Conecte-se conosco

Geral

Pesquisa do Sesi mostra que 52% dos brasileiros não praticam exercícios físicos

Publicado

em

Ouça esta matéria

Cerca de 52% dos brasileiros não praticam atividade física regularmente. Entre as mulheres, 45% não realizaram nenhum exercício físico em 2023, enquanto entre os homens foram 32% que não fizeram exercícios. Os dados são do Serviço Social da Indústria (Sesi). De acordo com o levantamento, 22% dos brasileiros se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana, 8% ao menos duas vezes por semana e 5% uma vez por semana. Estes avaliam o estado de saúde individual como muito bom ou regular.

O estudo mostra ainda que a faixa etária que mais pratica exercícios é a de jovens entre 16 e 24 anos, que possuem maior renda e escolaridade. O índice de sedentários gira em torno de 46% entre os que possuem 60 anos ou mais e 44% entre as pessoas que têm 41 a 59 anos. Estes avaliam o estado de saúde como muito ruim ou regular.

“Apesar disso, 70% das pessoas, ou seja, 7 de cada 10 brasileiros, classificam a sua saúde como boa, em torno de 1 de cada 4 como regular e 6% são pessoas que declaram ter problemas de saúde. Evidentemente, 95% dos brasileiros acreditam que as pessoas que fazem atividade física vão ter um ganho de saúde física e mental”, avalia o diretor superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi.

Segundo Lucchesi, a pesquisa mostra que a combinação entre a prática de atividades físicas regulares e uma rotina de hábitos saudáveis é a chave para a prevenção de doenças.

“As mensagens principais dessa pesquisa vão na direção da importância da promoção da saúde, atividade física, boa alimentação, dormir bem, ter uma atenção com relação à saúde. Além disso, toda ação de atenção primária, que é todo o acompanhamento prévio, não esperar a pessoa adoecer para ir cuidar da saúde, a construção da saúde é um hábito de vida e que deve acompanhar o comportamento das pessoas. Atividade física é extremamente importante, bem como as necessidades de melhoria do nosso sistema”, ressalta.

Conforme os dados, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Já entre aqueles que nunca praticam atividades físicas, 42% tiveram. 

Avaliação dos serviços de saúde público e privado

Durante o levantamento, foram coletadas informações sobre o atendimento e os serviços prestados pelas redes de saúde pública e privada.  De acordo com os dados, 43% dos brasileiros utilizam apenas os serviços públicos, 27% utilizam os serviços público e privado e 12% utilizam o serviço privado. Entre os que utilizaram nos últimos 12 meses, 67% recorreram ao sistema público e 32% ao setor privado.

O estudo indica que 40% da população avalia que a qualidade dos serviços de saúde privados no brasil é ótima e boa e 15% acreditam que os serviços são ruins ou péssimos. Já em relação aos serviços públicos de saúde, 16% da população avaliam que o sistema é bom e 46% da população creem que a qualidade é ruim ou péssima.

Na avaliação da experiência de atendimento para pessoas que utilizam somente o Sistema Único de Saúde, 45% classificaram o atendimento como ótimo ou bom e apenas 18% avaliaram como ruim ou péssimo.

Lucchesi pontua que a pesquisa mostra uma diferença de avaliação positiva do atendimento do SUS entre os usuários e não usuários do sistema.

“Quando nós vamos analisar a experiência das pessoas que verdadeiramente utilizaram o sistema, nós vamos enxergar que aumenta muito a satisfação com relação ao sistema público, mas quase 50% dos usuários avaliam o sistema como ótimo ou bom. Também com relação ao atendimento e ao serviço, 2 de cada 3 usuários avaliam como ótimo ou bom, ou seja, o que nós podemos perceber é que a percepção inicial que o brasileiro tem com relação ao sistema de saúde é muito crítica ao sistema público. Quando ele experimenta o sistema, essa avaliação se altera de maneira clara, o que mostra a importância com relação ao uso e ao reconhecimento da excelência do sistema”, explica.

O levantamento foi realizado pelo Instituto FSB Pesquisa e abordou hábitos saudáveis, qualidade dos serviços de saúde, a relação entre saúde e trabalho e perfil de uso dos serviços. Foram entrevistados 2.021 cidadãos com mais de 16 anos em todos os estados do país.

Geral

Previsão indica a volta da chuva já na quarta-feira

Publicado

em

Ouça esta matéria

Após uma semana dominada por um clima carrancudo, a tão aguardada segunda-feira de sol trouxe ânimo para muitos, mas a alegria vai ser passageira. O meteorologista Piter Scheuer alerta que o período de tempo firme será curto, com mais chuva chegando já na quarta-feira.

De acordo com Scheuer, uma nova frente fria está prevista para avançar pela região. Enquanto a terça-feira promete ser um dia ensolarado, marcado pelo calor intenso, com máxima atingindo os 35 graus, a quarta-feira sinaliza um retorno das precipitações, levando à possibilidade de transtornos na região Sul do Estado.

“Vamos ter calor intenso na terça=feira e ai na quarta a chuva já volta e não dá para descartar totalmente novos temporais e risco de alguns danos pelo Sul do Estado. É importante lembrar que o solo está saturado. Por conta disso qualquer chuva é sempre motivo de alerta”, ressalta.

Continue Lendo

Geral

Chegada do Papai Noel abre programação de natal de Nova Veneza

Publicado

em

Ouça esta matéria

Nova Veneza está às vésperas do início de mais uma programação de natal. A abertura oficial, chegada do Papai Noel e acendimento das luzes estão marcados para o próximo domingo (26), a partir das 20 horas. O domingo será repleto de atrações culturais em meio às tradicionais decorações e iluminação desta época do ano, na Praça Humberto Bortoluzzi. Este ano, ainda terá o grande desfile natalino nas ruas centrais do município.

Na mesma noite, a dupla sertaneja Brenno e Edu, vai animar o centro da cidade. “Quem vem à Nova Veneza já pode observar a iluminação sendo montada, os lojistas entrando no clima e a data mais aguardada do ano ganhando forma através das luzes, decoração que deixam a nossa cidade ainda mais bela”, comenta a secretária de Cultura, Carolina Ghislandi.

O ponto alto da programação será no dia 2 de outubro, quando as ruas centrais da cidade serão tomadas por um grande desfile. Serão mais de 500 participantes que vão estar caracterizados, distribuindo doces e muita alegria entre a rua dos Imigrantes e a Praça Humberto Bortoluzzi.

 Ainda, nos dias 10 e 17 de dezembro, será realizada na rua coberta uma feira inteiramente com artigos natalinos. E no dia 22, apresentação do Coral Pequenos Peregrinos e show com a dupla Luana e Gabriel.

“Nova Veneza é uma cidade que encanta por si só. E esse momento do desfile vai ser mágico, nossas equipes de colaboradores e voluntários estão trabalhando para deixar tudo perfeito para o grande desfile de natal. Por isso, convite para toda a região virem a nossa cidade viver esse momento conosco”, pontua Carolina.

Confira a programação completa:

26/11

20h – Abertura do Natal na Praça Humberto Bortoluzzi

Apresentações culturais

Show Brenno e Edu

02/12

20h – Desfile de Natal, com início na rua dos Imigrantes

10/12 e 17/12

Das 12h às 19h – Mercatini Di Natale, na rua coberta

22/12

20h – Apresentação do Coral Pequenos Peregrinos

Dupla Luana e Gabriel, na rua dos Imigrantes.

Continue Lendo

Geral

Cermoful inaugura nova subestação com energia garantida para mais 30 anos

Publicado

em

Ouça esta matéria

A inauguração da nova subestação da Cermoful Energia, na manhã deste sábado (18), é um impulso para o desenvolvimento regional do Sul de Santa Catarina. Localizada no bairro Monte Verde, em Morro da Fumaça, a subestação teve mais de R$ 27 milhões em investimentos e vai ampliar a oferta de energia nos municípios atendidos pela cooperativa.

Aos 60 anos de fundação, a Cermoful Energia atende mais de 17 mil associados, sendo que destes 9.500 unidades consumidoras serão interligadas incluindo as classes residencial, industrial, comercial e rural. Com a nova subestação, a Cermoful está preparada para suprir a crescente demanda por energia elétrica de indústrias, comércios e residências, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento social e econômico na região Sul de Santa Catarina.

Com a inauguração da nova subestação, a Cermoful se consolida no mercado como uma das mais importantes cooperativas de eletrificação do Estado de Santa Catarina. “São mais de R$ 27 milhões em investimentos, garantindo energia para mais 30 anos. Quem já está instalado aqui, pode ampliar suas indústrias e comércios. Quem quiser vir, pode chegar. Temos energia de qualidade e em quantidade”, afirmou o presidente da Cermoful, Rudy Recco. “Desenvolvimento econômico, gera emprego, renda e melhora a qualidade de vida das pessoas”, acrescentou o vice-presidente, Marcos Paulo.

Representando a Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc), o presidente da Cooperativa de Eletricidade Gravatal (Cergral), João Vanio Mendonça Cardoso, enalteceu a relevância da obra. “As pessoas passam e olham essas estruturas de concreto, esses equipamentos, mas não têm noção do quanto isso é grandioso. Traz poder de investimento para o empresário, que vai se sentir seguro em ampliar o seu negócio, se instalar no município, porque ele sabe que vai ter energia em abundância”, disse Cardoso.

A Cermoful é uma das 22 cooperativas de eletrificação instaladas no Estado e afiliadas à Fecoerusc. Juntas, as cooperativas catarinenses atendem mais de 1 milhão de clientes. Integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara dos Deputados, a deputada federal Geovânia de Sá parabenizou a Cermoful pela inauguração. “As cooperativas no Brasil são case de sucesso. Nós queremos o nosso Estado e o país cada vez mais fortes e as cooperativas dão exemplo do que é união, para podermos crescer e crescermos juntos”, assegurou Geovânia.

De acordo com o engenheiro eletricista, Adélcio Cavagnoli, ao longo dos quase dois anos de serviços, o cronograma foi cumprido com responsabilidade e transparência. Cavagnoli resumiu um pouco do que foi a parte técnica relacionada à construção da obra. Sobre o funcionamento e a capacidade, relatou o engenheiro eletricista, Samuel Salvan Sartor. “Essa subestação tem como alguns benefícios, maior qualidade de energia, segurança, confiabilidade, além de dobrar a capacidade de atendimento para os consumidores. A localização dela foi escolhida de forma estratégica, perto da rodovia para a chegada de mais empresas e ainda cabe aqui um terceiro transformador. Estamos nos preparando para o futuro da região e o crescimento da cidade”, resumiu Sartor.

O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, avaliou a obra como a maior de Morro da Fumaça dos últimos tempos. “Essa talvez seja a maior obra de Morro da Fumaça, tanto em valor quanto em benefício, em garantia de energia de qualidade. Sempre tivemos uma parceria muito boa com a Cermoful. E nessa gestão a parceria se manteve, sempre com muito respeito pela cidade”, afirmou o prefeito.

O legado dos fundadores, dos presidentes, diretores e funcionários que atuaram e atuam na Cermoful ao longo desses 60 anos foi reconhecido pelo atual presidente, Rudy Recco. “Sem todas essas pessoas, nós não poderíamos ter essa inauguração hoje. Cada um fez a sua parte, um trabalho com muito amor”, disse Recco, citando o nome de cada um dos ex-presidentes: Jorge Silva (1962-1973), Paulino Bif (1973-1991), Claudionor Vasconcelos (1991-1999), Armando Bif (2000-2013), Ricardo Tadeu Canto Bittencourt (2013-2020).

A história da Cermoful começou em 13 de novembro de 1963, quando um grupo de quase 100 fundadores se reuniu para transformar a então Força e Luz São Roque em uma cooperativa de eletrificação. Com muito trabalho e superando as dificuldades, a Cermoful ampliou a área de cobertura e hoje atende as cidades de Morro da Fumaça, Içara, Criciúma, Cocal do Sul, Urussanga e Pedras Grandes.

Filha do ex-presidente Claudionor, a vereadora Silvana Vasconcelos, hoje presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, também enalteceu a história de trabalho ao longo dos 60 anos da Cermoful. “Essa obra traz um grande benefício social e de desenvolvimento econômico. Podemos dizer que somos referência para o Estado. Isso é mérito de pessoas que realmente trabalharam, arregaçaram as mangas, para que hoje nós pudéssemos estar aqui fazendo história”, disse Silvana.

Comemorações de Natal e de 60 anos

A inauguração da nova subestação é um marco na história de 60 anos da Cermoful, que também tem um calendário de comemorações preparado para o fim de 2023 e o início de 2024.

No dia 1º de dezembro, sexta-feira, a partir das 18 horas, será realizado o Natal Cermoful, com a chegada do Papai Noel e show com a banda Matusa. Será em frente ao ginásio de esportes Jorge Silva, em Morro da Fumaça. Além disso, haverá o sorteio de 20 bicicletas e 22 cestas de Natal para os presentes no evento, além do sorteio de motocicletas, aparelhos de televisão e celulares para os associados. Também será feita a entrega dos prêmios da promoção Conta em Dia Prêmio na Mão.

No dia 2 de dezembro, sábado, a partir do meio-dia, em frente ao ginásio esportes Jorge Silva, em Morro da Fumaça, será oferecido um churrasco com 60 costelas e dois bois no rolete, além de show com bandas locais.

Nos dias 18 a 21 de dezembro, o Caminhão Iluminado de Natal vai percorrer as comunidades levando a magia do Natal.

Nos dias 17 a 21 de janeiro, no Balneário Esplanada, serão realizados o Cooper Verão e a Corrida do Cooperativismo, abrindo as atividades de integração com a comunidade no ano de 2024.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com