Conecte-se conosco

Geral

Unesc abre o Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade

Publicado

em

A comunidade acadêmica da Unesc recebe nesta semana mais um grande evento com pesquisadores internacionais para três dias de qualificadas discussões. Acontece, desta segunda-feira até quarta-feira (23 a 25/09) o 6º Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade; o 3º Seminário em Direitos Humanos com a Sociedade, além das primeiras edições do Seminário Latino-Americano de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos e dos Diálogos em Direitos Humanos com a Educação Básica.

Os eventos, organizados sob comando do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc, têm como tema principal “Direitos humanos e instituições democráticas”. As atividades acontecem de forma concomitante e, conforme o coordenador do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, têm o objetivo de divulgar e debater a produção teórica e prática sobre os Direitos Humanos; Sociedade; Democracia; Políticas Públicas e Estado no contexto brasileiro e latino-americano.

Na abertura, realizada na noite desta segunda-feira, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, representou a reitoria da Unesc e agradeceu a presença de todos os visitantes. Conforme ela, o cenário nacional mostra o quão se fazem necessárias as discussões levantadas nestes dias de evento.

“Não há melhor momento para discutirmos a temática de direitos humanos e democracia do que este, no qual em todo o Brasil os cidadãos se preparam para escolher seus representantes em âmbito municipal. Estamos com os movimentos nas ruas, nas cidades, muito aquecido. E quando nós falamos de democracia, estamos falando de diálogo, de reflexão sobre o presente, mas também o futuro”, pontuou.

A participação de mais de 100 pesquisadores nacionais e internacionais nos processos de avaliação e comissão científica, assim como os mais de 250 trabalhos inscritos, oriundos de todas as regiões do país, conforme Reginaldo, representam a grandeza do evento, a importância das discussões e o engajamento de todos os envolvidos neste processo.

“Sabemos que o maior patrimônio que nós temos nessa vida é o tempo. Portando, dispor de forma generosa do seu tempo pra estar conosco, compartilha conosco o diálogo, é o maior presente que podemos receber de todos vocês”, destacou, em agradecimento aos participantes.

Ao todo o evento contará com 17 Grupos de Trabalho que somam mais de 240 trabalhos de todas as regiões do Brasil, além de outros países, e mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais.

Para a abertura, a temática abordada foi “Direitos Humanos e Democracia” em um painel comandado pelo professor doutor Antônio Carlos Wolkmer, ex-coordenador do PPGD Unesc, com a participação dos professores doutores David Sanchez Rubio, da Universidade de Sevilla – Espanha; Maria José Fariñas Dulce, da Universidade Carlos III – Madrid; e coordenação da mesa com a professora doutora Ivone Fernandes Morcilo Lixa (FURB-SC).

Debate também na Educação Básica

Na manhã desta segunda-feira, abrindo a programação, foi realizada a Roda de Conversa com Educação Básica “Educação em Direitos Humanos”, no Colégio Unesc. A experiência contou com a participação dos professores doutores Marcelino Meleu (FURB-SC), Débora Ferrazzo; Helena Cristina Simões (UFAP -AP) e Sheila Stolz (FURG-RS).

Apoio na organização

Além do PPGD, as iniciativas têm o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE); em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); em Saúde Coletiva (PPGSCol) e em Ciências Ambientais (PPGCA).

Os seminários são  coorganizados pela Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Rede Latino-Americana de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Grupo de Trabalho do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso) Pensamiento Jurídico Crítico y Conflitos Sociopolíticos; Universidad Carlos III de Madrid; Red Iberoamericana para Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia (REDidi); da Vniversidad D Salamanca e pelo curso de Direito da Unesc.

O evento tem ainda o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Para os acadêmicos da Unesc, a participação é presencial e gratuita, já quem reside em outros estados e países, pode participar via Google Meet, mediante inscrição pelo site: https://doity.com.br/vi-seminario-internacional-em-direitos-humanos-e-sociedade/calendario. Para estes, há uma taxa de R$ 11 para a confecção dos certificados.

Geral

Criciúma sedia CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação

Evento coordenado pela Unesc será realizado entre os dias 4 e 5 de novembro

Publicado

em

Criciúma será o epicentro da inovação na próxima semana. Nos dias 4 e 5 de novembro, o Centro de Inovação Criciúma (CRIO) será palco do CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação. O evento reunirá pesquisadores, gestores públicos, startups e empreendedores do Brasil, América Latina e Europa em uma imersão sobre as ideias que moldam o futuro do desenvolvimento tecnológico.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online (link no texto original).


Programação de Nível Global e Foco em Internacionalização

O Summit contará com palestras, painéis e debates sobre políticas públicas, desenvolvimento de talentos e modelos globais de ecossistemas inovadores. A proposta é fortalecer a conexão da região com o cenário mundial de tecnologia.

Destaques da Programação:

DataTema PrincipalParticipantes Internacionais
Terça (4/11)Políticas Públicas e Estratégias de Internacionalização de Empresas.Especialistas do International Tech Hub.
Quarta (5/11)Empreendedorismo com Propósito e Desenvolvimento de Talentos.Hugo Kantis (Argentina), do Grupo Latino-Americano de Ecossistemas Inteligentes (GEIAL); Liliana Costa (Portugal), da TICE.PT – Digital Innovation Hub.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, ressalta o significado do evento: “Realizar uma iniciativa dessa dimensão é reunir mentes criativas e lideranças que acreditam no poder da inovação como ferramenta de transformação social e econômica. É uma oportunidade de fortalecer conexões”.

O evento é uma iniciativa do CRIO em parceria com a Unesc e conta com o apoio da Fapesc, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e da Prefeitura de Criciúma.

Continue Lendo

Geral

Alunos de Siderópolis passam por avaliação da prova do SAEB

Publicado

em

Mais de 200 estudantes, do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Siderópolis estão passando por provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os primeiros foram os alunos da Escola Miguel Lazzarin, que estão realizando as provas nesta quinta-feira, dia 30. Na próxima semana será a vez dos estudantes das escolas Dep. Sílvio Ferraro, Jorge Bif e Aurora Peterle.

O SAEB, conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Siderópolis, Denise Nunes, é uma avaliação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), para diagnosticar a qualidade da educação básica brasileira. Os resultados são usados para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais e calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Continue Lendo

Geral

Balneário Arroio do Silva adota Nota Fiscal Eletrônica a partir de dezembro

Publicado

em

A partir de 1º de dezembro, torna-se obrigatória, em Balneário Arroio do Silva, a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) por meio do Emissor Nacional de padrão nacional, disponível no Portal Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. A obrigatoriedade envolve todas as pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços sujeitas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no município, conforme prevê o Decreto nº 146/2025.

“Não serão mais emitidas notas pelo sistema municipal. As empresas que utilizam sistemas próprios ou integrados para emissão de notas fiscais deverão adequá-los ao Emissor Nacional, em tempo hábil para atender ao prazo definido”, explica o assessor jurídico da dívida ativa, Gustavo Amboni.

A medida integra o processo de unificação nacional que será obrigatório em todos os municípios até 2026. O novo modelo marca um importante avanço na modernização tributária de Balneário Arroio do Silva. “Com essa iniciativa, o município passa a acompanhar as melhorias já adotadas em todo o país. O novo sistema, de uso gratuito, oferece mais praticidade aos contribuintes, que poderão emitir suas notas fiscais em um único portal”, completa.

A adesão ao emissor nacional também trará benefícios como a padronização de processos, maior integração entre órgãos federativos, simplificação no preenchimento de notas fiscais, redução de custos operacionais e otimização da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS).

A unificação da NFS-e representa um avanço significativo no atendimento ao contribuinte. Experiências de outros municípios que já implementaram o modelo demonstram ganhos em agilidade, transparência e segurança, além de possibilitar a integração a uma base nacional unificada de informações fiscais.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos