Geral
Rincão Night Run: Corrida de sábado (11) altera o trânsito no Centro de Balneário Rincão

A Rincão Night Run, corrida noturna que deve reunir mais de 600 atletas neste sábado (11), provocará alterações temporárias no trânsito de Balneário Rincão. As mudanças são necessárias para garantir a segurança dos participantes, com interdições parciais nas vias centrais a partir das 20 horas.
Interdição principal e desvios
A interdição mais longa ocorrerá na Avenida Leoberto Leal, em frente à prefeitura:
- Trecho Fechado: Entre as ruas Paraná e São Paulo.
- Período: Das 13h30 às 22h30.
- Tráfego Normal: Apenas o sentido da via que vem da Rodovia Dep. Paulino Búrigo (sentido centro) estará liberado.
Demais Vias: As outras ruas que compõem o percurso da corrida serão bloqueadas apenas durante a passagem dos atletas, sendo liberadas logo em seguida.
A organização orienta motoristas e moradores a ficarem atentos à sinalização e, se possível, evitarem circular com veículos na região central durante o horário do evento.

Geral
Laguna recebe formação gratuita do Pontão de Cultura CRIA para agentes culturais

Laguna será sede da segunda formação do Pontão de Cultura CRIA, da Associação Dança Criciúma (ASDC), neste próximo fim de semana, 18 e 19 de outubro. O evento é gratuito e oferece 30 vagas para agentes de cultura, Pontos de Cultura e pessoas ligadas à cadeia produtiva da Região Sul de Santa Catarina.
As inscrições estão abertas pelo link: https://forms.gle/eMLL2vz2Eqy5w8sEA.
O presidente da ASDC, Maxwell Sandeer Flor, destacou que o objetivo é capacitar e fazer com que os agentes “se apoderem do papel transformador em seu território a partir de uma visão de base comunitária”.
Foco em Identidade Cultural e Acessibilidade
A formação será mediada pela ponteira de cultura Cátia Hahn e abordará temas como a cultura de base comunitária, a importância dos Pontos de Cultura na formação de identidades culturais e a descentralização da cultura.
Mixa Miranda, da Gaveta Criativa, ressaltou que a oficina promoverá o fortalecimento de redes colaborativas por meio de aulas teóricas e práticas.
Durante o intervalo, haverá a Oficina “Introdução à Libras e Acessibilidade Cultural”, e todo o evento contará com intérprete de Libras.
O projeto Pontão CRIA é uma iniciativa contemplada no Edital “Conexão Cultural” (PNAB/SC), da Política Nacional de Cultura Viva.
Programação Detalhada
- 18/10 (sábado):
- Tema: Oficinas de Intercâmbio Cultural: Trabalhando Cidadania Cultural nas Organizações de Base Comunitária.
- Local: Banda União dos Artistas, Campo de Fora.
- 19/10 (domingo):
- Tema: Workshop de Economia Criativa e Produção Cultural.
- Local: Escola de Samba Xavante, Magalhães.

Geral
Centro de Castração realiza feira de adoção neste sábado

O Centro de Castração do Balneário Rincão realizará uma Feira de Adoção, neste sábado (11), em frente a Prefeitura, na Avenida Leoberto Leal, a partir das 9 horas. Durante a ação, estarão disponíveis para adoção cachorros de diversas idades. A iniciativa tem como objetivo incentivar a adoção responsável e dar uma nova chance para pets que aguardam por um lar cheio de amor e cuidado.
De acordo com a veterinária do município, Larissa Pacheco, adotar é um ato de amor. “Cada adoção representa uma vida transformada, tanto a do animal, quanto a da família que o acolhe. O nosso objetivo é conectar esses lares com quem mais precisa de carinho e cuidado”, destacou.
A veterinária comenta que os moradores do município que também tiverem animais para adoção, também podem participar da iniciativa.

Geral
Museu ao Ar Livre recebe a exposição Raiz Ancestral neste mês de outubro

Cerca de 50 pessoas prestigiaram a abertura da exposição Raiz Ancestral, do artista Leandro Jung, aberta nesta quarta-feira, no primeiro piso da Casa de Pedra, no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. O evento contou ainda com apresentações culturais do Grupo Herança Cultural Capoeira, Ogans Firma e Curimba de Laguna. A mostra ficará em exibição em Orleans até o dia 8 de novembro, e depois seguirá para a cidade de Laguna.
Segundo Leandro Jung, as obras abordam a dança dos orixás, presentes na umbanda. As peças utilizam porongos, que ganham movimento no espaço expositivo, representando, por meio das cores e formas, os arquétipos dos orixás. A curadoria é de Mikael Miziescki e a produção de William Marcos Machado.
“A exposição propõe valorizar e celebrar a riqueza da cultura e da religiosidade africana e afro-brasileira. Por meio da arte, buscamos criar uma ponte para desmistificar preconceitos, promover o diálogo e reconhecer a contribuição africana na formação da identidade cultural do Brasil”, afirma o artista.
A realização é da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de proposta aprovada no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. O projeto conta com apoio cultural do Unibave e do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.
A direção do Museu lembra que escolas podem agendar visitas guiadas pelo WhatsApp (48) 99904-2739. Em Laguna, a exposição poderá ser visitada de 16 de novembro a 19 de dezembro, na Casa Pinto D’Ulysséa.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia6 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades