Conecte-se conosco

Geral

Pontos de ônibus serão modernizados em Içara

Publicado

em

Içara

O novo Sistema de Transporte de Içara prevê a instalação de 350 novas paradas. Deste total, 150 serão construídas com abrigo e 200 sem, em virtude dos espaços da via, que são estreitos, impedindo a colocação do abrigo. No entanto, todas ganharão placas de sinalização.

Para viabilizar a colocação das mesmas, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano fará uma parceria com empresas. “O contrato prevê que os empreendimentos que desejarem explorarem suas marcas, arcarão com o valor para a colocação, mais um valor mensal para a manutenção. Eles também ganham uma concessão de explorar o espaço por dez anos”, informa o secretário Arnaldo Lodetti Junior. 

“O aço tem uma resistência muito grande, por isso todas seguirão este padrão. Buscamos um layout que remetesse a cultura do mel. No novo modelo, constam também os pontos de ônibus e horários das linhas” explicou o arquiteto Vitor Rovaris. O edital que prevê a exploração dos espaços deve ser lançado nos próximos 15 dias.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Uma volta ao passado: Criciúma contará com novos passeios de Maria Fumaça

Publicado

em

O Expresso Belluno movimentará, novamente, os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Após o sucesso de viagens de trem entre Criciúma e cidades da região carbonífera, a Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão, colocou à disposição dos cidadãos mais viagens no calendário de passeios com a tradicional Maria Fumaça. Os novos passeios acontecerão nos dias 12 de maio (Dia das Mães) e 20 de julho, entre Criciúma e Siderópolis, e 21 de julho, entre Criciúma e Urussanga.

Segundo o diretor de Cultura da FCC, Ismail Ahmad, os destinos são escolhidos devido a sua relevância cultural e histórica para o desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina. “Em função da demanda, os passeios que realizamos saem lotados. É uma forma de os moradores resgatarem o passado e vivenciarem uma experiência única”, comentou. Com capacidade para transportar até 250 passageiros, o Expresso Belluno realizou sua última viagem no dia 20 de abril, entre Criciúma e Siderópolis.

“No último passeio do Expresso Belluno, algumas pessoas não conseguiram adquirir os bilhetes a tempo e os lugares esgotaram de forma rápida. Por isso, colocamos novas datas à disposição dos interessados”, afirmou o coordenador de Passeios de Trem do Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino.

Programação dos passeios

No Dia das Mães, o passeio de Maria Fumaça, entre Criciúma e Siderópolis, acontecerá às 9h e às 14h, com duração de aproximadamente 2h30. No dia 20 de julho, o trem sairá de Criciúma rumo a Siderópolis e contará com apresentações de sanfoneiros e um café colonial no Aguaí Santuário Ecológico. Já no dia 21 de julho, o passeio de trem será entre Criciúma e Urussanga, e beneficiará os passageiros com um almoço típico italiano.

“Durante os passeios, os passageiros podem observar vários contrastes, plantações, sítios e comunidades. Eles podem ver de perto como funciona uma ferrovia”, contou Vitorino. O coordenador revela, ainda, que a passagem pelos 400 metros do Túnel Ferroviário, em Siderópolis, encanta os aventureiros.

Os interessados podem adquirir os ingressos, conferir as tarifas e os roteiros no site museuferroviariotubarao.com.br, ou pelo WhatsApp da bilheteria do Museu Ferroviário de Tubarão, pelo telefone (48) 98868-1414, do WhatsApp do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Criciúma, pelo telefone (48) 99637-8695.

Passeio de locomotiva no Parque das Nações

No Parque das Nações, a “Terezinha 01” está à disposição para um breve passeio. A locomotiva construída pelo Museu Ferroviário de Tubarão, em parceria entre o Governo de Criciúma e a FTC, é uma réplica do modelo alemão da década de 1920. Já a estação é uma reprodução da primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1919. O passeio no parque é gratuito e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

Museu Ferroviário de Tubarão

O Museu Ferroviário de Tubarão é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV). O museu foi criado em 1997 e possui um acervo com mais de 40 mil itens subdivididos em diferentes coleções: artes visuais, coleção histórica, documental, bibliográfica, fotográfica, maquinário, memória do trabalho ferroviário, etc. A coleção mais famosa do local é a de material rodante, composta por 22 locomotivas a vapor, uma de zeu elétrica, 10 carros de passageiros, duas litorinas, além de outros modelos de vagões. A coleção de locomotivas a vapor é composta por diferentes modelos, períodos e nacionalidades, sendo a mais relevante do Brasil e da América Latina.

Continue Lendo

Geral

“Atender o pedido do Sinte é impossível”, afirma Jorginho

Publicado

em

O Governador Jorginho Mello foi as redes sociais neste fim de semana para se posicionar oficialmente sobre a greve dos servidores da educação. Segundo o Governador, o movimento que entra amanhã em sua segunda semana é injusto. Ele ressaltou que o Estado tem trabalhado para garantir evolução na educação de Santa Catarina. “Temos o melhor salário dos três estados do Sul, mas eu ainda acho pouco, só que é o possível no momento. Não há como acatar os pedidos deste movimento descabido impulsionado pelos sindicalistas. Só um destes pedidos acabaria provocando um peso de mais de 4 bilhões nos cofres de Santa Catarina”.

Confira o vídeo e logo abaixo a nota oficial

Nota oficial -Sobre a greve de uma pequena parte dos professores catarinenses, diante dos fatos abaixo expostos:

  • Com base nos portais de transparência de cada Estado, Santa Catarina paga a maior média salarial da região Sul aos profissionais da Educação, superior em cerca de 15% à paranaense e aproximadamente 50% maior que a gaúcha.
  • O governo está aumentando em mais de 100% o vale-alimentação.
  • Revisou o desconto de 14% para aposentados, garantindo que recebam um valor maior todos os meses no benefício.
  • Trabalha no maior concurso da história para contratar 10 mil novos profissionais na Educação.
  • Preocupou-se em garantir que todos os professores tenham um horário remunerado fora da sala de aula para planejar conteúdos e preparar provas.
  • E que o pedido da descompactação da folha de pagamento é absolutamente inviável no momento: custaria R$ 4,6 bilhões e violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Estado portanto, determina, inicialmente, as seguintes medidas para garantir o acesso de todos alunos catarinenses à Educação:

  • Desconto das faltas injustificadas dos professores grevistas
  • Contratação de professores temporários para manter as aulas funcionando
  • E que a negociação sobre remuneração dos professores só será retomada assim que essa pequena parcela de professores retorne para a sala de aula

O Governo do Estado julga relevante também realizar um agradecimento público aos quase 90% dos professores que seguem trabalhando nas salas de aula de todas as cidades de Santa Catarina.

Continue Lendo

Geral

3º Criciúma Rock Festival será em Maio no Criciúma Shopping

Publicado

em

Músicas, comidas, bebidas e tempo de lazer: é assim que a maioria das pessoas gosta de apreciar uma tarde de sábado. Nesse sentido, para incrementar e dar um toque especial na programação dos fins de semana, o Criciúma Shopping promoverá a 3ª edição do tradicional “92FM Criciúma Rock Festival” no dia 11 de maio, a partir das 12h, no estacionamento do estabelecimento.

Com entrada gratuita, o evento reunirá bandas covers de famosos grupos internacionais do rock para todos os gostos, juntamente com a gastronomia típica do estilo musical.Para receber todo público da região, o estacionamento contará com 2.500m² de área coberta, com espaços para o bar e comidas. O local será monitorado e contará com brinquedos infláveis para garantir momentos de diversão para a criançada. Na parte da gastronomia, em parceria com a praça de alimentação do shopping, o público visitante poderá consumir alguns quitutes durante o evento que relembram e combinam com o gênero musical, alguma das opções são os pastéis, sushi e calzones. Em relação as bebidas, haverá a venda de cerveja, para maiores de 18 anos.


O festival contará com cinco tributos, sendo eles: Metallica, Van Halen, Bon Jovi, Queen e Guns N’Roses. “Sabemos que Criciúma é uma cidade que respira rock e esta edição não será diferente. Preparamos um evento de grande proporção e convidamos toda a região a se juntar conosco para um dia repleto de diversão em família. Pensamos em todos os detalhes para que todos, independentemente da idade, aproveitem ao máximo este tempo de qualidade junto da família e amigos”, enfatiza o gerente de marketing do Criciúma Shopping, Erick Schmit Gregório.Para iniciar as apresentações no palco, às 12h30, a banda Black Stone Grinder interpretará as famosas músicas de Pearl Jam. Em seguida, às 13h45, Metallica será interpretada pelos artistas da Motorbreath. Às 15h, para os amantes das músicas mais clássicas do rock, será a vez do Underdogs cantar as melodias de Van Halen & Bon Jovi. Depois, às 17h, a Freddie-Verso e Banda interpretará Queen. Por fim, para encerrar o Festival de Rock, às 18h45, Reverendo John Paul tocará os famosos sons de Guns N’Roses. 

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com