Emprego
SC lança edital do Programa CNH Emprego na Pista com 30 mil habilitações gratuitas

O governador Jorginho Mello assinou, nesta terça-feira (1º), o primeiro edital do Programa CNH Emprego na Pista, uma iniciativa voltada à empregabilidade que oferecerá 30 mil carteiras de habilitação gratuitas em Santa Catarina. Coordenado pelo Detran-SC, o programa contemplará motoristas das categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta), além de incluir vagas para Exercício de Atividade Remunerada (EAR) e mudança ou adição de categoria.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, do secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, e de representantes do SEST/SENAT e da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), como Maurus Fiedler.
CNH gratuita para ampliar empregabilidade
De acordo com o governador Jorginho Mello, a iniciativa busca facilitar o acesso ao mercado de trabalho, beneficiando profissionais como motoboys, entregadores e motoristas que desejam ampliar suas oportunidades.
“Com esse programa, vamos garantir 30 mil carteiras de motorista gratuitas para quem precisa da CNH como ferramenta de trabalho. Isso permitirá que muitos catarinenses consigam empregos melhores, como conduzir caminhões com cargas perecíveis ou perigosas, por exemplo. As taxas serão pagas pelo Estado, com o apoio dos Centros de Formação de Condutores e profissionais credenciados ao Detran-SC. Queremos transformar a CNH em uma verdadeira carteira de trabalho, promovendo emprego e renda para nossa população”, destacou o governador.
O programa seguirá com novos editais, conforme o avanço das parcerias com os municípios e os CFCs credenciados.

Emprego
Prefeitura de Içara abre inscrições para concurso público

A Prefeitura Municipal de Içara está com as inscrições abertas para o novo concurso público. As oportunidades de acordo com a prefeita Dalvania Cardoso, são para profissionais alfabetizados ou com formação nos níveis fundamental, médio e superior.
A chefe do poder executivo relata que o edital oferece vagas para advogado (uma vaga), assistente administrativo (três), assistente social (três) ,auxiliar de consultório dentário (três), auxiliar de mecânico braçal ( nove vagas + uma PCD), calceteiro (cinco), carpinteiro (três), condutor de veículo de transporte de estudante (uma), condutor e operador de caçamba (uma), coveiro (uma), dentista (três), enfermeiro (cinco), engenheiro civil (uma), engenheiro agrimensor (uma). engenheiro eletricista (uma), farmacêutico (uma), fisioterapeuta (uma), fonoaudiólogo (quatro), gari (duas), guarda municipal (uma), médico (nove), médico pediatra (três), médico veterinário (uma), operador de máquinas (duas), operador de motoniveladora (duas), pedreiro (três), pintor (duas), psicólogo (três), técnico em enfermagem (nove) e vigilante sanitário (uma).
Os profissionais contratados terão uma carga horária de 20 a 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$1.682,67 a R$9.060,52. “Apenas iremos preencher cargos que a demanda exige e substituir os profissionais que estão em processo de aposentadoria, além, é claro, de formarmos um cadastro reserva para diversas funções” , tranquiliza a prefeita.
Todo o processo está sendo conduzido pela UNESC e as inscrições podem ser feitas no https://unesc.selecao.net.br/informacoes/199/ , até o próximo dia 7. As provas acontecerão dia 18 de maio com local a ser divulgado no link utilizado para a inscrição.

Economia
Sul de SC cria 4,1 mil empregos formais em fevereiro, maior saldo para o período desde 2020

O Sul de Santa Catarina registrou um saldo positivo de 4,1 mil empregos com carteira assinada em fevereiro, elevando o acumulado do ano para 7.498 novas vagas. Esse é o melhor desempenho para o período nos últimos seis anos, desde a criação do Novo Caged, em 2020.
Naquele ano, no bimestre pré-pandemia, foram criados 4.746 novos postos de trabalho na região. Com a recuperação econômica, os números oscilaram nos anos seguintes:
2021: 6.650 vagas (maior saldo até 2025)
2022: 4.712 vagas
2023: 2.823 vagas
2024: 4.846 vagas
Indústria e serviços puxam alta nas contratações
O avanço foi impulsionado principalmente pelos setores da indústria e serviços, que já vinham em crescimento e foram beneficiados pela alta sazonal do início do ano.
“O mercado de trabalho formal no Sul de Santa Catarina registrou um desempenho positivo em fevereiro, superando os resultados observados no mesmo mês de anos anteriores”, destacou o economista Leonardo Alonso Rodrigues.
Na indústria, que gerou 3.038 vagas, os destaques foram:
Fabricação de vestuário e acessórios: +565 empregos
Processamento de fumo: +440 empregos
Já o setor de serviços, responsável pela criação de 3.204 vagas, teve como destaque:
Atividades de apoio à gestão da saúde: +1.227 empregos
Região Carbonífera tem melhor fevereiro dos últimos três anos
Na Região Carbonífera, o saldo líquido foi de 1.458 novas vagas, o melhor resultado para fevereiro desde 2022. No acumulado do ano, foram criados 2.107 empregos formais.
Destaques da região:
Todos os setores tiveram saldo positivo no mês
Comércio foi o único setor com resultado negativo no bimestre
Criciúma lidera a geração de empregos na região, com +725 vagas
Entre os 12 municípios da Região Carbonífera, nove registraram saldo positivo. As exceções foram:
Balneário Rincão (-65 vagas)
Treviso (-10 vagas)
Siderópolis (-2 vagas)
Atualmente, o Sul do Estado soma um estoque de 331.153 empregos formais, sendo 158.934 na Região Carbonífera.
O Relatório do Emprego Formal, elaborado com base nos dados do Novo Caged, pode ser acessado no site da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Economia
Santa Catarina criou mais de 30 mil novas vagas de emprego em fevereiro

O mês de fevereiro apresentou saldo positivo de 30.097 novos postos de trabalho formal em Santa Catarina. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados nesta sexta-feira, 28.
O saldo de empregos formais em SC no segundo mês do ano foi o maior dos últimos três anos e o terceiro maior da série histórica iniciada em 2004. A taxa de crescimento em fevereiro foi de 1,16%, um resultado maior que a média brasileira (0,91%) e equivalente à média da região Sul (1,15%).
“Tivemos uma temporada de verão excelente, com recordes de turistas internacionais passando pelos nossos aeroportos. E Estado se mostrou bem preparado pra receber todo mundo com a Estação Verão. Isso com certeza movimentou a economia catarinense. Aumentou consumo, gerou renda e gerou muitas novas vagas também”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
A diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan/SC), Larissa Borges, destaca que o estado apresentou saldos positivos nos cinco grupamentos no mês de fevereiro. “Juntamente com o Governo do Estado, ficamos felizes em ver o reflexo de um mercado de trabalho inclusivo e dinâmico. Os indicadores revelam que nossas políticas públicas têm alavancado os segmentos chaves de serviços, indústria, construção, comércio e de agropecuária. Esses resultados mostram que estamos colhendo os frutos de investimentos estratégicos e de muito trabalho coordenado na gestão do Jorginho Mello” afirmou.
Larissa Borges enfatiza que os Serviços responderam por 45,58% das novas vagas de trabalho abertas no mês de fevereiro, ou seja, quase metade do saldo de empregos, enquanto a Indústria teve a segunda melhor proporção, com 27,64%.
O diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Guilherme Papini, ressalta que “Santa Catarina tem registrado bons resultados na geração de empregos, inclusive com postos de trabalho qualificados e com salário acima da média brasileira. O Governo do Estado segue trabalhando para estimular novos negócios e garantir a criação de oportunidades. Somente o Sine tem mais de 9,8 mil vagas disponíveis para o nosso trabalhador, mostrando a força do nosso mercado de trabalho”, afirmou Papini.
Serviços, indústria e comércio
O setor de Serviços liderou a contratação de mão de obra formal no estado no mês de fevereiro, seguido pela Indústria. Serviços criou 13.718 novas vagas de trabalho no mês de fevereiro, conforme os dados do Novo Caged. Isso corresponde a quase metade dos empregos criados, conforme já pontuado pela Diretora de Políticas Públicas da Seplan.
Em Serviços, as atividades de Administração pública, defesa e seguridade social criou 3.503 novas vagas, e o setor de Educação, 2.081 novos postos. A Indústria, por sua vez, criou 8.318 novas vagas, com destaque para a Fabricação de produtos alimentícios (+998) e Confecção de artigos do vestuário e acessórios (+982).
O Comércio criou 2.859 novos postos de trabalho, o que representa uma variação de 174% em relação ao mesmo período de 2024. Dentro desse setor, o Comércio por atacado exceto veículos automotores e motocicletas foi responsável pela metade das novas contratações, com a abertura de 1.496 novas vagas.
O gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, Pietro Aruto, ressalta que o estado de Santa Catarina contratou 13% mais trabalhadores que o mesmo mês de referência em 2024. “Isso demonstra a robustez do crescimento do mercado de trabalho catarinense nos últimos anos. Temos equipes dedicadas ao monitoramento dos indicadores socioeconômicos para a devida identificação de tendências e os devidos direcionamentos das políticas públicas do governo do estado”, completou.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades