criciúma. O evento celebrou a solidariedade, o compromisso social e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.







-
Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrásCidades


