Conecte-se conosco

Geral

Pesquisa da Unesc testa abordagem diferenciada para tratamento de pacientes com diabetes

Publicado

em

Professores, residentes, alunos de graduação e bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc estão conduzindo um novo estudo com foco em melhores resultados para o tratamento de pacientes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2. A pesquisa tem como objetivo testar uma abordagem diferenciada voltada à modificação de comportamentos relacionados ao autocuidado, tais como sedentarismo, alimentação e manejo da medicação. Os resultados obtidos a partir de uma abordagem multiprofissional serão comparados aos resultados de pacientes que receberem os encaminhamentos já realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

Intitulado “Educação em saúde intensiva e autocuidado na atenção primária à saúde em pacientes com diabetes mellitus tipo 2: um ensaio clínico randomizado”, a pesquisa conta com a coordenação geral da reitora da Unesc, a professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, que destaca a importância das atividades desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade na região.

“Este estudo é uma importante ação da instituição para utilizar a ciência em prol da vida. Os resultados serão relevantes para embasar decisões em políticas públicas e para estabelecer novos métodos de abordagem”, diz.

A pesquisa encontra-se, atualmente, na fase de recrutamento de voluntários. Para alcançar esses pacientes dispostos a participar do estudo, os pesquisadores estão realizando visitas às Unidades de Saúde nos bairros Paraíso, Santa Luzia, Vila Belmiro, Vila Zuleima e Centro. 

“O objetivo do estudo é aplicar uma metodologia de tratamento que o paciente melhore o seu autocuidado com diabetes do tipo 2. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, ou seja, ele testará um modelo de mudança de comportamento que compararemos com os cuidados usuais que já são feitos nas próprias unidades pela equipe de saúde da família”, explica a pós-doutora do PPGSCol, Andriele Aparecida da Silva Vieira, que também faz parte do grupo de estudos, ao lado das  professoras doutoras e coordenadoras da pesquisa, Cristiane Damiani Tomasi e Vanessa Iribarrem.

Como vai funcionar a pesquisa

A pesquisa terá como amostra pacientes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, atendidos em Unidades Básicas de Saúde de Criciúma, de ambos os sexos e com idade igual ou acima de 18 anos. 

No primeiro momento, os pacientes serão entrevistados e informados sobre a intenção da pesquisa. A amostra será composta por 16 pessoas, sendo que um grupo será mantido sob os cuidados da Unidade de Saúde, enquanto o outro receberá intervenção por meio da equipe multiprofissional da Unesc, composta por profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem.

Os pacientes que receberão intervenção serão acompanhados semanalmente, utilizando o Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento, que enfatiza a mudança intencional e passa por diversos níveis de motivação. A ideia é avaliar a mudança de comportamento dos pacientes, após participarem das atividades propostas, e analisar exames bioquímicos realizados ao longo de seis meses.

Todos os pacientes serão avaliados no início e no fim da pesquisa quanto à sua saúde mental, atividade física, alimentação e comportamento. Além disso, os participantes  serão questionados sobre seus comportamentos de autocuidado para as quatro dimensões: manejo da glicemia;  controle dietético; atividade física; e monitorização da saúde.

Ao final da pesquisa, as informações dos dois grupos serão cruzadas para uma análise comparativa. “Os dados coletados e analisados irão gerar uma publicação científica e compor um relatório. A partir destas informações será possível definir ações mais efetivas na atenção primária à saúde”, destaca a reitora. “A pesquisa será importante para a população de Criciúma e poderá servir de modelo para outros municípios e estados”, completa Andriele.

Diabetes

O diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível, que apresenta evolução progressiva e lenta. Ela é caracterizada pela deficiência na produção de insulina ou pela incapacidade da insulina em realizar adequadamente sua função no organismo, resultando em um quadro de hiperglicemia persistente. 

O objetivo do tratamento da pessoa com diabetes é controlar o metabolismo e reduzir os riscos de complicações. Esse tratamento pode ser dividido em duas categorias: medicamentoso e não medicamentoso. O tratamento medicamentoso envolve o uso de medicamentos hipoglicemiantes orais ou injetáveis, ou uma combinação de ambos. Já o tratamento não medicamentoso inclui mudanças no estilo de vida, como aderir a uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, por exemplo.

Portanto, o autocuidado do diabetes mellitus refere-se ao conhecimento, habilidades e capacidade de autogerenciamento das necessidades impostas pela doença sempre que possível.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Criciúma lança campanha contra violência sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Polícia Civil (PC) e Polícia Científica (PCI), iniciou, nesta semana, a campanha “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi lançada em solenidade realizada no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Conforme o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, é fundamental que a Administração Municipal esteja aberta e receptiva para a realização de palestras que foquem na prevenção de violências. Salvaro destaca, ainda, que Criciúma é uma das cidades mais seguras de todo o território nacional. “Eu tenho a certeza de que o debate realizado aqui vai nos deixar mais preparados para enfrentar os desafios relacionados ao enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescentes”, conta.

O presidente do CMDCA de Criciúma, Vladimir Teixeira, celebrou a parceria entre o governo municipal e os órgãos de segurança para a realização da campanha. “Ao unir esforços, podemos investigar de forma mais eficiente casos de abuso, exploração, além de outras formas de violência que afetam os jovens em nossa comunidade”, pontua.

Na solenidade de lançamento da iniciativa, profissionais da PCI compartilharam informações sobre as campanhas e os projetos de conscientização sobre os riscos à segurança e ao bem-estar das crianças. Movimentos como “Operação Caminhos Seguros, Combate Violência Sexual” e “Minha Voz Tem Vez” foram listados durante a cerimônia. Deste modo, a delegada e coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIS), Patrícia Maria Zimmermann D’Avila, reforçou o papel da polícia no combate à violência sexual infantojuvenil.

No decorrer do ato, foram apresentados, também, os índices criminais, o funcionamento do procedimento do exame de anamnese e a importância do tema. “Por isso que nós, além da nossa função de investigação, temos partido para programas preventivos”, frisa Patrícia. Segundo ela, as discussões visam apresentar informações que muitas pessoas não possuem acesso ou entendimento.

Omissão é crime

“É um crime muito intenso, porque aquilo vai impactar a vida da criança ou do adolescente como um todo”, reforça o médico perito legista e psiquiatra forense da PCI, Rafael Gusmão Rocha. Desta forma, o profissional, durante a solenidade, destacou que as pessoas precisam ficar atentas às mudanças bruscas nas atitudes e comportamentos de crianças e adolescentes.

Continue Lendo

Geral

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

Publicado

em

Mulheres dos clubes de mães de Nova Veneza realizaram uma ação para contribuir com os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Como é a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, oito mulheres dos clubes de mães do município, colocaram a mão na massa e produziram mais de seis mil bolachas caseiras para destinar para as cidades de Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí e Sapucaia do Sul.

Uma das voluntárias, Guiomar Bortolotto, destaca que a iniciativa foi uma forma de contribuir com algo mais que as doações que já estão sendo realizadas no município. “Essa é uma pequena forma de levar afeto às pessoas que estão passando por este momento difícil. Queremos passar para eles que todos nós, vamos estar junto com eles para que tudo isso passe e que eles possam retomar as suas vidas o mais rápido possível”, comenta.

As doações para o estado vizinho em Nova Veneza continuam, tanto no prédio da Prefeitura, na Travessa Osvaldo Búrigo, 44, como na sede da Associação Feminina de Assistência Veneziana (AFAVE), na rua Antônio Remor, 335, no centro. 

Continue Lendo

Geral

Unesc promove Semana Acadêmica Conecta Saberes com programação Multidisciplinar

Publicado

em

Os 30 cursos da Unesc Virtual ganham neste ano um evento especialmente pensado para contribuir com cada área de atuação. O Conecta Saberes, programado para acontecer entre 3 e 6 de junho, é um novo modelo da Semana Acadêmica Integrada da Unesc Virtual.

Com mais de 15 atividades ao longo dos dias, o evento, que promete uma abordagem inovadora e multidisciplinar, ocorrerá de forma síncrona e ao vivo, promovendo a participação ativa dos estudantes. As atividades programadas incluem palestras, oficinas, webinários e mesas redondas.

Para a coordenadora dos cursos de gestão da Unesc Virtual, Michele Domingos Schneider, os estudantes e profissionais das quatro áreas do conhecimento não podem deixar de aproveitar essa oportunidade de aprendizado.

“Este é um movimento muito bacana protagonizado pela Unesc Virtual para motivar e qualificar ainda mais os estudantes. Percebendo a relevância da temática, a Instituição abre também para acadêmicos dos cursos presenciais e comunidade externa para que possam participar gratuitamente e, literalmente, conectar saberes”, pontua.

Conforme a diretora de Educação a Distância da Unesc, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, ao promover o Conecta Saberes, a Unesc Virtual abre um novo momento em eventos. “Realizar uma semana de intenso aprendizado dessa forma mostra a força que tem a Educação a Distância na Unesc e a constante evolução do projeto”, acrescenta.

Além do conteúdo acadêmico e das atividades práticas, os participantes do Conecta Saberes terão a oportunidade de obter um certificado de 20 horas complementares.

As inscrições podem ser feitas por meio do link https://www.unesc.net/semana-academica-integrada-2024.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com