Geral
Revitalização da 445 inicia na Quarta-feira de Cinzas

Secretário de Infraestrutura Luiz Fernando Cardoso detalha os ajustes para garantir que a Via Rápida seja inaugurada dia 20 de dezembro, 11 da manhã. “O Contrato para conclusão da obra era abril, mas aceleramos o processo para garantir que no verão pudéssemos liberar essa via duplicada e reduzir o sofrimento de quem usa a SC. Então dia 20, 11 da manhã, a obra vai ser entregue para a região. É uma obra importante, vital para garantir mais um impulso ao desenvolvimento do Sul”
Leia Também:
Reitora apresenta os 100 dias de gestão frente a Unesc
PRE
Posto da Polícia Militar Rodoviária não receberá mais o posto que estava no Liri. “Na via Rápida, os engenheiros justificaram que não seria ideal porque ele provocaria uma frenagem brusca e tiraria a característica de via rápida. Então, por ora, fica na 445”.
SC 445
Secretaria de Infraestrutura do Estado está fazendo os ajustes para entregar a ordem de serviço para a SETEP, empresa que irá restaurar a SC 445. Tendência, no entanto, é que obra comece na quarta-feira de cinzas. “Vamos solicitar a empresa que faça uma maquiagem para aliviar a dor de cabeça durante o Verão. A obra mesmo começa na quarta-feira de cinzas”

Geral
Prefeitura lança campanha “Criciúma Coleta Junto”

No Brasil, a geração de resíduos sólidos urbanos é de aproximadamente 80 milhões de toneladas por ano, o equivalente a 380 kg por pessoa. Em Criciúma, cerca de 54 mil toneladas anuais são destinadas ao aterro sanitário, resultando em uma média de 240 kg/ano por habitante. Mais preocupante que os números absolutos é a baixa taxa de reciclagem: pouco mais de 5% dos resíduos recebem destinação adequada, enquanto o restante é descartado de forma irregular, gerando impactos à saúde e ao meio ambiente.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Criciúma lançou a campanha “Criciúma Coleta Junto”, com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre a correta destinação dos resíduos sólidos.
“Queremos uma Criciúma mais limpa. Por isso, criamos mutirões para recolher o lixo descartado de maneira incorreta. É uma realidade que exige atenção, e é fundamental conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos domésticos”, destacou o prefeito Vagner Espindola.
A campanha também alerta para os riscos do descarte inadequado em terrenos baldios, calçadas, às margens de estradas e a céu aberto, que representa uma ameaça direta à saúde pública devido à proliferação de insetos e animais transmissores de doenças. Anequeselen Fortunato, diretora de Meio Ambiente de Criciúma, reforça a importância da destinação adequada de materiais recicláveis de grande volume, como eletrônicos, pneus e móveis inservíveis. “É fundamental que a população tenha consciência e responsabilidade para garantir uma cidade cada vez mais limpa e sustentável”, afirmou.
A ação também tem caráter informativo. De acordo com Walter Tiscoski, coordenador-geral de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Funsab), é preciso desenvolver uma relação mais consciente com o lixo gerado. “Temos coleta diária em todos os bairros ao menos três vezes por semana e na região central, todos os dias, exceto aos domingos. A coleta seletiva acontece uma vez por semana em 80 bairros. Um dos objetivos da campanha é divulgar esses horários, por isso criamos um site com todas essas informações e orientações sobre o descarte correto”, explicou.
Dicas do Criciúma Coleta Junto:
• Não descarte lixo em terrenos baldios, calçadas, às margens de estradas ou em qualquer local a céu aberto, evitando a proliferação de insetos e animais como mosquitos da dengue, ratos, baratas e moscas.
• Em locais abertos, o lixo contamina o solo, polui a água e compromete a qualidade de vida dos moradores.
A campanha também alerta para os riscos do descarte inadequado em terrenos baldios, calçadas, às margens de estradas e a céu aberto, que representa uma ameaça direta à saúde pública devido à proliferação de insetos e animais transmissores de doenças. Anequeselen Fortunato, diretora de Meio Ambiente de Criciúma, reforça a importância da destinação adequada de materiais recicláveis de grande volume, como eletrônicos, pneus e móveis inservíveis. “É fundamental que a população tenha consciência e responsabilidade para garantir uma cidade cada vez mais limpa e sustentável”, afirmou.

Esportes
Clubes de Mães de Morro da Fumaça recebem materiais

O Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Assistência Social, deu início a mais um ciclo de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) destinado a mulheres adultas, com a entrega de materiais de artesanato aos Clubes de Mães do município. Atualmente, são 22 grupos formados, que se reúnem semanalmente em 16 locais diferentes, com a participação de aproximadamente 358 mulheres.
O SCFV para mulheres adultas tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a troca de experiências, o sentimento de pertencimento e o protagonismo feminino por meio de atividades coletivas planejadas, com foco no desenvolvimento da autonomia e no fortalecimento da identidade.
De acordo com a coordenadora de Assistência Social, Saionara Freitas, a entrega dos materiais marca simbolicamente o início das atividades do ano. “Temos uma participação expressiva nos grupos e celebramos o reinício dos trabalhos com as entregas dos materiais. Este será um novo período de produção, reencontro, acolhimento e fortalecimento dos vínculos entre as participantes”, ressalta.
Cada pacote de materiais contém tecidos para toalhas e quatro rolos de linha para bordado, materiais que serão utilizados nas oficinas de artesanato conduzidas por monitores capacitados. As atividades são desenvolvidas nos bairros Mina Fluorita, Vila Rica, Centro, Linha Batista, Linha Cabral, Santa Cruz, Linha Torrens, COHAB, Jussara, Monte Verde, Linha Frasson, Graziela, Barracão, Linha Serafim, Naspolini, na Escola Pietro Maccari e no Distrito de Estação Cocal.
As entregas dos materiais contaram com a presença da primeira-dama do município, Roberta Ghise Inocêncio, e da segunda-dama, Rozi Pellegrin, que acompanharam de perto a acolhida e a mobilização das mulheres nos grupos.

Geral
Alunos do Balneário Rincão participarão da Caminhada da Paz

Na próxima quinta-feira (17), o Balneário Rincão será palco de uma mobilização especial pela cultura de paz. A partir das 9h, alunos da rede municipal de ensino participarão da tradicional Caminhada da Paz, um movimento simbólico que reforça valores como respeito e cidadania.
A concentração será na Escola Arroio Rincão, localizada no centro do município. De lá, os estudantes sairão em caminhada, percorrendo ruas da cidade até a praça central, levando mensagens de paz e promovendo um momento de reflexão junto aos comerciantes e moradores da região.
A secretária municipal de Educação, Jucilene Fernandes, destaca a importância da ação para a formação cidadã dos estudantes. “A caminhada surgiu em 2019 e acabou ficando no nosso calendário. É uma experiência que desperta nas crianças e adolescentes a consciência sobre o valor da paz no dia a dia, seja na escola, na família ou na comunidade”, afirma.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades