Conecte-se conosco

Política

STJ nega Habeas Corpus do prefeito de Cocal do Sul

Publicado

em

O ministro Og Fernandes, que está temporariamente na presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recusou um pedido para revogar a prisão do prefeito afastado de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, envolvido na Operação Fundraising.

A investigação, iniciada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), sugere que Fáveri faz parte de uma organização criminosa que usa empresas de fachada para lucrar ilegalmente através de fraudes em licitações desde 2007. Segundo as suspeitas, prefeitos de municípios catarinenses favorecem essas empresas em troca de vantagens financeiras.

Alguns investigados tiveram prisão preventiva decretada em 24 de maio para preservar a ordem pública e econômica, e garantir a condução adequada do processo judicial. Isso se baseia na gravidade dos crimes, na frequência com que foram cometidos, no impacto social e no risco de repetição.

O ministro Og Fernandes observou que as evidências até agora sugerem prejuízos significativos devido a fraudes em licitações em vários municípios catarinenses.

Ele destacou que a gravidade das condutas e o risco de novos crimes, evidenciados pela habitualidade criminosa dos envolvidos, justificam a medida adotada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) ao negar a liberdade provisória.

O tribunal de origem mencionou pagamentos indevidos feitos pela prefeitura de Cocal do Sul a uma das empresas envolvidas nas fraudes licitatórias, reforçando a seriedade das acusações.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Os números do IPC para a presidência e o senado em Santa Catarina

Publicado

em

Santa Catarina segue sendo um estado em que a maioria do eleitorado se identifica com a direita, e a família Bolsonaro mantém forte influência nas eleições gerais. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é bem avaliado pela maioria dos entrevistados. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), contratada pela Associação Catarinense de Jornais (ACJ) — da qual o Tribuna de Notícias é associado.

O levantamento foi feito de forma presencial, em domicílios e pontos de fluxo populacional, entre os dias 9 e 13 de julho, com 1.050 entrevistados de 54 municípios catarinenses, nas regiões da Grande Florianópolis, Norte, Serra, Sul, Vale do Itajaí e Oeste. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Flávio Bolsonaro lidera com ampla vantagem na Estimulada

Na pesquisa Estimulada, quando os entrevistados escolhem entre nomes apresentados em lista, Flávio Bolsonaro (PL) foi citado por 46,1%, seguido por Lula (PT), com 25%. Os demais nomes somaram percentuais menores: Ronaldo Caiado (PSD) 3,1%, Romeu Zema (Novo) 2,9%, Renan Santos (Missão) 2,4%, Samara Martins (UP) 2,3%, entre outros com menos de 2% cada. Não souberam responder 5,8%, e 7,7% votariam em branco ou nulo.

Espontânea repete favoritismo

Sem lista prévia, os resultados foram: Flávio Bolsonaro, 37,4%; Lula, 22,9%; Renan Santos, 1,2%; Ronaldo Caiado, 1%; e os demais nomes com menos de 1% cada.

Lula é o mais rejeitado em SC

Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, os entrevistados citaram Lula com maior frequência: 48,3%. Flávio Bolsonaro apareceu em seguida, com 27%. Os demais nomes somaram percentuais menores, cada um abaixo de 1,5%. Do total, 6,8% afirmaram rejeitar todos os candidatos, 5,7% disseram não rejeitar nenhum e 3,4% não souberam responder.

Disputa pelo Senado segue equilibrada

Para o Senado, a disputa principal aparece concentrada entre Carlos Bolsonaro (PL)Caroline de Toni (PL) e Esperidião Amin (PP).

Na projeção pela soma dos dois votos permitidos ao eleitor, Caroline de Toni lidera com 39%, seguida por Carlos Bolsonaro (38,6%), Esperidião Amin (34,1%), Décio Lima – PT (27%), Antídio Lunelli – MDB (11,3%), Afrânio Boppré – PSOL (7%) e Jeferson Rocha – PRD (4,7%). Não souberam responder 24,1%, e 14,3% votariam em branco ou nulo.

Separando os votos, no primeiro voto a ordem é: Carlos Bolsonaro (27,4%), Esperidião Amin (17,8%), Décio Lima (16,8%) e Caroline de Toni (14,4%). Já no segundo voto, Caroline de Toni lidera (24,6%), seguida por Esperidião Amin (16,3%) e Carlos Bolsonaro (11,1%).

Ficha técnica

  • Coleta de dados: 9 a 13/07/2026
  • Margem de erro: 3 p.p.
  • Nível de confiança: 95%
  • Entrevistados: 1.050
  • Empresa contratada: IPC – Instituto de Pesquisa Catarinense
  • Contratante: Associação Catarinense de Jornais (ACJ)
  • Registro: BR-09576/2026 e SC-09951/2026
Continue Lendo

Política

Pesquisa IPC/ACJ: Jorginho Mello lidera corrida ao Governo de SC em cenários espontâneo e estimulado

Publicado

em

Pesquisa realizada de forma presencial pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), contratada pela Associação Catarinense de Jornais (ACJ) , aponta como está a corrida pré-eleitoral para o Governo de Santa Catarina.

O levantamento foi realizado de forma presencial, domiciliar e em pontos de fluxo populacional, entre os dias 9 e 13 de julho, com 1.050 entrevistados de 54 municípios de Santa Catarina, nas regiões da Grande Florianópolis, Norte, Serra, Sul, Vale do Itajaí e Oeste. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Reeleição em primeiro turno na pesquisa Estimulada

Na pesquisa Estimulada, quando os entrevistados escolhem entre nomes apresentados em lista, o atual governador Jorginho Mello (PL) aparece com 53,3% das intenções de voto, seguido de João Rodrigues (PSD), com 26,2%. Os demais nomes somam 12% dos votos: Gelson Merísio (PSB) com 8,6%, Lais Chaud (UP) com 1,7%, Ralf Zimmer (PRD) com 0,9% e Marcelo Brigadeiro (Missão) com 0,8%. Não souberam responder 4,9%, enquanto brancos e nulos somaram 3,7%.

Pesquisa Espontânea tem 16 nomes lembrados

Sem lista prévia de pré-candidatos, 16 nomes foram lembrados pelos entrevistados, e o atual governador novamente aparece em primeiro lugar: Jorginho Mello foi citado por 42,7%, enquanto 29% não souberam responder e 18,5% citaram João Rodrigues. Outros 4,4% responderam “nenhum”. A lista segue com Gelson Merísio (2,8%), Lais Chaud (0,8%), Décio Lima (0,5%) e outros nomes com menos de 0,3% cada.

Maioria já decidiu o voto

A maioria dos entrevistados afirmou já ter decidido em quem votará em outubro: 44,8% estão totalmente decididos, 42,2% podem mudar o voto ao longo da campanha, 10,7% ainda estão indecisos e 2,4% não souberam responder.

Rejeição

Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, os entrevistados também apontaram Jorginho Mello como o nome de maior rejeição, com 16,7%. Na sequência aparecem Gelson Merísio (14,3%), Ralf Zimmer (8,3%), João Rodrigues (6,6%), Marcelo Brigadeiro (6,4%) e Lais Chaud (4,3%). Não souberam responder 13,1%, enquanto 23% afirmaram não rejeitar nenhum dos nomes e 7,4% disseram rejeitar todos.

Segundo o diretor do IPC, Renato Rampinelli, ponderou que o resultado atual é apenas uma fotografia do momento. “A eleição não é hoje, ela é daqui a dois meses e meio, e até lá muitos fatores podem acontecer, que podem manter esse quadro, mas também podem alterá-lo”, comentou.

Ficha técnica

  • Coleta de dados: 9 a 13/07/2026
  • Margem de erro: 3 p.p.
  • Nível de confiança: 95%
  • Entrevistados: 1.050
  • Empresa contratada: IPC – Instituto de Pesquisa Catarinense
  • Contratante: Associação Catarinense de Jornais (ACJ)
  • Registro: BR-09576/2026 e SC-09951/2026
Continue Lendo

Política

Frente Parlamentar em Defesa do São José é instalada na Câmara de Criciúma

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou, nesta terça-feira (7), a reunião de instalação da Frente Parlamentar de Defesa do Hospital São José de Criciúma. Criada por meio da Resolução nº 1/2026, a frente tem como objetivo acompanhar, fortalecer e promover ações em defesa da instituição, referência em atendimentos de média e alta complexidade para Criciúma e toda a região Sul de Santa Catarina.

Durante a reunião, foi realizada a eleição da mesa diretora da Frente Parlamentar. Por unanimidade, com três votos favoráveis, o vereador Marcos Machado, o Marquinho (MDB) foi eleito presidente. Também por unanimidade, o vereador Amaral Bittencourt (PSD) foi escolhido como secretário.

Além dos eleitos para a direção, integra a frente o vereador Neri Xavier (União).

A partir da instalação, novas adesões de parlamentares poderão ser encaminhadas ao presidente da Frente, conforme previsto no Regimento Interno da Câmara.

Com a criação da Frente Parlamentar, o Legislativo de Criciúma reforça seu compromisso com o acompanhamento das demandas do Hospital São José, buscando contribuir com o fortalecimento da instituição e com a defesa da qualidade dos serviços prestados à população da região.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos