Conecte-se conosco

Geral

Rincão em alerta contra o mosquito da dengue

Publicado

em

Balneário Rincão

Técnicos do Programa de Controle de Endemias de Balneário Rincão estão com dificuldades para fiscalizar as residências da cidade. Isso porque grande parte das casas estão fechadas por serem de veranistas. Equipe técnica fará visitas durante o próximo final de semana nas casas fechadas.

O Programa de Controle de Endemias de Balneário Rincão realiza visitas semanais a 41 armadilhas instaladas no perímetro urbano da cidade e visita a cada 14 dias aos dez pontos estratégicos cadastrados (ferros-velhos, borracharias, cemitérios, floriculturas). “Quando detectamos situações irregulares é feito orientação no local juntamente com a Vigilância Sanitária do município para prevenção de doenças como Dengue, chikungunya, ZikaVírus. Pedimos que os veranistas venham abrir suas casas e nos ajude nesse combate”, destaca a coordenadora epidemiológica, Vera Lucia Leal de Oliveira.

   As armadilhas são instaladas a cada 100 imóveis ou a cada 300 metros, preferencialmente em comércios ou locais com maior risco de detecção de focos, como transportadoras e empresas que possuem caminhões que viajam para outros estados.

“Nossa equipe está com dificuldade em vistoriar as casas fechadas. Temos um grande fluxo de pessoas que entram e saem o tempo todo em nossa cidade, por isso, pedimos que as pessoas venham até suas casas para realizar a limpeza ou monitorar pneus, vasos, ou outro objeto que acumule água parada”, solicita o secretário de Saúde, Jean Willian Nascimento.

Orientações:

·       Mantenha sempre muito bem tampados: caixas, tonéis e barris de água em sua casa.

·       Coloque todo o seu lixo de casa em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. Jamais deixe seu lixo com a tampa aberta ou ao relento.

·       Não jogue lixo em terrenos baldios, pois causa a proliferação de mosquitos da dengue.

·       Ao armazenar garrafas de vidro ou de plástico, é fundamental mantê-las sempre com a boca para baixo.

·       Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou telhado. O acúmulo de água é a porta de entrada para os mosquitos.

·       Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

·       Em caso de guardar pneus velhos em casa, é necessário retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, sempre protegidos da chuva.

·       Realize uma limpeza nas calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

·       Lave com bastante frequência, com água e sabão, as vasilhas de água para animais.

·       Os vasos de plantas aquáticas precisam ser lavados com água e sabão, a cada semana. É fundamental trocar a água dos vasos com frequência para evitar sujeira e mosquitos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Balneário Rincão tira do papel obra aguardada há uma década na Zona Sul

Publicado

em

Em ato solene na Zona Sul, a Prefeitura de Balneário Rincão assinou, na noite de ontem, a Ordem de Serviço para a retomada da escola municipal paralisada desde 2016. O projeto, que se arrastava por 10 anos devido a entraves burocráticos, agora recebe um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões via FNDE.

A nova unidade contará com 12 salas de aula e foco no atendimento do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental. A localização estratégica, próxima à APAE, visa suprir o vácuo educacional de bairros como Mirassol e Chico do Poço. A secretária de Educação, Jucilene Fernandes, destacou que a estrutura chega em um momento crítico de crescimento populacional. Segundo ela, o perfil da cidade mudou drasticamente após a pandemia, com o aumento de famílias que escolheram a cidade como residência fixa.

Iniciada em 2014 e interrompida dois anos depois por problemas técnicos e judiciais, a obra segue agora um cronograma rigoroso. A previsão é que os serviços sejam concluídos em até um ano. A estrutura moderna é vista como o principal equipamento público para consolidar a urbanização e o atendimento social na Zona Sul do município.

Continue Lendo

Geral

Unidade, fé e missão marcam a Missa do Crisma na Diocese de Criciúma

Publicado

em

A Catedral São José, em Criciúma, foi o local de encontro do clero da Diocese de Criciúma na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 2, durante a celebração da Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos. A solenidade foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e contou com a concelebração de Dom Milton Zonta e dos sacerdotes de todo o território pastoral.

A celebração integra o Tríduo Pascal, tempo central da fé cristã, no qual a Igreja recorda os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Além dos padres, participaram seminaristas, diáconos, religiosas e fiéis vindos de diversas comunidades.

Em sua reflexão, Dom Jacinto ressaltou o valor da Eucaristia como fonte de unidade e encontro com Cristo, recordando que a missão sacerdotal permanece viva ao longo dos séculos, dando continuidade ao testemunho dos apóstolos. “A Santa Missa nos insere neste mistério divino e fortalece nossa caminhada de fé”, disse o prelado.

Durante a celebração, um dos momentos mais expressivos foi a renovação das promessas sacerdotais. Diante do bispo e do povo, os padres reafirmaram sua entrega ao serviço de Deus e da Igreja. Em sua exortação, Dom Jacinto incentivou os sacerdotes a permanecerem firmes na vocação, mesmo diante dos desafios. “Somos chamados à fidelidade e à perseverança, confiando sempre na presença de Deus que nos acompanha”, afirmou.

O bispo também dirigiu uma palavra aos fiéis, convidando-os a sustentarem seus pastores com a oração e a comunhão. Segundo ele, toda a Igreja é chamada a viver como discípula missionária, mantendo o olhar fixo em Cristo e na eternidade.

Os Santos Óleos

Durante a celebração, Dom Jacinto abençoou os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrou o óleo do Crisma marcando outro momento importante da celebração. Os recipientes com os óleos, conduzidos até o altar pelos diáconos Danilo Pereira dos Reis (Irmão Moisés), Marco Antonio Scarpari Amboni e Rithele Alexandre Lima, serão utilizados ao longo do ano nos sacramentos celebrados nas paróquias e santuários.

O óleo do Crisma, preparado com óleo e bálsamo, está ligado aos sacramentos da Crisma e da Ordem, sendo sinal da presença do Espírito Santo. Durante o rito, o bispo soprou sobre o óleo e acrescentou o perfume, gesto que recorda a missão do cristão de testemunhar Cristo no mundo.

O óleo dos catecúmenos, empregado no Batismo, simboliza a força divina que sustenta aqueles que iniciam a vida cristã. Já o óleo dos enfermos, utilizado na Unção, expressa o cuidado de Deus diante da fragilidade humana, levando consolo e esperança aos que sofrem.

A celebração foi concluída em clima de unidade e espiritualidade, preparando a comunidade para os dias mais intensos da Semana Santa. Após a missa, o clero participou de um momento de convivência fraterna em um almoço oferecido pela Catedral São José, fortalecendo os vínculos de comunhão entre os sacerdotes.

Confira o horários das celebrações na Catedral e nos santuários diocesanos:

Catedral São José
Quinta-feira: Missa dos Santos Óleos às 9h30 e da Ceia do Senhor às 20 horas
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h e Procissão da Via Sacra às 19h saindo do bairro Michel
Sábado: Solene Vigília Pascal às 19 horas
Domingo: Missa às 8h, 10h, 17h e 19 horas

Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h e Procissão às 19h
Sábado: Solene Vigília Pascal às 19 horas
Domingo: Missa às 8h, 16h e 19 horas

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h
Sábado: Solene Vigília Pascal às 18 horas
Domingo: Missa às 8h e às 10 horas

Basílica Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (Içara/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Via Sacra da Paixão de hora em hora das 6 às 11 horas – com encenação às 13h30 saindo da Igreja de Morro Bonito e Leitura da Paixão às 15h
Sábado e Domingo conforme os horários de costume 

Continue Lendo

Geral

Caminhada da Paz promove a conscientização e o respeito às diferenças

Publicado

em

A Rede Municipal de Ensino de Balneário Rincão mobilizou a comunidade na Caminhada da Paz, realizada nesta manhã, com foco na conscientização sobre o autismo e no respeito às diferenças. O ato envolveu alunos, professores e profissionais da Educação, além de lideranças e entidades representativas do município.

A caminhada, que saiu da Escola Arroio Rincão e seguiu até a Praça Central, integrou alunos e comunidade em um movimento pela inclusão e harmonia social, alinhado ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A secretária de Educação, Jucilene Fernandes, destacou a ação, realizada desde 2019, como fundamental para a formação cidadã e para aproximar a escola da população. “Nossa mobilização é uma oportunidade para aproximar a comunidade das escolas, mostrando que a educação para a paz e a inclusão são pilares para o desenvolvimento social de Balneário Rincão”, ressalta a secretária.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos