Geral
Reitora abre a etapa macrorregional da 4ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fiel defensora do Sistema Único de Saúde (SUS), foi a palestrante convidada para abrir oficialmente a etapa macrorregião Sul da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), realizada no campus da Universidade. O evento é organizado pelo Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES), com o apoio do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL), e voltado para os profissionais e comunidades residentes nas Associações de Municípios das Regiões Carbonífera, Extremo Sul Catarinense e de Laguna, respectivamente.
O encontro visa discutir e elaborar um documento com foco na gestão do trabalho e na educação na saúde que será apresentado na etapa regional, passando pelo macro nacional, para depois ir se consolidar em políticas públicas em investimentos no setor. As propostas serão retiradas em grupos, através de eixos temáticos já pré-estabelecidos.
Com o tema: “Gente que faz o SUS acontecer, Gestão do Trabalho, Educação na Saúde para valorização das pessoas”, a reitora que também é professora do PPGSCOL, salientou a importância das pessoas que fazem o SUS acontecer.
Durante a explanação, Luciane dividiu a sua abordagem em três focos: Reflexões sobre o trabalho em saúde; Desafios para a gestão e educação na saúde e eixos temáticos da Conferência. No início da sua fala destacou. “Na saúde, nós não precisaríamos fazer tantas discussões. Mas como nós não temos os protocolos instituídos, o passo inicial é o diálogo, é o debate, é a reflexão. Estou absolutamente certa que neste meio, temos inúmeras pessoas trabalhadoras do SUS, gestores, educadores, com um arcabouço teórico, conceitual e de práticas que supera em muito aquelas que eu possa trazer neste momento”.
Precioso
Seguindo seu raciocínio, Luciane, cuja formação inicial é de Enfermagem, também comentou sua passagem em inúmeros locais, na gestão de serviços de saúde pública e destacou o porque o SUS resiste nesses anos todos, desde a sua criação. “O SUS, este precioso Sistema de Saúde, resiste porque tem pessoas que o seguram todos os dias, no ato de oferecer o que tem de mais precioso que é o trabalho para o usuário que precisa da sua dedicação. É esta relação que sustenta o nosso Sistema Único de Saúde até os dias atuais, e espero que sustente, ancore e amplie nos dias futuros. Cada um de nós tem que ter essa percepção de quem eu sou, qual é o lugar que eu culpo, como eu faço, como eu percebo, como eu vivencio, como eu compartilho e que condições que são oferecidas para que eu possa oferecer”, ressaltou.
Como reitora de uma Universidade Comunitária, Luciane citou a importância da realização do evento nos domínios acadêmicos. “Este encontro tem uma conexão importante com o momento que a Unesc vivencia, que é justamente de discutir no âmbito dos cursos da área da saúde, a gestão do trabalho e da educação na saúde nas suas matrizes curriculares. Então, ter a possibilidade de de receber todos os municípios da macrorregião sul para um diálogo tão importante quanto esse que é a questão do trabalho e da formação em saúde na nossa universidade é um momento, incrível, fantástico e que vai produzir conhecimento e com certeza vai interferir muito positivamente no modo como nós fazemos a formação em saúde”, concluiu a Ceretta.
Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Agostinho Luiz Schiochetti, a Conferência é um acontecimento muito importante para todos os brasileiros. “Aqui são discutidos o futuro do Sistema Único de Saúde. E como a nossa reitora falou, a gente tem que se apaixonar pelo SUS. Pela palestra que ela nos apresentou hoje, quem não gostava do SUS passou a gostar, quem já gostava se apaixonou e quem estava apaixonado, agora está encantado. É disso que nós precisamos, estar encantados com o nosso Sistema de Saúde. Saber que nossa gente faz parte podemos ajudar a melhorar a todo momento, principalmente no atendimento aos usuários, aos trabalhadores do SUS, As Conferências são feitas para eles”, avaliou o presidente.
O secretário geral da CNGTES e também secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, José Carlos da Cruz, ficou decidido pelo CES e Secretaria de Estado da Saúde, que a Conferência vai acontecer em sete grandes macrorregionais, até chegar na fase estadual e nacional.
“Esse momento do controle social é importante para trazer a comunidade, para debater o SUS, criar novas propostas, criar políticas públicas e a Conferência Geral é para isso. Elas acontecem há cada quatro anos, no ano passado tivemos a nona Conferência Estadual de Saúde e, entre esses quatro anos, acontecem as Conferências Temáticas, que é essa que hoje nós estamos vivenciando. Todas as discussões aqui são voltadas para o profissional de saúde, para melhorar a condição de trabalho que vai refletir na ponta, no atendimento do usuário. Nosso foco é cuidar de quem cuida. Elaborar propostas para serem depois transformadas em políticas públicas para cuidar de quem faz a saúde”, concluiu.
PPGSCOL
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) desempenha um importante papel na realização e organização da Conferência. “A Nossa equipe formada pelas docentes do mestrado, Susana Cararo Confortin, Isabel Bierhals, Vanessa Iribarrem Miranda, sob a minha coordenação, com o apoio dos de acadêmicos de graduação e dos Programas de Residências Multiprofissionais da Unesc, nos dedicamos com muito afinco e carinho para preparar esta conferência. Um evento como este, valoriza a nossa participação como programa de mestrado e isto é fundamental para o nosso processo de reconhecimento do mestrado e vem ao encontro da nossa plataforma no processo da política educacional”, destacou a coordenadora do PPGSCOL, Lisiane Tuon.

Geral
Escola móvel do SENAI inicia atividades em Jaguaruna

A Prefeitura de Jaguaruna, em parceria com o SENAI, inaugurou nesta quarta-feira, 12/03, as atividades da Escola Móvel, com turmas lotadas. A estrutura, montada em uma área ao lado da Câmara de Vereadores, é composta por salas de aula e laboratórios, para os cursos de Eletricista Instalador Industrial e Soldador, este com formação em Eletrodo Revestido, MIG, MAG, TIG e Oxigás. O evento de inauguração reuniu estudantes, familiares, equipe técnica que ministrará os cursos e autoridades do município.
Nesta nova edição do projeto em Jaguaruna, a primeira foi realizada em 2023 também com sucesso de inscrições, o número de interessados superou o de vagas. A busca foi ainda maior por parte dos interessados no curso de solda, com vagas de trabalho e demanda por profissionais em toda a região. “Eu tenho certeza que quem não está empregado, entre os 50 que estão inscritos, sairá daqui empregado”, analisa Sandro Duarte, Secretário de Educação do município. Ele acrescenta que estes cursos foram pedidos atendendo a demandas setoriais, com base em necessidades reais do mercado.
O vice-prefeito de Jaguaruna, Henrique Fontana Boaventura, que esteve na solenidade representando o prefeito Laerte Silva, reforçou que o investimento do município tem foco no desenvolvimento econômico, focando diretamente na formação prática de profissionais e com retorno muito grande para a economia de Jaguaruna. “O aluno que sai do curso já está totalmente pronto para trabalhar. Esse é o nosso objetivo principal.”, destacou o vice-prefeito.
A Gerente Executiva no SESI/SENAI, Graziela da Silva Branco, destacou a oportunidade que o projeto da Escola Móvel proporciona às cidades que não têm uma unidade fixa, com a mesma qualidade, incluindo laboratórios para as aulas práticas, além de toda a estrutura disponibilizada para o ensino. Ela salientou ainda a grande adesão aos cursos, mostrando o interesse pela oportunidade que o município proporciona com essas formações.
Os cursos terão 160 horas aulas, com turmas nos turnos da tarde e noite, reunindo cerca de 80 alunos nos dois cursos. Alunos interessados em fazer um dos cursos no período vespertino, ainda podem procurar a prefeitura para realizar inscrições.

Geral
Professores efetivos da rede municipal de Balneário Arroio do Silva recebem notebook

Os vinte e sete novos professores, efetivados neste ano na rede municipal de ensino de Balneário Arroio do Silva, receberam na manhã desta quinta-feira (13) uma nova ferramenta de trabalho. Cada profissional recebeu um notebook que será utilizado no planejamento, preparação das aulas e busca de novos recursos para aprimorar as práticas pedagógicas.
A entrega foi realizada no gabinete pelo prefeito Evandro Scaini, pela secretária de educação Dayane Leonardeli, pelos diretores de ensino fundamental e infantil Alessandra Rocha e Luiz Carlos Pessi, além dos diretores das unidades de ensino.
Todos os professores efetivos recebem notebook para o trabalho. Além disso, todos os professores da rede receberam um kit escolar contendo pasta escolar, agenda e outros itens necessários para utilizar no ano letivo.

Geral
Diocese de Criciúma se prepara para Peregrinação Jubilar

No próximo dia 19 de março, data em que a Igreja celebra a Solenidade de São José, padroeiro da Diocese de Criciúma, católicos de toda a região irão realizar uma Peregrinação Jubilar até a Catedral. Vivenciando o Ano Jubilar Peregrinos da Esperança, essa será a primeira de uma série de quatro peregrinações jubilares programadas para acontecer em diferentes locais do território diocesano.
O Papa Francisco, pela Bula Spes non confundit “A esperança não engana” (Rm 5, 5), proclamou o Jubileu Ordinário de 2025, enfatizando que neste Ano Santo, todos são chamados a ser sinais visíveis da esperança, que forma, juntamente com a fé e a caridade, as virtudes que exprimem a essência da vida cristã.
A programação da quarta-feira, dia 19, terá início às 6h, com a Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, bispo diocesano, que conduzirá o rito de abertura da Porta da Misericórdia. Ao longo do dia, outras missas serão celebradas às 8h, 10h, 12h30, 15h, 17h e 19h30, com momentos de adoração e oração do terço. Além disso, padres estarão disponíveis para atender confissões durante todo o dia, proporcionando aos fiéis a oportunidade de se reconciliarem com Deus e vivenciarem plenamente a espiritualidade do Jubileu.
O encerramento das atividades será marcado pela última missa do dia, às 19h30, que também marcará o fechamento da Porta da Misericórdia, popularmente conhecida como Porta Santa. Na ocasião, sua abertura foi realizada pela última vez em dezembro de 2015 durante o Ano Santo da Misericórdia. O feito só acontecerá novamente no próximo Jubileu Ordinário da Igreja, previsto para o ano de 2050. Apenas a convocação de um Jubileu extraordinário pelo Sumo Pontífice poderá antecipar a ocasião, o que torna o momento ainda mais especial e histórico.
“Somos chamados a viver como verdadeiros Peregrinos da Esperança, confiando na promessa de que Cristo caminha conosco, mesmo em meio aos desafios do nosso tempo. Que esta peregrinação seja um tempo de conversão, de escuta da Palavra de Deus e de caridade fraterna. Todo o povo de Deus é convocado a testemunhar ao mundo a esperança que brota da ressurreição de Jesus, uma esperança que nos motiva a construir um mundo cada vez mais fraterno” evidencia Dom Jacinto.
A espiritualidade do Jubileu e a indulgência
A abertura da Porta da Misericórdia também é um convite aos fiéis para se preparem espiritualmente para o ápice do Ano Santo: a concessão de indulgência. Segundo o Código de Direito Canônico, a indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados. Em outras palavras, é o perdão dos efeitos gerados pelo pecado na vida das pessoas. Para receber a indulgência, é necessário que o fiel realize a confissão, participe da Santa Missa com o ato da comunhão, reze pelas intenções do Santo Padre e faça uma peregrinação até um local jubilar.
Além da Catedral, a Diocese de Criciúma conta com outros três locais jubilares com Portas da Misericórdia: o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza; o Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá; e a Basílica Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Cada um desses locais também está vivenciando uma programação religiosa intensa, proporcionando aos fiéis diversas oportunidades de vivenciar a espiritualidade do Jubileu.
Oração do Jubileu Peregrinos da Esperança
“Pai que estás nos céus, a fé que nos deste no teu filho Jesus Cristo, nosso irmão, e a chama de caridade derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo despertem em nós a bem-aventurada esperança para a vinda do teu Reino. A tua graça nos transforme em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho que fermentem a humanidade e o cosmos, na espera confiante dos novos céus e da nova terra, quando, vencidas as potências do Mal, se manifestar para sempre a tua glória. A graça do Jubileu reavive em nós, Peregrinos de Esperança, o desejo dos bens celestes e derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz do nosso Redentor. A ti, Deus bendito na eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades