Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Criciúma realiza migração do sistema de protocolo

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, via Arrecadação e Apoio Tributário, Cadastro e Núcleo de Tributos Imobiliários, comunica a migração do sistema de protocolo Fly para o sistema de gestão de documentos Gdoc, a partir desta quinta-feira (1°).

Com a migração, as solicitações via Fly serão desativadas, podendo ser acessadas somente por meio do novo sistema. Os processos que já estão em tramitação via Fly continuarão operando normalmente offline, até a data de encerramento.

Os setores que também passarão pela mudança de sistema serão: Conselhos Municipais, Comissão de Isenção e Imunidade de Tributos, Centro de Planejamento Urbano (CPU), Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI), Diretoria de Patrimônio, Fundação Municipal de Esportes (FME), Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação.

Certidões negativa/positiva de débitos, consulta de taxas, alvarás, pedidos de ITBI, declarações e solicitações gerais serão alguns dos serviços que o novo sistema abrangerá.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criciúma 100 ano: Governo reconhece contribuição feminina com Medalha Tati Teixeira

Publicado

em

Em reconhecimento às mulheres que contribuíram ativamente para o desenvolvimento de Criciúma por meio da política, a Administração Municipal realizou, na noite desta segunda-feira (10), a solenidade de entrega da 1ª edição da Medalha Thati Teixeira. Trinta mulheres foram homenageadas por sua atuação no Poder Executivo e Legislativo, em níveis municipal, estadual e federal. O evento, realizado no jardim interno do Paço Municipal Marcos Rovaris, reuniu lideranças femininas, sociedade civil, vereadores e membros do governo.

O projeto que institui a Medalha Thati Teixeira foi aprovado durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, também nesta segunda-feira. “O nome de Thati, eternizado na medalha, estará presente em todas as homenagens futuras, reconhecendo mulheres que fizeram e fazem história na nossa política. Hoje, celebramos sua coragem, sensibilidade e liderança, incentivando mais mulheres a seguirem esse caminho”, destacou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

A honraria faz parte do cronograma de celebrações do Centenário de Emancipação Político-Administrativa de Criciúma. A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e vice-presidente da Comissão do Centenário, Cristiane Uliana Zappelini, ressaltou a importância da presença feminina na política. “Mulheres são movidas pelo coração, pela força e pelo amor. Parabenizo essas 30 guerreiras que ajudaram a transformar Criciúma ao longo dos anos. Seguiremos rompendo barreiras e ocupando espaços”, enfatizou.

O viúvo de Thati Teixeira, Daniel Ferreira, representou a família na solenidade e agradeceu a homenagem. Em discurso emocionado, destacou a coragem e a dedicação da ex-vereadora. “Esta homenagem é bela, justa e necessária. Sentimos a dor da sua ausência, mas também o privilégio de honrar sua memória. Thati nos ensinou que a vida exige coragem, e hoje Criciúma reafirma esse legado ao eternizar seu nome nessa medalha”, afirmou.

Confira a lista das homenageadas:

  • Angela Mello – Ex-vereadora (2017-2020)
  • Ada de Luca – Ex-deputada estadual (2007-2023)
  • Albertina Rosso – Ex-vereadora (1993-2000)
  • Caroline Sonego Spillere (Dudi Sônego) – Vereadora (2025-2028)
  • Camila Nascimento – Ex-vereadora (2013-2020)
  • Celoni Maria Miranda – Ex-vereadora (2001-2004)
  • Celita Maciel – Ex-vereadora (2021-2024)
  • Dalva Pires Donadel – Ex-vereadora (2001-2004)
  • Dizelda Coral Benedet – Primeira mulher vereadora de Criciúma (1983-1988)
  • Gorete Mendes Correa Boaroli – Vereadora (2025-2028)
  • Giovana Mondardo – Vereadora (2021-2028)
  • Glaci Fabris – Ex-vereadora (2013-2016)
  • Geovana Benedet Zanette – Vereadora (2017-2028)
  • Geovania de Sá – Deputada federal e ex-vereadora (2013-2016)
  • Ivone Castellar – Ex-vereadora (1993-1996)
  • Janete Trichês – Ex-vereadora (2001-2004)
  • Jocelita Maria Vieira da Rosa – Ex-vereadora (2009-2012)
  • Jucélia Vargas Vieira – Ex-vereadora (2021-2024)
  • Júlia Zanatta – Deputada federal (2022-2025)
  • Maria de Fátima Guimarães – Ex-vereadora (2013-2016)
  • Maria Edil Canto – Ex-vereadora (1997-2000)
  • Maria Dal Farra Naspolini – Primeira vice-prefeita de Criciúma (1993-1996)
  • Maria Sidnei Costa Goulart (Tia Cidy) – Ex-vereadora (2021-2024)
  • Nair Nazário – Ex-vereadora (1997-2000)
  • Roseli de Lucca Pizzolo – Ex-vereadora (2013-2024)
  • Romanna Remor – Ex-vereadora (2009-2012)
  • Sandra Zanatta Guidi – Ex-senadora (1996-1999)
  • Sandra Jorge – Ex-vereadora (2021-2024)
  • Solange Barp – Ex-vereadora (2001-2004)
  • Thati Teixeira (in memoriam) – Ex-vereadora (2009-2016)

