Blog Anderson de Jesus
Reforço para o Cooperativismo
Esta quarta-feira promete se estabelecer como um marco importante para a história do cooperativismo em Santa Catarina. Líderes do setor de todo o Estado tem agenda na capital do Estado com o Governador em Exercício Moacir Sopelsa. Na pauta o pedido para que o governador sancione o projeto de lei aprovado na Alesc nesta terça e que institui a Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia. “ A intenção é estimular a expansão, melhoria e o reforço do sistema elétricoenergético pelas mãos das cooperativas de Santa Catarina e estimular também a ampliação dos serviços públicos que são prestados pelas Cooperativas”, explica o Presidente da Cooperaliança Reginaldo de Jesus. Dede é um dos Vice Presidentes da Fecoerusc e a Federação tem trabalhado para defender o fortalecimento do setor. Segundo Dede o projeto reforça também o caráter Social das Cooperativas que são parcerias dos municípios em seu desenvolvimento e também desenvolvem um trabalho social de grande relevância.
Parou
Obra de macrodrenagem na região do bairro Pio Correa está parada. Empresa levantou acampamento depois do atraso no pagamento do Governo do Estado completar dois meses. Caso vem sendo acompanhado de perto pela secretaria de infraestrutura do município, mas o pagamento é responsabilidade do Governo de Moisés. A dúvida é se esse é um caso isolado, um problema generalizado, ou uma retaliação pelo fato do prefeito da cidade estar na campanha de Amin.
Falando em Salvaro
Antes da definição das candidaturas ele fez um inflamado discurso defendendo o Governador. Falou que Moisés merecia continuar. A campanha do atual governador tem aproveitado apenas esse trecho do discurso, em vídeo e espalhado pelos bastidores da política em todo o Estado.
Racismo
Bia Vargas e Décio Lima denunciar caso de Jornalista do Oeste que reclamou do fato de Décio citar demais Bia como mulher negra na campanha. No áudio que foi encaminhado a Lima o profissional disse que se sente vítima de racismo toda vez que ele exalta a negritude de Bia. Caso, claro, vai parar na Justiça. Essa história serviu de pano de fundo para que apoiadores de Bia denunciassem uma suposta discriminação que ela estaria sofrendo do partido. Alegam que mesmo o PSB tendo recebido uma poupa quantia a candidata a vice ainda está a ver navios.
De olho em Brasília
Líder de movimentos sociais e de caminhoneiros o agora candidato a uma vaga na Câmara dos deputados Zé Trovão cumpriu agenda nesta terça-feira em Criciúma. “EU preciso de pelo menos 120 mil votos para garantir uma vaga em Brasília. Eu quero servir Santa Catarina e defender que pautas importantes como a questão tributária seja resolvida e possamos ter uma vida melhor para todos. Eu quero ajudar a mudar o congresso e estou pronto para isso. Conheço a realidade do Sul e sei que posso contribuir”. Durante entrevista a Massa FM ele voltou a criticar o que taxou de perseguição do STF e garantiu. “Sou Democrático, quero defender a liberdade e a democracia, mas não posso concordar com o que o STF faz”.
Empolgado
Udo Döhler, empresário e candidato a vice de Moisés, não escondeu sua empolgação com a evolução da campanha. “O Catarinense quer que esse modelo continue. Temos sentido isso. Em Cocal do Sul tivemos um grande evento, encontro qualificado. Vamos estar no segundo turno e vamos em busca da vitória para fazer uma gestão a quatro mãos”, assegura
Blog Anderson de Jesus
Datafolha mostra Lula com 39% e Flávio Bolsonaro com 36% no primeiro turno
Pesquisa aponta diferença de três pontos entre os dois principais candidatos; no segundo turno, cenário é de empate técnico
O novo levantamento do Datafolha sobre a disputa pela Presidência da República mostra Lula (PT) com 39% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 36%.
Na pesquisa anterior, divulgada uma semana antes, Lula tinha 39% e Flávio Bolsonaro, 35%. A diferença entre os dois, portanto, passou de quatro para três pontos percentuais.
O levantamento foi realizado entre terça-feira (15) e quinta-feira (17), período marcado também por novas discussões envolvendo a crise institucional no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo turno tem empate técnico
Na simulação de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o Datafolha registra 46% para Lula e 44% para Flávio.
Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado configura empate técnico. Na rodada anterior, os mesmos candidatos apareciam com 46% e 44%, respectivamente.
Outros candidatos
No cenário de primeiro turno, os demais candidatos aparecem com percentuais menores:
- Augusto Cury (Avante): 6%
- Ronaldo Caiado (PSD): 4%
- Renan Santos (Missão): 3%
- Romeu Zema (Novo): 2%
- Samara (UP): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
Brancos e nulos somam 6%, enquanto 3% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar.
Pesquisa ouviu 2.002 eleitores
O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas em 125 municípios brasileiros, entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04029/2026.
Blog Anderson de Jesus
Autopropelidos devem ganhar legislação e controle nas ruas de Criciúma
Criciúma deve ganhar uma legislação específica para regulamentar a circulação de veículos autopropelidos. A proposta, que já está em elaboração, pretende estabelecer regras municipais para esse tipo de equipamento e definir critérios de segurança para os usuários.
A discussão ganhou força a partir de experiências adotadas em outros municípios catarinenses. Um dos exemplos citados é Brusque, que passou a regulamentar a circulação de autopropelidos após um acidente fatal envolvendo uma adolescente de 14 anos, em 2025.
Segundo o sargento Edno Dutra, superintendente de trânsito de Criciúma, a regulamentação municipal é necessária diante das regras estabelecidas para esse tipo de veículo e das responsabilidades atribuídas aos municípios. “Em Brusque, a regulamentação estabelece idade mínima de 16 anos para condução de autopropelidos. O município também criou um sistema de identificação para os adolescentes que cumprem as exigências estabelecidas pela legislação”, explica
Por lá, antes de receber a autorização, o usuário passa por uma orientação sobre as regras de trânsito. A medida busca ampliar o controle e a segurança na utilização dos equipamentos.
Edno também explica que existem diferenças entre os modelos que estão chegando ao mercado. “A legislação também diferencia os equipamentos conforme suas características e velocidade. Os autopropelidos, como determinados modelos de bicicletas elétricas, possuem regras específicas. Já os veículos enquadrados como ciclomotores estão sujeitos a exigências próprias previstas no Código de Trânsito Brasileiro, incluindo habilitação nas categorias correspondentes ou autorização específica, conforme o caso. Em Criciúma já está escrita a lei. Acredito que, recebendo o aval do gabinete, vamos colocar em prática toda essa regulamentação”, afirmou.
Blog Anderson de Jesus
Rincão terá três shows nacionais para movimentar a próxima temporada
Lançamento oficial da programação deve ser feito no final de novembro
Pelo menos três shows nacionais devem movimentar a próxima temporada de verão no Balneário Rincão. A informação é do Secretário de Cultura e Turismo. Segundo Fernando Casagrande todos os detalhes serão divulgados no mês de novembro. “Vamos fazer o lançamento oficial da temporada durante o GastroRincão, em novembro, mas nós já estamos desenhando a temporada e teremos três shows nacionais gratuitos”, explica.
Segundo ele, os shows serão realizados durante a celebração da virada e também na metade de janeiro. ‘É o que estamos programando. Vamos ter um show de pagode no dia 1º de janeiro e um sertanejo universitário no dia 2. A intenção é no meio de janeiro trazer o terceiro show. Esse será ainda mais especial e vamos atrair visitantes de toda a região para movimentar a nossa economia”,destaca Casagrande.
Além dos shows nacionais, o Carnarincão volta com mobilização regional e os eventos esportivos devem ser ampliados. “No passado tínhamos o Sereia Boa de Bola e é uma competição que vai voltar. Também temos os nossos parceiros que ajudam a movimentar ainda mais a nossa praia. Será, sem dúvida, uma grande temporada.”
-
Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens9 anos atrásCidades