O legado de Thati Teixeira

Nascida em Criciúma, em 23 de agosto de 1979, Thati Teixeira cresceu inspirada pelo pai, Nei Teixeira, que exerceu dois mandatos como vereador. Em 2008, elegeu-se vereadora, tornando-se uma liderança expressiva na cidade. Reeleita em 2012, foi a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal e a segunda a assumir, interinamente, a Prefeitura de Criciúma. Em 2021, ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) por 30 dias.

Entre seus feitos, destacam-se o Gabinete Itinerante, aproximando o Legislativo das comunidades, e a Escola do Legislativo, que incentivava a participação cidadã. Durante seu mandato, apresentou mais de 1.000 solicitações de melhorias e aprovou 63 leis voltadas à população. Faleceu aos 43 anos, em 21 de março de 2023, deixando um legado de lutas e conquistas para a política feminina catarinense.

Centenário de Criciúma

Para celebrar os 100 anos de emancipação político-administrativa, comemorados em 4 de novembro de 2025, a Prefeitura planejou uma série de eventos coordenados por uma comissão executiva. Entre as iniciativas, está o concurso para criação da identidade visual do centenário. Além disso, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) prestou homenagem nomeando a taça do Campeonato Catarinense 2025 como “Taça Criciúma: 100 Anos de Eman

Continue Lendo

Geral

Dia D de votação na Unesc: comunidade acadêmica escolhe reitoria para os próximos quatro anos

Publicado

em

Nesta terça-feira (11), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) vive o Dia D de votação para a escolha da reitoria que estará à frente da instituição no período de 2025 a 2029. A candidata à reitora Luciane Ceretta e a candidata à vice-reitora Gisele Coelho Lopes votaram pela manhã, reforçando a importância do envolvimento da comunidade acadêmica no processo democrático da Universidade.

Embora a eleição ocorra em chapa única, a participação dos estudantes, professores e técnicos administrativos é fundamental para legitimar o processo eleitoral e fortalecer a aceitação do projeto proposto para o próximo ciclo de gestão. A presença ativa da comunidade neste momento reafirma o compromisso coletivo com o futuro da Unesc e com os princípios que norteiam a sua autonomia universitária.

A apuração dos votos será realizada ao longo da noite, com a divulgação oficial do resultado prevista para as 22h30. A eleição marca mais um capítulo da história da instituição, reconhecida regional e nacionalmente pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, além de seu papel transformador no território onde está inserida.

Continue Lendo

Geral

Governo do Estado lança mutirão de mamografias no mês da Mulher 

Publicado

em

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama a atenção sobre as doenças que acometem o sexo feminino, entre elas o câncer de mama. Como parte das ações do Governo de Santa Catarina neste mês, a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, irão promover mutirão de mamografias em pacientes que aguardam no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Demais unidades vinculadas à pasta realizarão ações de cuidado à saúde da mulher também neste mês de março. 

“Neste mês estamos buscando reforçar ações de prevenção da saúde da mulher nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde. O câncer de mama é a neoplasia que mais afeta as mulheres no mundo e quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são muito maiores. Por orientação do governador Jorginho Mello, estamos atuando para enfrentar a fila de mamografias ampliando a oferta desses exames nas unidades próprias e  repassando recursos para os consórcios intermunicipais de saúde a fim de ampliar a oferta deste serviço. Quem tem câncer, tem pressa”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

Em 2024, mais de 2,5 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de mama e 167,2 mil mamografias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as unidades habilitadas em oncologia realizaram 613 cirurgias desta neoplasia no ano passado.

A detecção precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de tratamentos menos invasivos e com maiores taxas de sucesso. As mamografias são realizadas pelo SUS, via Atenção Primária à Saúde, com prestadores dos municípios e Consórcios de Saúde. Hospitais de gestão estadual que prestam serviços de saúde da mulher e possuem mamógrafos também realizam os exames. 

O SUS garante acesso gratuito a medicamentos, exames, internações e procedimentos necessários. Ao identificar um nódulo ou qualquer outro sintoma suspeito, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento. De lá, o paciente é encaminhado para realização de exames, entre eles a mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

Cartilha

A Secretaria de Estado da Saúde possui a Cartilha do Câncer de Mama  “A cor da esperança é rosa”, com informações fundamentais sobre a neoplasia com maior incidência entre as mulheres no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. O documento foi elaborado para promover a conscientização e prevenção da doença, com fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, diagnóstico precoce, leis que garantem o direito ao tratamento e informações sobre a importância do apoio psicológico e da família durante o tratamento. Além disso, possui um mapa com os 19 hospitais habilitados para realizar tratamento oncológico pelo SUS em Santa Catarina

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos